Busca do site
menu

Notícias: Entrevistas

508 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 06/12/2023 11:09:52
A Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA) é uma deformidade da coluna vertebral e do tronco que afeta crianças e adolescentes aparentemente saudáveis. No Brasil, a detecção tardia da doença e a não realização de tratamento conservador adequado têm levado um grande contingente de adolescentes à cirurgia, uma intervenção altamente complexa e com riscos. Quais são os fatores que têm impedido o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença no país? Em entrevista ao Informe ENSP, as pesquisadoras da Escola, Carla de Andrade e Maria Lúcia Cardoso, respondem a essa pergunta. Elas coordenam um projeto de pesquisa sobre o tema, selecionado pelo Edital de Pesquisa 2021, lançado pela ENSP, por meio da Vice-Direção de Pesquisa e Inovação. Confira!
Notícia
Publicado em: 04/12/2023 16:49:36
Condições de trabalho e saúde mental dos trabalhadores de saúde das áreas indígena e quilombola no contexto da Covid-19 no Brasil é o tema de um dos projetos selecionados pelo Edital de Pesquisa 2021, lançado pela ENSP, por meio da Vice-Direção de Pesquisa e Inovação, no âmbito do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Aplicado à Saúde Pública. A coordenadora do estudo, Maria Helena Machado, falou ao Informe ENSP sobre seus objetivos e resultados esperados, assim como os fatores que impactam a vida de trabalhadores de saúde das áreas indígena e quilombola no contexto da Covid-19 no Brasil. Confira!
Notícia
Publicado em: 28/11/2023 17:58:01
“Não acho que seria correto afirmar que a educação a distância no país, ou no mundo, viveu um grande boom durante a pandemia de covid-19. Eu acho que aumentou a confusão sobre o que é a modalidade EAD”, contou Mauricio De Seta, coordenador do Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da ENSP, em entrevista ao Informe ENSP sobre os 25 anos dessa modalidade de ensino na Escola, comemorada nos dias 27 e 28 de novembro. Ele explicou que “EAD não tem aula remota”, e falou das histórias, do grande alcance do formato e da necessidade de ir ainda mais além, “para não gerar novos excluídos”. Os objetivos, de acordo com ele, são  transformar os serviços, produzir formação com humanização para o trabalho em saúde, da gestão até a ponta do sistema.
Notícia
Publicado em: 28/11/2023 10:37:36
Como enfrentar as crises alimentar e climática nos países da América Latina? Quais os principais determinantes - sociais e da saúde - estão associados as interfaces destas crises? Como incluir a discussão sobre esses temas na oferta de ensino latino americana, construindo uma rede que fortaleça as Escolas de Saúde Pública da região? Essas são algumas das respostas que a pesquisa 'Insegurança alimentar e emergência climática' apresenta. O projeto resultou num livro, disponível em acesso aberto, que traz a experiências de nove países e conta com a participação de 43 autores de diferentes países das Américas. Confira a entrevista completa!
Notícia
Publicado em: 09/11/2023 17:23:25
Analisar a mortalidade materna no Brasil com ênfase na Covid-19 é o principal objetivo do estudo selecionado pelo Edital Pesquisa da VDPI/ENSP, e coordenado pelas pesquisadoras do Departamento de Epidemiologia da Escola, Mariza Theme e Silvana Granado. O estudo é um subprojeto da pesquisa de âmbito nacional 'Nascer no Brasil II' e pretende contribuir para o enfrentamento do grave problema de saúde pública que a mortalidade materna representa para o país. A pesquisa aponta que, entre 2020 e 2021, houve aproximadamente 1.200 óbitos maternos no Brasil. Com a análise, o estudo pretende contribuir com informações para a academia e para a sociedade sobre o tema. 
Notícia
Publicado em: 07/11/2023 15:38:58
Compreender a relação saúde-trabalho na atividade de entregadores e motoristas que atuam por plataformas digitais é o principal objetivo da pesquisa selecionada pelo Edital de Pesquisa 2021, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), intitulada 'Saúde e Direitos dos Trabalhadores em Tempos de Plataformas Digitais', coordenada pelas pesquisadoras Letícia Masson (Cesteh) e Cirlene Christo (UFRJ). A pesquisa pretende contribuir com a formulação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde destes profissionais, a partir do diálogo entre os saberes dos trabalhadores e da academia, visando a produção de novos conhecimentos e ações que garantam saúde e direitos. Confira a entrevista!
Notícia
Publicado em: 31/10/2023 15:03:26
Qualificar o cuidado à saúde das pessoas com deficiência é um dos muitos e importantes passos a serem dados no longo caminho pela garantia dos direitos dessa população invisibilizada. A pesquisa “Inequidades de saúde enfrentadas pelas pessoas com deficiência: cartografando barreiras aos direitos humanos para qualificar o cuidado” tem atuado nesse sentido. A iniciativa desenvolve e implementa conteúdos de caráter educativo e comunicacional acessíveis, constituídos a partir da identificação das lacunas assistenciais e da qualidade mapeadas na literatura, formuladas de forma participativa pelos principais interessados. “Tanto a atenção especializada como a primária estruturam-se essencialmente a partir do modelo biomédico da deficiência, incapaz de compreender o sujeito em sua integralidade”, critica Laís Costa.
