Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 19/09/2016 12:44:05
Como costuma acontecer nos aniversários, bastava um olhar para o Auditório térreo da ENSP na segunda-feira, 12 de setembro, para perceber que o clima era de reencontro entre velhos amigos. Abraços efusivos, apertos de mão, risadas. Todos estavam ali para celebrar os 62 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, que escolheu como tema dos festejos os 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde.  Em uma Escola marcada pelo pensamento crítico e ação transformadora na vida pública do país, nada mais natural, porém, que, em meio à festa, nascessem reflexões importantes para se pensar a conturbada conjuntura política atual.  
Notícia
Publicado em: 19/09/2016 09:55:03
O periódico Jornal Brasileiro de Telessaúde acaba de lançar sua nova edição on-line. Esta revista especial tem foco na temática games em saúde e traz diversos artigos sobre o assunto. O Jornal Brasileiro de Telessaúde é o canal oficial de divulgação científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e destina-se à publicação de trabalhos científicos de interesse nas áreas de Telemedicina e Telessaúde. Ele foi criado em 2012 e sua periodicidade é semestral.
Notícia
Publicado em: 19/09/2016 08:57:17
Está disponivel on-line a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação destaca que a luta pela informação nos rótulos de produtos transgênicos continua, além de anunciar que a degeneração macular terá tratamento excepcional. O boletim informa ainda que a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o primeiro passo para a criação de uma norma que regulamentará a importação excepcional de produtos e insumos para uso em programas de saúde pública. Confira o boletim na íntegra.
Notícia
Publicado em: 16/09/2016 13:49:11
Para comemorar o aniversário de 62 anos da ENSP, a equipe de jornalismo da Escola produziu o vídeo "Oitava, a conferência que auscultou o Brasil". Os 30 anos da primeira conferência de saúde com participação popular de nossa história, marco importante na construção de um sistema de saúde baseado em direitos, são relembrandos por alguns dos muitos personagens importantes da sua realização. As falas propõe ainda um debate crítico sobre os rumos da Reforma Sanitária e as perspectivas atuais de luta no campo da Saúde Pública.
Notícia
Publicado em: 16/09/2016 12:08:06
O livro Reforma Sanitária Brasileira: contribuição para a compreensão e crítica, de Jairnilson Paim, está disponível no portal de livros eletrônicos da SciELO. A obra, publicada pela Editora Fiocruz em 2008, recupera a história da instituição da Reforma Sanitária brasileira apresentando seus antecedentes e analisando a conjuntura do país na época da concepção do movimento. O autor examinou dois períodos: da fundação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) à promulgação da Constituição, e do final do governo Sarney ao final do primeiro governo Lula (2003 a 2006).
Notícia
Publicado em: 16/09/2016 11:51:23
Atenção, reabilitação e prevenção em saúde do trabalhador - a experiência do Cerest Piracicaba será o tema da próxima aula aberta do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. O encontro está marcado para o dia 20 de setembro, às 9h, no salão internacional da ENSP. A palestrante convidada é Mara Takahashi, que é socióloga, doutora em Saúde Coletiva e integra o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Piracicaba (SP). A palestra é aberta ao público não sendo necessária inscrição prévia. 
Notícia
Publicado em: 16/09/2016 11:18:28
A Fiocruz, em ação conjunta com o Centro de Valorização da Vida (CVV), está mobilizada na campanha Setembro Amarelo, que busca valorizar a vida e chamar a atenção para o suicídio, atualmente responsável por 32 mortes por dia no Brasil. Simbolizado a ação, o Castelo de Manguinhos ficará iluminado na cor amarela durante todo o mês de setembro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano em todo o mundo. No Brasil, muitas causas são atribuídas ao suicídio, e algumas regiões apresentam número elevado de casos. A fim de relacionar condições de vida, trabalho e saúde, Vera Borges, da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca, defendeu a dissertação de mestrado em Saúde Pública na ENSP, a qual analisou o processo de trabalho relacionado ao cultivo de tabaco, identificando elementos associados aos casos de suicídios em municípios produtores de tabaco nas regiões Sul e Nordeste do Brasil. A pesquisa aponta a necessidade de aprofundamento de pesquisas sobre suicídio na área agrícola, buscando ampliar o entendimento do tema, além de providências de várias áreas ligadas à saúde do trabalhador.
Notícia
Publicado em: 16/09/2016 10:44:19
A plenária em defesa do SUS, realizada no dia 13/9, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), selou o compromisso dos principais movimentos que vêm convocando as mobilizações contra o governo Temer referente à pauta da saúde. A Frente Povo Sem Medo, a Frente Brasil Popular e a Frente de Esquerda Socialista compuseram a mesa do evento e, junto com a Frente Nacional contra Privatização da Saúde, destacaram a importância de defender o SUS como um sistema universal, administrado pelo Estado, gratuito e de qualidade para toda a população.
