Busca do site
menu

Notícias: Entrevistas

513 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 25/11/2025 16:03:24
A pesquisa ‘Avaliação de implementação das ações de Monitoramento e Avaliação na Atenção Primária à Saúde nas cinco regiões brasileiras’ promete render importantes frutos emprol de melhorias no primeiro nível de atenção em saúde. A iniciativa integra o projeto de Estudos Estratégicos em Atenção Primária à Saúde (EEAPS), parceria entre a ENSP, por meio de suas Vice-Direções de Pesquisa e Inovação (VDPI) e de Escola de Governo em Saúde (VDEGS), e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS). Em entrevista ao Informe ENSP, a coordenadora do estudo, Gisela Cardoso, a coordenadora-adjunta, Angela Casanova, e a pesquisadora convidada, Celita Almeida, falam sobre os resultados esperados e os principais desafios na implementação de ações de M&A na APS e em sua avaliação. Confira!
Notícia
Publicado em: 11/11/2025 17:28:40
Na série especial do Informe ENSP sobre a COP30 Amazônia, o pesquisador Marcelo Firpo, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e coordenador do Núcleo Ecologias e Encontros de Saberes para uma Promoção Emancipatória da Saúde, reflete sobre o tema Justiça Climática e Equidade em Saúde. Ele analisa as desigualdades ambientais, o papel dos povos e territórios vulnerabilizados, e os desafios de incorporar a justiça climática nas políticas públicas e na pesquisa em saúde.
Notícia
Publicado em: 10/11/2025 16:00:00
Avaliar o desempenho da coordenação do cuidado com base na articulação entre a principal porta de entrada do SUS e o conjunto de serviços de saúde que oferece atenção de média e alta complexidade. Esse é o objetivo da pesquisa ‘Coordenação do Cuidado entre Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada: avaliação de estratégias, condicionantes e dispositivos’, que integra o projeto de Estudos Estratégicos em Atenção Primária à Saúde (EEAPS), coordenado pela ENSP, por meio das Vices-Direções de Pesquisa e Inovação e de Escola de Governo em Saúde (VDPI e VDEGS), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS). A coordenadora da pesquisa, Gisele Odwyer, a vice-coordenadora do estudo, Catia Oliveira, e a pesquisadora convidada, Maria Fernanda Coutinho, contam como a iniciativa será desenvolvida e comentam os resultados esperados, além dos desafios na coordenação do cuidado entre APS e Atenção Especializada. Confira!
Notícia
Publicado em: 10/11/2025 13:17:01
Contemplada pelo projeto de Estudos Estratégicos em Atenção Primária à Saúde (EEAPS), a pesquisa ‘A função de Apoio Institucional na gestão da Atenção Primária à Saúde: condicionantes, formação e perspectivas na contemporaneidade’ vai analisar duas décadas de suporte a instituições no Sistema Único de Saúde e apontar caminhos para fortalecer a governança na principal porta de entrada do SUS. A coordenadora e o vice-coordenador do estudo, Lilian Miranda e Juarez Furtado, e o pesquisador convidado, Max Gasparini, falam sobre a iniciativa e os resultados esperados. Confira!
Notícia
Publicado em: 05/11/2025 15:31:11
O avanço da crise climática e a intensificação dos eventos extremos têm produzido impactos diretos e indiretos sobre a saúde das populações e o funcionamento dos sistemas de saúde. Em entrevista ao Informe ENSP, os pesquisadores Carlos Machado, do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/ENSP), e Adelyne Mendes, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), analisam as interseções entre saúde e clima, os caminhos para a construção de sistemas de saúde resilientes e as prioridades que devem orientar as políticas públicas de adaptação e justiça climática no Brasil. Os especialistas também destacam o papel estratégico da COP30, realizada em Belém, no Pará, como oportunidade para reafirmar o compromisso global com a proteção da saúde diante das emergências climáticas. Leia a entrevista completa.
Notícia
Publicado em: 29/10/2025 16:37:22
Em entrevista à Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), Andreia Vieira, coordenadora do Portal de Periódicos da CAPES, explica como os Acordos Transformativos eliminam barreiras financeiras e ampliam a visibilidade da ciência produzida na Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 20/10/2025 15:54:29
Dois pesquisadores do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) foram designados pela Fiocruz para compor a Sala de Situação criada pelo Ministério da Saúde em resposta aos casos de intoxicação por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Thelma Pavesi e Sergio Rabello Alves, que atuam no Laboratório de Toxicologia do Cesteh, têm longa trajetória acadêmica no desenvolvimento e na aplicação de estratégias analíticas de diferentes substâncias de relevância toxicológica, incluindo o metanol. Eles também colaboram em estudos de avaliação e gerenciamento do risco químico, associados a essas exposições em seres humanos e compartimentos ambientais.
