Notícias: Divulgação Científica
3.213 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 18/07/2017 12:15:46
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá, no dia 27 de julho, aula aberta do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador com o tema Estratégias de Vigilância em Saúde do Trabalhador relacionadas ao amianto, silíca e benzeno: Por onde caminhamos? A atividade contará com a participação de Regina Dal Castel Pinheiro, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Catarina (Cerest/SC), Fátima Sueli Neto Ribeiro, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Simone Alves do Santos, diretora técnica da Divisão de Saúde do Trabalhador, do Centro de Vigilância Sanitária e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/SP). A atividade, marcada para às 13h30, no salão internacional da ENSP, é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. O pesquisador do Cesteh/ENSP Luiz Carlos Fadel mediará o debate, que será coordenado pelas pelas também pesquisadoras do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador, Ana Maria Cheble Braga e Simone Oliveira.
Notícia
Publicado em: 17/07/2017 16:09:43
Os pesquisadores Paulo Amarante e Fernando Freitas, do Laboratório de Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública (Laps/ENSP/Fiocruz), participaram do lançamento da versão em português do livro Anatomia de uma epidemia: pílulas mágicas, drogas psiquiátricas e o aumento assombroso da doença mental, do jornalista americano Robert Whitaker. O evento ocorreu no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e teve a participação do grupo Harmonia Enlouquece, da Cooperativa de Usuários da Praia Vermelha e registro da Tv Pinel, que produzirá um documentário sobre a iniciativa.
Notícia
Publicado em: 17/07/2017 11:58:33
A Editora Fiocruz teve seu Conselho Editorial renovado com a chegada de cinco novos conselheiros editoriais. Na primeira reunião do novo Conselho, em junho, o vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e também novo diretor da Editora, Manoel Barral Netto, ressaltou a importância dos conselheiros, representantes de diferentes áreas da saúde pública, “dando uma composição variada ao Conselho”.
Notícia
Publicado em: 14/07/2017 12:22:41
O Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cep/ENSP) dará continuidade às comemorações de seus 20 anos de atuação com uma sessão do Cinebioética no dia 1º de agosto. Será exibido o filme A vida imortal de Henrietta Lacks. Após a sessão, haverá debate com o professor da Universidade da Região de Joinville (Univille) Paulo Henrique França. A atividade, aberta aos interessados, está marcada para as 13 horas no salão internacional da ENSP e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 14/07/2017 11:56:02
A relação da saúde com o mundo do trabalho e os processos produtivos tais como se apresentam hoje, bem como com o desequilíbrio e a poluição ambiental, que têm contribuído para a mudança climática, a crise hídrica e o consequente aumento e reincidência de doenças, será analisada no evento de lançamento do número temático Saúde, Trabalho e Ambiente da revista Saúde em Debate, dia 24 de julho, às 10h, no salão internacional da ENSP. O evento busca divulgar a produção do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública relativa a essa temática, por meio da revista, editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). A realização do debate resulta de parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, o Cebes e o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), que fará a transmissão on-line pelo blog cee.fiocruz.br.
Notícia
Publicado em: 13/07/2017 14:34:39
Logo de início, um chamado à responsabilidade: falando diante de uma plateia de egressos do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador, oferecido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), Paulo Buss, atual diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz e ex-diretor da ENSP e da Fundação, lembrou da importância da atividade de vigilância, para ele um dos pilares da concepção de uma saúde verdadeiramente pública, voltada para os problemas da população. Em seguida, Buss proferiu sua aula, intitulada Determinação da Saúde e Agenda 2030: Onde estamos hoje? Em sua fala, a discussão sobre o papel estratégico da Organização Mundial da Saúde (OMS), no sentido de conclamar os estados membros das Nações Unidas a cumprirem o acordado nesse conjunto de propostas que, em tese, ambicionam tornar o planeta um lugar melhor para todos viverem.
Notícia
Publicado em: 12/07/2017 15:28:48
Dados de 77 países mostram que a resistência aos antibióticos está tornando a gonorreia - uma infecção comum transmitida sexualmente - muito mais difícil e, às vezes, impossível de tratar. “As bactérias que causam gonorreia são particularmente inteligentes. Toda vez que usamos uma nova classe de antibióticos para tratar a infecção, as bactérias evoluem para resistir a eles”, disse Teodora Wi, médica, da área de reprodução humana, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS registra resistência generalizada a antibióticos mais antigos e mais baratos. Alguns países - particularmente os de alta renda, onde a vigilância é melhor - estão encontrando casos de infecção que não podem ser tratados por nenhum antibiótico conhecido.
Notícia
Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador lança novo site buscando estreitar relação com a sociedade
Publicado em: 11/07/2017 16:50:03
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) lançou na quinta-feira, 6 de julho, seu mais novo projeto: o Webcesteh. O novo site busca levar a sociedade informações de qualidade e atualizadas sobre a Saúde do Trabalhador no Brasil, além de estreitar cada vez mais os laços com os trabalhadores e com a sociedade em geral. Para a coordenadora do Centro, Katia Reis, mais do que ampliar o espectro do campo da Saúde do Trabalhador, o espaço virtual busca também marcar posição sobre as grandes discussões nacionais que envolvem o tema. O Webcesteh apresenta à sociedade a história, a finalidade e as diretrizes do Centro da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca voltado ao estudo da Saúde do Trabalhador. Fundado em 1985, o Cesteh/ENSP atua nas áreas de Saúde, Trabalho e Ambiente, desenvolvendo atividades de Pesquisa, Ensino e Serviços.
