Busca do site
menu

Notícias: Divulgação Científica

3.213 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 25/10/2016 16:01:59
Com o tema Paleoparasitologia e Paleopatologia: contribuições para o conhecimento sobre as doenças, o Departamento de Endemias da  ENSP vai homenagear a trajetória acadêmica do pesquisador Adauto José Gonçalves de Araújo, nos dias 26 e 27 de outubro. Falecido em 2015, Adauto escreveu sua trajetória na pesquisa e ensino sobre a origem e evolução das infecções parasitárias, denominada paleoparasitologia, foi pesquisador titular e ocupou diferentes cargos, entre os quais a direção da Escola, de 1994 a 1997, e a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, de 2003 a 2005. Adauto ainda foi coordenador geral de Pós-Graduação da Fundação Oswaldo Cruz, de 2005 a 2006. O evento terá mesas temáticas, homenagem com slide show e depoimentos, com a participação de alunos e parceiros de trabalho da paleopatologia, da arqueologia e colegas da Fiocruz, além de ser lançado o livro digital Protocolos para estudo de doenças infecto-parasitárias em amostras de acervos e coleções. Confira a programação do evento.
Notícia
Publicado em: 24/10/2016 12:35:25
A nova edição da Revista Ciência e Saúde Coletiva traz para discussão o tema da deficiência e sua abordagem pela saúde pública no Brasil e no mundo. Os artigos que compõem a publicação ressaltam as mudanças e tensões na compreensão conceitual da deficiência, na virada do Século XXI, e como isso se reflete em atitudes, práticas e políticas. O tema da deficiência cresce em visibilidade, consciência política e participação no Brasil e no mundo. Os textos apresentam estudos sobre a prevalência da deficiência em nível nacional; sobre deficiência e sociedade, com ênfase no esporte, tecnologias sociais e políticas públicas; sobre deficiência e família; e sobre os tratamentos, recursos terapêuticos, redes de apoio, com destaque para os papéis familiares, diferenças de gênero e faixa etária. Há ainda uma análise documental do marco legislativo brasileiro de políticas aplicadas à área, reflexões críticas sobre os instrumentos que medem a funcionalidade e regulam a aposentadoria, e sobre as barreiras de acesso ao benefício da prestação continuada. Ao mostrar avanços e os desafios num tema social tão sensível, o número temático está repleto de ensinamentos. 
Notícia
Publicado em: 24/10/2016 12:05:48
Já está disponível on-line a última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação destaca o curso organizado pelo Cecovisa no 7º Simbravisa, além de trazer dicas do jogo on-line sobre vigilância sanitária em eventos de massa e a lista atualizada de medicamentos controlados. Confira o boletim na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 24/10/2016 11:57:30
A Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizará o IV Seminário Juventude e Iniciação Científica nos dias 25, 26 e 27 de outubro no auditório da Escola. O encontro objetiva a promoção de intercâmbio de experiências e análises sobre educação científica de jovens estudantes ainda na educação básica. Nesta edição de celebração dos 30 anos do Programa de Vocação Científica, o pesquisador da ENSP, professor emérito da Fiocruz e idealizador do Provoc, Luiz Fernando Ferreira será o homenageado.
Notícia
Publicado em: 21/10/2016 16:45:50
As Américas comemoram 25 anos sem casos de poliovírus selvagem na região. O último caso foi detectado em 23 de agosto de 1991, no Peru. Os esforços dos países, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), para vacinar as crianças e manter altas coberturas de vacinação, assim como uma vigilância epidemiológica contínua para detectar o vírus de forma precoce, têm sido medidas importantes para eliminar a doença e manter a região livre da poliomielite. “Graças ao grande empenho e trabalho dos países do continente americano, de seus trabalhadores de saúde, doadores e cooperantes, a poliomielite é, agora, um temor do passado para os pais da nossa região”, afirmou o chefe do Programa Ampliado de Imunizações da Opas/OMS, Cuauhtémoc Ruiz Matus. “Continuar vacinando é fundamental para que a pólio desapareça de todo o mundo, algo em que estamos trabalhando há trinta anos”, complementou.
