Notícias do Informe
14.771 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 29/08/2016 10:12:05
O Boletim do mês de agosto do Fórum Intersindical Saúde - Trabalho - Direito celebra um ano de atividades do Fórum e homenageia a criadora do Centro de estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana e coordenadora da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária da Fiocruz, Anamaria Tambellini. A edição especial traz o perfil da médica e militante política recordando sua infância, o início da trajetória na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e o casamento com Sergio Arouca. A publicação resgata também a atuação de Tambellini no Movimento de Reforma Sanitária e no campo da saúde do trabalhador. Leia aqui a edição completa.
Notícia
Publicado em: 26/08/2016 16:06:09
Na semana de 12 a 16 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) celebrará seu aniversário de 62 anos relembrando um dos principais momentos de luta pela universalização da saúde no Brasil, a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema, Saúde é nossa conquista e nosso direito: 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a ENSP, além de resgatar a importância histórica do evento, pretende alertar para os diversos ataques à democracia e ao Sistema Único de Saúde da atual conjuntura. A conferência de abertura, cujo tema é A importância histórica da 8ª Conferência Nacional de Saúde, será proferida pelo ex-presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e homenageará o professor Hésio Cordeiro e os membros do comitê assessor da 8ªCNS. A semana de aniversário da ENSP reunirá atividades acadêmicas, científicas e culturais, sendo destinada a alunos, professores, pesquisadores, profissionais de saúde e toda a comunidade Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 26/08/2016 13:08:26
A edição de agosto de 2016 da revista Cadernos de Saúde Pública (volume 32 número 8) problematiza a intenção de estabelecer nexos causais que está no cerne da Epidemiologia como campo científico orientado para o estudo de eventos relacionados à saúde em populações humanas. Na opinião do professor da Universidade federal do Rio de Janeiro, Guilherme L. Werneck, que assina o editorial, inferir causalidade é um desafio que intriga filósofos e cientistas há vários séculos. "Que pesem as substanciais diferenças de abordagens, um aspecto comum àquelas contribuições mais próximas da epidemiologia contemporânea é o pressuposto de que a possibilidade de inferência causal requer aderência aos princípios de validade e precisão em estudos epidemiológicos, e a existência de modelos teórico-operacionais que sustentem as hipóteses causais em questão." Entretanto, diz Werneck, a boa prática de explicitar modelos ou gráficos causais não foi disseminada de forma tão abrangente como seria necessário, talvez porque estes modelos tendam a ser muito difíceis de operacionalizar, dada a complexidade envolvida na determinação do processo saúde-doença em âmbito populacional. Segundo Werneck, a epidemiologia brasileira parece ter caminhado ao largo dos imensos desenvolvimentos metodológicos nesta área. No âmbito internacional, ao contrário, o uso de gráficos causais e de novas estratégias de modelagem no contexto da inferência causal em estudos observacionais é uma área de estudos prolífica desde pelo menos a década de 1980, com forte penetração nos cursos de pós-graduação e principais periódicos de epidemiologia.
Notícia
Publicado em: 26/08/2016 11:54:38
No dia 30 de agosto, apresentação de dissertação de mestardo em Saúde Pública A Maré e seus complexos: desvelando o território da favela MacLaren, por Roberta Lemos Gadelha da Silva, a partir das 9 horas, na sala 700 do prédio da Expansão.
Notícia
Publicado em: 26/08/2016 11:14:51
Marília Sá Carvalho, pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, fala sobre vírus emergentes e a fronteira que ele representa para a saúde.
Notícia
Publicado em: 24/08/2016 16:14:45
A Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade Federal de Goiás (UFG) promoverão, na próxima segunda-feira (29/8), o seminário Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência e os Desafios para o Trabalho Digno, que reunirá diversas unidades da Fiocruz com o intuito de discutir a formulação de políticas institucionais de inclusão e acessibilidade. A abertura do evento está marcada para as 9 horas, no salão internacional da ENSP/Fiocruz, e terá participação do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Valcler Rangel, do diretor de Recursos Humanos da Fiocruz, Juliano de Carvalho Lima, e do pesquisador da UFG e pós-doutorando da ENSP Eguimar Chaveiro. A atividade é aberta a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 24/08/2016 13:52:52
No Brasil, a convivência público-privado, no âmbito do financiamento e da prestação dos cuidados em saúde, ganha nítidos contornos na assistência hospitalar. Se por um lado é histórica a dependência do sistema público de saúde do cuidado hospitalar prestado por organizações privadas, com ou sem fins lucrativos, por outro, a consolidação do mercado de planos de saúde privados ampliou a área de atuação do prestador privado. As possíveis combinações entre as fontes de pagamento de internações adotadas pelos hospitais brasileiros, denominadas arranjos de financiamento, podem afetar os resultados do cuidado. Alguns estudos buscam associar a razão de mortalidade hospitalar padronizada (RMHP) a melhorias na qualidade. Pensando nisso, os pesquisadores da ENSP, Iuri da Costa Leite e Monica Martins, em parceria com a pesquisadora da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Juliana Pires Machado, elaboraram o artigo Variação do desempenho hospitalar segundo fontes de pagamento nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa aponta iniquidades no resultado do cuidado e destaca o fato de que os esforços voltados para a melhoria da qualidade de serviços hospitalares, independentemente das fontes de pagamento, são prementes.