Notícia
Publicado em: 16/09/2016 10:25:41
A epidemia de microcefalia registrada no Brasil em 2015 é resultado de infecção congênita da mãe para o bebê por zika. A conclusão é de um estudo caso-controle preliminar do Microcephaly Epidemic Research Group (MERG), publicado nesta quinta-feira (15), na revista científica The Lancet Infectious Diseases. A pesquisa é intitulada “Association between Zika Virus infection and microcephaly in Brazil, January to May 2016: Preliminary report of a case control study”.
Notícia
Publicado em: 15/09/2016 14:19:54
Ao longo de uma semana de debates intensos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca reuniu pesquisadores, alunos, professores e profissionais para discutir os mais diversos temas relacionados à saúde pública brasileira nos últimos 30 anos. Na sexta-feira, 16 de setembro, o encerramento das atividades comemorativas dos 62 anos da ENSP acontecerá a partir das 9 horas, com a mesa-redonda Democracia, Estado e direitos sociais: a PEC 241/16 e o desmonte do SUS. O evento, que terá coordenação do Vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão da Escola, Alex Molinaro, receberá os palestrantes Francisco Funcia, consultor do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Carlos Octávio Ocké Reis, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Finalizando as atividades culturais e artísticas da Mostra Experiências do Saber e do Cuidar, haverá uma apresentação de Rádio Teatro, com a peça Deus lhe pague, às 12h30, na tenda. O Bloco Discípulos de Oswaldo encerrará a festa, a partir das 13 horas.
Notícia
Publicado em: 15/09/2016 10:39:48
No dia 26 de setembro, apresentação de dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Púbica Análise espacial e temporal da infestação por Aedes Aegypti mensurada por ovitrampas para geração de alerta precoce de dengue no município do Rio de Janeiro, por Sara de Souza Oliveira, a partir das 14 horas, na sala 405 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 15/09/2016 10:18:11
Muitos admitem que tempos de instabilidade não permitem exercícios sobre o longo prazo. Frases que sublinham inescrutabilidade do futuro, tamanhas as incertezas que o cercam, do tipo "apenas sei que amanhã estaremos todos mortos", atribuem a tempos como esses que o Brasil trafega no ano de 2016 a confirmação de suas proposições. Fracassos nas projeções econômicas só fazem forçar essas teses. Entretanto, esquecem-se de que pensar sobre o futuro é radicalmente distinto de prever o futuro, embora para diversas dimensões econômicas, políticas e sociais, graus de maior previsibilidade também possam ser esboçados. Pensar o futuro, na realidade, é construir um programa de ação. E como disse Gramsci, prever pode significar "somente ver bem o presente e o passado enquanto movimento: ver bem, isto é, identificar os pontos fundamentais e permanentes no processo". Talvez possamos afirmar que seja justamente em períodos de alta turbulência que se torne mais necessária a afirmação de horizontes desejáveis, para que, cessada a tormenta, não tenhamos perdido o rumo de nosso destino.
Notícia
Publicado em: 15/09/2016 10:02:09
As mortes por lesões causadas no trânsito aumentaram 3% nas Américas entre 2010 e 2013, segundo o Relatório sobre segurança no trânsito na região das Américas, publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Para reverter essa tendência, a instituição internacional insta os países a melhorar suas legislações sobre segurança no trânsito. O novo relatório fornece um panorama da situação de segurança no trânsito em 31 países e territórios do continente americano com base nos dados disponíveis. Mais de 154 mil pessoas morreram devido a lesões relacionadas ao trânsito nas Américas em 2013. O número representa quase 12% de todas as mortes relacionadas ao trânsito em nível mundial. Acidentes dessa natureza são a principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, particularmente entre homens (73%).
Notícia
Publicado em: 15/09/2016 09:34:36
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (Dihs/ENSP) está com inscrições abertas para o Curso de Atualização em Determinação Social, Ambiental e Política da Saúde. Os interessados devem enviar e-mail para dihs@ensp.fiocruz.br, informando nome completo e endereço de e-mail. Ao todo 50 vagas estão disponíveis. As aulas serão realizadas nos dias 6, 13 e 20 e 27 de outubro, das 13h às 17 horas. Ao final do curso os participantes terão direito ao certificado. O curso será ministrado pelo doutor em Saúde Publica pela ENSP, Gabriel Schutz, pesquisador do Instituto de Saúde Coltiva da UFRJ. E importante lembrar que é obrigatória 75% de presença para ter direito ao certificado. Mais informações pelos telefones 3882-9222 ou 9223. 
Notícia
Publicado em: 15/09/2016 08:33:01
A edição desta quinta-feira (15/9) do jornal O Globo publicou reportagem sobre a recomendação da ONU para que os governos e a indústria farmacêutica trabalhem juntos para reduzir o preço de medicamentos essenciais. Para o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e membro do Painel de Alto Nível sobre o Acesso a Medicamentos da ONU, Jorge Bermudez, os direitos humanos devem se sobrepor aos direitos individuais e econômicos. "Não é possível para nenhum sistema de saúde absorver preços orbitantes de novas tecnologias", afirmou o ex-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, por meio do relatório.