O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Notícias: Dihs/ENSP

57 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 17/04/2025 12:18:58
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá mais uma edição do Centro de Estudos Giuliano de Oliveira Suassuna, em comemoração aos seus 10 anos de atuação. Na próxima quinta-feira, 24 de abril, o tema do debate será o impacto da violência obstétrica na saúde sexual feminina. A atividade ocorrerá às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no YouTube.
Notícia
Publicado em: 11/04/2025 13:02:38
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoveu a segunda edição do Centro de Estudos Giuliano de Oliveira Suassuna, em comemoração aos seus 10 anos. Desta vez, o tema em debate foi 'Violência Obstétrica e Prematuridade na Gravidez', com a palestra da especialista em violência e assistente social da Prefeitura de Macaé, Maria das Graças de Faria. O evento está disponível na íntegra no canal da ENSP no YouTube. Confira!
Notícia
Publicado em: 07/04/2025 13:52:10
O departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DIHS/ENSP/Fiocruz) promoverá o segundo Centro de Estudos Giuliano de Oliveira Suassuna em comemoração aos seus 10 anos. O evento, com o tema “Violência Obstétrica e a Prematuridade na Gravidez”, será realizado no dia 10 de abril, às 14h, em transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no Youtube
Notícia
Publicado em: 19/03/2025 09:49:21
O lugar ocupado pelas mulheres na sociedade foi o tema central do primeiro evento organizado em comemoração pelos 10 anos do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DIHS/ENSP/Fiocruz). Realizada nesta terça-feira (18/3), a palestra "O não lugar do feminino" foi coordenada pela pesquisadora Patrícia Way e teve a professora Nair Teles como conferencista. O evento foi transmitido pelo canal da ENSP no Youtube; confira!  
Notícia
Publicado em: 27/01/2025 15:00:39
Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. A Pós-Graduação Lato Sensu promove uma abordagem reflexiva sobre questões relativas às desigualdades sociais marcadas pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes interseccionais. 
Notícia
Publicado em: 18/12/2024 14:25:13
"Como pensar o que se convencionou denominar de campo do conhecimento direitos humanos e saúde?" Para responder essa pergunta, o Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DIHS/ENSP/Fiocruz) lançou o livro "Direitos Humanos e Saúde: refletindo sobre as dores e esperanças". Organizada pelos pesquisadores Maria Helena Barros de Oliveira, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos e Marcos Besserman Vianna, a obra foi publicada pela Hucitec Editora e lançada durante o XI Seminário Internacional de Direitos Humanos e Saúde e o XV Seminário Nacional de Direitos Humanos e Saúde, que ocorreram entre os dias 25 e 27 de novembro na ENSP. 
Notícia
Publicado em: 27/11/2024 08:41:58
Fortalecimento do espaço público, defesa da colaboração entre as pessoas, esforço por abordagens humanistas e pela adoção de modelos que busquem neutralizar desigualdades foram defendidos pelo professor da Universidade de Lisboa David Rodrigues na tarde desta segunda-feira (25/11) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Com o título “Metamorfoses: os desafios da Educação e da Saúde para vivermos juntos e justos”, a palestra compôs a programação do XI Seminário Internacional de Direitos Humanos e Saúde e do XV Seminário Nacional de Direitos Humanos e Saúde. A atividade foi coordenada pelo pesquisador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS/ENSP) Armando Nembri. 
Notícia
Publicado em: 12/11/2024 13:47:07
A importância de se pensar a saúde e a liberdade de expressão no âmbito dos direitos humanos e da democracia foi o mote central do evento de lançamento do livro "Direitos humanos, liberdade de expressão e democracia". A coletânea é fruto da cooperação acadêmica entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). 
Notícia
Publicado em: 09/10/2024 11:48:38
No mês em que se celebra o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, o Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP deu início a 17ª turma do Curso de Atualização em Cuidados Paliativos: uma reflexão na perspectiva do Direito, Saúde e Cidadania. Coordenada pelo pesquisador do Dihs, Ernani Mendes e pelos doutorandos Ana Paula Bragança e Rafael Gaspar, a formação conta com a participação de docentes de diferentes instituições de ensino e assistência. A aula inaugural do curso, realizada no dia 3 de outubro, foi proferida pela vice-presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Gaffrée, Edna Moreira, e pelo coordenador geral do curso, Ernani Mendes. 
