Busca do site
menu

Notícias: Divulgação Científica

3.213 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 09/11/2016 17:09:57
O desenvolvimento das atividades científicas na saúde pública do Brasil, as origens da Fiocruz na antiga Fazenda de Manguinhos e a evolução urbana do Rio de Janeiro - com grandes mudanças em sua paisagem - nos anos de 1903 a 1946 são resgatados na exposição Manguinhos revelado: um lugar de ciência. Concebida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), unidade e centro de memória da Fundação, a mostra conduz o público à verdadeira jornada histórica em quatro módulos que reúnem fotografias, filmes e objetos museológicos. Os registros fotográficos são assinados por J. Pinto (contratado pelo próprio Oswaldo Cruz) e pertencem ao conjunto de negativos de vidro - composto por cerca de 8 mil itens digitalizados – do Arquivo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), reconhecido pelo Programa Memória do Mundo da Unesco como Patrimônio Documental da Humanidade desde 2012.  
Notícia
Publicado em: 09/11/2016 15:09:59
Com o objetivo de estruturar uma rede envolvendo todos os grupos de pesquisa ligados à nanotecnologia da Fundação Oswaldo Cruz para o desenvolvimento de plataformas tecnológicas com infraestrutura e tecnologia nano, foi realizada a 1ª Reunião de Estruturação do Programa de Pesquisa Translacional em Nanotecnologia (Rede Fio-Nano). Estiveram presentes mais de 50 integrantes de 5 grupos de pesquisa já cadastrados para participar da rede, provenientes de 9 unidades da Fundação. O pesquisador da ENSP, William Waissmann, que faz parte do grupo, falou a respeito da toxicologia e saúde, avaliação de contaminantes, poluentes e resíduos, além de seus impactos sobre a saúde da população. Confira o podcast do pesquisador sobre a Rede Fio-Nano e a atuação da ENSP na área, disponível no Soundcloud da ENSP.  
Notícia
Publicado em: 08/11/2016 11:23:37
A tuberculose é uma das principais causas de morte por doença infecciosa em todo o mundo. A doença foi classificada pela Organização Mundial de Saúde como uma emergência de saúde pública global e combate-la é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Nesse contexto, a pesquisa em tuberculose torna-se cada vez mais importante para que possam ser desenvolvidas novas formas de diagnóstico, vacinas e medicamentos para tratamento. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem ampla atuação na pesquisa em tuberculose, incluindo projetos de pesquisa clínica, promoção da saúde, diagnóstico molecular e imunológico, susceptibilidade genética e resistência à doença, genômica funcional e interação patógeno-hospedeiro.
Notícia
Publicado em: 07/11/2016 17:33:24
Debatendo o tema Dignidade humana e os Direitos Humanos, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP celebrou o Bioethics Day. O encontro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), também homenageou dois grandes nomes que se destacam no campo da bioética: os professores Fermin Roland Schramm, da ENSP, e Olinto Pegoraro, da UFRJ, Uerj e PPGBIOS. Os palestrantes do encontro foram a professora da Universidade de Brasília (UnB), Débora Diniz, e o pesquisador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), Pablo Dias Fortes. Confira as apresentações, que estão disponíveis, na íntegra, no canal da ENSP, no youtube. 
Notícia
Publicado em: 07/11/2016 12:44:07
Há alguns anos, pesquisadores vêm alertando a sociedade para doenças causadas por fungos que se tornaram mais agressivos e resistentes e se aproveitam da queda das defesas humanas causadas por doenças ou medicamentos. Algumas infecções fúngicas são fatais, mas a invisibilidade da doença, que se espalha silenciosamente, faz com que ela entre para a lista de doenças consideradas negligenciadas pela saúde pública. Para falar sobre o assunto, o dermatologista e pesquisador da ENSP Ziadir Coutinho foi convidado como um dos palestrantes de um simpósio que será realizado no próximo dia 17 de novembro na Academia  Brasileira de Medicina. Junto com Dayvison Freitas, pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Carlos Chagas (INI/Fiocruz), Ziadir falou sobre a criação da Rede de Micologia da Fiocruz, que vem sendo desenvolvida há dois anos por profissionais de várias unidades da Fundação. O evento é gratuito, e as inscrições já podem ser feitas pelo e-mail: inscricoes@anm.org.br.
