Notícias: Divulgação Científica
3.213 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 13/09/2016 09:41:27
Foi prorrogado até 23 de setembro o prazo para envio de propostas de livros para a nova coleção Fazer Saúde da Editora Fiocruz. Quem já submeteu sua proposta pode, se assim desejar, enviar nova versão atualizada - será considerado para avaliação o documento recebido por último. A Editora Fiocruz está à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas. A coleção Fazer Saúde se destina a um público multiprofissional, atuante em diferentes espaços da atenção à saúde e da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esta coleção, a Editora Fiocruz pretende contribuir para a qualificação dos profissionais de saúde, publicando livros que estimulem o diálogo entre os docentes, os pesquisadores e os trabalhadores que atuam diretamente sobre os problemas e as necessidades de saúde da população brasileira, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Notícia
Publicado em: 13/09/2016 08:01:13
“Como conduzir a implantação de um Protocolo de Quedas”, este é o tema do próximo Webinar Proqualis que será realizado no dia 21 de setembro às 14h. A palestrante convidada é a enfermeira Viviane Ernesto Iwamoto, gestora do Protocolo de Quedas do Hospital Samaritano. “As principais causas de queda estão relacionadas à identificação dos riscos da população alvo a ser avaliada, levando em consideração os fatores intrínsecos e extrínsecos envolvidos na assistência à saúde hospitalar”, explica Viviane.
Notícia
Publicado em: 12/09/2016 14:28:03
No marco do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) lançou uma nova publicação que reúne estratégias para a prevenção do suicídio nas Américas, onde a cada ano ocorrem cerca de 65 mil mortes evitáveis por esse motivo. "Conectar. Comunicar. Cuidar" é o lema do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio deste ano, data instituída em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção ao Suicídio (IASP, sigla em inglês) em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Notícia
Publicado em: 12/09/2016 14:12:41
A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP já está disponível on-line. A publicação destaca o vídeo que apresenta o novo Sistema de Informação de uma forma bem didática, traz a lista atualizada de Denominações Comuns Brasileiras (DCB), além de um convite do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para um debate com o setor regulado. Confira essas e outras notícias na última edição do boletim do Cecovisa.
Notícia
Publicado em: 08/09/2016 10:20:54
O Brasil é um dos países onde mais se consome agrotóxicos no mundo. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), as vendas de pesticidas em 2015 totalizaram US$ 9,6 bilhões e, só em 2014, foram comercializadas mais de 914 mil toneladas de agrotóxicos no País. Essas e outras informações, que nem sempre são divulgadas pelas empresas e instituições governamentais de modo facilitado para consulta pública, estão agora reunidas no Portal de Dados Abertos sobre Agrotóxicos, desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo Grupo de Engenharia do Conhecimento (Greco).
Notícia
Publicado em: 06/09/2016 13:54:25
O programa Sala de Convidados, do Canal Saúde, recebeu, mais uma vez, a pesquisadora da ENSP Isabela Santos para falar sobre os planos de saúde acessíveis. Ela debateu a questão correlacionando a proposta ao projeto do governo de subfinanciamento e fragmentação do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecimento do setor privado. Além de Isabela, foram convidados do programa o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, Nelson Nahon, e o professor e pesquisador da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Felipe Machado. Na opinião de Isabela, a proposta dos novos planos de saúde a baixo custo causará maior iniquidade no sistema. “O SUS ficará com as filas mais longas, a busca será pelos procedimentos mais caros e complexos. Com isso, haverá grande desigualdade das pessoas que acessam o sistema. Quase 90% da população, que são os pobres, usarão o que é pior do SUS, e os mais ricos usarão seus planos de saúde e o SUS para o que lhes interessar”, considerou ela.
Notícia
Publicado em: 06/09/2016 10:53:20
Pensando em refletir sobre o percurso e a atual situação da pesquisa em Ciências Humanas e Sociais em Saúde, identificando suas principais abordagens teórico-metodológicas, objetos e técnicas de pesquisa, além de suas principais contribuições para o campo da Saúde Coletiva e atuais desafios metodológicos e político-institucionais, a Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca realizaram, no dia 2 de setembro, o III Simpósio de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com foco na pesquisa social no campo da Saúde Coletiva. A atividade promoveu uma apreensão mais aprofundada, de caráter epistemológico, que contemplou a pluralidade de enfoques e abordagens teórico-metodológicos e as especificidades nos modos de produção do conhecimento, apresentando uma agenda para o futuro.
Notícia
Publicado em: 06/09/2016 09:54:01
O 'Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde' revela que a situação do Brasil em relação ao uso dos agrotóxicos está cada vez mais grave e a correlação de forças no campo social propicia desafios maiores. O consumo de venenos agrícolas cresce ano após ano no país, está em curso um processo de desregulamentação do uso de agrotóxicos no país. "Não é por falta de confirmação dos efeitos nocivos à saúde e ao ambiente que a grave situação de uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil não é revertida" diziam os autores em 2015, quando a versão atualizada, com mais de 600 páginas, foi lançada no Rio de Janeiro. O livro reúne informações de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais que revelam evidências científicas e correlação direta entre uso de agrotóxicos e problemas de saúde: "Não há dúvida, estamos diante de uma verdade cientificamente comprovada: os agrotóxicos fazem mal à saúde das pessoas e ao meio ambiente", diz o Dossiê.
Notícia
Publicado em: 05/09/2016 15:17:49
Já está no ar a revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia - Visa em Debate, número 3, volume 4. Nesta edição, são publicados 11 artigos, três debates e um Relato de Experiência, muitos deles com participação de pesquisadores da ENSP. O editorial, elaborado pelo diretor presidente da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aborda o tema dos Eventos de Massa tendo em vista as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 no Rio. Outros assuntos como a Fosfoetanolamina, Atazanavir e resistência antimicrobiana; ações de vigilância em laboratórios clínicos e tecnovigilância; agricultura familiar; gestão em pequenos municípios; instituição de longa permanência de idosos então entre as publicações.