Notícia
Publicado em: 27/09/2023 12:44:00
Celebrando seus 69 anos, a ENSP realizou nesta terça-feira, 26 de setembro, a mesa ‘Direitos Humanos, Diversidade Sexual e de Gênero em diálogo com a Saúde’, que contou com a participação do  juiz do TJRJ e presidente do Fórum Permanente de Direito da Antidiscriminação da Diversidade Sexual da Emerj, Eric Scapim, e da pesquisadora Departamento de Direitos Humanos e Diversidade Cultural da ENSP, Jaqueline Gomes, sob a coordenação da pesquisadora do Dhis, Maria Helena Barros. “Para o Departamento, participar desta mesa durante as comemorações pelos 69 anos da Escola, reforça a premissa do Dihs: a saúde como um direito humano. Isso significa tratar todo cidadão a partir da sua dignidade humana, entendendo a importância de olhar pelas populações mais vulneráveis”, destacou ela. 
Notícia
Publicado em: 20/09/2023 16:37:09
Dando continuidade as comemorações pelos seus 69 anos, a ENSP/Fiocruz promoverá na próxima terça-feira, 26 de setembro, a mesa ‘Direitos Humanos, Diversidade Sexual e de Gênero em diálogo com a Saúde’. A atividade contará com a participação da pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP, Jaqueline Gomes de Jesus, e do juiz e presidente do Fórum Permanente de Direito da Antidiscriminação da Diversidade Sexual da Emerj, Eric Scapin. O debate será coordenado pela pesquisador do Dihs, Maria Helena Barros, e acontecerá no auditório térreo da Escola, partir das 9h30. Os interessados também podem participar, ao vivo, pelo canal da ENSP no Youtube. Haverá Tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Participe!
Notícia
Publicado em: 23/08/2022 12:12:33
Discutir o trabalho a partir da perspectiva dos direitos humanos e da saúde foi a proposta do Ceensp organizado pelo Dihs em parceria com o Cesteh. O evento contou com participação do presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e Ministério Público do Trabalho, o desembargador Marcelo D`Ambroso, que também integra a Assessoria Americana de Juristas e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, além de outros coletivos democráticos.
Notícia
Publicado em: 01/07/2022 12:57:29
A pesquisadora da ENSP, Maria Helena Barros, recebeu nesta quarta-feira, 29 de junho, o Prêmio Emerj Mulheres do Ano 2022, dedicado as dez mulheres que mais se destacaram no cenário nacional nas mais diversas áreas de atuação profissional. Emocionada, Barros dedicou o prêmio à sua mãe e irmã e a todas as mulheres que lutam, acreditam no amor e tem esperança em um mundo melhor. As agraciadas pelo Prêmio foram representadas por suas madrinhas. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, citou o poema Com licença poética, de Adélia Prado, em referência a força e coragem de sua afilhada.
Notícia
Publicado em: 16/05/2022 15:26:51
A ENSP informa, com profundo pesar, o falecimento da ativista pelos direitos trans, Alessandra Ramos Makkeda. Pesquisadora colaboradora do Departamento de Direitos Humanos e Saúde (Dihs/ENSP), Alessandra era intérprete de libras e assessora parlamentar na Alerj e na Câmara dos Deputados. Travesti e militante, Makeda deixa um importante legado na luta pelo desencarceramento, pelos direitos trans, contra o racismo e a LGBTfobia. 
Notícia
Publicado em: 18/02/2022 10:43:09
A justiça social é um princípio civilizatório ligado à convicção de que todo ser humano merece o direito de viver dignamente. Seus principais eixos de atuação são o combate à pobreza e a luta contra qualquer tipo de discriminação que impeça os indivíduos de desfrutarem de uma vida boa e segura. Segundo Pablo Dias Fortes, coordenador do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da ENSP e pesquisador do Departamento de Direitos Humanos e Saúde, o conceito de justiça social é baseado no respeito que devemos uns aos outros na qualidade de seres mais ou menos vulneráveis, ou seja, cujas diferentes necessidades orientem também as políticas públicas na correção das desvantagens individuais e coletivas.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.