Notícias: Desastres e Saúde Pública
31 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 05/11/2025 09:46:28
Durante a conferência de abertura do evento “Conectando saúde pública e desigualdades urbanas no contexto das mudanças climáticas: governança para um desenvolvimento justo nas cidades brasileiras”, o Conect, realizado no auditório da ENSP/Fiocruz entre os dias 4 e 6 de novembro, o pesquisador Léo Heller, da Fiocruz Minas e integrante da ONG Ondas, apresentou a palestra “Saúde, mudanças climáticas, direitos humanos à água e ao saneamento”. Ao abrir os debates do encontro, Heller propôs reflexões que dialogam com os temas que serão aprofundados ao longo dos três dias de evento. Ele defendeu que os direitos humanos à água e ao saneamento devem servir como marco analítico para pensar as políticas públicas e a política de forma mais ampla.
Notícia
Publicado em: 28/10/2025 12:18:01
O Brasil agora tem um Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. Instituído em outubro deste ano por meio de decreto, o PN-PDC 2025–2035 define seis princípios, nove diretrizes e vinte objetivos estratégicos com foco na gestão de riscos e de desastres, com mecanismos de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. O pesquisador da ENSP e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), Carlos Machado, participou da elaboração do plano, representado a Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 26/09/2025 10:14:38
O pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA), da ENSP/Fiocruz, Paulo Barrocas, participou do mais recente episódio do podcast “Crise Climática e Uma Só Saúde – Conhecimento e Informação”, da Rede Saúde Única (RSU/Fiocruz) no Rio Grande do Sul. O programa abordou os oceanos como pulmão azul do planeta e como a saúde dos mares está diretamente associado com a nossa saúde e bem-estar.
Notícia
Publicado em: 10/07/2025 16:09:17
A Fundação vai promover, de 15 a 18 de julho, o V Seminário de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade – Fiocruz frente à Crise Ecológica e Climática. O seminário será um momento importante de reflexão da trajetória institucional, buscando a identificação de diretrizes e estratégias para o enfrentamento dos desafios futuros da Fiocruz em saúde e ambiente na perspectiva dos territórios e reconhecimento das contribuições dos movimentos sociais.
Notícia
Publicado em: 30/05/2025 10:55:12
Na próxima quinta-feira (5/6), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) vai realizar o seminário “Emergências Climáticas e os Impactos na Saúde”. Promovido pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA), o evento faz referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O encontro será na sala de convívio do 2º andar da ENSP, de 9h30 a 16h30. Encontro interno reunirá membros do departamento e convidados.
Notícia
Publicado em: 20/02/2025 14:27:52
O calor extremo traz riscos à saúde de todos. Mas alguns podem se proteger, enquanto outros se veem obrigados a se expor a altas temperaturas, como vários grupos de trabalhadores. Como na sociedade em geral, há desigualdade de acesso a meios de amenizar os impactos da crise climática, no mundo do trabalho, os danos à saúde aumentam conforme o tipo de atividade exercida. É o que o médico do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Antonio Sergio Fonseca, explicou ao Informe ENSP.
Notícia
Publicado em: 13/02/2025 10:51:59
O forte calor do Rio de Janeiro não é apenas atrativo para ir à praia ou razão de desconforto e estresse para quem não tem como se refrescar. As altas temperaturas pelas quais a cidade maravilhosa é conhecida estão relacionadas ao aumento de mortalidade na capital fluminense. É o que mostra pesquisa realizada pelo doutorando da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) João Henrique de Araujo Morais. O estudo conduzido pelo aluno do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública aponta que o risco é maior para idosos e pessoas com algumas doenças.
Notícia
Publicado em: 25/07/2024 10:14:28
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atenta aos desastres provocados pelas mudanças climáticas como as recentes inundações que afetaram a região Sul do país, preparou uma série de vídeos com orientações e recomendações aos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial envolvidos nos atendimentos às famílias atingidas por desastres climáticos.
Notícia
Publicado em: 05/07/2024 14:24:12
Maior área úmida continental do planeta e casa de uma biodiversidade tão diversa quanto ameaçada, o Pantanal passa por mais uma intensa série de queimadas. Estima-se que, nos últimos cinco anos, os incêndios tenham degradado cerca de 9% da vegetação do bioma. Essa destruição gera prejuízos para a saúde das espécies que habitam o Pantanal e também das que vivem fora dele. Os danos são incontáveis e atingem, em curto, médio e longo prazo, populações humanas e outros animais de formas variadas. Sobre este assunto, o Informe ENSP entrevistou as pesquisadoras Sandra Hacon e Marcia Chame. Ambas são biólogas e, há décadas, têm se dedicado a estudar questões ligadas à relação entre saúde e ambiente, inclusive no Pantanal.
