Notícias: Divulgação Científica
3.213 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 16/03/2018 15:22:39
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CRPHF/ENSP), promoverá uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. O evento, marcado para sexta-feira, 23 de março, debaterá 'Ética, Formação e Prática em Saúde', e para tal, contará com a palestra do pesquisador da ENSP e coordenador do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego. O evento acontecerá no auditório 1 do Hélio Fraga, a partir das 9 horas, é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Segundo o pesquisador do CRPHF, Pablo Dias Fortes, "o intuito do evento é ser uma oportunidade para refletir sobre um tema de vital integridade para o Sistema Único de Saúde (SUS), perante o compromisso de aprimorar a capacidade de julgamento em relação às decisões que constituem o cotidiano dos serviços de saúde". Para marcar a data, a Fiocruz iluminou o Castelo Mourisco com a cor vermelha.
Notícia
Publicado em: 13/03/2018 17:22:03
Sim, o Brasil pode retornar ao Mapa da Fome. Por mais indignação que essa afirmativa possa provocar, principalmente pelo fato de o país ter deixado essa "lista negra" há três anos, a crise econômica, o desemprego, a falta de incentivo a programas de segurança alimentar e nutricional e as restrições orçamentárias impostas pelo governo podem reinclui-lo na temerosa lista da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. De 2014 a 2016, o número de pessoas em extrema pobreza no Brasil saltou de 5.162.737 para 9.972.090; no mundo, de 2015 para 2016, os conflitos armados e crise econômica provocaram crescimento da fome, atingindo mais de 800 milhões de pessoas. O assunto, e sua indissociável relação com a pobreza, foram debatidos na aula inaugural da ENSP/Fiocruz, na segunda-feira, 12 de março.
Notícia
Publicado em: 13/03/2018 16:20:43
Recentemente a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) incorporou uma nova plataforma tecnológica à Rede Fiocruz de Plataformas Tecnológicas. Completamente inovadora, a Plataforma de Ambiente e Saúde agrupa laboratórios de dois departamentos da Escola - Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH) e Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) - e será focada nas áreas de toxicologia e qualidade da água. Uma Plataforma Tecnológica representa uma área tecnológica avançada, com infraestrutura principal e de suporte, organizada no sentido de oferecer acesso às tecnologias disponíveis na Fundação para a comunidade científica interna e externa. Segundo Luis Caetano Antunes, pesquisador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) e um dos coordenadores da Comissão de Usuários da Rede de Plataformas da ENSP, o objetivo é fomentar pesquisas que estão em desenvolvimento, além de estimular pesquisas novas.
Notícia
Publicado em: 13/03/2018 15:30:12
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) criou um site para divulgar notícias sobre a reforma trabalhista. O espaço virtual disponibiliza uma série de artigos acadêmicos, legislação, notas e orientações sobre a Lei n. 13.467/2017, assinada em julho de 2017 e em vigor desde 11 de novembro de 2017. O site Reforma Trabalhista tem por objetivo disseminar informações a respeito dos impactos desta reforma na proteção social, saúde e organização dos trabalhadores. Acesse o banner na página principal do Portal ENSP e saiba mais.
Notícia
Publicado em: 13/03/2018 10:54:17
A Presidência da Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, torna público o edital para apresentação de propostas para projetos de Divulgação Científica no campo da Saúde. Seu objetivo é estimular a divulgação científica por meio do diálogo entre cientistas e a sociedade. Os projetos podem ser submetidos por profissionais servidores, terceirizados, bolsistas e/ou alunos da instituição. Serão aceitas propostas em todos os campos do conhecimento nos quais a Fiocruz atua, com particular interesse em propostas que tratem dos seguintes temas: Vigilância em Saúde; Arboviroses; Resistência Microbiana; Violência e Saúde; e Saúde e Ambiente.
Notícia
Publicado em: 12/03/2018 12:59:19
A revista Cadernos de Saúde Pública (vol.34 n.3), de março de 2018, traz um debate bem atual para a pauta científica. Com o tema Mulheres no mundo da ciência e da publicação científica, as editoras da publicação Marilia Sá Carvalho, Claudia Medina Coeli e Luciana Dias de Lima observam que as "lutas feministas que se expressaram nas passeatas quando da posse do presidente americano, explicitamente misógino, e na resistência das brasileiras em defesa do direito ao aborto já tão limitado. O movimento se capilarizou e permitiu que viessem à tona diversos casos de abusos sexuais. As mulheres se fortaleceram para denunciar, compartilhando suas experiências". Conforme o editorial da revista, "também entre cientistas, como não poderia ser diferente, denúncias de abuso apontam relações de poder que se estabelecem entre orientador e orientanda, entre cientista sênior e jovem em início de carreira, que levam a situações tão graves como as já mencionadas, afastando inúmeras e promissoras jovens mulheres da carreira acadêmica". As três editoras do 'Cadernos' reforçam que estimular a igualdade de gênero é um compromisso da publicação.