Notícia
Publicado em: 20/10/2016 13:13:48
Quem cuida do cuidador? Considerados por quem pesquisa e pensa a saúde coletiva como um dos mais importantes elos entre a população e o Sistena Único de Saúde, os agentes comunitários de saúde (ACS) também enfrentam, em seu dia a dia, diversas situações que os colocam sob riscos. Número elevado de pacientes para cuidar, falta de interlocução com suas equipes e vínculos de trabalho precários foram alguns dos problemas levantados numa grande reflexão sobre a prática dos agentes comunitários de saúde, realizada em um seminário que encerrou a Semana do ACS, no dia 7 de outubro, na ENSP. Participaram do debate pesquisadores da Escola, agentes de saúde, ativistas, médicos, entre outros profissionais da área.
Notícia
Publicado em: 19/10/2016 16:09:00
O Portal do Senado está com consulta pública aberta para que a população possa opinar sobre o Projeto de Lei do Senado nº 769, de 2015, do ex-Senador José Serra, que padroniza as embalagens de tabaco no país. Os interessados devem se cadastrar, confirmar através do e-mail, e votar. Somente uma votação será válida. Este ano no Brasil o mote escolhido para a campanha do Dia Mundial sem Tabaco foi a padronização das embalagens de cigarro. O intuito do slogan "Única embalagem para o mesmo mal" objetivou destacar o papel da embalagem padronizada como parte de uma abordagem abrangente e multisetorial para o controle do tabaco. De acordo com a coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Cetab/ENSP), Valeska Figueiredo, a campanha alertou para a não utilização dos maços de cigarro como veículos de promoção e propaganda. "Estudos apontam a capacidade de crianças bem pequenas associarem as embalagens ao fumo, além de assegurarem que os maços são uma forma de propaganda. Países que adotaram essa medida comprovaram a total eficiência na queda da iniciação ao tabagismo", garantiu a coordenadora do Cetab/ENSP.
Notícia
Publicado em: 18/10/2016 13:13:15
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP debateu, no dia 21 de setembro, o uso dos telhados verdes e os impactos na saúde e ambiente. Uma tecnologia considerada simples e barata, os telhados verdes vêm sendo pesquisados e testados pela ENSP em seu próprio prédio. Falando de maneira simplificada, trata-se de cobrir o telhado das edificações com vasos de plantas (as espécies e recipientes são escolhidos de modo a otimizar a disposição e eficiência dos telhados). Além de ajudar a diminuir o calor nos prédios, as plantas também retêm água, que poderia, em caso de chuva forte, encharcar o solo ocasionando deslizamentos de terra. Participaram do Ceensp sobre os telhados verdes os pesquisadores Renato Castiglia, do Departamento de Saúde e Ambiente (DSSA/ENSP) e Sylvia Meimaridou Rola, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. O debate foi coordenado por Tasuo Cabo Shubo, pesquisador da ENSP.
Notícia
Publicado em: 17/10/2016 11:08:29
O programa Bate Papo na Saúde, exibido pelo Canal Saúde da Fiocruz, dedicou uma edição especial ao Programa Mais Médicos, renovado recentemente, por mais três anos, pelo Governo Federal. A pesquisadora da ENSP Maria Helena Machado, que coordenou a avaliação da primeira fase do PMM, foi uma das entrevistadas do programa exibido no começo de outubro de 2016. Ela comentou os principais resultados da pesquisa e o impacto do Mais Médicos em regiões que conviviam com a ausência de médicos. Confira.
Notícia
Publicado em: 14/10/2016 14:27:04
Nos dias 18 e 19 de outubro, a Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, em parceria com Departamento de Estudo de Violência e Saúde Jorge Cereli (Claves/ENSP/Fiocruz) e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (ESPJV/Fioccruz) realizarão o encontro Cooperação e construção de conhecimento em territórios marcados pela violência: desafios e possibilidades. O encontro tem por objetivo estimular reflexões e organizar propostas da comunidade Fiocruz e sociedade civil referentes ao trabalho cooperativo e à construção de conhecimento em territórios militarizados da periferia urbana. O evento pretender também resgatar e aprofundar as discussões iniciadas no seminário Saúde e Segurança Pública: desafios em territórios vulnerabilizados, realizado em 2015, na Fiocruz. Na atividade também serão discutidos os reflexos da violência no campo da saúde e da educação, à luz de diferentes especialidades. Os interessados poderão se inscrever no local do evento, que acontecerá no auditório da Diretoria de Administração de Campus (Dirac).   