Notícia
Publicado em: 07/11/2016 11:20:42
A edição desta semana do Boletim do Cecovisa ressalta a participação do Centro Colaborador da ENSP no 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), que acontece de 26 a 30 de novembro, em Salvador. A publicação, além de destacar a exposição fotográfica Visa em Foto e o curso pré-simpósio  Filmes na visa: uma possibilidade de reflexão crítica e de diálogo para os processos de trabalho, divulga a parceria entre Anvisa e Inmetro e traz a entrevista da presidente do 7º Simbravisa, Dra. Gisélia Santana Souza. Confira o boletim.
Notícia
Publicado em: 04/11/2016 16:33:05
Nesta segunda-feira (7/11), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca lança a versão em português do site Mad in America, criado pelo premiado jornalista estadunidense Robert Whitaker, especializado no tema da indústria farmacêutica no campo da psiquiatria. O Mad in Brasil, hospedado no país por meio da parceria americana com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, do Departamento Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Laps/Dihs/ENSP), tem o propósito de ampliar e fortalecer o diálogo entre aqueles que desejam repensar a psiquiatria e construir um novo paradigma de assistência psiquiátrica. Além do Brasil e Estados Unidos, comunidade possui os sites Mad in America Hispano-Hablante e Mad in Japan (em desenvolvimento). 
Notícia
Publicado em: 04/11/2016 14:00:29
A edição n°170 de novembro de 2016 da Revista 'Radis', disponível on-line, sai em defesa da comunicação pública por entender que a diversidade de vozes e matizes de interlocutores tenha maiores chances de acontecer nesse espaço de compartilhamento e negociação dos mais diferentes interesses e sentidos, privilegiando o direito humano de comunicar para além do simples acesso à informação, num processo necessariamente dialógico e participativo. Esta concepção de comunicação, de acordo com pesquisadores, especialistas e ativistas ouvidos pela revista, pressupõe a autonomia dos cidadãos e das coletividades numa esfera em que estão presentes tanto o Estado quanto a sociedade. Segundo a Radis, no âmbito do Estado, a comunicação pública só é possível com independência editorial em relação aos governos, quando ela não está a serviço de interesses partidários, só funciona quando os governos estão comprometidos com a autonomia e a pluralidade no processo de comunicação. "No Brasil, a tradição autoritária e patrimonialista do Estado nunca permitiu que houvesse comunicação estatal de interesse público. Sempre resultou, mais cedo ou mais tarde, em comunicação governamental, como demonstra o atual golpe à jovem experiência da Empresa Brasil de Comunicação." Já no âmbito da sociedade, acrescenta o editorial da revista, a comunicação também não será pública enquanto for orientada pelo mercado e o capital, essência da mídia comercial. "A mídia brasileira é um lamentável arremedo de espaço comunicativo, um oligopólio de meia dúzia de famílias dedicado à desinformação e à manipulação. Uma imprensa ultrapartidária que se diz 'neutra', rádios e TVs que se apropriam de concessões públicas sem qualquer regulação séria por parte do Estado ou, principalmente, da sociedade. Esta mídia existe para realizar negócios como a produção da cultura do consumo, a especulação financeira, a apropriação privada dos recursos públicos, a reprodução do modo de produção capitalista e da dominação da classe hegemônica há 500 anos no país", aponta a publicação.
Notícia
Publicado em: 03/11/2016 12:42:34
A última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP traz como destaque a exposição fotográfica Visa em Foto, que acontecerá durante o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa). A exposição pretende formar um acervo de imagens, na ENSP, sobre a vigilância sanitária brasileira. Para tanto, os organizadores esperam receber fotografias relacionadas às áreas de atuação da Vigilância Sanitária com o cotidiano de suas atividades, e que suscitem a reflexão sobre o papel da Vigilância na contemporaneidade. A exposição será fruto da seleção das 50 melhores fotos enviadas por trabalhadores da Vigilância Sanitária, docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação. Acesse o boletim na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 31/10/2016 16:57:14
O documento Preventing youth violence: an overview of the evidence, publicado pela Organização Mundial de Sáude (OMS) em 2015, foi recentemente traduzido para o português pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), Centro Colaborador da Organização. No estudo pode-se encontrar uma revisão do que se conhece sobre a prevalência e as consequências da violência praticada por jovens, os fatores de risco subjacentes e estudos científicos sobre a eficácia de programas de prevenção da violência juvenil, tendo por objetivo ajudar a reduzir o número de jovens que são vítimas desse tipo de violência ou a praticam.
