Notícias do Informe
14.771 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 22/09/2016 12:59:22
Na sexta-feira, 23 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá uma homenagem aos 80 anos do professor emérito da instituição, Luiz Fernando Ferreira, internacionalmente reconhecido pela criação da paleoparasitologia, ciência que estuda a presença de parasitos em animais extintos e múmias pré-colombianas. Para celebrar oito décadas de vida do professor, será realizada uma mostra fotográfica que retrata parte de sua trajetória, além da exibição do documentário Fé Eterna na Ciência, baseado em sua vida, e uma manhã de autógrafos do livro Fundamentos da Paleoparasitologia, organizado por Luiz Fernando em parceria com Adauto Araújo e Karl Jan Reinhard, e vencedor do Prêmio Jabuti. A homenagem é aberta aos interessados e a Escola conta com a participação de seus todos seus colaboradores para homenagear essa figura tão importante para a Saúde Pública brasileira.
Notícia
Publicado em: 22/09/2016 09:43:57
A edição de setembro de 2016 da revista Cadernos de Saúde Pública (volume 32 número 9) aborda a expectativa sobre as revisões sistemáticas. Com o intuito de adequar as revisões sistemáticas publicadas a avanços nesse campo do conhecimento e exercer seu papel de indutora de ciência e pesquisa, o CSP passará a adotar algumas novas recomendações para essas revisões a serem submetidas para publicação. Inicialmente, toda revisão sistemática deverá ter tido seu protocolo publicado ou registrado em uma base de registro de revisões sistemáticas, além de serem submetidas em inglês, objetivando otimizar o processo de avaliação por pares, na medida em que será possível convidar alguns dos autores dos artigos originais incluídos no manuscrito para emissão de pareceres, com exceção das relacionadas a temas exclusivamente brasileiros ou latino-americanos (por exemplo, prevalência de determinada condição na América Latina), que serão também aceitos manuscritos em português ou espanhol. De acordo com editorial da revista, o registro prospectivo dos protocolos das revisões sistemáticas é importante porque aumenta a transparência do processo de revisão, protege contra a possibilidade de publicação seletiva de resultados e permite melhor escrutínio por parte dos revisores acerca do que havia sido planejado e foi, de fato, executado pelos autores. "Esperamos que isso contribua tanto para a qualidade da avaliação como para maior disponibilidade de avaliadores". Além de outras mudanças, O CSP quer fomentar a submissão de revisões sistemáticas sobre intervenções em Saúde Coletiva com foco populacional e sobre questões que possam informar políticas públicas relacionadas à saúde. O editorial lembra, no entanto, que é um processo de desenvolvimento e há espaço para o amadurecimento de abordagens metodológicas envolvendo tais revisões.
Notícia
Publicado em: 21/09/2016 14:35:40
Iniciou, na segunda-feira, 19 de setembro, na cidade de Havana, Cuba, o II Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública, evento que reúne as principais escolas e institutos de saúde pública desses dois países. Seu objetivo é discutir os desafios e estratégias para o aprimoramento permanente das capacidades formativas do campo, com base na apresentação, discussão e intercâmbio de ideias e experiências bem-sucedidas neles ocorridas. Este ano, o evento coincide com a realização da segunda turma do Programa de Estágio Internacional da ENSP, que permite a alunos dos programas de residência médica e multiprofissional da Escola a vivência única das peculiaridades e do funcionamento do Sistema de Saúde cubano, enfatizando a Atenção Primária em Saúde.
Notícia
Publicado em: 21/09/2016 12:52:20
Os pesquisadores e professores Paulo Amarante e Fernando de Freitas apresentam suas considerações sobre o livro "Voltando ao normal", de Allen Frances, editado em 2014 e que acaba de ser lançado no Brasil. Frances esteve no Rio de Janeiro em 14 e 15/9/2016 para divulgar a obra, na palestra A clínica contemporânea e a medicalização da vida. A partir do que vivenciou como autoridade em diagnóstico psiquiátrico, ele faz no livro uma crítica de como a Psiquiatria vem reduzindo cada vez mais os espaços da normalidade na vida contemporânea.