Notícia
Publicado em: 14/10/2016 13:41:01
Novos dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no relatório global sobre tuberculose de 2016 mostram que os países precisam se mover mais rapidamente para prevenir, detectar e tratar a doença com o objetivo de cumprir as metas globais. Governos concordaram sobre as metas para acabar com a epidemia de tuberculose tanto na Assembleia Mundial da Saúde quanto na Assembleia Geral das Nações Unidas, no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - incluindo uma redução de 90% nas mortes por tuberculose e uma diminuição de 80% nos casos da doença até 2030 em comparação com 2015.
Notícia
Publicado em: 14/10/2016 13:14:45
Três da madrugada e a professora Lucicley Modesto de Moura já está de pé. O expediente na Escola Municipal João Esperidião dos Santos, na cidade de Magé, Rio de Janeiro, só começa às sete, mas ela não consegue dormir. Vai arrumar o armário, mudar um móvel de lugar, brincar com o cachorro, porque não consegue dormir. Em volta dela, todos parecem estar em sono profundo, mas ela não consegue dormir. Daqui a pouco o sol vai nascer e ela não consegue dormir. Faz 10 anos que Lucicley não sabe o significado de uma boa noite de sono. Naquela época, passava madrugadas em claro estudando para concluir o curso de Biologia. “Trabalhava de dia e frequentava as aulas à noite. Não tinha outro horário para estudar”, conta. “O sono foi se perdendo. Acho que meu corpo acostumou”. Na segunda reportagem da série, Radis discute aspectos de promoção da saúde, abordando o sono do ser humano, estimulado a dormir cada vez menos.
Notícia
Publicado em: 13/10/2016 11:02:35
Tributar bebidas açucaradas pode baixar seu consumo e reduzir a obesidade, diabetes tipo 2 e cáries dentárias, afirma um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). As políticas fiscais que levam a um aumento de pelo menos 20% no preço de venda desses produtos resultaria em reduções proporcionais do consumo, de acordo com o “Fiscal policies for Diet and Prevention of Noncommunicable Diseases (NCDs)”, disponível em inglês. A diminuição do consumo de bebidas açucaradas significa uma menor ingestão de “açucares livres” e calorias no geral, uma melhor nutrição e menos pessoas sofrendo com sobrepeso, obesidade, diabetes e cárie dentária.
Notícia
Publicado em: 10/10/2016 10:04:30
A última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP já está disponível on-line. A publicação destaca a entrevista com Gisélia Santana Souza, presidenta do 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), com inscrições abertas. “Esperamos promover grandes debates e reflexões sobre a necessidade de maior politização do SUS", disse. Ela lembrou que, esse ano, comemora-se 15 anos do Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA) da Abrasco, criado em 2001 que, desde então, tem se dedicado a construir relações entre os vários centros de pesquisas, estudiosos e trabalhadores dedicados à área de vigilância sanitária que, como um campo específico de construção de saberes e práticas, ainda precisa ser consolidado na Saúde Coletiva. 
Notícia
Publicado em: 06/10/2016 15:03:43
A semana do ACS segue ainda com atividades no campo da Asfoc, na quinta-feira, dia 6, e se encerra com um seminário na ENSP, na sexta-feira, 7. Durante a parte da manhã, será realizada a mesa "O Cuidado do Agente Comunitário de Saúde, capacitação e direitos, que contará, na mesa, com Christiane dos Reis Pimenta, ACS de Manguinhos, Wagner Souza, vice-presidente do Sindicato dos ACS do Rio de Janeiro, e Mariana Lima Nogueira, professora e pesquisadora da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio. Na parte da tarde, a mesa tem por título "O aspecto histórico e político das práticas do ACS" e contará com José Welligton Gomes Araujo, pesquisador da ENSP, Maria Cecília Portugal Braga, médica da Família e Comunidade de Manguinhos, e André Luiz da Silva Lima, doutorando em História e integrante do Conselho Comunitário de Manguinhos.