Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 20/07/2016 12:40:26
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lembra a importância de as pessoas que planejam ir aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro, se vacinarem contra sarampo e rubéola pelo menos duas semanas antes de viajar. As Olimpíadas acontecerão entre os dias 5 e 21 de agosto no Brasil, seguidas das Paralimpíadas, marcadas para ocorrer entre 7 e 18 de setembro deste ano.
Notícia
Publicado em: 20/07/2016 11:54:11
Editada pela Associação de Brasileira de Saúde Coloetiva (Abrasco) e referência nacional e internacional de qualidade editorial e científica, a Revista Ciência & Saúde Coletiva convida a comunidade científica a contribuir com a produção de dois números temáticos. Um dos temas é Esfera Pública e Capacidade Institucional do Executivo Federal, que pretende realizar um balanço abrangente e analítico da emergência e do desenvolvimento da política pública de saúde no Brasil nas três últimas décadas, refletindo sobre o papel institucional da União na provisão de bens públicos e bens privados no setor saúde e na articulação das instâncias governamentais, federativas e setoriais.Os editores convidados são os pesquisadores da ENSP, Marias Inês Carsalade Martins; Elyne Engstrom; Nilson do Rosário; Regina Bodstein, e Sandra Aparecida Venâncio.
Notícia
Publicado em: 20/07/2016 11:30:58
Analisar os significados desenvolvidos por profissionais de Consultórios na Rua da Cidade do Rio de Janeiro sobre o consumo de crack por mulheres foi o objetivo da dissertação do aluno de mestrado em Saúde Pública da ENSP, Gilney Costa Santos. Ele explicou que, para os profissionais das equipes de Consultórios na Rua sobre o crack, essas definições são atravessadas por mitos, crenças e estereótipos, por vezes, ancorados na percepção empírica. “O uso de crack mobiliza o imaginário social e, em torno dele, discursos, práticas e políticas são socialmente produzidos e compartilhados. Embora, nem sempre consensuais, tais produções conformam identidades e lugares sociais aos sujeitos.” Em relação à rede de atenção psicossocial, a pesquisa aponta que os serviços mostram-se insuficientes frente à complexidade que demanda o cuidado à saúde de usuários de álcool e outras drogas. No caso das mulheres que consomem o crack, quando não ficam invisíveis diante das políticas públicas de enfrentamento ao uso de crack, são reduzidas à esfera reprodutiva.
Notícia
Publicado em: 19/07/2016 16:19:14
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) apresentou recentemente os resultados do projeto QualiSUS-Rede, cuja finalidade é contribuir para a organização de Redes de Atenção à Saúde (RAS) no Brasil somando esforços permanentes de consolidação do Sistema Único de Saúde. O seminário, organizado pelo Laboratório de Situações Endêmicas Regionais (Laser/Densp/ENSP), buscou mostrar a importância do componente da avaliação na estruturação, implementação e direcionamento das Redes de Atenção à Saúde no SUS. Segundo os resultados da pesquisa, as regiões de Dourados e Cariri tiveram destaque na implementação das redes de atenção, de acordo com os critérios de verificação utilizados no estudo. Na ocasião, foi realizada também a conferência Perspectivas e desafios da articulação das redes de atenção à saúde com a regionalização, apresentada pela pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Luciana Dias de Lima. "É fundamental considerar os condicionantes da regionalização e da conformação de Redes de Atenção à Saúde no desenvolvimento de propostas para o avanço desses processos no SUS, afirmou a pesquisadora".
Notícia
Publicado em: 19/07/2016 16:15:15
Frente à iminência do início dos Jogos Olímpicos e a necessidade da organização dos serviços de saúde para garantir assistência à saúde de todos os torcedores - brasileiros e estrangeiros - em conjunto com o estado e município do Rio de Janeiro, que sedia a competição, a Parceria Brasileira Contra a Tuberculose (Stop TB Brasil) vem se manifestar no sentido de garantir que o tema da TB venha a compor o rol das ações previstas por meio dos Centros Integrados de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), visando, principalmente, dar maior visibilidade à doença, sobretudo no que diz respeito à forma de transmissão e aos sintomas e o desenvolvimento de atividades relacionadas ao fortalecimento da vigilância epidemiológica da tuberculose nesse período. 
Notícia
Publicado em: 19/07/2016 13:22:54
A Fundação Oswaldo Cruz promove na próxima quinta-feira (21/7) o simpósio Abordando a emergência sanitária: contribuições da Fiocruz para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), no Campus Manguinhos. O evento terá como um dos temas principais o zika e os casos de microcefalia relacionados ao vírus. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, pelo link http://eventos.fiocruz.br/. Serão oferecidas 150 vagas.