Notícia
Publicado em: 09/10/2025 20:13:10
A pesquisa 'Barreiras e Facilitadores do Acesso aos Serviços de APS do SUS no Brasil: Perspectivas Organizacionais e Demandas dos Usuários'’ deve trazer resultados relevantes em busca do avanço na Atenção Primária no Brasil. A iniciativa integra o ‘Projeto de Estudos Estratégicos em Atenção Primária à Saúde (EEAPS)’, fruto de parceria da ENSP com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), coordenado pela Vice-Direção de Pesquisa e Inovação (VDPI/ENSP) e Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP). Vera Lucia Luiza, Mirna Teixeira e Carla Pereira, respectivamente coordenadora, vice-coordenadora e pesquisadora convidada do estudo, explicam como ele está sendo desenvolvido e apontam os resultados esperados. Confira!
Notícia
Publicado em: 15/09/2025 15:21:43
O avanço do desmatamento e da degradação ambiental gera efeitos diretos na saúde humana, já que a perda de biodiversidade e a fragmentação de habitats favorecem o surgimento ou a reemergência de doenças transmitidas entre animais e pessoas. Esse deve ser um dos temas em pauta na COP30, que será realizada em Belém, em novembro. Como parte de uma série sobre temas de saúde pública a serem debatidos durante a conferência, o Informe ENSP conversou com a bióloga Marcia Chame, coordenadora da Pibss/Fiocruz e pesquisadora da ENSP/Fiocruz. Confira!
Notícia
Publicado em: 27/08/2025 09:07:20
O ataque do governo estadunidense ao programa brasileiro Mais Médicos, por meio do cancelamento de vistos de pessoas envolvidas com sua criação, é um exemplo prático de como cada país entende saúde e democracia. É o que afirmou Lígia Giovanella, em entrevista ao Outra Saúde na qual tratou da Atenção Básica e sua importância para o futuro do SUS. Confira!
Notícia
Publicado em: 19/08/2025 17:23:21
Os candidatos nomeados para o Programa Pesquisador Visitante já iniciaram suas atividades na Escola. Doutores em diferentes áreas de conhecimento, os sete profissionais vão atuar em projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, assim como em atividades de ensino dos programas de pós-graduação stricto e lato sensu da instituição. Em entrevista ao Informe ENSP, eles falaram sobre sua trajetória profissional, contaram por que se inscreveram no programa e revelaram suas expectativas quanto ao desenvolvimento de pesquisas. Confira!
Notícia
Publicado em: 25/07/2025 16:18:47
Foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 1º de julho de 2025, o decreto que institui o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (PRONARA). A assinatura marca a concretização de uma luta defendida há mais de dez anos por movimentos sociais, entidades e pesquisadores da saúde pública e do meio ambiente. Para entender mais sobre o programa e as contradições que envolvem o tema, o Cesteh entrevistou a pesquisadora do Laboratório de Toxicologia do Centro, Ana Cristina Simões Rosa, que pontuou questões importantes, como a saúde do trabalhador e os maiores obstáculos que o programa pode enfrentar. Confira!
Notícia
Publicado em: 24/07/2025 10:38:02
O debate da digitalização da saúde é incontornável quando paramos para pensar no futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Em que ponto estamos e qual lugar almejamos alcançar, nos próximos anos? A sua influência pode chegar até onde, em termos de saúde pública? Quais serão os impactos da inteligência artificial? Essas foram algumas perguntas que o pesquisador da Fiocruz Marcelo Fornazin respondeu, em entrevista à série SUS 35 Anos, do Outra Saúde. 
Notícia
Publicado em: 08/07/2025 14:44:31
A espera foi longa e ainda não se sabe quais serão os próximos passos, mas não há dúvida de que se trata de uma boa notícia: com um atraso de mais de dez anos, acaba de ser criado o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos, o Pronara. A expectativa era de que ele tivesse sido lançado em 2014, quando, mesmo após uma ampla discussão que envolveu vários ministérios, órgãos públicos e representantes da sociedade civil, o texto final acabou sendo embarreirado pela Pasta da Agricultura. Para Luiz Cláudio Meirelles, pesquisador da ENSP/Fiocruz, ex-gerente da área de toxicologia da Anvisa e representante da Fiocruz tanto no GT de agora quanto do que elaborou o documento de 2014, foi uma “boa surpresa”.
Notícia
Publicado em: 01/07/2025 21:17:08
A poluição nas praias do Rio de Janeiro está em pauta na mídia nas últimas semanas. Com isso, surgem dúvidas sobre o papel dos sistemas de tubulação e de tratamento criados para lidar com o esgoto produzido na cidade. Os emissários submarinos, por exemplo, são frequentemente apontados como vilões, enquanto o tratamento primário surge, muitas vezes, como solução. Mas será que é isso mesmo? O pesquisador Renato Castiglia Feitosa, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP/Fiocruz, afirma que não. Em entrevista ao Informe ENSP, ele esclarece mitos e joga luz sobre os verdadeiros problemas ligados ao tema. O professor explica por que a causa das manchas que eventualmente são vistas nas praias não é o funcionamento dos emissários submarinos nem a falta de tratamento primário.