Notícias do Informe
14.771 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 17/06/2016 12:20:17
Estão disponíveis, no Canal da ENSP no Youtube, as apresentações do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, que teve como tema Resíduos de agrotóxicos nos alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), realizado em 25 de maio. A atividade buscou falar sobre a real situação do uso dos agrotóxicos no Brasil e o impacto do pesticida no consumo de água e dos alimentos. O Ceensp contou com a participação da professora do Departamento de Nutrição Social da UERJ e secretária executiva do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Juliana Casemiro, do produtor de alimentos orgânicos Alcimar Espírito Santo e do pesquisador do Cesteh/ENSP, Luiz Cláudio Meirelles. O diretor da ENSP, Hermano Castro, coordenou o Centro de Estudos.
Notícia
Publicado em: 15/06/2016 16:01:16
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, realizado em 27 de abril, debateu A atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016. As apresentações do Ceensp já estão disponíveis on-line no Canal da ENSP no Youtube. A atividade teve a participação de Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Arnaldo Lassance, subsecretário de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa/RJ), e Rodolfo Nunes, representando a Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O evento foi coordenado por Vera Pepe, responsável pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP (Cecovisa).
Notícia
Publicado em: 15/06/2016 15:41:52
No dia 16 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública O padrão etário na dinâmica temporal da dengue no Brasil, por Rayane Cupolillo Ferreira, a partir das 14 horas, na sala 413 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 15/06/2016 15:09:52
Dando continuidade ao processo seletivo para o preenchimento de 150 vagas de níveis intermediário e superior, a Fundação Oswaldo Cruz publicou, nesta quarta-feira (15/6), o segundo edital público do certame, com oferta de dez vagas para o cargo de Especialista em Ciência e Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública. Pela primeira vez, a Fiocruz oferecerá reserva de cotas para negros e pardos. Além disso, o candidato poderá ser inscrever com seu nome social. O período de inscrição é de 4 de julho até 8 de agosto e o valor da inscrição é de R$ 250,00.
Notícia
Publicado em: 15/06/2016 13:23:03
O pesquisador Tatsuo Shubo participou ao vivo do programa Radioatividade, da Jovem Pan, no dia 3 de junho, ocasião em que comentou os principais problemas de saneamento do país. Na opinião do entrevistado, as políticas públicas na área de saneamento são obsoletas e precisam avançar no Brasil. A reportagem pode ser acessada a partir do 29º minuto.
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 18:41:19
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) acaba de publicar resolução que estabelece critérios para a ocupação de cargo de diretor ou gerente de Unidade de Atenção Primária em Saúde, como Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família, a Resolução Nº 2964. A partir de agora, além da indicação, o profissional deve preencher, ao menos, quatro critérios de formação ou experiência comprovada dentre dez estabelecidos pela Secretaria. Entre eles, está a necessidade de conclusão do terceiro ano de residência (R3) em Gestão de Serviços de Saúde; ou ainda título de especialização, mestrado ou doutorado em áreas como Saúde da Família, Gestão em Saúde, Políticas Públicas e Saúde Pública. Segundo Helena Seidl, coordenadora da especialização em Gestão da Atenção Básica nos moldes da Residência da ENSP, "a resolução valoriza o nosso empenho em formar gestores para o SUS, para a gestão municipal e nos mobiliza a continuar". Esta residência está em sua sétima turma e já formou mais de 35 profissionais. Destes, cerca de 80% atuam na gestão municipal da saúde.
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 17:20:50
A Fundação Oswaldo Cruz publicou, na terça-feira (14/6), o primeiro edital do concurso público para preenchimento de 150 vagas de níveis intermediário e superior. O edital publicado oferta 21 vagas para o cargo de Assistente Técnico em Gestão de Saúde. Pela primeira vez, a Fiocruz oferecerá reserva de cotas para negros e pardos. O período de inscrição é de 4/7 até 8/8 e o valor da inscrição é de R$ 70,00. As 21 vagas de nível intermediário serão divididas entre as unidades da Fiocruz no país, sendo 14 para o Rio de Janeiro, duas para Manaus, uma para Belo Horizonte, uma para Brasília, uma para Curitiba, uma para Recife e uma para Salvador.
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 17:00:45
Já estão disponíveis em inglês, francês e espanhol os vídeos de recepção dos alunos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Produzidos pelo Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP/Fiocruz, os vídeos podem ser acessados no Canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 15:43:12
Já estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube as apresentações do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos Cenário atual das políticas de saúde no Brasil, realizado em 20 de abril. A atividade, coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Nilson do Rosário Costa, teve a participação de Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, e Mario Roberto Dal Poz, do Instituto de Medicina Social da Uerj. O Ceensp marcou ainda o lançamento do número especial da Revista Saúde em Debate, que debateu a conjuntura das políticas de saúde no Brasil. Com o tema Políticas, planejamento e gestão em saúde, a publicação foi editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e coordenada, na ENSP, pelas pesquisadoras Vera Lucia Luiza e Luciana Dias de Lima.