Notícia
Publicado em: 19/07/2016 12:49:45
Já está disponível on-line a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação traz como destaques a realização do 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, que acontecerá de 26 a 30 de novembro, em Salvador, e uma entrevista com a presidente do simpósio, Gisélia Santana Souza. Além disso, o boletim destaca o jogo on-line que dá dicas sobre vigilância sanitária em evento de massa, desenvolvido pelo Cecovisa, em conjunto com a Educação a Distância da ENSP e em parceria com a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, do Município do Rio de Janeiro. Confira a publicação na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 19/07/2016 12:14:03
No dia 22 de julho, defesa de tese de doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva A educação em valores e as práticas morais nas disciplinas de bioética das faculdades de medicina do estado de São Paulo, por Waldemar Antônio das Neves Júnior, a partir das 10 horas, na sala 524 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 18/07/2016 15:39:57
O protagonismo da população brasileira nos processos de vigilância em saúde foi preconizado pela Reforma Sanitária, que, durante a redemocratização dos anos 1980, criou o Sistema Único de Saúde. Na prática, porém, com alguma exceção, o que se observa, nos últimos trinta anos, é a prevalência da vigilância feita nos moldes tradicionais, ou seja, focada na identificação e controle de doenças e numa visão exclusivamente biomédica dos modelos de saúde. Ao discutir esse tema, na próxima quarta-feira, 20/7, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP (Ceensp) pretende apresentar propostas alternativas a esse modelo tradicional, que vêm sendo construídas por pesquisadores no sentido de acolher a participação popular de maneira mais efetiva na vigilância em saúde. Participam do debate os pesquisadores Marcelo Firpo e Paulo Sabrosa, da ENSP. A coordenação é do professor Gil Sevalho, também da Escola.   
Notícia
Publicado em: 18/07/2016 15:18:30
Comparar o perfil de consumo de informações sobre saúde disponível na internet entre jovens de duas diferentes regiões do Rio de Janeiro foi o objetivo do trabalho de conclusão da aluna do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Larissa Barão. A estudante do Colégio Pedro II, campus São Cristóvão, foi orientada pelo pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), André Pereira Neto. Em sua pesquisa, Larissa analisou dois grupos de jovens da chamada ‘geração Y’ - nascidos após a década de 1980 -, compostos de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de diferentes classes sociais da cidade. Como conclusão, Larissa apontou o fato de que 90% dos alunos envolvidos na pesquisa buscam por informações sobre saúde na internet. 
Notícia
Publicado em: 18/07/2016 11:44:41
O Sala de Convidados frequentemente discute temas que dizem respeito a parcelas da população que, infelizmente, ainda vêem muitos de seus direitos ameaçados ou negados e precisam enfrentar preconceitos e lutar por igualdade. É o caso das mulheres, em constante luta em uma cultura machista e patriarcal, e dos negros, que batalham diariamente em uma sociedade ainda racista.
Notícia
Publicado em: 18/07/2016 11:34:40
A América Latina e seus caminhos, após o giro à esquerda empreendido no começo dos anos 2000, estará em foco no próximo debate online da série Futuros do Brasil, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Em torno do tema Futuros da América Latina: os ciclos da esquerda e da direita, estarão reunidos os professores Carlos Eduardo Martins, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (Ifics/UFRJ) e José Maurício Domingues, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj (Iesp/Uerj), pesquisador associado do CEE-Fiocruz. O debate, realizado em parceria com o Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris/Fiocruz), será no dia 21 de julho, das 14h às 16h. Para participar, basta conectar-se por computador, tablet ou celular, ao blog do CEE-Fiocruz (cee.fiocruz).
Notícia
Publicado em: 18/07/2016 11:19:43
No dia 20 de julho, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Planos de ação de vigilância sanitária para eventos de massa: uma análise a partir da Copa do Mundo FIFA de 2014 na cidade-sede do Rio de Janeiro, por Camilla Figueiredo de Castro, a partir das 9h30, na sala 411 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 18/07/2016 11:00:07
O site do jornal O Globo divulgou a carta aberta assinada por pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa contra um novo projeto de lei que pretende liberar cesarianas a partir da 37ª semana de gestação. O PL 5.687 contraria uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que determina que o procedimento possa ser feito a pedido da mãe somente após a 39ª semana. Trata-se de um "retrocesso e um desserviço ao esforço que o país tem feito nos últimos anos para promover a saúde, principalmente no período de gestação e de nascimento, e reduzir doenças e mortes maternas e infantis", diz o documento, Leia a reportagem.
Notícia
Publicado em: 15/07/2016 12:52:02
Os diretores da ENSP/Fiocruz e da EPSJV/Fiocruz, na companhia dos coordenadores do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais e do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, falam sobre experiência exitosa de unir a academia aos movimentos sociais na formatura da primeira turma do curso.