Busca do site
menu

Notícias: Divulgação Científica

3.213 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 16:18:42
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) dará início a mais um ciclo de gestão em sua Direção. Reeleito para o quadriênio 2017-2021, o diretor Hermano Castro será reconduzido ao cargo na nesta terça-feira, 6 de junho. A cerimônia de posse será marcada pela conferência O Desafio da Conjuntura e Saúde no Brasil, que contará com a participação da professora e pesquisadora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV), a cientista política Sonia Fleury. A conferência será coordenada pelo pesquisador e coordenador do Laboratório de Estudos em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP, Paulo Amarante. A cerimônia de posse, aberta a todos os interessados, está marcada para as 13h30 no auditório térreo da Escola, seguida da conferência às 14 horas. Assista a cerimônia on-line através do link http://webconf2.rnp.br/ensp1. 
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 13:55:46
Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema ambiente. O marco da data teve como principal objetivo a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente aos que dizem respeito à preservação. Dessa forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais, com a intenção de transformar pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. Muitos anos se passaram, e a luta pela preservação do meio ambiente continua. Para celebrar a data, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), por intemédio de seu Serviço de Gestão Sustentável, realizará, nos dias 7 e 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A atividade, aberta a todos os interessados, contará com circuito de oficinas, exposição de livros e rodas de conversa, além do lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, a 32ª edição do documento que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. Toda programação ocorrerá na Tenda ENSP, localizada na portaria principal da Escola. 
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 13:25:30
Disponível on-line, a matéria de capa da edição n°177 de junho de 2017 da Revista Radis constata a situação da região cortada pela transposição do rio São Francisco. A repórter Ana Cláudia Perez e o fotógrafo Sérgio Eduardo de Oliveira registraram depoimentos de quem convive com a pouca água e o rico bioma do semiárido. "Diante da obra controversa, pelo seu alto custo, impacto socioambiental, restrições de acesso aos canais e a possibilidade do uso humano da água ficar em segundo plano em relação à apropriação pela indústria e o agronegócio, muitos expressam um sentimento dúbio de desalento e esperança." Como destaca a repórter, "no sertão, nada é apenas o que parece. O solo ressequido também dá boas cacimbas; um dia nublado com um céu de chumbo, em vez de assustar, fica "bonito pra chover"; e aquela vegetação exuberante pode ser somente a "seca verde", fenômeno que ocorre quando as chuvas são mal distribuídas - até muda a paisagem, mas não significa um bom inverno." 
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 15:15:52
No próximo 01/06, quinta-feira, a partir das 10h, o Isags (organismo permanente da União das Nações Sul-Americanas que investiga temas de Saúde na região) promove em sua sede o debate Dia Mundial sem Tabaco - Os custos para o desenvolvimento na América do Sul. O evento acontecerá no marco da data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar a importância da luta contra o consumo da substância que mata cerca de 6 milhões de pessoas ao ano, uma cifra que, segundo a organização, aumentará para até 8 milhões de mortes anuais em 2030. 
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 12:36:19
Já estão disponíveis, no Canal da ENSP no Youtube, todos os debates que aconteceram no XII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. De 15 a 19 de maio, professores, alunos, trabalhadores e residentes desfrutaram de diversas experiências da produção de conhecimento de forma compartilhada. O Ciclo discutiu temáticas importantes da política macroeconômica, da política de saúde e da própria Estratégia de Saúde da Família abordando seus conceitos, práticas, desafios e potências, além da realização da tradicional cerimônia de formatura da última turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP. Acesse a playlist do evento e confira os vídeos. 
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 11:45:26
O 18 de maio marca a história do país como a data de encerramento do primeiro Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, que teve a célebre frase “Por uma sociedade sem manicômios” como fecho de seu documento final, a “Carta de Bauru”. A partir de então, aumentou o processo de contestação sobre o tratamento dado a homens e mulheres atendidos em hospitais psiquiátricos, o que deu corpo ao movimento da Reforma psiquiátrica brasileira e, anos depois, levou à criação e promulgação da lei 10.216/2001, que determina a desinstitucionalização de pacientes e a criação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) como alternativas a manicômios e abrigos. No ano em que a “Carta” celebra 30 anos, essa e outras histórias foram lembradas e celebradas em sessão solene realizada em 17 de maio, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília, que contou com a presença de Paulo Amarante, pesquisador do Laboratório de Estudos em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
Notícia
Publicado em: 29/05/2017 15:24:20
As violências sofridas por quem vive nos territórios de exclusão, muito além dos confrontos armados, estende-se por campos inimagináveis para quem vive do lado privilegiado dos muros. Na favela, até o direito a morrer dentro de casa ou ser enterrado com nome e sobrenome é cerceado. Eis a triste conclusão que se tira dos relatos apresentados durante o quarto dia do XII Ciclo de Debates Conversando Sobre a Estratégia de Saúde da Família. Com o tema Violência nos territórios de alta vulnerabilidade: o lugar da saúde, a discussão contou com a participação de Rafael Morganti e Valeska Antunes, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que atuam em unidades em áreas marcadas pela violência e ausência do estado.
