Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 23/08/2016 13:26:44
Com o propósito de caracterizar o padrão de incidência de dengue ao longo do tempo, segundo a faixa etária, no período de 2007 a 2012 nas capitais estaduais brasileiras, a aluna do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Rayane Cupolillo Ferreira desenvolveu sua dissertação sob a orientação das pesquisadoras Paula Mendes Luz e Cláudia Torres Codeço. As capitais selecionadas, segundo a maior taxa de incidência entre as séries de dengue e dengue grave por faixa etária, em cada região do país para modelagem estatística, foram: Rio Branco, Aracaju, Cuiabá, e Vitória. As capitais pertencentes à região sul do país mantiveram suas curvas de incidência próximas de zero, tendo sido excluídas desta etapa da análise. De acordo com a pesquisa, há maior ocorrência de dengue entre os indivíduos com 15 anos ou mais quando comparados com o grupo de idade inferior, em 3 das 4 capitais (Rio Branco, Aracaju e Vitória). Adicionalmente, como a presença do termo de interação dos grupos etários ao longo do tempo foi significativa para as capitais estudadas, o estudo sugere que, há possibilidade de um deslocamento do padrão etário nas taxas de incidência de dengue no período observado. Além disso, não há diferenças significativas entre as curvas de incidência de dengue grave em Rio Branco, Cuiabá e Vitória para as diferentes faixas etárias no período observado, com exceção de Aracaju, cujas curvas de incidência foram significativamente diferentes para os grupos etários em questão com maior expressão de dengue grave entre os menores de 15 anos.
Notícia
Publicado em: 23/08/2016 10:53:34
No dia 31 de agosto, acontecerá a Audiência Pública PAC Manguinhos, Alemão e Jacarezinho: questões habitacionais não resolvidas... Qual a solução?, às 14h, no auditório da Fesudeperj. Essa audiência, convocada pelo Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Nuth), foi articulada pelos movimentos sociais das favelas de Manguinhos, Alemão e Jacarezinho, com base em suas ações com o Nuth. Os integrantes do Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM), mediante os projetos da Unisuam e da Uerj, colaboram com os moradores das referidas favelas, em conjunto com a Defensoria Pública para resolver os problemas deixados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Notícia
Publicado em: 17/08/2016 15:15:28
A Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoverão, no dia 2 de setembro, o III Simpósio de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com foco na pesquisa social no campo da Saúde Coletiva. O evento, marcado para as 9 horas no salão internacional da ENSP, objetiva refletir sobre o percurso e situação atual da pesquisa em Ciências Humanas e Sociais em Saúde, identificando suas principais abordagens teórico-metodológicas, objetos e técnicas de pesquisa, bem como suas principais contribuições para o campo da Saúde Coletiva e atuais desafios metodológicos e político-institucionais. A atividade terá apresentação de painel, debates e a composição de grupos de trabalho para aprofundamento do tema.
Notícia
Publicado em: 17/08/2016 12:50:05
A Lei 13.301/2016, sancionada pelo presidente interino, Michel Temer, que autoriza o uso de aviões para a pulverização de substâncias químicas a fim de combater o mosquito Aedes Aegypti, é antidemocrática, diz Wanderlei Pignati, doutor em Saúde Pública pela ENSP. Segundo ele, ela é antidemocrática porque é contrária às indicações feitas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fiocruz, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). De acordo com Pignati, essas entidades, juntamente com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), questionam a eficácia da metodologia de pulverização, já que essa prática tem causado uma série de problemas ambientais e à saúde, quando aplicada na agricultura.
Notícia
Publicado em: 17/08/2016 12:42:06
A Agenda 2030 das Nações Unidas inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser alcançados por todos os países do mundo até 2030. O ODS número 3 busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. De fato, esse objetivo reconhece a interdependência entre desenvolvimento e saúde e inclui metas como acabar com a epidemia de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, assim como combater hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis. O ODS número 3 também prevê alcançar a cobertura universal de saúde, incluindo proteção financeira de risco, o acesso aos serviços de saúde essenciais de qualidade e acesso seguro, eficaz, de qualidade e a preços acessíveis a medicamentos essenciais e a vacinas para todos.
Notícia
Publicado em: 16/08/2016 21:27:30
A cidadania atinge todos os segmentos da população? Apesar de sabermos que ela deveria estar presente em todos os âmbitos da sociedade, na maioria das vezes, não é o que acontece. Quais são os desafios éticos e jurídicos das pessoas com deficiência? Essas serão questões centrais abordadas no próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconsellos da ENSP (Ceensp), marcado para o dia 24 de agosto, no salão internacional da Escola, às 14h. Para o pesquisador da ENSP e coordenador geral do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego, que também é moderador desse encontro, a oportunidade de debater a questão não poderia ser melhor, pois coincide com a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, quando, de forma especial, os holofotes se voltam para essa população tão invisibilizada. O encontro marcará, também, o início das atividades letivas do segundo semestre do PPGBIOS. O Ceensp é um evento aberto a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 16/08/2016 17:02:25
A visita dos professores e alunos da ENSP à a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), marcada para o dia 20 de agosto, foi adiada e ainda não tem data definida. As instituições firmaram parceria em 2012 e, desde então, seguem unidas para a formação dos alunos. A nova data e as formas de participação serão divulgadas no Informe ENSP.
Notícia
Publicado em: 16/08/2016 16:55:30
A cidade de Havana, em Cuba, sediará o 2º Colóquio Brasil - Cuba, nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2016. Com o objetivo de avançar na discussão sobre a formação em Saúde Pública nos dois países, o evento será novamente organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), pela Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap) e pelo Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba. A programação inclui mesas temáticas sobre Formação e Pesquisa em Saúde Pública, Higiene e Epidemiologia, Saúde do Trabalhador, Microbiologia, Parasitologia, Nutrição e Higiene, Promoção a Saúde e Tecnologias Educacionais e Ensino a Distância, além de mesas sobre os desafios da formação e a formação e pesquisa por meio das redes.
