Busca do site
menu

Notícias: Divulgação Científica

3.213 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 12/06/2017 14:32:54
Em defesa da democracia e do SUS, o presidente da Abrasco, Gastão Wagner de Souza Campos e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima estarão juntos no dia 20 de junho para o lançamento do próximo Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o 12º Abrascão, a ser realizado no Campus da Fiocruz do Rio de Janeiro. Na ocasião também será instalada a Comissão Organizadora Local do Congresso que contará com a participação de Antonio José Leal Costa, diretor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ; de Aluísio Gomes da Silva Júnior, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense e de Gulnar Azevedo e Silva, diretora do Instituto de Medicina Social da UERJ.
Notícia
Publicado em: 12/06/2017 13:49:04
Pode parecer estranho diante do cenário que a cada dia se descortina para o cidadão brasileiro, mas já houve um tempo em que grupos de pressão não eram formados por indivíduos que se reúnem na calada da noite nos palácios, mas sim por coletivos que se registravam no Congresso Nacional para lutar por direitos sociais. Foi assim que se conquistou, por exemplo, o acesso universal à saúde e se assegurou ao trabalhador direitos que, agora, vão sendo implodidos. Para debater um dos principais flancos desse embate, a Reforma da Previdência, a sessão técnico-científica do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) convidou Maria Lucia Teixeira Werneck Viana, professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Lígia Bahia, pesquisadora da UFRJ e integrante da Comissão de Políticas, Planejamento e Gestão da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Notícia
Publicado em: 09/06/2017 14:15:09
Poucos dias antes da data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Mundial do Meio Ambiente - lembrado em 5 de junho -, o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciou a saída do país do Acordo do Clima. A notícia caiu como uma bomba em todo o mundo, visto que o acordo tem o propósito de controlar e gerir melhor os efeitos globais, regionais e locais da mudança do clima. Celebrado em Paris em dezembro de 2015, o acordo representa um grande avanço global, pois, praticamente, todos os países do mundo assumiram o compromisso de reduzir emissões de gases contribuintes para o efeito estufa (GEE), com o objetivo de manter o aquecimento global médio abaixo de 2 ºC neste século. O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), na pessoa da professora Martha Barata, elaborou uma carta na qual reflete sobre o impacto do anúncio realizado pelo presidente da Nação que muito contribui para a mudança do clima. Confira, a seguir, a carta da professora Martha Barata, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que trabalha com o tema desde 1994.
Notícia
Publicado em: 09/06/2017 12:22:02
Está on-line, a partir desta sexta-feira, 9 de junho, o novo site de Pesquisa e Inovação da ENSP. Essa é a terceira etapa da reformulação dos sites da Escola, pela qual já passaram os conteúdos de Ensino e Ensino a Distância. A proposta da equipe de Tecnologia da Informação da Coordenação de Comunicação Institucional da Escola, em conjunto com a Vice-Direção de Pesquisa e a fábrica de softwares contratada, é oferecer aos usuários um conteúdo mais dinâmico, com clareza de informações e mais agilidade em sua atualização.
Notícia
Publicado em: 09/06/2017 11:49:42
A cerimônia de recondução ao cargo de diretor da ENSP de Hermano Castro, em 6/6, trouxe à Escola, para a conferência O Desafio da Conjuntura e a Saúde no Brasil, a professora e pesquisadora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e cientista política Sonia Fleury. O evento foi coordenado pelo pesquisador da Escola, Paulo Amarante. Os descrentes da política brasileira receberam uma injeção de ânimo por meio das palavras de Fleury. Ela disse não ter bola de cristal para adivinhar o futuro da conjuntura brasileira, mas atentou para algumas questões atuais. Para Fleury, o que separa a direita da esquerda é a Campanha "Nenhum direito a menos", porque as "Diretas Já" e o "Fora Temer" são defendidos pelos dois lados. 
Notícia
Publicado em: 08/06/2017 13:34:06
Para discutir questões que abrangem debates de gênero e sexualidade, além de buscar traçar, de modo conjunto, um panorama da luta pela garantia de direitos humanos, o curso de especialização Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos - organizado pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP/Fiocruz - promove o 5º Seminário sobre Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. Com o tema Diálogos entre a Academia e os Movimentos Sociais, o evento será realizado nos dias 12 e 13 de junho no salão internacional da Escola e contará com professores, pesquisadores, militantes de movimentos sociais e outros atores sociais envolvidos com a temática. 