Notícia
Publicado em: 31/10/2016 15:50:26
O Centro Colaborador em Vigilância Sanitária, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, da ENSP, está envolvido com a realização de várias atividades no 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, que será realizado em Salvador, de 26 a 30 de novembro. As pesquisadoras do Cecovisa fazem parte da comissão científica e, também, desenvolveram um grande projeto a fim de participar desse encontro, que inclui a realização do curso pré-simpósio Filmes na visa: uma possibilidade de reflexão crítica e de diálogo para os processos de trabalho; a exposição fotográfica Visa em Foto e a oficina Vigilância Sanitária e Eventos de Grande Massa. Segundo a pesquisadora do Cecovisa Vera Pepe, além da troca de experiências, no simpósio, há uma rica produção de conhecimentos e de produtos que qualificam as pesquisas, o ensino e a prática da vigilância sanitária no país. A exposição fotográfica receberá imagens sobre a temática até 6 de novembro, e o curso pré-simpósio tem inscrições abertas até 18/11. 
Notícia
Publicado em: 31/10/2016 14:43:13
Na terça-feira (1/11), o Sala de Convidados analisará o conteúdo da Proposta de Emenda Constitucional 241, que, ao começar a tramitar no Senado, ganha nova numeração e agora passa a ser a PEC 55. O programa vai ao ar, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. Não perca e participe! Os convidados são o professor do programa de pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, Luis Antônio Ribeiro; a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Vilma Pinto; e o economista e professor de Finanças do Ibmec/RJ, Gilberto Braga.
Notícia
Publicado em: 27/10/2016 16:46:24
Os resultados da pesquisa Crack e Exclusão Social apontam para o fato de que o uso de crack é consequência, e não causa da exclusão social. A pesquisa foi encomendada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Cidadania (Senad/MJ) devido ao contexto de consumo da droga no país, evidenciado pelos resultados da Pesquisa Nacional sobre Crack, desenvolvida pela Fiocruz. De acordo Leon Garcia, psiquiatra e diretor de Articulação e Projetos da Senad à época em que a pesquisa foi solicitada, percebeu-se a necessidade de entender a relação sociológica do tema. Após a realização de duas centenas de entrevistas com usuários e profissionais de saúde mental, a pesquisa mostrou que o uso do crack piora a situação de pessoas que não têm laços familiares, moradia, trabalho e estudo, mas que esses problemas chegaram antes da dependência na substância. “Em 2009, o país começou a discutir a questão do crack; porém, essa discussão se deu muito mais em relação ao tema da segurança pública. Isso trouxe respostas de forças repressivas e a consequente repressão de direitos dos usuários da droga. As cenas de uso - apresentadas na Pesquisa Nacional - mostravam a profunda relação de miséria em que essas pessoas vivem. Existe uma associação enorme entre miséria e abuso de drogas lícitas e ilícitas, que estimula ainda mais a desigualdade social no Brasil”, afirmou Leon.
Notícia
Publicado em: 26/10/2016 14:30:40
O Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), em parceria com a Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/ENSP), realizou, nos dias 18 e 19 de outubro, o seminário Cooperação e construção de conhecimento em territórios marcados pela violência. O encontro contou com a participação da professora da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luciana Boiteux, que ressaltou, em sua fala, ser a segurança pública a garantia de acesso a direitos; porém, atualmente, é vista como exclusão de direitos. Durante o evento, também foi lançado o livro ‘Saúde e Segurança Pública: desafios em territórios marcados pela violência’, organizado por Leonardo Brasil Bueno, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e membros da Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz. A publicação é uma contribuição para o aprofundamento de reflexões que orientem o debate a respeito de saúde e segurança pública na instituição, em diálogo com o Estado e a sociedade civil.
Notícia
Publicado em: 26/10/2016 10:48:50
Dando continuidade ao evento Paleoparasitologia e Paleopatologia: contribuições para o conhecimento sobre as doenças, na quinta-feira (27/10), será realizada uma homenagem ao pesquisador Adauto José Gonçalves de Araújo. As atividades terão início às 8h30, na sala 410 da ENSP, com as palestras Paleoparasitologia e Paleopatologia: diferentes contribuições para a pesquisa, o ensino e conhecimento sobre saúde e Acervos biológicos e sua importância estratégica para pesquisa em paleopatologia e saúde atual. No período da tarde, a partir das 13h30, no salão internacional da Escola, haverá a homenagem à Adauto, seguida do lançamento do livro digital Protocolos para estudos de doenças infecto-parasitárias em amostras de acervos e coleções. Posteriomente será realizada também visita às coleções e laboratórios de paleoparasitologia. A atividade é aberta a todos os interessados.