Busca do site
menu

Revista elaborada em parceria com a Fiocruz destaca desafios da saúde nos países em desenvolvimento

ícone facebook
Publicado em:23/08/2016
Revista elaborada em parceria com a Fiocruz destaca desafios da saúde nos países em desenvolvimentoA Agenda 2030 das Nações Unidas inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser alcançados por todos os países do mundo até 2030. O ODS número 3 busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. De fato, esse objetivo reconhece a interdependência entre desenvolvimento e saúde e inclui metas como acabar com a epidemia de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, assim como combater hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis. O ODS número 3 também prevê alcançar a cobertura universal de saúde, incluindo proteção financeira de risco, o acesso aos serviços de saúde essenciais de qualidade e acesso seguro, eficaz, de qualidade e a preços acessíveis a medicamentos essenciais e a vacinas para todos.

O reconhecimento de que o acesso universal a cuidados de saúde e a medicamentos tem um impacto sobre a pobreza e a inclusão social levou à formulação e implementação de diversas intervenções para melhorar o fornecimento, o acesso e a qualidade dos serviços de saúde. Buscando fomentar novos debates sobre os pontos de convergência entre a promoção dos cuidados de saúde, do crescimento inclusivo e do desenvolvimento de forma uma mais ampla, a nova edição da revista Policy in Focus, do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), destaca os desafios e as inovações na área de saúde nos países do Sul global. A publicação é resultado da colaboração entre o IPC-IG e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e conta com artigos assinados por pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e de outras unidades da instituição.

A nova edição da revista, em inglês, intitulada Health policy in emerging economies: innovations and challenges, contém 16 artigos sobre os desafios para a construção de políticas públicas que proporcionem maior equidade no acesso a serviços de saúde pública. A edição concentra-se nos países em desenvolvimento que apresentaram progressos significativos em vários indicadores de saúde.

A publicação está dividida em quatro seções temáticas: a primeira apresenta os aspectos gerais de sistemas e políticas que determinam a natureza e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelos sistemas dos países em desenvolvimento da América Latina e dos BRICS; a segunda concentra-se em analisar os desafios e as políticas relacionadas com as medidas de contenção de epidemias; a terceira discute políticas específicas para um acesso mais equitativo a medicamentos, abordando questões como o controle de preços e direitos de propriedade intelectual, entre outros; e a quarta seção apresenta artigos sobre o uso potencial das iniciativas de telemedicina em várias áreas da saúde.

A publicação está disponível para download, apenas em inglês, em PDF e em formato compatível com smartphones/tablets.

Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário para: Revista elaborada em parceria com a Fiocruz destaca desafios da saúde nos países em desenvolvimento