Notícias do Informe
14.771 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 02/08/2016 15:37:42
A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso de atualização Emissários Submarinos de Esgotos: avaliações de impacto na saúde e meio ambiente. Oferecido na modalidade presencial, a proposta tem o objetivo de apresentar os sistemas de disposição oceânica como possível alternativa para o destino final de efluentes domésticos em regiões costeiras. Segundo o coordenador Renato Castiglia, que é pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, a formação inclui uma abordagem que engloba diferentes áreas de conhecimento referentes a noções básicas de oceanografia, diluição, dispersão e degradação do efluente em águas costeiras. As inscrições seguem abertas até 8 de setembro na Plataforma Siga Lato Sensu.
Notícia
Publicado em: 02/08/2016 14:08:34
A edição n°167 de agosto de 2016 da Revista 'Radis', que está disponível on-line, analisa o impacto da Olimpíada para o Rio de Janeiro. De acordo com o editorial, megaeventos esportivos são usados como pretexto para impor modelos de reordenamento urbano desde 1992, na Olimpíada de Barcelona, na Espanha. Foi assim em 2014, durante a Copa da Fifa em várias capitais do Brasil, como ocorre agora, com a Olimpíada do Rio de Janeiro. “As alardeadas transformações e modernizações para os jogos olímpicos legaram ao carioca uma cidade ainda mais excludente, desigual e entregue à especulação imobiliária. O modelo de ocupação e mobilidade implantado é voltado para os negócios, em detrimento do interesse e da qualidade de vida da maioria da população, dos transportes de massa e de soluções socioambientais sustentáveis”, atestam pesquisadores, movimentos sociais e moradores ouvidos pelas repórteres da revista Ana Cláudia Peres e Liseane Morosini.
Notícia
Publicado em: 02/08/2016 13:13:37
Aberto a estudantes, maiores de 18 anos, o concurso Curta Visa pretende estimular a produção audiovisual sobre Vigilância Sanitária. A iniciativa pretende ainda contribuir para maior visibilidade desse tema tão importante da agenda de ações do SUS. Os trabalhos devem ter duração máxima de cinco minutos. O prazo para envio do vídeo é 10 de setembro. Os melhores vídeos serão exibidos no 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (7º Simbravisa), que será realizado no período de 26 a 30 de novembro de 2016, em Salvador. Os estudantes escolhidos receberão passagem aérea e diárias para participarem do encontro.
Notícia
Publicado em: 01/08/2016 16:34:22
Buscando saber em que medida o Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Fiocruz (PDTSP/Teias) havia conseguido avançar em sua proposta teórico-metodológica, no que se refere ao enfoque ecossistêmico em saúde, o pesquisador da ENSP Carlos Machado de Freitas e a aluna Tais de Moura Ariza Alpino trabalharam na sistematização de todas as iniciativas dessa Rede de pesquisa. Os resultados dessa ação estão publicados no Portfólio Rede de Pesquisa no Território de Manguinhos - uma parceria entre academia, serviços de saúde e sociedade civil, lançado pela Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz). Segundo Carlos Machado, o objetivo do PDTSP é desenvolver novos conhecimentos sobre a relação saúde-ambiente, tendo como foco realidades concretas, de forma a permitir a implantação de ações apropriadas e saudáveis das pessoas e para as pessoas que lá vivem.
Notícia
Publicado em: 01/08/2016 13:45:55
Às vésperas do início dos Jogos Olímpicos, que serão abertos nesta sexta-feira, 5 de agosto, o Rio de Janeiro já está cheio de turistas de todas as partes do mundo. A entrada e circulação da grande quantidade de pessoas que vêm para o mega evento é um desafio não só para os setores relacionados à mobilidade e à Segurança Pública, mas também para a área da Saúde. Por isso, nesta terça-feira (2/8), o Sala de Convidados debate Vigilância em Saúde e Olimpíadas, às 11h, ao vivo, no Canal Saúde. Com as Olimpíadas, o Brasil está recebendo visitantes de uma grande variedade de nações, e cada pessoa pode trazer consigo vírus e bactérias que antes não circulavam no país. Ações em prevenção e vigilância sanitária estão sendo implementadas, e o atendimento e vigilância epidemiológica estão funcionando integradamente.
Notícia
Publicado em: 01/08/2016 11:41:57
“Ainda que a Fiocruz seja um espaço de construção e disseminação de conhecimento do campo conceitual e político da Saúde do Trabalhador (ST), no cotidiano das práticas, encontra dificuldades para implementar ações sob essa perspectiva. Apesar de alguns avanços na constituição de um trabalho multiprofissional, ainda há muito que se avançar, havendo pouca integralidade, dificultando ações interdisciplinares e participativas. Além disso, é observado que há dificuldades de incorporar a concepção do trabalhador como agente transformador da realidade que lhe causa dano.” Foi o que concluiu a aluna Maria Cristina Jorge de Carvalho em sua dissertação de mestrado em Saúde Pública da ENSP. Ela indica um caminho para que as práticas de saúde no trabalho sejam executadas sob a perspectiva do campo conceitual da ST: a construção de políticas institucionais não somente abarcando o que a legislação menciona, mas considerando as especificidades de cada instituição, avançando no conceito da ST, com todos os eixos que o campo preconiza. Maria Cristina ainda aponta a necessidade de maior articulação entre setores intra e interinstitucionais, ações de vigilância e, também, a promoção da participação e o diálogo com os trabalhadores, visando à melhoria dos processos e aperfeiçoamento das condições de trabalho. A eliminação/minimização das relações de trabalho tensas e desgastantes também está incluída, ressalta.
