Busca do site
menu

Notícias: Divulgação Científica

3.213 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 16/03/2017 18:45:17
O mestrado profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador (MP-Visat) - fruto da parceria entre ENSP e Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde - promoverá, nesta quarta-feira, dia 22/4, a aula inaugural O Trabalho na contemporaneidade, às 14h, no salão internacional. 
Notícia
Publicado em: 13/03/2017 09:52:48
A primeira edição dos Encontros do Cesteh em 2017 terá por tema Substâncias cancerígenas e as políticas públicas: Portaria Interministerial 9, de 7/10/2014.  O evento será na quarta-feira, 22 de março, na sala 32 do Cesteh. Para o debate, foram convidadas Gisele Guimarães Daflon, do Ministério do Trabalho e Emprego, Ubiraci Otero, do Inca, e Maria de Fátima Torres de Viegas. Alexandre Mosca, do Cesteh, será o mediador.
Notícia
Publicado em: 13/03/2017 09:48:58
Já está disponível a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa), em que foram divulgados os Anais do 7° Simbravisa . O evento aconteceu em Salvador, no fim de 2016 e foi organizado pelo Grupo Temático Vigilância Sanitária. Os documentos tem como objetivo entender o momento atual, apontando caminhos para a defesa do SUS e dos direitos sociais sob uma ampla perspectiva de pensamentos e reflexões.
Notícia
Publicado em: 10/03/2017 11:58:36
Desde o ano de 2014, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) desenvolve diferentes tipos de cooperações com instituições formadoras em Saúde Pública de Cuba, com vistas a fortalecer a capacidade de governança dos sistemas de saúde de ambos os países. Como fruto dessa relação, a ENSP realizou, em 2015, o I Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública, considerado um sucesso. Sua segunda edição ocorreu no ano seguinte em Cuba. Para 2017, como não poderia ser diferente, a Escola está preparando novamente um grande encontro. No entanto, ele será mais abrangente e, portanto, intitulado I Colóquio Latino-Americano de Formação em Saúde Pública, cujo principal objetivo é possibilitar o intercâmbio de experiências exitosas de formação em saúde pública. A ideia é estreitar o diálogo e o crescimento conjunto de instituições-chave do Brasil e de Cuba, as quais, cotidianamente, enfrentam o desafio de qualificar recursos humanos para seus sistemas de saúde. O encontro acontecerá de 8 a 10 de maio na ENSP. Faça sua inscrição, participe! Acompanhe aqui a programação preliminar. 
Notícia
Publicado em: 09/03/2017 15:52:05
Em Assembleia Geral da Asfoc-SN, realizada na terça-feira (7/3), os trabalhadores da Fiocruz decidiram paralisar suas atividades por 24 horas no próximo dia 15 de março. Em consequencia do movimento, a aula inaugural da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, marcada para o mesmo dia, com Roberto Leher, reitor da UFRJ, será adiada. A nova data da aula inaugural da ENSP ainda não está definida.  
Notícia
Publicado em: 08/03/2017 13:08:32
Feminicídio. Essa é a abordagem da matéria da revista Radis sobre a cobertura de assassinato em Campinas, ocorrido em 1° de janeiro de 2017, que a ENSP destaca no Dia Internacional da Mulher. "A mídia e a sociedade brasileira se viram diante de um crime brutal, que expôs a relação direta entre o discurso misógino na sociedade e o assassinato de mulheres", diz a revista. Em Campinas, São Paulo, Sidnei Ramis de Araújo, de 46 anos, invadiu a casa onde sua ex-mulher celebrava o Ano Novo com a família e abriu fogo. Isamara Filier, de 41 anos, e mais 11 pessoas morreram, incluindo outras 8 mulheres e o filho do casal, de apenas 8 anos. Em seguida, o atirador se matou. "O assassino deixou algumas cartas e áudios sobre sua atitude. O caso repercutiu amplamente na imprensa, embora poucos veículos tenham relatado o crime como feminicídio, crime de ódio baseado no gênero. O termo, popularizado pela autora feminista Diana E. H. Russel, em 1976, é a mais grave forma de violência contra a mulher e passou a constar na legislação brasileira como crime hediondo desde a Lei 13.104, de 2015". De acordo com a matéria, o conteúdo da carta, divulgado textualmente, em trechos ou na íntegra, não deixava dúvida que se tratava de discurso de ódio. A intenção estava mais do que declarada: "Pegar o máximo de vadias da família juntas" (sic). A expressão "vadia" foi usada repetidas vezes se referindo à ex-esposa e suas parentes, às mulheres em geral, e até à Lei Maria da Penha (11.340/2006), que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, além dos ataques às feministas que foram feitos. No discurso da carta, a violência se "justificaria" pelo fato de a mãe ter conseguido a guarda do filho em um processo que incluiu acusações de abuso sexual do pai contra a criança. Isamara teria registrado seis queixas contra ele ao longo de dez anos, entre 2005 e 2015, por agressão e ameaça. 
