Busca do site
menu

Notícias: Divulgação Científica

3.213 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 08/02/2018 12:21:12
Aclamada como nova presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) em seu quinto e último simpósio nacional, realizado no fim de novembro, Lúcia Souto e a nova diretoria da entidade foram oficialmente empossados na manhã de 31 de janeiro. A atividade aconteceu no Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE-Fiocruz) e foi celebrada juntamente com uma reunião entre lideranças do movimento sanitário e médico do Rio de Janeiro com parlamentares ligados à Frente Brasil Popular. Coube a Cornelis van Stralen, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG) e presidente da entidade, abrir a sessão e passar o bastão a Lúcia para liderar a entidade no biênio 2018-2019. Numa fala contundente, ele desejou ucesso à nova presidente; reafirmou sua participação no corpo da nova diretoria e reforçou a necessidade de o Cebes reforçar seu caráter político-organizativo e a tradição de dialogar sobre saúde com a população.
Notícia
Publicado em: 30/01/2018 19:23:14
Ary Miranda, pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, comenta a criação do Sistema Único de Saúde, essa experiência brasileira, suas vitórias e derrotas ao longo dos seus 30 anos de existência.
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 17:51:16
Para os moradores de Rio das Pedras, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro, o acesso à rede pública de saúde é permeado por diferentes barreiras e experiências negativas. Os moradores apontaram a incapacidade dos profissionais de saúde de lidar de forma compassiva com a população como um dos principais problemas. Esse e outros dados, coletados em entrevistas qualitativas conduzidas durante investigação da ENSP, foram publicados em janeiro no periódico Qualitative Health Research. A pesquisadora da ENSP Débora Castiglione, a epidemiologista Gina Lovasi, da Drexel University (EUA), e a pesquisadora do Procc/Fiocruz Marília Sá Carvalho analisaram informações obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com 14 adultos da comunidade carioca. O objetivo da investigação foi caracterizar o acesso aos serviços de saúde e entender como os participantes eram atendidos nas unidades e quais as percepções deles sobre esse atendimento.
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 16:32:02
A cientista social Maria Cecília Minayo, coordenadora científica do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) falou sobre o sobre o recrudescimento da violência pública no Brasil, indicado por dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2017, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os  números mostram a elevação de taxas de violência em vários pontos do país e, segundo Minayo, não são surpreendentes, já que o Brasil carece de uma política nacional de segurança pública que possa garantir a queda continuada dessas estatísticas.
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 11:18:52
Em debate sobre a preparação para a Reunião de Alto Nível da ONU sobre Tuberculose, o Brasil proferiu, em iniciativa inédita, uma intervenção conjunta dos países do Brics durante a 142ª Sessão do Conselho Executivo da OMS, que aconteceu de 22 a 27 de janeiro, em Genbra, e teve a participação do Ministério da Saúde. 
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 11:06:38
Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), em parceria com o Instituto de Biologia do Exército, apontou que a utilização da vacina de febre amarela em doses reduzidas não altera a eficácia da mesma em indivíduos adultos, mesmo quando a quantidade de antígenos é quase 50 vezes inferior à presente nas doses utilizadas atualmente. Para chegar à conclusão, 900 homens com idade média de 19 anos foram divididos em seis grupos e receberam vacinas com diferentes quantidades do antígeno: a padrão e as reduzidas em cerca de três; nove; 50; 150 e 900 vezes. 
Notícia
Publicado em: 26/01/2018 13:01:26
A primeira edição de 2018 da revista Ciência e Saúde Coletiva (vol.23 n.1) está disponível on-line e aborda como tema a situação atual da investigação qualitativa. Os pesquisadores portugueses Catarina Brandão, Jaime Ribeiro e António Pedro Costa, que assinam o editorial, consideram que  a comunidade científica reconhece cada vez mais a importância de integrar a perspetiva qualitativa nos processos de investigação, de modo a produzir conhecimento holístico e útil sobre a complexidade da experiência humana. “A investigação qualitativa tem preocupações sociais e dá destaque aos interesses de atores sociais. Dá voz às pessoas, à sociedade, muitas vezes a grupos minoritários, explicitando como processos são vividos e os significados que lhes são atribuídos. Esta premissa central é, cada vez mais, entendida enquanto uma mais-valia, avançando-se assim para além da hegemonia do paradigma quantitativo na investigação”, observam. 
Notícia
Publicado em: 25/01/2018 17:20:11
A 9ª Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA) regressa a Lisboa em 2018. Este ano, a instituição que irá acolher a ConfOA é o ISCTE-IUL, uma prestigiada instituição universitária portuguesa, com uma já longa atividade no domínio do Acesso Aberto. A 9º Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto vai acontecer nos dias 2 e 3 de outubro (com workshops pós-conferência previstos para 4 de outubro), no campus do ISCTE-IUL, no centro de Lisboa.
Notícia
Publicado em: 23/01/2018 15:07:47
Pesquisadores da Fiocruz estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas sobre febre amarela em uma transmissão ao vivo que acontecerá na próxima quinta-feira, 25/1, às 15h, pela página da Fiocruz no Facebook. Além da participação on-line, a comunidade Fiocruz também poderá participar do evento presencialmente e tirar suas dúvidas. 