Notícia
Publicado em: 08/06/2017 11:47:36
Novas recomendações sobre quais antibióticos usar para infecções comuns e quais preservar para situações mais graves estão entre os acréscimos à Lista Modelo de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2017. Também foram adicionados medicamentos para o HIV, hepatite C, tuberculose e leucemia. A lista atualizada acrescenta 30 medicamentos para adultos e 25 para crianças, além de especificar novos usos para nove produtos já listados, alcançando um total de 433 medicamentos considerados essenciais para atender às necessidades de saúde pública mais importantes. A Lista de Medicamentos Essenciais da OMS (LME) é utilizada por muitos países para aumentar o acesso aos medicamentos e orientar decisões sobre quais produtos eles garantem que estão disponíveis para suas populações.
Notícia
Publicado em: 07/06/2017 14:13:11
Foi reconduzido ao cargo de diretor da ENSP para o quadriênio 2017-2021, nessa terça-feira (6/6), o médico pneumologista e coordenador por quatro mandatos do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Hermano Castro. Diante do auditório lotado que saudou o diretor, a presença que mais o emocionou foi a de sua mãe Erani, e a ela ele se dirigiu, olhos nos olhos, para agradecer à guerreira que foi, educando com o marido, quatro filhos militantes. "Ao me reeeleger, a ENSP faz uma aposta num determinado modelo de gestão, mas a conjuntura atual é diferente de quaro anos atrás. A Fiocruz precisa estar unida para enfrentar o que está lá fora. O futuro é duvidoso. A cada dia sofremos mais agressão aos direitos trabalhistas." Ele ressaltou que o novo mandato vai ser marcado por três princípios: defesa do SUS, transparência pública e defesa da democracia participativa. Na posse, estavam presentes a presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco; a coordenadora da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz/RJ, Luciene Aguiar; e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Em sua fala, Nisia afirmou sua crença na política a partir do pensamento crítico e da mobilização social para promover inclusão social e parabenizou o diretor e sua equipe. "As palavras nos impulsionam, mas também as ações integrativas com as instituições científicas e os movimentos sociais", afirmou Nísia.
Notícia
Publicado em: 07/06/2017 12:09:24
A megaoperação empreendida pela Prefeitura de São Paulo, em 21 de maio, na região central da capital paulistana, conhecida como Cracolândia, demonstrou o fortalecimento de práticas há muito condenadas por tratar o consumo de drogas como caso de polícia em vez de uma questão de saúde pública. A ação empreendida destruiu barracas montadas por usuários, usou balas de borracha e bombas de gás para dispersar a população de rua; invadiu e demoliu hotéis e estabelecimentos comerciais, inclusive ocupados por pessoas. Além do circo midiático, constituído por 38 pessoas detidas e de pequenas quantidades de drogas apreendidas, viu-se a disseminação dos usuários e de cenas de consumo para mais de 20 outros pontos do centro expandido, numa operação que não foi avisada a nenhum órgão de Direitos Humanos e foi omitida do Ministério Público e da Defensoria Pública. As ações empreendidas estiveram nos debates travados no Seminário Internacional: Cenários da Redução de Danos na América Latina, realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em 29 e 30 de maio no Rio de Janeiro. Após dois dias de intensos debates, foi aprovada a Carta de Manguinhos, que destaca que tais arbitrariedades como essas não são exclusivas do Brasil, e casos similares são encontrados em muitos lugares da América Latina. 
Notícia
Publicado em: 07/06/2017 11:14:30
O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) promoverá na terça-feira, 13 de junho, a segunda edição do Ciclo de Debates Diálogos do Sul, que discute a integração em saúde na região sul-americana. Com o tema Entre o direito individual e a proteção da saúde pública: epidemias e o papel do Estado, a atividade contará com a participação da pesquisadora do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) Deisy Ventura, e do pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina, também da USP, Fernando Aith. O debate, marcado para às 16h30, na sede do Instituto, será moderado pelo especialista do Instituto em Vigilância em Saúde, Eduardo Hage. Na ocasião também será discutido o Regulamento Sanitário Internacional e os desafios em sua implementação.  A atividade é aberta a todos os interessados e necessita de inscrição prévia, através do e-mail comunicacao@isags-unasur.org. 
