Notícias: Divulgação Científica
3.214 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 11/07/2016 15:33:29
A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP traz como destaque uma entrevista com Gisélia Santana Souza, presidente do 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa). Segundo ela, que atua como pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), há definição por "colocar o Sistema Único de Saúde e o seu Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), no temário central do 7º Simbravisa, porque esperamos promover grandes debates e reflexões sobre a necessidade de maior politização do SUS e do Sistema". A edição traz ainda a prorrogração das inscrições de trabalhos científicos ou relatos de experiência para o 7º Simbravisa - que vão até 15 de julho -, além de listas de substâncias controladas atulizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Notícia
Publicado em: 07/07/2016 15:42:32
A Sociedade Cubana de Higiene e Epidemiologia anunciou o seu VII Congresso Nacional de Higiene e Epidemiologia, que será realizado entre os dias 15 e 18 de novembro, no Palácio das Convenções de Havana, Cuba. O encontro propõe o compartilhamento de experiências, aprimoramento dos conhecimentos na área de higiene e epidemiologia, além de ser uma oportunidade para participantes internacionais se encontrar em uma atmosfera de aprendizado. Sua coordenação está a cargo instituições e organizações nacionais e internacionais.
Notícia
Publicado em: 07/07/2016 11:39:31
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), através da Gestão de Acervos Bibliográficos, disponibiliza a Base de Dados Ulrich’s™, uma ferramenta que oferece dados correntes e históricos, completos, precisos e corretos de revistas científicas e também de instituições mundiais acadêmicas e de pesquisa. Sua interface de busca disponibiliza além de recursos de filtragem dos resultados, recursos de interligação da UlrichsWeb™ com bases de dados de artigos, facilitando ainda mais a localização do conteúdo de interesse por parte do usuário final.
Notícia
Publicado em: 06/07/2016 16:43:07
O encontro celebrou o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído e foi organizado pela Coordenação Estadual do Inad por intermédio da equipe do Projeto Ruído da Fiocruz, congregando especialistas no tema. Entre eles, pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), representantes do Ministério Público, Inea, Polícia Militar e Inmetro, que apresentaram informações sob diferentes aspectos e "jogaram por terra" mitos referentes à poluição sonora, que fazem parte do imaginário social. Para além disso, diversos representantes do poder público exemplificaram, em ações, como agem no combate ao ruído ambiental. Em consenso, os convidados afirmaram ser a poluição sonora uma questão de educação.
Notícia
Publicado em: 06/07/2016 13:18:55
Profissionais que pesquisam a saúde dos indígenas no Brasil manifestaram preocupação com a indicação do general Roberto Peternelli para a Presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai). A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) escreveu uma nota em que repudia a indicação do general e relembra o trágico histórico dos militares à frente de órgãos que cuidam da questão indígena desde a ditadura militar. Carlos Coimbra, pesquisador da ENSP que coordena o Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco, conversou com o Informe ENSP sobre o tema. Para o pesquisador, a indicação de Peternelli é preocupante, uma vez que, além de não ser qualificado para atuar em área tão complexa, o general é apontado como alguém ligado aos setores ruralistas conservadores em um momento em que chegam notícias de assassinatos de lideranças indígenas e de recrudescimento de manifestações de racismo contra os índios.
Notícia
Publicado em: 04/07/2016 10:53:43
Já está disponível on-line a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A edição destaca entrevista com o ex-diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, os últimos dias de inscrição para o 7º Simbravisa, além do artigo do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, Francisco Paumgartten, intitulado Fosfoetanolamina, a improvável aposta do MCTI. Confira e nova edição na íntegra.
Notícia
Publicado em: 01/07/2016 16:07:34
O Curso de Aperfeiçoamento em Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público acaba de formar a sua primeira turma. A iniciativa, pioneira e simultaneamente desafiadora, foi uma construção coletiva que contou com a participação de representantes de três instituições: Comissão Permanente em Defesa da Saúde (Copeds), que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Ministério Público; a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde; e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. O objetivo da formação, voltada para membros do Ministério Público e gestores, foi articular conhecimentos das principais políticas do campo da saúde, vis-à-vis a sua gestão, o ordenamento jurídico/administrativo e seus efeitos na sociedade, colaborando para o aprimoramento do exercício de suas atribuições, voltadas à defesa da dignidade da pessoa humana e da garantia do direito à saúde.
Notícia
Publicado em: 01/07/2016 14:22:17
Tatiana Wargas, vice-diretora de Ensino, e coordenadores dos programas de Pós da ENSP comentam documento e apontam necessidade de mudança no sistema de avaliação da Capes.
Notícia
Publicado em: 01/07/2016 10:56:40
A Organização Mundial da Saúde divulgou na quinta-feira (30/6) o novo relatório de situação sobre zika, microcefalia e Síndrome de Guillain-Barré. De acordo com a nova avaliação, até o dia 29 de junho, 61 países e territórios continuam a notificar a transmissão do vírus zika por mosquitos. Dez países reportaram evidências de transmissão de pessoa para pessoa, provavelmente por via sexual (Argentina, Canadá, Chile, Peru, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Portugal e Nova Zelândia).
