Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 24/06/2016 16:15:43
Durante o 22º Congresso Mundial Sobre Promoção da Saúde e Educação, realizado de 22 a 26 mês de maio em Curitiba/PR, o pesquisador da ENSP Frederico Peres foi convidado e passou a integrar o Grupo de Trabalho Mundial (Global Working Group) da IUHPE (União Internacional de Promoção da Saúde e Educação) sobre Literacia em Saúde. O principal objetivo desse Grupo de Trabalho, criado há seis anos durante a 20º Congresso da IUHPE, é desenvolver e apoiar ações, políticas e pesquisas sobre literacia em saúde, reconhecendo a contribuição de literacia em saúde para a redução de disparidades na promoção da saúde e no bem-estar social, tendo como foco a busca da equidade dentro e entre os países, num contexto global. Constitui-se, ainda, como grupo assessor da Organização Mundial da Saúde sobre questões relacionadas à literacia em saúde e sua relação com a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Notícia
Publicado em: 24/06/2016 16:09:02
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP trouxe para discussão um tema que vem preocupando as autoridades de saúde em todo mundo: a resistência microbiana. Segundo a representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Carmem Lucia Pessoa da Silva, que participou da atividade, toda população mundial sofre com a resistência microbiana, principalmente aquela que reside nos países em desenvolvimento. Carmen expôs o Plano de Ação Global para Resistência Microbiana, que está sendo desenvolvido pela OMS com o objetivo de conscientizar as populações acerca dos perigos da resistência microbiana com risco emergente para a saúde pública global. O Ceensp, realizado em 8 de junho, contou também com a participação do gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Diogo Penha Soares, e com a pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Marise Dutra Asensi. A atividade foi coordenada pesquisadora da ENSP Lenice Gnocchi da Costa Reis.  
Notícia
Publicado em: 24/06/2016 13:12:28
Marcelo Firpo, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh/ENSP), fala de sua experiência na Caravana Territorial do Rio Doce. 
Notícia
Publicado em: 24/06/2016 11:55:32
Em missão científica de um ano no Instituto Pasteur, em Paris, o pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Pedro Teixeira foi agraciado com uma bolsa de estudos do Programa Calmette et Yersin, financiada pela própria direção internacional do instituto francês. O projeto aprovado visa aprofundar os estudos na área de Biossegurança e Biosseguridade com ênfase nas doenças emergentes e reemergentes e nas boas práticas de laboratório. Seu objetivo também será investigar as principais técnicas de diagnóstico de doenças: como zika e ebola e outras doenças de importância médica.
Notícia
Publicado em: 24/06/2016 11:00:28
No dia 28 de junho, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente serão apresentadas na ENSP. Confira!
Notícia
Publicado em: 23/06/2016 18:04:46
Debates, aulas abertas e reuniões se misturam a colchonetes, barracas e cobertores na ocupação que acontece na sede do Ministério da Saúde no centro do Rio de Janeiro, em favor da democracia, contra as ameaças e retrocessos nas políticas sociais e em defesa do Sistema Único de Saúde. Como mais uma ação do #OcupaSUS RJ, o movimento realizará nesta sexta-feira, 24/6, um grande Ato político-cultural em defesa do SUS, na Cinelândia, às 18h. No MS RJ, localizado na Rua México, 128, as atividades terão início às 13h, com um papo aberto sobre a saúde e os direitos da população em situação de rua. Já às 15h, começará a concentração para o ato, em defesa do direito universal à saúde e do SUS, contra as privatizações. Alunos, pesquisadores e professores da ENSP participam de forma ativa fortalecendo a resistência com aulas e debates na ocupação, que acontece desde 7 de junho.
Notícia
Publicado em: 23/06/2016 14:02:47
A revista Cadernos de Saúde Pública em seu volume 32 número 4 evidencia dois temas vigentes: o Zika e a democracia na saúde. Sobre o vírus Zika, a editoria de CSP decidiu que artigos que tratassem de qualquer aspecto do tema seguiriam um "fast track" editorial. Isto porque, para Marilia Sá Carvalho, uma das editoras da publicação, a evolução do conhecimento sobre a relação entre infecção pelo vírus Zika na gestação e a ocorrência de afecção neurológica congênita grave - até o momento denominada pelo seu principal sinal, a microcefalia - foi de uma rapidez, seriedade e consistência que ficará na história da ciência e da saúde. Ressalta também o papel do Sistema Único de Saúde (SUS), que atende à maioria dos partos da população brasileira, em especial a mais pobre. "O SUS trouxe a possibilidade de ver o conjunto e levantar a suspeita epidemiológica. Além disso, existe pesquisa séria e de alta qualidade no Brasil, capaz de unir a investigação à assistência, sem perder de vista a centralidade do paciente.” Em outro editorial, o CSP discorre sobre Democracia e Saúde Coletiva, lembrando que a história de conformação da Saúde Coletiva no Brasil está relacionada às reivindicações por mudanças na sociedade e nas políticas públicas e por melhorias na estrutura socioeconômica e no perfil de saúde da população. “Sem democracia, em um Estado capitalista marcado por profundas desigualdades, as condições para a justiça social permanecem extremamente restritas."