Notícia
Publicado em: 21/06/2024 17:04:06
Um ano antes do desastre das chuvas no Rio Grande do Sul, movimentos pela privatização dos serviços de saneamento de Porto Alegre ganhavam força. O prefeito Sebastião Melo (MDB) chegou a visitar concessionárias no Rio de Janeiro para conhecer modelos de concessão. Enquanto isso, funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), da capital gaúcha, já denunciavam precarização da autarquia, com redução de investimentos em infraestrutura e recursos humanos, mesmo com verba disponível. Em maio deste ano, a tragédia das inundações recordes reforçou a necessidade de aprofundar o debate sobre tema da privatização dos serviços de água e esgoto. Por isso, o Informe ENSP entrevistou os pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP/Fiocruz) Paulo Barrocas e Marcos Denício sobre o tema.
Notícia
Publicado em: 20/06/2024 18:20:42
A pesquisadora colaboradora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde da ENSP, Fernanda Serpeloni, atuou recentemente no Comitê de Operações Especiais montado pelo Ministério da Saúde para enfrentar a situação que afeta a região sul. Especialista em Violência e Saúde Mental e em atuação nas emergências e desastres, ela fala sobre a relação entre o aumento da violência em desastres, e a importância de estratégias de mitigação e prevenção em todas as fases desses eventos críticos, incluindo a preparação, a resposta e a reconstrução.
Notícia
Publicado em: 17/06/2024 09:26:06
Neste sexto episódio do podcast “A saúde é coletiva”, vamos falar sobre o papel da saúde pública na crise humanitária gerada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que começaram no final de abril de 2024. Para falar sobre esse assunto, o entrevistado especial é Carlos Machado de Freitas, que faz parte do Conselho Deliberativo da Abrasco e é pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Carlos também é coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres e Emergências em Saúde.
Notícia
Publicado em: 29/05/2024 08:46:42
Crucial no campo da saúde também em contextos de desastres, a Assistência Farmacêutica precisa estar bem estruturada e preparada para emergências. A falta de planejamento de ações, tanto de preparação quanto de resposta a momentos críticos, tende a agravar os danos. Tragédias causadas por eventos climáticos extremos, como as chuvas que inundaram grande parte do Rio Grande do Sul, devem ocorrer cada vez mais frequentemente, como alerta o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Por isso, é urgente que municípios se organizem para fornecer AF para estes cenários. O Informe ENSP abordou o tema em entrevista com as farmacêuticas Claudia G. S. Osorio de Castro (ENSP) e Elaine Miranda (UFF).
Notícia
Publicado em: 21/05/2024 19:38:05
Desmatamentos, alterações no ciclo hidrológico, destruição de matas ciliares, mudanças em cursos de rios, medidas de prevenção insuficientes… Antigas e recentes, diferentes intervenções humanas contribuíram com o potencial destrutivo das chuvas no Rio Grande do Sul. Pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) da ENSP/Fiocruz explicam e comentam fatores antrópicos que ajudam a entender a intensidade e o volume da tempestade que assolou os gaúchos entre abril e maio de 2024. Em entrevista ao Informe ENSP, o oceanógrafo Paulo Barrocas e o engenheiro civil Marcos Denicio, atual chefe do DSSA, analisaram desde características geográficas da região Sul até possíveis falhas e deficiências da infraestrutura de saneamento de Porto Alegre.
Notícia
Publicado em: 21/05/2024 14:15:06
Para que um evento seja considerado um desastre, precisa combinar ameaças de origem natural e/ou tecnológica, exposição, condições de vulnerabilidade e capacidades de prevenção e respostas para reduzir os riscos. Desse modo, um desastre requer um conjunto de aspectos que envolvem condições físicas e sociais. Veja os cards, conheça seis conceitos fundamentais relacionados ao tema e saiba mais! O conteúdo é baseado no ‘Guia de Preparação para Resposta à Emergência em Saúde Pública por Inundações Graduais’. A publicação é do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador da ENSP/Fiocruz Carlos Machado.