Notícia
Publicado em: 05/09/2016 14:04:11
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública (CRPHF/ENSP) deu início a mais um curso de Especialização em Pneumologia Sanitária. Seu objetivo é capacitar profissionais de saúde de nível superior para analisar, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, além de desenvolver vigilância epidemiológica no âmbito da tuberculose. A solenidade de abertura do curso, realizada no dia 29 de agosto, contou com a presença do diretor da ENSP, Hermano Castro, que reforçou o fato de o curso fazer parte da história da instituição, na qual passaram diversos dirigentes e políticas públicas com a intenção de enfrentar a tuberculose.
Notícia
Publicado em: 05/09/2016 11:46:33
Está disponível on-line a última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação destaca a lista atualizada de susbstâncias controladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além da proibição do uso de agrotóxicos com Parationa Metílica. O boletim ressalta ainda uma consulta pública que servirá de base à futura Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa que atualizará regras para adição de ácido fólico e ferro nas farinhas de trigo e milho. Confira o boletim na íntegra.
Notícia
Publicado em: 05/09/2016 09:47:33
O rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município de Mariana (MG), em 5 de novembro de 2015, é um terrível desastre que os brasileiros sentirão por muitos anos - talvez décadas. A edição 35 da Revista de Manguinhos relata o seminário promovido na mesma cidade, seis meses depois da catástrofe, com a participação de especialistas e pesquisadores, e abre suas páginas para mostrar a profunda destruição que se abateu sobre o município onde estava a barragem e também em outros da Bacia do Rio Doce. Dá voz, ainda, a moradores que perderam muito - ou mesmo tudo. A publicação ainda traz duas reportagens sobre estudos desenvolvidos da ENSP/Fiocruz: a alta prevalência de depressão pós-parto nas mães brasileiras e as doenças relacionadas ao trabalho dos bombeiros. Confira.
Notícia
Publicado em: 02/09/2016 13:58:44
Já está no Portal Proqualis a página Choosing Wisely Brasil. A iniciativa teve início em 2011, quando a Fundação American Board of Internal Medicine deu início a campanha e várias associações norte-americanas de distintas especialidades médicas apresentaram listas de procedimentos utilizados de maneira excessiva e, consequentemente, inapropriada. “O Proqualis é o canal de divulgação da iniciativa Choosing Wisely no Brasil. Caberá às sociedades de especialidades elaborarem, por adesão voluntária e com total independência, suas listas de recomendações, a serem centralizadas e divulgadas em seção do Portal do Proqualis. Este projeto contará com suporte de consultores internacionais e colaboradores do Proqualis capacitados para auxílio das entidades envolvidas, caso necessário”, explica Josué Laguardia, vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz e coordenador adjunto do Proqualis. A ENSP e seus pesquisadores mantêm estreita relação com o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis), por meio do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa.
Notícia
Publicado em: 01/09/2016 15:40:50
"Não existe nenhuma prova ou resultado final de que eles aliviam o SUS", afirmou a pesquisadora da ENSP Isabela Santos, durante o programa Em pauta da saúde, do Canal Saúde, exibido em 15/8. Para Isabela, que também é uma das diretoras executivas do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), o termo ‘aliviar o SUS’ é muito utilizado pelo mercado de planos privados e tenta passar uma ideia de que se a população utilizar mais a iniciativa privada, precisará menos do SUS. “Dessa vez, diferente do que normalmente acontece, temos o apoio do Conselho Federal de Medicina e dos médicos contra a criação desse tipo de plano. Talvez agora eles estejam percebendo que nós precisamos de um sistema público que cuide da saúde da população como um todo”, afirmou Isabela.
Notícia
Publicado em: 01/09/2016 12:50:02
A edição n°168 de setembro de 2016 da Revista Radis, disponível on-line, aborda como tema de capa Cuidados paliativos: O desafio de auxiliar o sofrimento. De acordo com a publicação, a cura pode não ser a única alternativa para muitas formas de adoecimento, pois, quando não há essa perspectiva, ou ao longo de penosos tratamentos, deve-se evitar procedimentos dolorosos ou invasivos que não alterem o quadro clínico, além de dar atenção mais humana e integral podem minorar o sofrimento e dar mais dignidade à existência e até a morte. A repórter Liseane Morosini entrevistou especialistas, profissionais, familiares e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes estados. Essa abordagem melhora a qualidade de vida de pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida, e apoiam parentes, como dona Neiva Alves, cujo marido, Antonio das Neves, caiu no chão ao sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em maio. De casa, ele foi levado para o pronto-socorro de Pedro Osório, cidade a 300 quilômetros de Porto Alegre, e depois removido para o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, distante 55 km de onde o casal mora. "Paliar é aliviar o sofrimento do outro. Não há interrupção do cuidado mesmo nesses momentos", explica Maria Goretti Sales Maciel, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. De acordo com a presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), a médica de família e sanitarista, esse tipo de cuidado era dirigido a pacientes com câncer, mas hoje também se volta para doenças crônicas como hipertensão, diabetes, insuficiência de órgãos, doenças neurológicas degenerativas, sequelas neurológicas, doenças genéticas na infância, doenças restritivas respiratórias e Aids, entre outras. "Tentamos prover as necessidades de cada paciente, que vão além da doença que ameaça sua vida. Nós olhamos mais a pessoa que a doença e tudo o que se aproxima dela", disse.