Notícia
Publicado em: 16/08/2016 14:18:12
As bases para uma vigilância popular em saúde estão na Reforma Sanitária, movimento que na década de 1980 criou o SUS e garante, na constituição, o direito universal à saúde. Mas, de acordo com os pesquisadores do campo, o modelo tradicional de vigilância, que tem como foco o controle de doenças, é o que prevalece no cotidiano da maioria da população brasileira. Trazendo três visões diferentes sobre a participação popular nos processos de vigilância, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) debateu o tema, no dia 20 de julho. Coordenado pelo pesquisador Gil Sevalho, da ENSP, a mesa contou com Paulo Sabroza e Marcelo Firpo, também da Escola, como palestrantes.
Notícia
Publicado em: 16/08/2016 14:16:54
Estão abertas até o dia 12 de setembro as inscrições para duas turmas do curso de qualificação profissional para Técnicos e Auxiliares de Farmácia dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária da SMS-RJ, são elas: Madureira e Cidade Nova, na modalidade presencial. O curso tem o objetivo de promover qualificação profissional dos trabalhadores de nível médio com atuação em serviços farmacêuticos da atenção primária do município do Rio de Janeiro, de maneira qualificá-los em suas competências. São disponibilizadas até 30 vagas para cada turma. Os editais e as inscrições podem ser acessados na Plataforma Siga - Educação Profissional em Saúde.
Notícia
Publicado em: 16/08/2016 13:11:36
A ENSP acaba de lançar a nova edição do seu Caderno do Aluno voltado para discentes dos programas stricto sensu acadêmico - mestrado e doutorado. Com a publicação, revista e atualizada, a ideia é que os alunos tenham acesso a todas as informações referentes à sua vivência na Escola, desde questões sobre horários de funcionamento e biblioteca até participação no Fórum de Estudantes. Na apresentação do 'Caderno', o diretor da Escola, Hermano Castro, e a vice-diretora de Ensino, Tatiana Wargas, apontam o fato de que a chegada de novos alunos, a cada ano, potencializa e renova a principal missão da ENSP, isto é, atende às necessidades sociais de formação de recursos humanos no país para o SUS. Além do histórico de construção e de ensino da Escola, o 'Caderno' traz informações detalhadas dos Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, como disciplinas obrigatórias, carga horária, atividades acadêmicas, Comitê de Ética em Pesquisa, entre outros. Acesse e confira o 'Caderno', disponível on-line para consulta e download no Portal ENSP.
Notícia
Publicado em: 16/08/2016 10:13:51
Disse certa vez o célebre arquiteto Oscar Niemeyer: "O que me atrai não é o ângulo reto, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. Me atrai a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos rios, na onda do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito o universo inteiro, o universo curvo de Einstein". Palavras que inspiraram o título do novo livro da Editora Fiocruz, A Linha Curva: o espaço e o tempo da desinstitucionalização, de Ernesto Venturini, psiquiatra que contribuiu ativamente para a reforma psiquiátrica na Itália. “Com efeito, a desinstitucionalização é como a linha curva de que fala Niemeyer, uma linha oposta à rigidez do pensamento manicomial”, afirma Venturini, que acompanhou a reforma psiquiátrica brasileira. Ele também é colaborador do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e possui trabalhos em parceria com o pesquisador Paulo Amarante, da ENSP.
Notícia
Publicado em: 15/08/2016 15:23:56
O Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social publicou aditivo de retificação no cronograma do processo seletivo, nos itens seleção e matrícula. A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas, no período de 23/8 a 2/9. A primeira fase será eliminatória e classificatória e consistirá na análise do currículo, da carta de intenção e da carta de liberação da instituição de origem. A segunda fase, de 30/8 a 1º/9, será eliminatória e classificatória e compreenderá a entrevista. Serão avaliados argumentação, encadeamento e a articulação das ideias, clareza dos objetivos; pretensões e contribuições para com o curso; e disponibilidade para dedicação às atividades exigidas pelo curso. No aditivo correspondente à matrícula, os candidatos selecionados deverão entregar pessoalmente os documentos necessários informados no edital, nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro de 2016, no Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP, no horário de 8h30 a 16h30.
Notícia
Publicado em: 15/08/2016 14:41:47
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu como meta a eliminação da malária em 35 países até 2030. O objetivo traçado em maio do ano passado também inclui a redução dos casos em 90%. Alinhado a esses objetivos, o Ministério da Saúde lançou o Plano de Eliminação da Malária no Brasil, em dezembro de 2015. Segundo levantamento da pasta, em 2015 o Brasil registrou o menor número de casos da doença nos últimos 35 anos.
Notícia
Publicado em: 15/08/2016 11:34:37
Já está disponíevl on-line a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação destaca as inscrições, até 30/8, para o concurso Curta Visa, que pretende estimular a produção audiovisual sobre Vigilância Sanitária. A iniciativa pretende ainda contribuir para maior visibilidade desse tema tão importante da agenda de ações do SUS. Os trabalhos devem ter duração máxima de cinco minutos. Os melhores vídeos serão exibidos no 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (7º Simbravisa), que será realizado no período de 26 a 30 de novembro de 2016, em Salvador. Os estudantes escolhidos receberão passagem aérea e diárias para participarem do encontro. O boletim destaca também o 7º Simbravisa e uma entrevista com a presidente do evento, Gisélia Santana Souza. Confira a edição na íntegra.