Notícia
Publicado em: 17/01/2018 09:39:24
Uma trajetória que se confunde com a histórica luta pelo direito à saúde no Brasil. No final do ano passado, ex-alunos, antigos e atuais coordenadores, docentes e pesquisadores da ENSP e de outras instituições se reuniram no auditório térreo da Escola para celebrar os 50 anos de seu Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Um encontro de amigos, de companheiros de luta, pessoas que têm em comum o orgulho de fazerem parte dessa história. Orgulho que se mostrou nas falas, abraços, lágrimas, no ato de sublinhar o próprio nome num grande banner com os nomes dos mais de mil e seiscentos mestres e  quase setecentos doutores que, mais do que um título, tiveram na ENSP a porta de entrada para pensar e fazer a saúde coletiva do Brasil. Uma manhã festiva, com homenagens e reflexão crítica.
Notícia
Publicado em: 16/01/2018 15:26:00
Egresso dos programas de Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola, Adalberto Miranda Filho publicou, na edição de janeiro da revista The Lancet Haemaetology, artigo sobre a disitribuição da leucemia no mundo. Foram analisados dados dados 184 países, coletados por meio da base Globocan da Agencia Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC/Franca), onde Adalberto faz seu pós-doutorado. Os resultados do artigo, escrito em conjunto com outros cinco pesquisadores, são relativos ao meu projeto chamado "Global burden of haematological malignancies", da agência.  
Notícia
Publicado em: 15/01/2018 16:23:03
Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, a professora Ligia Bahia, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ), ministrará a palestra Mix público privado na perspectiva de acesso e cobertura do sistema universal de saúde: polêmicas e possibilidades, via webinar, como pré-conferência, no Brasil, do 5º Simpósio Mundial da Health Systems Global. Programado para outubro de 2018, em Liverpool, na Inglaterra, o evento discutirá os Avanços dos Sistemas de Saúde para Todos na Era dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisadora Vera Lúcia Luiza, do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da ENSP, faz parte da comissão científica. O Webinar será das 14h às 17h. Clique aqui para participar.
Notícia
Publicado em: 10/01/2018 13:15:13
O Boletim 2 do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco já está on-line e traz, no editorial, texto do pesquisador Francisco Paumgartten, chefe do Laboratório de Toxicologia da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, sobre os riscos à saúde provocados pelos aditivos em cigarros. O artigo, assinado por Danielle Barata, do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde, comenta o adiamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a competência da Anvisa para proibir a fabricação, importação, armazenamento e comercialização de produtos de tabaco. Na entrevista, Tibor Szilagyi, líder da equipe de relatórios e gestão do conhecimento do Secretariado da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, fala a respeito da importância dos Observatórios no monitoramento das estratégias e ações da indústria do tabaco. Acesse a publicação aqui.
Notícia
Publicado em: 02/01/2018 15:21:46
A epidemia das drogas psiquiátricas, os riscos para a saúde e o ambiente provocados pelo uso do mercúrio e a importância de melhorar as condições de vida da população para combater a tuberculose estão entre os temas abordados na primeira edição de 2018 da Revista Radis (nº 184 - janeiro 2018). A matéria de capa destaca a realização, na ENSP, do seminário internacional sobre a Epidemia das Drogas Psiquiátricas, que revelou que o aumento do diagnóstico de distúrbios e do uso de drogas psiquiátricas não levou à redução da carga de doenças mentais, e recebeu convidados como o jornalista americano Robert Whitaker, que investiga estratégias mercadológicas da indústria de medicamentos, e o professor finlandês Jaakko Seikkula, da Universidade de Jyvãskyä. A Radis de janeiro de 2018 traz ainda reportagens sobre o VIII Congresso Interno da Fiocruz, os avanços, desafios e retrocessos relacionados à Aids e a importância do serviço de fonoaudiologia no SUS. Confira a edição completa.
Notícia
Publicado em: 27/12/2017 14:37:40
"A sensação que nos atravessa no Brasil atual é de desalento pelo retrocesso que estamos vivendo em termos de perdas de direitos conquistados ao longo de lutas anteriores. Por outro lado, é parte do DNA da Saúde Coletiva brasileira a luta e a resistência. Não diria que já há um novo porvir se avizinhando no horizonte, mas é excelente a oportunidade que temos para rever e produzir novas experiências conceituais e imaginar outras possibilidades de lutas e resistências." É o que afirma o editorial do número temático Direito à cidade: Promoção da equidade para grupos em situação de vulnerabilidade da revista Ciência e Saúde Coletiva (vol.22 n.12), de dezembro de 2017, que aspira contribuir com uma porção desta luta colocando em cena a cidade, suas vulnerabilidades e potencialidades. Os editores convidados dessa edição, Marco Akerman, Glória Lúcia Alves Figueiredo e Carlos Henrique Gomes Martins entendem que o direito à saude se entrecruza com o direito à cidade na medida em que, ao se garantir espaços urbanos saudáveis para a população, estará também reduzindo iniquidades e expandindo o usufruto dos efeitos positivos da urbanização a grupos excluídos e injustiçados.