Notícia
Publicado em: 31/10/2023 10:25:36
A exposição da gestante a infecções e a determinadas vacinas pode levar o filho a apresentar transtornos como esquizofrenia? Uma pesquisa realizada na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) busca responder a essa questão. O projeto “Vacinação e Ativação do Sistema Imunológico Materno na Gravidez: Transtornos neurocomportamentais e cognitivos na prole” investiga se os imunizantes contra Covid-19 (m-RNA, BTN16b2) e trivalente para influenza (fragmentada e inativada) aplicadas na gravidez alterariam, nos filhos adultos, respostas comportamentais que são consideradas equivalentes da esquizofrenia e outros transtornos mentais. 
Notícia
Publicado em: 28/10/2023 21:28:36
Como os sistemas de saúde de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul responderam à pandemia de Covid-19? Quais estratégias cada um desses países adotou durante a crise? Que aprendizados esse período deixou para o enfrentamento de futuras emergências sanitárias? A pesquisa “Governança e respostas nacionais dos BRICS à Covid-19: caminhos, desafios e lições para os sistemas de saúde em contextos desiguais” está analisando essas questões. Selecionado pelo Edital de Pesquisa de 2021 da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fioruz), este é um dos projetos apoiados pelo Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Aplicado à Saúde Pública. O estudo tem como coordenadora Adelyne Maria Mendes Pereira e como vice-coordenadora Cristiani Vieira Machado, ambas pesquisadoras da ENSP.
Notícia
Publicado em: 18/10/2023 13:43:54
Dez anos após o último grande inquérito, as condições de vida e saúde do Povo Xavante voltam a ser alvo de uma investigação ampla para identificar tendências temporais e subgrupos populacionais mais vulneráveis dentro desta população indígena. Conduzida pelos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Rui Arantes e James Welch, a pesquisa ‘Saúde indígena em perspectiva diacrônica: os A’uwê Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa ao longo de uma década’ também pretende obter estimativas do perfil futuro de saúde da população que propiciem a redução das iniquidades em saúde entre os Xavante e entre indígenas e não indígenas. 
Notícia
Publicado em: 16/10/2023 11:38:38
Está no ar mais uma edição da série de entrevistas sobre os projetos selecionados pelo Edital de Pesquisa 2021. Desta vez, o tema é o ambiente alimentar escolar no Brasil. Na entrevista, a pesquisadora da ENSP, Letícia Cardoso, fala sobre o estudo 'Impacto da Regulamentação do Ambiente Alimentar Escolar', que busca contribuir para melhorar e criar novas medidas que protejam a saúde das crianças e promovam a alimentação saudável nas Escolas. A pesquisa prevê a criação de um aplicativo para avaliar o consumo alimentar de crianças escolares. 
Notícia
Publicado em: 09/10/2023 11:52:25
Os prejuízos à saúde e ao ambiente provocados pelo garimpo ilegal do ouro na Amazônia são conhecidos e estamparam manchetes de jornais do Brasil e do mundo este ano. Apesar da gravidade das consequências da contaminação por mercúrio, utilizado na atividade mineradora clandestina, não há ações de vigilância da população exposta. A fim de minorar o problema desta lacuna, a pesquisa ‘Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia: uma abordagem integrada saúde-ambiente’ vai ofertar o ‘Curso de Atualização Profissional em Vigilância e Monitoramento de Populações Expostas ao Mercúrio no Brasil’.
Notícia
Publicado em: 09/10/2023 10:45:39
Cada vez mais organizadas, as mulheres indígenas têm conquistado protagonismo na luta pelos direitos dos seus povos. O recente deslocamento da invisibilidade à liderança da mobilização tem trazido à tona pautas ainda pouco discutidas. Uma delas é a violência de gênero sofrida por meninas e mulheres indígenas. O tema emergiu nas atividades da pesquisa ‘Mulheres Indígenas e o direito à saúde: cenários contemporâneos e diálogos com os movimentos sociais’, coordenado pela pesquisadora Ana Lúcia Pontes. Este é um dos projetos selecionados pelo Edital de Pesquisa 2021, lançado pela Escola, no âmbito do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Aplicado à Saúde Pública. 
Notícia
Publicado em: 03/10/2023 21:30:02
‘Violência Política de Gênero, discursos de ódio e desinformação em interface com a saúde’ é o tema de um dos projetos selecionados pelo Edital de Pesquisa 2021, lançado pela ENSP, por meio da Vice-Direção de Pesquisa e Inovação, no âmbito do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Aplicado à Saúde Pública. Em entrevista ao Informe ENSP, a coordenadora do projeto e pesquisadora da Escola, Vera Marques, fala sobre os resultados esperados, as contribuições do estudo para a popularização da ciência, a relação entre as diversas vertentes da violência de gênero, assim como as políticas públicas necessárias para o enfrentamento à violência política de gênero contra mulheres e pessoas LGBTI+.
Notícia
Publicado em: 18/09/2023 18:02:55
“A agroecologia traz um elemento muito importante: o território. Quem vive, quem interage, quem interagiu ao longo dos séculos com aquele território.” Para além das questões ambientais e daquelas relacionadas a uma forma de fazer agricultura livre de elementos nocivos para a  saúde humana, o agrônomo Márcio Mendonça, coordenador do programa de Agricultura Urbana da organização AS-PTA - Agricultura Familiar e Agroecologia -  aborda em entrevista ao Portal ENSP os conceitos-chave em termos políticos e sociais para a discussão sobre a produção de alimentos no país.