Notícias: Divulgação Científica
3.213 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 17/01/2017 13:47:30
Notícia
Publicado em: 16/01/2017 15:19:28
Notícia
Publicado em: 12/01/2017 13:22:50
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) divulgou na tarde de segunda-feira (9/1) uma atualização de alerta epidemiológico sobre febre amarela para a Região das Américas. O documento informa que, desde 2016, Brasil, Colômbia e Peru reportaram casos confirmados da doença. A febre amarela é uma enfermidade hemorrágica viral aguda transmitida por mosquitos infectados. Pode ser prevenida por uma vacina eficaz, segura e acessível.
Notícia
Publicado em: 10/01/2017 16:18:15
Foi com esse questionamento que o pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), André Pereira, iniciou a apresentação do Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet, conferido ao blog Tuberculose: Circulando a Informação, vinculado ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde. Em todas as vertentes, a resposta obtida foi a mesma, seja nas pesquisas realizadas, conversas informais e até mesmo da plateia presente ao encontro: utilizar um buscador de informações na internet. Segundo ele, isso confere ao usuário da rede grande empoderamento. No entanto, a enorme quantidade de informações também pode representar um risco. Afinal, como saber qual é confiável? Durante o evento, também foi lançado o livro Qualidade da Informação em Sites de Tuberculose: Análise da Segunda Experiência Inovadora, uma iniciativa do Laiss/CSEGSF/ENSP, disponível para download. Assista, na íntegra, as apresentações desse encontro no canal da ENSP, no youtube.
Notícia
Publicado em: 09/01/2017 10:14:35
Já está disponivel on-line a nova versão do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação traz como destaque o novo produto aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esclerose múltipla. O boletim destaca ainda a mudança na orientação sobre alegação de propriedades e o novo tratamento para hemofilia. Confira o boletim do Cecovisa na íntegra.
Notícia
Publicado em: 05/01/2017 14:04:04
Cinco filhos. O mais novo, com pouco mais de um mês, está com ela na Unidade Materno Infantil (UMI), na Penitenciária Talavera Bruce, em Bangu, Rio de Janeiro. Preso. Com a mãe. Noventa gramas de maconha que ela transportava para o ex-companheiro na cadeia foram o crime. Quatro anos e um mês em regime fechado é a sentença. Pediu para não ser identificada na reportagem de Radis mas quis contar a sua história. Disse que se arrepende. Que nunca traficou nem roubou. Que fez o que fez porque, na época, era ameaçada pelo pai dos dois primeiros filhos. E que espera sair dali dentro de cinco meses com seu bebê nos braços e voltar para o emprego que tinha em um restaurante japonês — como já cumpriu boa parte da pena antes do julgamento como presa provisória, ela acredita que a Justiça lhe será favorável e que vai conseguir a condicional.
Notícia
Publicado em: 03/01/2017 13:12:44
Ao final de 2016, o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Daps/ENSP) organizou o seminário Desafios da Regionalização e Conformação de Redes de Atenção em Contexto de Desigualdades Territoriais. A atividade reuniu pesquisadores da ENSP e outras instituições de ensino e pesquisa que debateram, entre outros assuntos, desigualdade e fragmentação de políticas e sistemas de saúde, desigualdade e diversidade territorial, desafios de governança regional no SUS, além de desafios da integração na atenção básica. O primeiro dia do evento, 12 de dezembro, contou com a participação de Asa Cristina Laurell, umas das pesquisadoras mais representativas da corrente da medicina social latino-americana, que apresentou uma reflexão sobre as redes de atenção nos sistemas de saúde latino-americanos.
Notícia
Publicado em: 28/12/2016 12:30:57
O ano de 2016 chega ao fim e com ele se vão uma série de direitos conquistados. Perdas irreparáveis nas áreas da saúde, educação, direitos sociais, entre tantas outras. Nessa perspectiva a revista Cadernos de Saúde Pública publicou em seu último volume do ano (volume 32, nº12) o Editorial intitulado "2016: um ano de perplexidade". De autoria das Editoras, o texto traz uma análise sobre a conjuntura de 2016 e suas repercussões para os direitos sociais e o Sistema Único de Saúde (SUS), abrindo a discussão da Seção Espaço Temático deste fascículo sobre Austeridade Fiscal, Direitos e Saúde. "A partir de 2016, as políticas em defesa da saúde como direito universal e dever do Estado não encontram acolhida no Executivo e Legislativo federal. Pelo contrário, verifica-se o avanço de decisões políticas que comprometem o efeito protetor conferido pela Constituição e Lei Orgânica da Saúde, desmontam a institucionalidade e fragilizam a base material e técnica do SUS, cada vez mais atingida por questões de ordem financeira", analisam as editoras da revista.
Notícia
Publicado em: 21/12/2016 17:19:38
Ao dar continuidade ao Seminário Desafios da regionalização e conformação de redes de atenção em contexto de crise e de desigualdades territoriais, o segundo dia de debates aprofundou discussões acerca das políticas públicas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), assim como tratou dos desafios da integração regional de políticas, serviços e práticas. Um dos palestrantes do evento, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner, expôs uma série de dificuldades do SUS e comentou que, em uma proposta de superação, todas essas questões devem ser enfrentadas. O encontro contou, ainda, com a apresentação de mais cinco pesquisadores. Todas as palestras estão disponíveis, na íntegra, no canal da ENSP, no youtube. Assista.
