Busca do site
menu

Notícias: Divulgação Científica

3.213 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 09/05/2018 11:26:19
Nesta quinta-feira, 10 de maio, o Atual contexto da Estratégia de Saúde da Família no Rio de Janeiro estará em discussão no penúltimo dia de atividades do XIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A mesa contará com a participação de Paula Travassos, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), como expositora, e Daniele Menezes, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mirian Makeba, como debatedora. A atividade estará sob a coordenação da pesquisadora da ENSP, Vanessa Costa e Silva. O evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 08/05/2018 12:34:39
Nesta quarta-feira, 9 de maio, a discussão do XIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família terá como pauta os Descaminhos na Atenção Primária: a atual Política Nacional de Atenção Básica e a portaria nº 83/2018. A mesa contará com a exposição de Liu Leal, do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e terá o presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias (FENASCE), Luiz Cláudio de Souza, como debatedor. A coordenação da atividade fica por conta da professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Mariana Nogueira. O evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 07/05/2018 12:41:49
Na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de maio, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) promoverá o seminário Saúde no trabalho e estratégias sindicais: experiências francesa e brasileira. A atividade, realizada no âmbito da Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, contará com a participação de sociólogos e sindicalista franceses, além de pesquisadores da Fiocruz, para discutir a reestruturação produtiva que afeta o mundo do trabalho desde do final década de 70, trazendo a dessindicalização massiva que afeta todas as centrais sindicais francesas, particularmente a Confederação Geral do Trabalho (CGT). O seminário, aberto aos interessados e sem necessidade de inscrição prévia, é coordenado pela pesquisadora do Cesteh, Simone Oliveira.
Notícia
Publicado em: 07/05/2018 12:01:35
Nesta terça-feira, 8 de maio, a discussão do XIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família terá como pauta a Intervenção Militar no Rio de Janeiro: interferências no contexto do território da saúde. O debate contará com a exposição da professora da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luciana Boiteux. Josinaldo da Silva, do projeto Maré Vive e Renata Souza, pós doutoranda da Universidade Federal Fluminense (UFF), serão os debatedores. A residente da ENSP, Clara Camatta, será a coordenadora da atividade. O evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 07/05/2018 10:47:51
Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no país. De acordo com o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, divulgado em 2017 pelo Ministério da Saúde (MS), entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no país, 79% delas são homens e 21% mulheres. Um dos alertas é a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foram registradas uma média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos. As taxas mundiais também são preocupantes. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio representa 1,4% de todas as mortes em todo o mundo, tornando-se, em 2012, a 15ª causa de mortalidade na população geral; entre os jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte. A Índia e a China são os países com as maiores taxas. Para a OMS, este é um grave problema de saúde pública  com sérias consequências emocionais, sociais e econômicas, mas pode ser prevenido. Vários estudos vêm abordando o problema e a informação é estratégica, tanto para quem precisa de ajuda, quanto para acionamento das redes de atenção, recomenda a OMS. 
Notícia
Publicado em: 27/04/2018 16:34:43
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá, de 7 a 9 de maio, o curso de curta duração com abrangência internacional Avaliação de efetividade de intervenções complexas em Saúde Pública. O curso busca discutir metodologias e modelos analíticos para avaliar a efetividade de intervenções complexas em saúde, direcionadas para redução das iniquidades em saúde. Voltado especialmente aos alunos de mestrado e doutorado da Escola, o curso terá aula inaugural aberta, com a presença da professora e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento e Avaliação de Políticas e Tecnologias em Saúde Pública da Universidade do Vale, Colômbia, Ligia Malagon de Salazar. A aula será transmitida on-line no Canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 27/04/2018 13:23:35
Na semana de 7 a 11 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promoverá a 13ª Edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2018, o evento coincide com o início da 14ª turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e as discussões começam abordando o desmonte das políticas sociais e suas implicações para a saúde. A intervenção militar no Rio de Janeiro, a atual Política Nacional de Atenção Básica, o atual contexto da Estratégia de Saúde da Família e os rumos das ESF, estão entre os temas que serão discutidos ao longo de uma semana de atividades. O evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 24/04/2018 12:54:51
A revista Ciência & Saúde Coletiva (vol.23 n.4), de abril de 2018, traz como tema principal Infância e longevidade: vulnerabilidades, continuidades e descontinuidades. O editorial da publicação considera que o intenso e rápido crescimento e desenvolvimento do ser humano na infância e adolescência está, inexoravelmente, relacionado ao processo de envelhecimento com seu próprio ritmo em relação aos processos cognitivos, à necessidade de manter atividades físicas e cerebrais mais precoces e, ao mesmo tempo, ao declínio de algumas funções. A chefe do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli da ENSP, pesquisadora Simone Gonçalves de Assis, acredita que aspectos do ambiente social são fundamentais para apoiar o reajuste do estilo de vida a partir de uma perspectiva comunitária, mas também os caminhos e decisões individuais mudam as diretrizes de vida em resposta aos desafios do ambiente social.