Notícia
Publicado em: 24/08/2016 13:33:21
Em decorrência de alguns problemas de lentidão e possíveis riscos ao ambiente computacional onde estão instalados, o Portal ENSP, o site do EAD, a Plataforma Siga e o Ambiente Virtual EAD Viask estarão fora do ar nesta quinta-feira (25/8), das 13 às 17 horas, por motivo de migração dos seus bancos de dados para um novo servidor no datacenter Fiocruz. Por isso, o Informe ENSP não circulará na referida data.
Notícia
Publicado em: 24/08/2016 12:38:46
Para discutir os desafios e as ameaças ao sistema público de saúde brasileiro em meio à crise política e econômica que o País atravessa, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove em 31 de agosto, às 10h, a mesa-redonda SUS: o que é e o que poderá ser na atual conjuntura. Aberto ao público, o evento acontece no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 24/08/2016 11:09:09
No dia 29 de agosto, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente Avaliação do tempo de espera no manejo terapêutico e seus efeitos na sobrevida de mulheres diagnosticadas com câncer do colo de útero em uma coorte hospitalar no INCA II, por Iléia Ferreira da Silva, a partir das 9 horas, na sala 502 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 24/08/2016 10:55:07
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP) está com inscrições abertas para o curso de atualização em Informações Previdenciárias. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail dihs@ensp.fiocruz.br.
Notícia
Publicado em: 23/08/2016 15:13:02
Com o objetivo de fortalecer o tema da cidadania para a população de Manguinhos por meio do estímulo à participação social e à gestão participativa para a territorialização de políticas públicas, foi realizado o projeto Participação e Intersetorialidade: desenvolvimento de estratégias locais para a Promoção da Saúde no Teias-Escola Manguinhos. A pesquisa integra a iniciativa da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz), elaborada no âmbito do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Fiocruz (PDTSP/Teias): Portfólio Rede de Pesquisa no Território de Manguinhos - uma parceria entre academia, serviços de saúde e sociedade civil. A pesquisadora da ENSP responsável pelo projeto é Mayalu Mattos, do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli. Na publicação, ela ressaltou que o PDTSP-Teias propiciou a continuação de projetos anteriores, nos quais já atuava desde o ano de 2005, quanto ainda representava a Assessoria de Cooperação Social da ENSP.
Notícia
Publicado em: 23/08/2016 14:19:56
Nesta terça-feira, 23/8, as entidades e movimentos em Defesa do SUS promovem uma reunião de articulação ampla para a construção de uma agenda de lutas. Na chamada para o evento, os organizadores destacam que "a necessidade da luta organizada em defesa dos direitos conquistados da classe trabalhadora no Brasil e contra o recuo civilizatório pretendido pelas forças do capital, que já estava posta desde há muito, torna-se agora vital, e continuará sendo no próximo ciclo de lutas que se inaugura, a despeito do desfecho da crise institucional que nos toma a atenção e a energia". A iniciativa convoca os movimentos e entidades a ocuparem as ruas e os espaços públicos construindo uma unidade de ação. A reunião está marcada para as 18h, na sede do Sindipetro-RJ, localizado na Avenida Passos, nº34, Centro.
Notícia
Publicado em: 23/08/2016 14:05:07
A edição do Boletim do Cecovisa desta semana traz em destaque a realização do 7º Simbravisa, entre os dias 26 e 30 de novembro de 2016, em Salvador, além da Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS 466/2012) que incorpora o princípio da justiça como fundamental para garantir a eticidade das pesquisas. A atual edição também dá ênfase à avaliação da segurança de serviços com leitos de UTI e à crítica da Anvisa à interferência do Congresso Nacional na regulação do setor. Confira a edição completa neste link.
Notícia
Publicado em: 23/08/2016 13:49:58
O estabelecimento de um teto fiscal para os gastos com políticas sociais é um "remédio amargo", do qual o governo interino está lançando mão indevidamente, modificando o modelo constitucional vigente. A comparação é da procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo Élida Graziane Pinto, no debate Estado de sítio fiscal no SUS, da série Futuros do Brasil, realizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), em 16/8, no Rio de Janeiro, do qual participou, ao lado da assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e conselheira do Cebes Graziele Custódio David.