Notícia
Publicado em: 21/09/2016 12:47:16
Na última edição de 2016 de Trabalho, Educação e Saúde, periódico científico editado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, publicamos uma necessária reflexão sobre a altmetria, no editorial A altmetria e a interface entre a ciência e a sociedade, de autoria de Fábio Gouveia, professor do Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ. Segundo Gouveia, a altmetria é uma das formas mais recentes de medir a ciência. Baseia-se no uso de qualquer indicador de comportamento on line que atue sobre os resultados do ciclo de vida de uma pesquisa, expressado por cientistas, jornalistas, público e outras fontes. Ela se apresenta como um complemento das métricas tradicionais, como o fator de impacto, mas tem a singularidade de dar voz à sociedade quanto aos resultados que a ciência produz. O pesquisador da ENSP Luiz Carlos Fadel é um dos autores da atual edição.
Notícia
Publicado em: 21/09/2016 11:10:06
Jane Blanco, ex-aluna de doutorado da ENSP, participou do programa Tema Livre de terça-feira (20), que debateu a cura da Doença de Alzheimer. No mês de setembro, entidades médicas e de apoio realizam atividades e ações para marcar o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, estabelecido neste 21 de setembro. O programa recebeu o geriatra Luiz Leopoldo Queiroz, o médico do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, Victor Calil, e a médica, epidemiologista e doutora em epidemiologia pela Fiocruz, Jane Teixeira.
Notícia
Publicado em: 21/09/2016 10:56:31
No dia 23 de setembro, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Análise de microvestígios vegetais em cálculos dentários humanos do Sambaqui de Cabeçuda, por Ana Carolina Figueiredo Viana Jorge, a partir das 14 horas, na sala 406 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 21/09/2016 10:53:44
A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) estabeleceram, em 2012, uma parceria institucional por meio da criação do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais. Desde então, as instituições seguem unidas para a formação dos alunos. No intuito de estreitar ainda mais essa relação, a ENSP, em organização conjunta com o Fórum de Estudantes, farão visita à ENFF no dia 8 de outubro. Para o coordenador do mestrado, Ary Miranda, as Escolas compartilham da mesma visão do conceito inclusivo de saúde, totalmente relacionado às condições de vida, trabalho, moradia e distribuição de riqueza. "A ENFF tem como razão da sua existência o fortalecimento da luta dos trabalhadores pela situação da exploração, pela reafirmação democrática e, consequentemente, pela saúde. Justo por isso, nossa parceria inaugurada com o mestrado foi extremamente exitosa, e buscamos com essa visita a reafirmação desse relacionamento", destacou.
Notícia
Publicado em: 21/09/2016 10:29:55
De 12 a 16 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) celebrou 62 anos relembrando um dos principais momentos de luta pela universalização da saúde no Brasil: a 8ª Conferência Nacional de Saúde. A Escola, que elegeu o tema Saúde é nossa conquista e nosso direito: 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, promoveu uma série de ativides científicas, culturais e políticas sobre a "oitava", além da formatura dos alunos de pós-graduação. Confira abaixo a galeria de fotos de todas as atividades dos 62 anos ENSP.
Notícia
Publicado em: 21/09/2016 09:56:30
As mesas realizadas na terça-feira (13/9), segundo dia de comemorações da semana de aniversário dos 62 anos da ENSP, possibilitaram aos participantes não só uma revisita ao passado, mas também a possibilidade de analisar criticamente as ações de saúde do presente e projetar cenários futuros nesse campo. A primeira atividade do dia promoveu uma contextualização política e a reflexão crítica acerca da 8ª Conferência Nacional de Saúde; enquanto, na parte da tarde, pesquisadores da ENSP destacaram a vocação da Fiocruz na análise e acompanhamento de projetos de grande interesse nacional desde o início de sua trajetória, bem como os impactos dessas iniciativas na saúde das populações do entorno. "A história é feita para ser revisitada e reconstruir o futuro. Ter um olhar crítico sobre a história e ouvir depoimentos que não constam em nosso conteúdo bibliográfico é de extrema riqueza", admitiu Pedro Prata, que foi delegado, com direito a voto, na 8ª CNS.