Notícia
Publicado em: 29/05/2017 13:58:46
A revista Cadernos de Saúde Pública (volume 33 número 4),disponível on-line, destaca a crise no financiamento da pesquisa e pós-graduação no Brasil. Os pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Egberto Gaspar de Moura e Kenneth Rochel de Camargo Junior assinam o editorial, onde informam que, de 2007 a 2014, o Rio de Janeiro e quase todos os estados brasileiros experimentaram um ciclo raro de financiamento contínuo à pesquisa e pós-graduação.
Notícia
Publicado em: 29/05/2017 12:40:07
O XII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família discutiu temáticas importantes da política macroeconômica, da política de saúde e da própria Estratégia de Saúde da Família abordando seus conceitos, práticas, desafios e potências. Reunidos durante cinco dias, professores, alunos, trabalhadores e residentes desfrutaram de diversas experiências da produção de conhecimento de forma compartilhada. O último dia de atividades trouxe a redução de danos, conceito que surgiu na década de 1990, quando diversos países latino-americanos passaram a desenvolver programas de troca de seringas entre pessoas que faziam uso de drogas injetáveis, como parte de suas respostas frente à epidemia de HIV/Aids. Para discutir a questão, estiveram presentes o professor e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Denis Petuco e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rita Cavalcante. A mesa Política de redução de danos e produção de cidadania foi coordenada pelo membro da Equipe Consultório na Rua (CnaR-CFADS), Césio Sotero. Finalizando esta edição do Ciclo de Debates, houve, também, a formatura da 11ª turma de Residência Profissional em Saúde da Família (2015/2017).
Notícia
Publicado em: 26/05/2017 16:21:21
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP/Fiocruz lançará, nesta segunda-feira (29/5), o livro Direitos Humanos e Saúde: construindo caminhos, viabilizando rumos, às 14 horas, no salão internacional. Fruto do mestrado profissional em Direito e Saúdede, um exitoso projeto de formação no município de Vitória da Conquista, na Bahia, o livro é uma produção do Cebes e alia experiências vivenciadas no percurso acadêmico dos alunos nos campos da saúde e da ciência jurídica na região. O evento é aberto aos interessados.  
Notícia
Publicado em: 26/05/2017 12:56:19
Os desafios de uma esquerda enfraquecida frente à abertura de um novo ciclo político serão analisados no próximo debate online da série Futuros do Brasil, realizada pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. A discussão se dará em torno do livro Esquerda: crise e futuro, do professor e pesquisador José Maurício Domingues, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj e pesquisador associado do CEE-Fiocruz. Ao seu lado, participará do debate a professora Ingrid Sarti, do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (Pepi-UFRJ), fazendo comentários à exposição do autor. O evento será realizado em 1/6/2017, e como nos demais debates online da série, a participação é virtual. Qualquer pessoa pode se conectar pelo blog do CEE-Fiocruz, acompanhar o debate em tempo real e fazer perguntas aos participantes.
Notícia
Publicado em: 25/05/2017 14:38:33
Na próxima terça-feira, 30 de maio, será realizada mais uma webconferência fruto da parceria entre o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), através Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Com o tema Acidentes de trabalho graves e fatais em menores de 18 anos, a webconferência contará com a participação da coordenadora Estadual de Saúde do Trabalhador de São Paulo, Simone Alves dos Santos. A webconferência terá início às 14 horas e os interessados devem assistir, enviar perguntas, dúvidas ou sugestões através do endereço https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rutesigsaudedotrabalhador. 
Notícia
Publicado em: 25/05/2017 13:03:49
"Como se promove saúde num lugar em que de 180 dias só 9 não tiveram tiroteio?" A pergunta sem resposta, provocação que nos faz refletir - ainda que por breve momento - sobre a tragédia social que nos cerca, foi feita por um dos integrantes da mesa "Movimentos Sociais e garantias dos direitos", do XII Ciclo de Debates - conversando sobre a  Estratégia de Saúde da Família. Realizado no dia 17 de maio, o debate contou com a participação de Rafael Calazans, ex-aluno da Escola Politécnica e integrante do coletivo Papo Reto; André Lima, do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos e do projeto Teias; e Franciele Campos, também integrante do CGI. A coordenação ficou por conta de Teresa Neves, pesquisadora da ENSP. Em tempos de aumento da violência e crise da democracia, foi uma oportunidade para se escutar aqueles que cresceram nos territórios de exclusão e trilharam seus caminhos  na intersecção dos campos da saúde e dos movimentos sociais. 
Notícia
Publicado em: 23/05/2017 13:30:12
Previdência e Saúde: dos direitos sociais à privatização é o tema da próxima sessão técnico-científica promovida pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), marcada para quinta-feira, 25 de maio, às 14 horas. Para o debate estarão presentes a professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Lucia Teixeira Werneck Viana e a integrante da Comissão de Políticas, Palnejamento e Gestão da  Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Ligia Bahia, que atuará como debatedora. A sessão é aberta a todos os interessados, não necessita de inscrição prévia e acontecerá no auditório térreo da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 17/05/2017 12:53:03
Na quinta-feira (18/5), quarto dia de atividades da XII edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, o debate terá como tema Violência nos territórios de alta vulnerabilidade: o lugar da saúde. A palestra será ministrada por Luane Tássia, egressa do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP 2017. Rafael Morganti, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, atuará como debatedor da atividade. A coordenação caberá à Valeska Antunes, também da SMS/ RJ.