Notícia
Publicado em: 12/03/2018 12:48:28
Os pesquisadores brasileiros terão duas oportunidades de financiamento para estudos inovadores com temas estratégicos para o SUS. O Ministério da Saúde, a Fundação Bill e Melinda Gates e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) irão investir mais de R$3,5 milhões em pesquisas com foco na 'Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil no Brasil' e em 'Novas abordagens para caracterizar a carga global de resistência aos Antimicrobianos'. A primeira chamada pública já está com inscrições abertas desde o dia 5/3) no site do Grand Challenges da Fundação Gates. Já a segunda, será lançada na segunda quinzena de março também no portal da instituição. O prazo para execução dos projetos é de 18 meses.
Notícia
Publicado em: 07/03/2018 15:38:53
Realizada em 22 de fevereiro de 2018, a aula inaugural do curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família teve o tema O Brasil tem jeito? Sociedade e saúde em tempos de crise. O evento recebeu o sociólogo Jessé Souza e contou com a participação do ex-diretor da ENSP e coordenador do Centro de Estudo Estratégicos da Fiocruz (CEE), Antônio Ivo de Carvalho, como debatedor. Na mesa de abertura do evento estiveram presentes Hermano Castro, diretor da ENSP, Lúcia Dupret, vice-diretora de Ensino da Escola, e Leonardo Graever, superintendente de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Veja os vídeos abaixo.
Notícia
Publicado em: 05/03/2018 14:30:38
"A vida já esteve melhor para Dona Ciça e pelo menos outros 2,5 milhões de brasileiros que podem ter cruzado de volta a linha da pobreza. Apenas três anos após deixar de figurar entre os países que integram o Mapa da Fome - relatório produzido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) -, o Brasil corre o risco de retornar a essa lista nada honrosa." Dona Ciça é Cícera João da Silva, uma das entrevistadas pela repórter Ana Cláudia Peres para a matéria de capa da revista Radis nº 186, de março de 2018, a quem contou que "tem medo de quase nada nesta vida", mas "tem medo da fome". A advertência sobre a fome no Brasil, feita pelo diretor geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, reforça o alerta disparado seis meses antes por um grupo de 20 entidades da sociedade civil brasileira que divulgaram um documento apontando na mesma direção. A "volta da fome" também será o tema da aula inaugural da ENSP, em 12/3, para a qual foram convidados Ana Maria de Castro, socióloga do Ifcs/UFRJ e filha de Josué de Castro; Francisco Menezes, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Daniel Carvalho de Souza, filho de Betinho e que prossegue com seu trabalho na Ação da Cidadania; e Maria Emília Pacheco, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase).
Notícia
Publicado em: 05/03/2018 11:14:11
A Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz convida todos os pesquisadores da Fundação para a palestra Os impactos da Lei da Biodiversidade nas atividades de P&D e o Sisgen na prática, que será realizada no dia 14 de março, às 9h, no auditório da ENSP.
Notícia
Publicado em: 01/03/2018 14:11:51
"Metade da humanidade não come; a outra metade não dorme, com medo da que não come". Foi com essas palavras certeiras que o médico, geógrafo, nutrólogo e pensador brasileiro Josué de Castro começou a chamar a atenção do Brasil e do mundo para uma de nossas grandes mazelas: com uma das mais pujantes agriculturas do planeta, éramos um país faminto. A aguerrida e longa luta de nomes como Josué, Betinho, entre outros, e a lenta institucionalização de políticas de combate à fome fez com que, há pouco tempo, o Brasil saísse pela primeira vez do Mapa da Fome da ONU. Mas cientistas que trabalham sobre os muitos aspectos desse tema estão em alerta. O rápido desmonte de políticas sociais do atual governo e a crise econômica vem solapando as poucas conquistas efetuadas nesse campo e o Brasil pode voltar para esse ranking vergonhoso. Diante da urgência de um tema como esse - afinal, como disse o Betinho, quem tem fome tem pressa - a ENSP traz para a mesa de sua aula inaugural o tema da fome. Assista ao vivo no Canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 27/02/2018 15:23:23
A revista Ciência e Saúde Coletiva (vol. 23 n. 2) aborda o tema Adoecimentos e sofrimentos de longa duração: contribuições das Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Esse número temático divulga as contribuições de pesquisadores nacionais e internacionais sobre a temática, principalmente, no que se refere às interpretações dos adoecidos quanto aos modos de refletir, atuar e de lidar com os adoecimentos, seus tratamentos, diagnósticos, efeitos e implicações sobre as suas vidas e biografias. Uma parte dos estudos integrou as apresentações do Grupo de Trabalho Adoecimentos e Sofrimentos de Longa Duração do VII Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, coordenado pelos organizadores deste número da publicação.