Notícia
Publicado em: 30/06/2016 14:34:31
O volume 32 número 5 da revista Cadernos de Saúde Pública enfoca novamente o Zika. Por quê? Para a editora da publicação, Marilia Sá Carvalho, cabe ao CSP defender as políticas que contribuam para a saúde das populações, no caso específico das mulheres frente à infecção pelo vírus Zika na gravidez. Segundo Marilia, na maior parte dos países afetados, o direito ao aborto é extremamente restrito, e os impactos da combinação Zika e aborto ilegal podem ser devastadores. “A epidemia de Zika e a microcefalia saem dos jornais, em parte pela grave crise política que atravessa o país; mas, também pelo sentimento de segurança que a diminuição de casos de Zika traz. Diminuição essa que se obteve graças ao enorme esforço do governo, ao longo dessa mesma crise política, de desencadear uma ação intensiva de combate ao vetor, viabilizada pela rapidez com que, em meio às acusações de açodamento, cientistas brasileiros assumiram que havia evidência suficiente para atribuir à infecção pelo vírus os casos de microcefalia. Não se esperou não haver mais dúvidas para partir para a ação. A sustentabilidade das ações realizadas, com quase 48 milhões de residências visitadas em dois meses, é limitada a longo prazo.”
Notícia
Publicado em: 29/06/2016 16:01:43
Em homenagem ao dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública promoveu uma série de atividades ao longo do mês. Encerrando as comemorações, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP promoverá, na quinta-feira, 30 de junho, mais dois encontros do DSSA Debate. Na parte da manhã, a partir das 9h30, ocorrerá a palestra Limitações e incertezas em estudo de impacto ambiental: consequências sobre a saúde e o ambiente. No período da tarde, será realizado o debate Cidade, Saneamento e Saúde a partir das 13 horas. Ambas as palestras são abertas aos interessados e não necessitam de inscrição prévia. Os eventos acontecerão no salão internacional da ENSP.
Notícia
Publicado em: 29/06/2016 15:20:16
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP (Ceensp) debateu, no dia 22 de junho, um tema complexo e urgente: a saúde nas prisões. Em um país marcadamente violento, em que se assiste à propagação de discursos de ódio, discutir os direitos à saúde daqueles que a sociedade, por força da lei, excluiu de seu convívio, pode ser encarado um tabu. Para falar do assunto, o Ceensp contou com a participação da professora Maria do Carmo Leal, como coordenadora da mesa, e ainda com as falas da promotora Érica Puppim, do Ministério Público do Rio de Janeiro, Alexandra Sanches, pesquisadora da ENSP, e Bernard Larouzé, pesquisador do Incerm, da França, e ex-pesquisador visitante da Escola. Como Maria do Carmo lembrou logo na abertura do Centro de Estudos, tratou-se de tripla jornada, uma vez que, além da palestra da promotora, o evento serviu para apresentação e prestação de contas da pesquisa "Saúde Materno Infantil nas Prisões", feita com recursos do Ministério da Saúde e do programa Inova ENSP. Um número especial temático da Revista Ciência e Saúde Coletiva, da Abrasco, também foi lançado na ocasião.
Notícia
Publicado em: 29/06/2016 13:46:45
Com o objetivo de disseminar informações e ferramentas que facilitem o envolvimento do paciente nos processos do cuidado em saúde a que são submetidos, assim como seus familiares e amigos, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) acaba de lançar uma nova página voltada para esse tema. A ENSP e seus pesquisadores mantêm estreita relação com o Proqualis por meio do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa. A coordenadora geral do Centro e pesquisadora da ENSP, Margareth Portela, fez a apresentação da página em vídeo.
Notícia
Publicado em: 28/06/2016 15:00:39
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) promoveu uma sessão científica com o intuito de discutir a relação entre os determinantes sociais da saúde e a tuberculose. A atividade teve a participação do pesquisador colaborador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) e membro do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos da ENSP (LabMep), Alexandre San Pedro Siqueira, que apresentou um estudo sobre a tuberculose como marcadora de iniquidade social em saúde. Fruto de sua tese de doutorado, a pesquisa Os determinantes sociais da tuberculose: uma análise intraurbana em área de implantação de um importante projeto de desenvolvimento econômico na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro aponta associação entre a precariedade das condições de vida e a ocorrência de tuberculose. O estudo também revela aprofundamento das desigualdades socioeconômicas, principalmente, em áreas que sofrem com a implementação de grandes emprendimentos.
Notícia
Publicado em: 28/06/2016 14:09:21
Muito já se falou sobre o que se perde num processo de tradução, mas de natureza certamente mais intangível, há sempre também algo novo que emerge do encontro entre idiomas, linguagens e vivências. Foi essa troca rara, tecida na lentidão da tradução simultânea, que marcou o encontro entre trabalhadores turcos e brasileiros, recebidos para uma roda de conversa no Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), em maio. Tendo como debatedores Fadel Vasconcelos e Augusto Pina, pesquisadores da Escola, e Nilton Freitas, representante do Sindicato dos Químicos do ABC, o encontro seguiu a dinâmica das rodas de conversa do Cesteh, com ampla participação de todos os presentes no debate.