Notícia
Publicado em: 19/12/2016 13:28:38
A edição de dezembro de 2016 (vol.21 n.12) da Revista Ciência & Saúde Coletiva, disponível on-line, enfoca os desafios para as políticas públicas, de vigilância e de prevenção dos eventos acidentais. Segundo as pesquisadoras Adalgisa Peixoto Ribeiro, Edinilsa Ramos de Souza e Camila Alves Bahia, os acidentes afetam direta e indiretamente as condições de saúde dos indivíduos e dos grupos populacionais, constituindo um conjunto diverso de eventos que reduzem os anos de vida produtiva, gerando lesões e sequelas, muitas vezes irreversíveis, e produzindo elevado número de mortes que poderiam ser evitadas. No Brasil, desde 2010 os acidentes têm representado, aproximadamente, 80% das internações realizadas no SUS por causas externas, dentre as quais sobressaem as quedas, com cerca de 45% das hospitalizações, seguidas pelos acidentes de transporte, que perfazem 22%. Além dos custos sociais e individuais, esses eventos têm exigido do setor saúde uma gama de recursos, das mais diversas ordens, em todos os níveis da atenção e da reabilitação; e investimentos em vigilância para o diagnóstico das demandas cada vez maiores, tanto em termos quantitativos como de complexidade. Esta edição da revista apresenta estudos envolvendo os principais acidentes (transporte e quedas) e vai além da atuação tradicional do setor saúde. Após 15 anos de criação da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências, pelo Ministério da Saúde, é importante identificar sua conexão com as orientações atuais das duas Conferências das Nações Unidas sobre segurança no trânsito.
Notícia
Publicado em: 19/12/2016 10:35:36
A última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP fala sobre a mudança apresentada pela Anvisa do novo modelo da próxima Agenda Regulatória. O objetivo é qualificar a participação social no processo de levantamento de problemas, esclarecendo que a AR 2017/2020 vai avaliar e priorizar os problemas relacionados ao marco regulatório da Anvisa e as oportunidades de melhoria da atuação da Agência.
Notícia
Publicado em: 13/12/2016 18:24:18
Enquanto na população brasileira em geral a incidência da tuberculose está em 33 casos para 100 mil habitantes — o que já torna o Brasil um dos 20 países com alta carga da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) —, entre os detentos esse indicador sobe para alarmantes 932 ocorrências. Para especialistas, trata-se de um cenário de emergência de saúde e de violação dos direitos humanos, uma vez que a doença se dissemina graças à superlotação dos presídios provocada pelo encarceramento massivo, especialmente da população negra e mais pobre. “Estar preso é um fator de risco, ter passado pelo sistema prisional também”, disse a pneumologista e pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) Margareth Dalcolmo, comentando as políticas de encarceramento massivo, especialmente da população mais pobre.
Notícia
Publicado em: 13/12/2016 13:22:24
De acordo com o editorial da revista Cadernos de Saúde Pública (volume 32 número 11), assinado pelos pesquisadores Paula Fernandes de Brito e Marcia Gomide da Silva Mello, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de uma agricultura de subsistência, nos tempos passados, chegou-se a outro extremo: um modelo direcionado ao mercado, em que as regras do jogo são ditadas pelo capital. Os autores festejam que a história tenha demonstrado a capacidade humana em reverter cenários desfavoráveis, sendo um dos caminhos para tal reversão a agroecologia, que tem, dentre seus pilares, a promoção de práticas de cultivo respeitosas a todos os seres, bem como a aproximação entre o rural e o urbano, na busca de diálogo entre produtores e consumidores, no intuito de ofertar alimentos saudáveis, livres de insumos químicos, e promover encontros harmônicos.
Notícia
Publicado em: 12/12/2016 17:15:07
No dia 15 de dezembro, o pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps), Paulo Amarante, estará em Aracaju para a palestra Fora, Manicômio – Um ano da ocupação da Coordenação Nacional de Saúde Mental: os caminhos da luta antimanicomial. O encontro está marcado para as 18h e será realizado no auditório da Faculdade Pio Décimo Campus I e também conta com a participação de Wagner Mendonça.
Notícia
Publicado em: 12/12/2016 16:41:13
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca encerrará mais um ano de atividades. Para comemorar, de 13 a 15 de dezembro, serão realizadas atividades científicas e culturais abertas a toda a comunidade Fiocruz. Na terça-feira, 13 de dezembro, a partir das 8 horas, no pátio da Escola, terá início a exposição Frederico Simões Barbosa: da Medicina Tropical à Saúde Pública, organizada pela Presidência da Fiocruz e a Casa de Oswaldo Cruz, a mostra apresenta a trajetória, tanto no Brasil como na OMS, sua vida pessoal e suas preocupações com o social. Já no dia 14, quarta-feira, será a vez da ação especial de Natal do projeto Livro em Movimento, exibição do documentário Catastroika e lançamento do Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet, no blog Tuberculose: circulando a informação. Todas as atividades da semana serão abertas aos interessados e não necessitam de inscrição prévia. Participe!