Notícia
Publicado em: 07/06/2017 10:56:07
Na primeira edição do Prêmio Adauto Araújo para os melhores trabalhos da ENSP, na 25ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2017), dois deles saíram vencedores. A aluna Thamyris Perez de Souza e a orientadora Ana Cecília Amado Xavier de Oliveira foram premiadas pelo trabalho intitulado Regulação do Citocromo P4502A6 pelo óxido nítrico em células de hepatocarcinoma humano; e a aluna Yasmim Furtado de Souza e a orientadora Lilian Miranda receberam o prêmio por Noções de saúde segundo usuários com transtorno mental: uma revisão bibliográfica. No evento, ocorrido em 2/6, estiveram presentes o vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, o pesquisador emérito Luiz Fernando Ferreira, o diretor da ENSP, Hermano Castro, a vice-diretora de Pesquisa da Escola, Sheila Ferraz, a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Maria de Fátima Baptista, além da esposa e filha do pesquisador que dá nome ao prêmio, Amélia e Elisa, respectivamente. Todos afirmaram a relevância da condecoração para a iniciação científica, fundamentalmente do pesquisador e ex-diretor da ENSP Adauto Araújo. Luis Fernando disse ser um mestre realizado, já que Adauto, como seu discípulo, superou-o. Hermano lembrou como Adauto estimulava a entrada de jovens na academia desde a graduação. Já Rodrigo destacou a importância de os jovens duvidarem, questionarem e crescerem na área da pesquisa. Sheila, idealizadora do prêmio, considerou difícil a escolha dos melhores trabalhos devido à sua alta qualidade nessa RAIC.
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 16:05:31
Na segunda-feira, 12 de junho, o Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP promoverá mais um debate em comemoração de seus vinte anos de atuação. A palestra Vulnerabilidade: interface nas pesquisas com seres humanos contará com a participação do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Fermin Roland Schramm, da pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) Ângela Maria Coimbra, e da pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maria Elisabeth Lopes Moreira. A atividade, marcada para as 9 horas no salão internacional da Escola, será aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 15:48:56
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente - celebrado em 5 de junho -  a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca dá prosseguimento as atividades da Semana do Meio Ambiente com o lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, na quinta-feira, 8 de junho. A 32ª edição do relatório reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. O lançamento do relatório, elaborado pela Pastoral da Terra, terá a coordenação do pesquisador da ENSP e coordenador do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, Ary Miranda. A atividade está marcada para às 12h30, na Tenda ENSP. Além do lançamento do relatório haverá também mais um edição da tradicional Feira Agroecológica Josué de Castro, das 9 às 14 horas, com a comercialização de alimentos orgânicos, ou seja, produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou mudanças genéticas, para evitar danos à saúde de quem os consome e à natureza. Participe!
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 12:28:03
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) organizou a Semana do Meio Ambiente. Durante dois dias a Escola promoverá oficinas, rodas de conversas, exposições e palestras que pretendem discutir os mais diversos temas ligados ao meio ambiente. Dando início as atividades, na quarta-feira, 7 de junho, serão realizadas sete oficinas artesanais, uma palestra sobre alimentação saudável, duas rodas de conversa - uma sobre impactos ambientais nos rótulos e outra sobre território e sustentabilidade - além de uma exposição de livros relacionados a sustentabilidade, e a tradicional ação do projeto Livro em Movimento, que consiste na doação e troca de livros para promoção de cultura. As atividades são abertas a todos os interessados e toda programação ocorrerá na Tenda ENSP, localizada na portaria principal da Escola. Participe!  
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 11:19:41
O Catálogo 2016 - 2017, que acaba de ser lançado, traz cerca de 430 títulos já lançados pela Editora Fiocruz nos seus quase 25 anos de existência, inclusive os já esgotados. Os títulos são listados por classificação temática e também organizados em fichas completas, que trazem a reprodução da capa e o resumo do conteúdo. Para facilitar a busca, no final o leitor encontra ainda uma lista de todos os títulos em ordem alfabética e com a indicação das páginas das respectivas fichas. Além dos livros já lançados, a publicação traz uma relação dos lançamentos programados para 2017.