Notícia
Publicado em: 07/03/2017 11:08:44
A matéria de capa da edição n°174 de março de 2017 da Revista Radis, disponível on-line, debate o porquê de a pesquisa científica ainda necessitar das cobaias, e das inovações que podem substituí-las por alternativas tecnológicas. "Esses estudos envolvem uma discussão ética e, muitas vezes, alvo de polêmica são realmente necessários?, questiona a reportagem. "Ninguém opta por usar animais havendo métodos alternativos validados e comprovadamente eficazes para aquele teste. Mas ainda hoje, apesar da evolução tecnológica, não existem alternativas válidas para todos os estudos que precisam ser realizados", disse à Radis a médica veterinária Carla de Freitas Campos, diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz). 
Notícia
Publicado em: 06/03/2017 13:46:03
"Nem uma a menos", "contra a impunidade", "não é não", "meu corpo, minhas regras". No carnaval, nas redes sociais e nas ruas, a voz das mulheres contra a opressão se faz cada vez mais alta. Foi-se o tempo em que o dia 8 de março era celebrado com tímidas rosas vermelhas nos postos de trabalho. Março, como todo mês, é mês de luta. Uma greve internacional de mulheres está sendo convocada para quarta-feira, e a programação pensada pela ENSP para o mês, mais do que celebrar a mulher, quer avançar na reflexão e na ação da luta das mulheres por justiça e igualdade.  Confira a programação que começa nesta quarta-feira, 8 de março, com a exibição de "As Sufragistas", às 13h, no Salão Internacional da ENSP. Lançado em 2015, o filme conta a história da luta das mulheres pelo direito ao voto no Reino Unido. 
Notícia
Publicado em: 22/02/2017 15:43:43
Nesta sexta-feira, 24 de março, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, proferirá a palestra "Conhecimento para quem?", em atividade que marcará a abertura do ano letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Em sua apresentação, Leher questionará: Quem produz, quem avalia e, principalmente, a quem interessa a produção do conhecimento científico?". Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), o professor é reconhecido por suas pesquisas na área das Políticas Públicas em Educação e por fazer críticas contundentes à forma como é avaliada e conduzida a produção científica no Brasil. A aula inaugural da ENSP/Fiocruz está marcada para o Auditório térreo da ENSP, às 14h. 
Notícia
Publicado em: 21/02/2017 15:33:17
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está discutindo seu Projeto Político Pedagógico, que busca cada vez mais estreitar laços entre docentes e discentes. Conheça um pouco do projeto, que está aberto a discussões e aceita contribuições.
Notícia
Publicado em: 17/02/2017 13:07:42
A edição de fevereiro de 2017 (vol.22 n.2) da Revista Ciência & Saúde Coletiva, disponível on-line, é dedicada à articulação entre Nutrição e Saúde. No editorial, Cecília Minayo e Romeu Gomes fazem um breve balanço sobre a Ciência & Saúde Coletiva no ano de 2016. 
Notícia
Publicado em: 15/02/2017 16:07:48
A 'ENSP TV' reuniu pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (Dssa) e o engenheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa), Pedro Pequeno, para um debate sobre a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), que poderá acontecer como parte do acordo entre o governo do Estado do Rio de Janeiro e o Governo Federal para a liberação de recursos para o estado. Os pesquisadores Maria José Sales, Tatsuo Shubo e Marcelo Motta Veiga representaram o Dssa/ENSP. Assista nos vídeos abaixo (parte 1 e parte 2) a conversa sobre as vantagens e desvantagens de uma possível "privatização do saneamento" no Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 13/02/2017 15:59:14
Buscando cada vez mais estreitar laços entre docentes e discentes, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) reformulou, entre os anos de 2014 e 2015, seu Projeto Político Pedagógico (PPP), no qual estão presentes valores e princípios que orientam a formação institucional. O documento - que teve seus valores e princípios pactuados - encontra-se aberto à discussão e aceita contribuições. Segundo a Vice-diretora de Ensino da ENSP, Tatiana Wargas, o Projeto Político Pedagógico de uma Escola sela o compromisso entre a instituição, professores e alunos em relação aos objetivos dos cursos ofertados por ela. "A ideia é que o PPP expresse aquilo que a instituição de ensino tem como premissa. A ENSP, enquanto Escola de Pós-graduação em Saúde Pública, precisa delimitar seu papel dentro da Pós, saber de que formação em Saúde Pública está-se falando e, principalmente, saber que tipo de formação estamos oferecendo aos nossos alunos", explicou Tatiana.
Notícia
Publicado em: 13/02/2017 12:03:58
Já está disponível a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa). Um dos destaques é a publicação da 6ª edição da Farmacopeia Brasileira, que reúne requisitos de segurança e qualidade de medicamentos. A edição da Farmacopeia Brasileira, prevista para ser publicada neste ano de 2017, receberá 326 novas monografias, o que representa um aumento de cerca de 50% em relação à edição anterior. A Farmacopeia Brasileira é um documento oficial que lista, por meio de monografias, os requisitos mínimos para a garantia da qualidade e da segurança dos medicamentos comercializados no país, sejam eles de referência, genéricos, similares, fitoterápicos, dentre outros.