Notícia
Publicado em: 22/02/2018 13:16:46
Há poucos dias, circulou pelos jornais e pelas redes sociais do Brasil a história de uma mulher que deu à luz um dia depois de ser presa e teve que permanecer encarcerada junto com seu filho. O caso de Jéssica Monteiro, de 24 anos, chamou a atenção pelas condições da cadeia em que ela estava, pela intransigência do juiz e também pela comparação que foi feita com o tratamento que é reservado às mulheres que cometem delito, mas são ricas. O caso de Jéssica, no entanto, não é uma exceção. É o que apontam os dados da pesquisa Nascer nas Prisões, coordenada pelas pesquisadoras Maria do Carmo Leal e Alexandra Roma Sánchez, da ENSP. Os resultados deste estudo ajudaram a embasar a decisão inédita tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 20 de fevereiro, de conceder habeas corpus coletivo para mães e gestantes que se encontram em prisão preventiva, a partir de peça jurídica elaborada pela integrante do grupo de pesquisa Saúde em Prisões da ENSP Luciana Simas, por intermédio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Salvo casos de crimes cometidos com violência, essas mulheres passam agora a cumprir prisão domiciliar. A decisão levou em conta a condição degradante das prisões no Brasil e a consequência disso para a saúde e a vida dessas mulheres e crianças.
Notícia
Publicado em: 20/02/2018 13:57:28
A revista Cadernos de Saúde Pública de fevereiro (vol. 34 n. 2) convoca para o 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), a ser realizado de 26 a 29 de julho, na Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, com o lema Defender o SUS, os Direitos Sociais e a Democracia. O presidente da Abrasco, Gastão Wagner de Souza Campos, assina o editorial da publicação, onde diz que o Brasil vive um período histórico difícil, de instabilidade política, insegurança jurídica, crise econômica, ataque sistemático aos direitos sociais e trabalhistas, às políticas e às universidades públicas, privilégios crescentes ao mercado e cortes no orçamento, inclusive para a ciência e tecnologia. “Os agentes que comandam esse movimento regressivo, e que pretendem anular a Constituição Federal de 1988 e subordinar classes e agrupamentos sociais subalternos, são os mesmos que, historicamente, sempre se opuseram à distribuição de renda e ao aprofundamento da democracia.” Para ele, a crise do país é também resultado da postura inadequada de partidos políticos e de movimentos sociais que tiveram papel decisivo na constituição do Sistema Único de Saúde (SUS), dos direitos civis, sociais e políticos. “Para se repensar o Brasil se faz necessário refletirmos sobre a organização e práticas da reforma sanitária, das entidades de representação e dos movimentos sociais como um todo.”
Notícia
Publicado em: 16/02/2018 18:32:03
O primeiro fascículo de 2018 do Cadernos de Saúde Pública (volume 34, janeiro de 2018) encontra-se disponível no site da revista. Para este ano, o tema "Abraçando a diversidade" é o escolhido para as fotos de capa, e o editorial Hipercompetitividade e integridade em pesquisa destaca a complexidade das publicações científicas e seu papel enquanto principal veículo de disseminação de resultados de projetos de pesquisa. O texto, assinado pelas editoras Cláudia Medina Coeli, Luciana Dias de Lima e Marilia Sá Carvalho, reforça que boas práticas editoriais permitem que "as revistas contribuam para a promoção da integridade na pesquisa e a valorização da ciência", mas alerta também para procedimentos indesejados que levam ao excesso de publicação de resultados positivos, baixa reprodutibilidade e falta de transparência no relato de estudos, o que "diminui o valor da contribuição científica para a sociedade", afirmam.