Notícia
Publicado em: 20/09/2016 12:16:20
Era ainda madrugada no interior do Maranhão quando os sinos começaram a tocar. Em poucos minutos, integrantes de 17 sindicatos rurais se encontravam no salão paroquial da igreja local. O motivo da reunião? Discutir saúde. A lembrança daquele momento raro e intenso de participação popular nos debates da saúde pública foram evocadas pelo pesquisador da ENSP Ary Miranda ao iniciar sua fala na mesa "Momento Político e situação da saúde no Brasil no período da Oitava Conferência Nacional de Saúde", realizada no primeiro dia da semana de aniversário da Escola. O debate, coordenado pela vice-diretora de ensino da ENSP, Tatiana Wargas, contou também com a participação de Arlindo Fábio de Sousa, superintendente do Canal Saúde da Fiocruz e, à época, integrante do comitê assessor da Oitava junto com Ary Miranda. Mais do que trazer de volta antigas recordações, a intenção do evento foi promover uma reflexão sobre o que esse importante acontecimento da vida nacional, que se deu no contexto da redemocratização dos anos 1980, pode nos fornecer como armas para as constantes lutas por uma saúde que atenda às necessidades da sociedade brasileira.
Notícia
Publicado em: 20/09/2016 11:01:43
A coordenação da Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde comunica a retomada das atividades do Curso. Para isso, foi necessária a redefinição dos cronogramas e, por questões logísticas, foram realizadas algumas mudanças na divisão de grupos, envolvendo as turmas de Minas Gerais e Espírito Santo. Os demais permanecem na mesma divisão. Confira, no documento anexo, a divisão atualizada de todos os grupos, bem como a data de cada encontro presencial. Para qualquer questão ou dúvida, entre em contato através do e-mail disponível para seu grupo, que consta do quadro.
Notícia
Publicado em: 20/09/2016 10:42:58
Educação como reconstrução da experiência será o tema da conferência de abertura do Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, a ser proferida pelo pesquisador do departamento de Ciências Sociais Carlos Otávio Fiúza Moreira. A atividade está marcada para o dia 21 de setembro, das 13:30 às 17h, na sala 410, da ENSP.
Notícia
Publicado em: 19/09/2016 14:01:23
A nova edição da revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação já está no ar e traz artigos de pesquisadores da ENSP. O primeiro trata do enfrentamento ao tráfico sexual de mulheres na ótica dos agentes institucionais de dois diferentes países, Brasil e Portugal, e conta com participação de Edinilsa Ramos de Souza, do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves). O segundo artigo aborda a questão do tratamento compulsório da tuberculose. Foi escrito pelo pesquisador Pablo Dias Fortes, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, e está na seção ‘Debates’ da revista. Esse último texto recebeu comentários e teve réplica. Confira.
Notícia
Publicado em: 19/09/2016 12:50:36
Com a eleição para a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores se aproximando, os eleitores demonstram indignação diante da corrupção e estão desacreditados da classe política. Este é o cenário refletido no levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em que 54% dos entrevistados estão inclinados a votar em candidatos que nunca exerceram cargo político. A aposta parece estar na renovação das pessoas que cuidarão do município, sobretudo das áreas que se mantém no topo da lista de prioridades: Saúde, Educação e Segurança. O assunto será debatido pela diretora do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - Cebes, Lucia Souto; pelo assessor técnico do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RJ - Cosems RJ, Manoel Santos; e pela pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ e da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco, Ligia Bahia.