Notícia
Publicado em: 11/07/2017 14:24:02
A revista Cadernos de Saúde Pública (volume 33 número 6), de junho de 2017, está disponível on-line enfocando o debate sobre crise política e suas repercussões no campo econômico e social, com reflexos na saúde e no Sistema Único de Saúde (SUS), que aconteceu durante a 3ª edição do Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em Natal, Rio Grande do Norte, no início de maio de 2017. Alcides Miranda, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Cipriano Maia de Vasconcelos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, relatam, no editorial, a denúncia sobre o processo de desconstrução do SUS e de restrição das políticas de inclusão social perpetradas pelo atual governo, que tem descontinuado programas e projetos, restringido o financiamento, via Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do congelamento dos gastos, e manifestado o seu compromisso com as políticas de privatização da atenção à saúde, a exemplo do "planos populares de saúde".
Notícia
Publicado em: 11/07/2017 11:39:01
Desde o lançamento do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), em 20 de junho, a Comissão Organizadora local já se reuniu duas vezes. O primeiro encontro aconteceu na tarde do mesmo dia do lançamento e reuniu o grupo formado pela Abrasco, Fiocruz, Instituto de Saúde Coletiva da UFF, Instituto de Medicina Social da UERJ, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O segundo encontro aconteceu no dia 3 de julho, no campus da Fiocruz, local do Congresso.
Notícia
Publicado em: 03/07/2017 15:08:58
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP/Fiocruz), por intermédio do Curso de Especialização Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, promoveu, entre os dias 12 e 13 de junho, o 5º Seminário sobre Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. Com o tema Diálogos entre a Academia e os Movimentos Sociais, o evento buscou discutir questões de gênero e sexualidade, além de traçar, de modo conjunto, um panorama da luta pela garantia de direitos humanos. O seminário contou com a participação de professores, pesquisadores, militantes de movimentos sociais e outros atores sociais envolvidos com a temática. Durante dois dias, foram discutidos temas como direitos sexuais e reprodutivos, gênero e etnia, diversidade sexual de gênero e academia, gênero e raça, e, ainda, diálogo com os movimentos sociais. Todas as apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP, no Youtube, na playlist Diálogos entre a academia e os movimentos sociais - 2017.
Notícia
Publicado em: 03/07/2017 14:17:18
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) lançará, na quinta-feira, 6 de julho, seu novo espaço virtual: o webcesteh. O site busca facilitar a comunicação entre os trabalhadores e a Fiocruz. Seu principal objetivo é criar uma proximidade cada vez maior com o trabalhador. Segundo o chefe do laboratório de toxicologia do Cesteh, Leandro Carvalho - representando o trabalho desenvolvido por um grupo -, o novo espaço virtual busca o contato direto com o trabalhador que está dentro do Cesteh e aqueles que estão fora. "O intuito é facilitar a comunicação entre todos, oferecendo informações simples e acessíveis, que, de fato, conversem com os trabalhadores. Além disso, o webcesteh fortalece a política de informação e comunicação na instituição", destacou ele. O lançamento, marcado para as 9 horas, na sala 32 do Cesteh/ENSP, será seguido de debate. A atividade é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 03/07/2017 13:45:13
Ruína e resistência. Assim a revista Radis edição n°178 de julho de 2017 definiu a ação de remoção de usuários e ameaça de internação compulsória na cracolância que expõem a ineficácia da nova política de São Paulo no cuidado das pessoas. Disponível on-line, a matéria de capa, assinada pelo repórter Bruno Dominguez e registrada pelo fotógrafo Eduardo de Oliveira, relata o que dizem sobre a ação as pessoas atingidas, entidades e profissionais de saúde, assistência social, direito e especializados na questão do uso, dependência e política de drogas. A ação "higienista" de varrer pessoas para a invisibilidade urbana foi criticada pelas Nações Unidas e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) expressaram, em nota, "profunda preocupação pelo uso excessivo da força por parte do Estado brasileiro em operações no contexto da remoção urbana de dependentes químicos usuários de drogas ilícitas".
Notícia
Publicado em: 03/07/2017 13:24:52
Uma grande mudança na Lei dos Planos de Saúde está sendo orquestrada pela Câmara dos Deputados. E, pelo jeito, não será nada benéfica para os usuários de assistência médica. Uma comissão especial analisa, em regime de urgência, mudanças na legislação de 1998 a partir da junção de 140 projetos que tramitam no Legislativo. Quinze entidades ligadas à defesa do consumidor divulgaram um manifesto contra as possíveis alterações, afirmando que elas atendem só aos interesses das empresas.
Notícia
Publicado em: 28/06/2017 15:45:59
O Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) deu prosseguimento as atividades comemorativas em alusão aos seus 20 anos de atuação com uma discussão sobre vulnerabilidade e sua interface nas pesquisas com seres humanos. Para fomentar o debate estiveram presentes o pesquisador do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Fermin Roland Schramm, a pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) Ângela Maria Coimbra, e a pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maria Elisabeth Lopes Moreira. Realizado em 12 de junho, no salão internacional da Escola, o evento foi o terceiro, de uma série de encontros comemorativos promovidos pelo Cep/ENSP. Assista no Canal da ENSP no Youtube as apresentações da palestra Vulnerabilidade: interface nas pesquisas com seres humanos.