Notícia
Publicado em: 01/08/2016 11:28:39
O Ministério da Saúde e o Icict/Fiocruz lançam, dia 1º de agosto de 2016, a quarta edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2016. As inscrições são gratuitas e as experiências inscritas serão avaliadas por um comitê composto por gestores, pesquisadores e controle social, além de representantes de diversas instituições ligadas à área de saúde do idoso e envelhecimento. Ao final, 14 experiências serão escolhidas.
Notícia
Publicado em: 01/08/2016 11:15:27
Está no ar a página elaborada pela Anvisa de divulgação das ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária na preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro e em outras cinco cidades brasileiras. Os objetivos são reunir informações sobre o Plano Operativo, facilitar o acesso aos documentos relacionados às ações de vigilância sanitária e dar transparência à atuação do SNVS durante o período dos Jogos Olímpicos (de 5 a 21 de agosto) e Paralímpicos (de 7 a 18 setembro).
Notícia
Publicado em: 01/08/2016 10:11:24
A última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP já está disponível on-line. A publicação destaca, em tempos de Olimpíadas 2016, o jogo educativo com dicas sobre vigilância sanitária em eventos de massa, produzido pelo Cecovisa, pela Educação a Distância da ENSP em parceria com a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, do Município do Rio de Janeiro. O nome do jogo, que está disponível on-line, é Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa e apresenta, de maneira lúdica, os principais riscos à saúde que podem se manifestar durante a realização de eventos de massa.
Notícia
Publicado em: 29/07/2016 13:42:10
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá, na quarta-feira, 3 de agosto, o seminário de devolutiva do projeto Doença respiratória aguda e fatores associados em crianças Guarani menores de um ano de idade: um estudo em coorte de nascimentos indígenas no Sul e Sudeste do Brasil, financiado com recursos da segunda edição do Programa Inova ENSP. Coordenado pelo pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) Andrey Moreira Cardoso, o projeto teve por objetivo analisar a magnitude das doenças respiratórias agudas e de fatores associados no primeiro ano de vida em nascimentos ocorridos nos anos de 2012 e 2013 na etnia Guarani, residente nos litorais Sul e Sudeste do Brasil. Segundo o pesquisador, o estudo buscou, ainda, estruturar um sistema de vigilância de doença respiratória aguda nas aldeias litorâneas de ocupação da etnia. A apresentação, aberta a todos os interessados, ocorrerá às 14 horas no salão internacional da ENSP.
Notícia
Publicado em: 29/07/2016 12:25:42
Francisco Pedra, pesquisador do Cesteh/ENSP, fala dos impactos dos acidentes com motos para o Sistema Único de Saúde e a sociedade brasileira de modo geral.
Notícia
Publicado em: 29/07/2016 11:50:33
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) atualizou a caracterização preliminar da Síndrome Congênita do Zika, após uma reunião internacional, em Pernambuco, em 21 de julho O evento juntou cientistas do Brasil, da Colômbia, da Argentina, dos Estados Unidos, da OPAS e da OMS para investigar os detalhes da infecção pelo vírus zika e seus efeitos sobre a criança. A atualização busca contribuir para a melhoria do atendimento realizado em serviços de saúde das regiões afetadas. A Opas/OMS está liderando o processo de agrupamento e revisão de mais evidências para definir claramente esses efeitos e atualizará sua descrição assim que mais evidências forem produzidas.
Notícia
Publicado em: 29/07/2016 10:49:39
Visando proporcionar o acesso equitativo e estimular o uso da informação atualizada e relevante reunida na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), foi lançada no Facebook a BVS_DIP - Biblioteca Virtual de Saúde - Doenças Infecciosas e Parasitárias. A iniciativa visa divulgar o acervo sobre doenças infeciosas e parasitárias, além de informações atualizadas sobre os tema e a possibilidade dos interessados acessarem o Fale conosco e obterem informações.
Notícia
Publicado em: 28/07/2016 16:22:32
O SUS está ameaçado! A proposta de constitucionalização de teto para despesas públicas (PEC 241/2016), em tramitação no Senado, afetará profundamente o Sistema Único de Saúde, já cronicamente subfinanciado, eliminando perspectivas de avanços na sua proposta de universalidade e na melhoria da qualidade da atenção. Os gastos federais com saúde e também com educação, hoje vinculados a percentuais mínimos da receita da União, deixariam de variar conforme essa receita. A proposta visa definir um teto para os gastos públicos com base no ano de 2016, marcado por recessão e gastos sociais baixíssimos, e retirar a obrigatoriedade de aplicação de um mínimo do orçamento público em saúde, setor com recursos hoje insuficientes para a cobertura dos 200 milhões de brasileiros.
Notícia
Publicado em: 28/07/2016 15:38:56
O dia a dia de homens e mulheres encarcerados no Estado do Rio de Janeiro é o ponto de partida de Deserdados Sociais: condições de vida e saúde dos presos do Estado do Rio de Janeiro. Na pesquisa que originou o livro, por meio de entrevistas, avaliações e observações, os autores identificaram as condições sociais e de saúde dos presos e verificaram de que forma o ambiente das unidades prisionais impacta a saúde e a qualidade de vida dos detentos. Para as organizadoras, as pesquisadoras do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz) Maria Cecília de Souza Minayo e Patricia Constantino, o livro evoca, desde o título, a discussão sobre as desigualdades, as iniquidades e a violência social, que, entranhadas na realidade brasileira, expressam-se radicalmente na situação de encarceramento.