Notícia
Publicado em: 23/06/2016 12:18:04
Com o objetivo de contribuir com a elaboração do Plano Estratégico de Saúde para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o pesquisador da ENSP Frederico Peres esteve em Lisboa, Portugal, para participar da reunião de avaliação do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (Pecs) e da construção de um novo plano - período 2016-2018. Na ocasião, foram definidas as diretrizes básicas e ações estratégicas voltadas para o campo da saúde e da saúde pública no conjunto de países membros da CPLP, incluindo o fortalecimento das redes estruturantes, das capacidades institucionais nacionais em saúde pública, do papel das redes estruturantes no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da consolidação das ações de comunicação e informação entre os países membros e das estratégias para a governança e o financiamento das atividades do Pecs 2016-2018.
Notícia
Publicado em: 23/06/2016 12:05:47
Em mais uma edição, o dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, promovido pela parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública e a Usina Hidrelétrica Itaocara S.A, em apoio às Secretarias de Saúde da área de influência do empreendimento, agitou o Calçadão do Centenário, no Centro de Itaocara, na terça-feira, 14 de junho. O Espaço Interativo - dedicado a esclarecer e informar a população sobre a importância de manter o combate aos focos do mosquito durante todo o ano - foi visitado por quase 300 pessoas durante todo o dia.
Notícia
Publicado em: 23/06/2016 11:20:59
No dia 27 de junho, defesa de mestrado acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente Avaliação da exposição ao mercúrio em comunidades ribeirinhas de Porto Velho, Rondônia, por Dennys de Souza Mourão, às 13h, na Sala 405 (ENSP).  
Notícia
Publicado em: 22/06/2016 17:05:16
O contexto concreto do estado do Rio de Janeiro, com sua desigual distribuição de benefícios entre pessoas e municípios, é o cenário da coletânea Saúde e Políticas Sociais no Rio de Janeiro, lançamento da Editora Fiocruz. Com números, entrevistas, análises históricas e institucionais, o objetivo do livro é tratar o tema das políticas sociais no Rio de Janeiro em duas perspectivas. "A primeira é a análise das políticas de saúde segundo a abordagem da gestão política, do papel do Poder Legislativo e da regionaliza­ção estadual. A segunda apresenta os desafios da gestão das políticas territoriais na ótica federativa, destacando o papel do governo estadual", contam as organizadoras da obra, a socióloga/cientista política Silvia Gerschman, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), e a economista Angela Moulin S. Penalva Santos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).  
Notícia
Publicado em: 22/06/2016 16:15:01
Os candidatos estrangeiros interessados nas vagas de mestrado e doutorado (2017) dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) podem se inscrever até dia o 18 de julho na Plataforma Siga Stricto Sensu. Tanto para o mestrado como para o doutorado, o candidato estrangeiro deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, o qual, posteriormente, deverá ser impresso, assinado, digitalizado e encaminhado, via correio eletrônico, com a documentação exigida na inscrição (essa última em formato PDF), para ceci@ensp.fiocruz.br contendo a área de concentração de seu interesse. O Programa de Saúde Pública oferecerá cinco vagas para o doutorado e até cinco vagas para o mestrado; já o Programa de Epidemiologia ofertará seis vagas para o doutorado e até sete vagas para o mestrado. 
Notícia
Publicado em: 22/06/2016 15:33:01
É difícil compreender como um pais do tamanho do Brasil, bonito por natureza e responsável por abrigar 12% da água doce do planeta, sofre com crises hídricas. As tradicionais secas no Nordeste, a concentração de rios caudalosos no Norte e a ocupação desordenada do solo no Sudeste contam parte da história, mas não toda. É preciso olhar também a relação que governos, empresas e sociedade, de um modo geral, têm com o nosso bem mais precioso: a água.
Notícia
Publicado em: 22/06/2016 12:31:27
A ENSP segue incentivando a agricultura familiar e a agroecologia com a realização quinzenal da Feira Agroecológica Josué de Castro, cujo objetivo é estimular o consumo de alimentos saudáveis, produtos da roça e da agricultura urbana. Como parte dos eventos que marcam o mês do Meio Ambiente na Escola, a feira, que acaba de completar dois anos, promoverá uma festa junina, no pátio da ENSP. A ação, além de aproximar consumidores e pequenos produtores rurais, incentiva a troca de conhecimento entre pesquisa acadêmica e saber popular. A festa junina contará com programação musical, teatro do imaginário e a exibição de curtas-metragens com temática ambiental. Assista, no Canal da ENSP no Youtube, a reportagem especial sobre a Feira Agroecológica Josué de Castro.
Notícia
Publicado em: 22/06/2016 11:39:19
A edição de terça-feira (21/6) do jornal O Globo ouviu a pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal, coordenadora da pesquisa Nascer no Brasil, em reportagem que destacou a resolução do Conselho Federal de Medicina que veta a cesariana, a pedido da paciente, antes da 39ª semana de gestação. Na opinião da epidemiologista, a iniciativa é bem-vinda e poderá trazer impactos positivos para o bebê. Confira.