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 15:06:37
Num momento em que o SUS sofre ataques até mesmo do ministro interino da saúde, que recentemente declarou que é preciso rever o tamanho do sistema, o Instituto de Direito Sanintátio Aplicado (IDISA) lançou um vídeo em que explica, em uma linguagem acessível, a importância do SUS para a população brasileira, com serviços que vão muito além da assistência médico-hospitalar.
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 14:53:48
Em entrevista à Rádio CBN, o ex-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e atual vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz , Jorge Bermudez, falou sobre a necessidade de incentivos governamentais e tecnologias de ponta para o combate às doenças negligenciadas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 16 milhões brasileiros sofrem com as chamadas doenças negligenciadas, aquelas associadas a áreas mais remotas e que, por isso, recebem menos investimentos para pesquisas e desenvolvimentos de remédios. Segundo Bermudez, a Fiocruz, que é referência no desenvolvimento de novas tecnologias, também sofre com dificuldades para levar pesquisas dessas doenças adiante. "Como são doenças que atingem, principalmente, populações pobres, não despertam interesses da indústria, que quer investir naquilo que é rentável. Precisamos de mais recursos, queríamos investir mais recursos em doenças como estas, que são relacionadas à pobreza, embora existam em larga escala em áreas urbanas e ricas", reconheceu ele.
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 12:59:49
É a crise, não há quem negue. E como em todas as crises, a narrativa sobre seus significados, causas e desdobramentos é um dos objetos em disputa. A grande mídia cumpre seu papel. Aliada dos grupos que fabricam e gerem as crises, tenta passar a ideia de que a debacle financeira não é mais do que produto da tristeza de um mercado a quem maus políticos contrariam. É essa a voz que tenta impor sua versão da história e fazer do algoz, o capital com suas crises cíclicas, a vítima. (Entre as muitas contrariedades que lhe são impostas pelos políticos, o excesso de direitos, ainda que de excessivo pouco se tenha em termos de direito, por essas plagas). Por sorte que há outra vozes, outros diálogos. Com a proposta de oferecer um espaço livre de reflexão e conversa, foi lançada a Revista Intervozes. A publicação é uma parceria da ENSP com a Faculdade Arthur Sá Erp Neto (FASE), de Petrópolis e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A ideia dos editores é atrair novos olhares sobre os temas relacionados às transformações no mundo do trabalho e as condições de vida e saúde da população.
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 12:37:02
Uma delegação da ENSP/Fiocruz esteve na Escola de Altos Estudos em Saúde Pública da França (EHESP) para traçar um plano de ações e atividades prioritárias para o biênio 2016-2017. Durante a visita, cuja representação foi do então vice-diretor de Escola de Governo, Frederico Peres, e do integrante da Assessoria de Cooperação Internacional da ENSP, Luis Pedro Stauffer, também discutiu-se o projeto de implantação de um sistema de acreditação pedagógica dos cursos de saúde pública no Brasil - processo em andamento a partir da cooperação com a escola francesa. Entre os temas acordados estão a possibilidade de estudos sobre sistemas de saúde comparados Brasil-França, projetos de fomento na área da gestão hospitalar relacionada à saúde materno-infantil, apoio ao desenvolvimento de programas e projetos de incorporação de tecnologias educacionais e de Educação a Distância e projetos de pesquisa e aprimoramento tecnológico na área da saúde ambiental e saúde do trabalhador.
Notícia
Publicado em: 13/06/2016 15:24:40
Os agentes comunitários de saúde deram uma demonstração de força na quinta-feira (09/06). Em um esforço de organização que levou à Brasília aproximadamente mil trabalhadores, a categoria conseguiu pressionar o Ministério da Saúde a revogar as portarias 958 e 959. As medidas administrativas, assinadas um mês atrás, em 10 de maio, previam mudanças de grandes proporções na política de atenção básica do país, tornando opção do gestor a presença do agente comunitário na equipe da Estratégia de Saúde da Família e prevendo que o ACS poderia ser substituído por um profissional com outro perfil, o técnico em enfermagem.
Notícia
Publicado em: 13/06/2016 11:16:19
A pesquisadora Vera Lucia Marques da Silva, do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), concedeu entrevista à BBC Brasil, no dia 8 de junho, em reportagem que traçou o perfil dos gays que apoiam o deputado federal Jair Bolsonaro e rechaçam o discurso do também deputado Jean Wyllys. Na opinião da pesquisadora, os discursos a favor dos direitos de homossexuais normalmente são de parlamentares de esquerda, e a aproximação de figuras como Bolsonaro causa surpresa. Leia a reportagem.