Notícia
Publicado em: 24/04/2018 12:20:21
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública (Cesteh/ENSP) promoverá, no dia 3 de maio, o evento Acidentes de Trabalho no Brasil: realidades e desafios, em memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças do Trabalho, em 28 de abril, e em comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado mundialmente em 1º de Maio. Para o debate estarão presentes a coordenadora Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Karla Freire Baêta, a professora da Universidade Federal da Bahia, Vilma Santana, e o representante da diretoria executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Luiz Oliveira. O evento será coordenado pela pesquisadora do Cesteh/ENSP Élida Hennington e está marcado para as 9h30, no salão internacional da ENSP.
Notícia
Publicado em: 24/04/2018 11:16:58
O médico infectologista e chefe do Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), José Cerbino Neto, fala sobre os subtipos de Influenza existentes, o possível risco de epidemia no Brasil, as medidas que devem ser adotadas para evitar a contaminação pelo vírus e a importância de se vacinar contra a doença.
Notícia
Publicado em: 20/04/2018 14:11:59
Na próxima quinta-feira, 26/4, às 14h, acontecerá a segunda sessão do projeto Cine Saúde. Desta vez o filme exibido será Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro, como uma homenagem à vereadora Marielle Franco, que foi brutalmente assassinada no dia 14 de março nas ruas do Rio de Janeiro. A atividade é promovida pelo Laboratório Internet, Saúde e Sociedade, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e é coordenada pelo pesquisador André Pereira Neto. A exibição é aberta ao público em geral e acontecerá na sala Mário Sayeg, localizada perto da entrada do Centro de Saúde. Ao final da exibição terá um debate com os participantes. 
Notícia
Publicado em: 20/04/2018 12:10:11
A saúde indígena é uma das áreas de atuação da Editora Fiocruz. Em seu catálogo, destaca-se a coleção Saúde dos Povos Indígenas, que reúne estudos originais sobre os mais diversos aspectos do processo saúde-doença dos povos indígenas. Os livros da coleção têm como objetivo contribuir para a construção de enfoques teóricos e técnicos inovadores que, no tocante à saúde, possibilitem estabelecer relações socialmente mais justas entre a sociedade brasileira e os povos indígenas.
Notícia
Publicado em: 20/04/2018 11:04:40
A Fiocruz promove o evento Influenza: Uma epidemia de todos os anos, na próxima quinta-feira (26/4), das 9h às 13h, no Museu da Vida, no campus de Manguinhos da Fundação (Rio de Janeiro). O encontro terá como objetivo principal apresentar o panorama da influenza no Brasil, os vírus circulantes, os grupos com maior risco de contraírem as formas graves e as medidas de prevenção. 
Notícia
Publicado em: 19/04/2018 14:52:17
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), promoveu mais uma sessão do projeto 'Encontros do Cesteh'. Realizado em 18 de abril, o encontro abordou a comunicação e informação em pesquisas e serviços de saúde. Para discutir o tema a atividade contou com a participação da coordenadora de Comunicação Institucional da Escola Nacional de Saúde Pública, Rita Mattos. Em sua fala a coordenadora da CCI/ENSP destacou que a comunicação é uma ferramenta estratégica para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O debate contou com a participação dos trabalhadores do Cesteh e foi mediado pelo técnico do laboratório de Toxicologia do Cesteh/ENSP, Leandro Carvalho.
Notícia
Publicado em: 18/04/2018 11:20:54
A mortalidade prematura de adultos por doenças crônicas não transmissíveis e as pesquisas referentes ao seu enfrentamento estão na pauta do 1° Simpósio Nacional Sobre Saúde, Envelhecimento e Estado de Bem-Estar, que será realizado em 18 e 19 de abril de 2018, no Museu da Vida, da Fiocruz. Resultado de parceria entre o Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento (Gise), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE/Fiocruz), o evento discutirá as diferentes dimensões do problema e buscará atualizar a discussão travada nas áreas de conhecimento a ele relacionadas, como Demografia, Informação em Saúde e Saúde Pública, por meio da colaboração entre pesquisadores, especialistas e estudantes.