O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Notícias: Cooperação SUS

798 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 13/04/2016 11:59:15
Até o dia 9 de abril, foram confirmados 1.113 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita, em todo o país.  Ao todo, foram notificados 7.015 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015, sendo que 2.066 foram descartados. Outros 3.836 estão em fase de investigação. As informações são do novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (12), que reúne as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde.
Notícia
Publicado em: 08/04/2016 12:02:40
Em mais um projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Fiocruz, a pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa Ana Claudia Figueiró buscou avaliar o modelo de gestão implementado na Rede PDTSP-Teias no período de 2009 a 2012, bem como o alcance dos objetivos do Programa no que se refere ao desenvolvimento de inovações tecnológicas. Esse projeto propôs-se, ainda, a apoiar a gestão, contribuir e apoiar a Rede no tocante aos possíveis produtos e usos gerados pelas pesquisas financiadas pelo programa, de acordo com a perspectiva da translação do conhecimento. Esse projeto integra o Portfólio Rede de Pesquisa no Território de Manguinhos - uma parceria entre academia, serviços de saúde e sociedade civil - uma publicação da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 07/04/2016 16:29:56
O segundo dia do workshop sobre o artigo 5.3 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco abordou a integração dos Observatórios no mundo e as diretrizes para conter a indústria do tabaco, além de apresentar um painel com experiências no enfrentamento com a indústria do tabaco. A chefe do Secretariado da CQCT, Vera da Luiza da Costa e Silva, reforçou que os Observatórios dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) representam um elemento crítico do próximo estágio da batalha contra a indústria do tabaco. “O Observatório do Cetab irá iluminar nossas futuras estratégias e tornará a vida da indústria do tabaco mais difícil, que é o nosso objetivo central”, afirmou Vera.
Notícia
Publicado em: 07/04/2016 16:22:32
Como parte do evento de lançamento do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco foi realizado também um workshop sobre o artigo 5.3 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQTC/OMS). Desenvolvido pela União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Respiratórias (The Union), em parceria com o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP), a atividade teve como um de seus objetivos apresentar as formas de interferência da indústria do tabaco e como se contrapor a elas. Voltado para os profissionais que atuam na área, o workshop pretendeu também familiarizar os profissionais com o Manual de Ferramentas do Artigo 5.3 da The Union, além de compartilhar experiências e identificar oportunidades e desafios. A The Union, parceira do Cetab em diversas ações, é uma Organização Não Governamental Científica e Internacional que produz conhecimento, compartilha experiências e atua em mais de 60 países.
Notícia
Publicado em: 07/04/2016 11:12:46
Ao dar continuidade às discussões do lançamento do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco e Workshop sobre o artigo 5.3 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (CQCT/OMS), Vera Luiza da Costa e Silva apresentou os avanços da CQCT e a interferência da indústria do tabaco no mundo. Segundo ela, desde 2005, quando países do mundo inteiro assinaram o primeiro tratado de saúde pública global, a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, ascendendo o reconhecimento universal sobre os danos que o tabaco estava causando, o que gerou, portanto, o comprometimento de se mudar os termos da batalha. A compreensão global dos danos causados pelo tabaco é resumida no artigo3 da CQCT, cujo objetivo final é reduzir, de maneira contínua e substancial, a prevalência do consumo e a exposição à fumaça do tabaco.
Notícia
Publicado em: 07/04/2016 10:55:30
Pesquisadores do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) e de outras instituições e profissionais da área estiveram reunidos, por dois dias, para o lançamento do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco e Workshop sobre o artigo 5.3 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (CQCT/OMS). Na ocasião, foi lançada a primeira plataforma digital, criada por uma instituição pública da área de saúde que objetiva demonstrar a interferência da indústria do fumo nas políticas públicas de controle do tabaco. A ferramenta, que permitirá colaborações externas, armazenará documentos que demonstram a influência da indústria nos processos políticos e legislativos, promovendo parcerias com lobistas para obter decisões que contemplem seus interesses. Segundo a pesquisadora Silvana Turci, do Cetab/ENSP, o observatório é mais um instrumento para confirmar a atuação da indústria do tabaco na tentativa de comprometer as ações que resultem em políticas efetivas de controle.
Notícia
Publicado em: 31/03/2016 12:59:32
Com o objetivo de debater a centralidade estratégica do desenvolvimento social brasileiro para o enfrentamento da tuberculose, a ENSP realizará a palestra Cidadania em Saúde, no dia 6 de abril, que será proferida pelo diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Cândido Grzybowski, às 9 horas, na ENSP. O evento, que conta ainda com a mesa-redonda O uso do audiovisual fortalecendo a comunicação entre Estado e sociedade para o controle da tuberculose, marcada para às 14 horas, foi pensado em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Nesse encontro, a aposta é reafirmar o valor da cidadania, com enfoque na igualdade de direitos, e ainda inspirar a reflexão sobre como devemos nos ver e agir em sociedade, começando por ampliar o próprio alcance da ideia de 'direito à saúde'. As atividades são abertas ao público, não sendo necessário inscrição prévia e ocorrerão no salão internacional da Escola.
Notícia
Publicado em: 30/03/2016 16:04:06
As pesquisadoras Isabela Santos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e Bianca Borges, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), participaram, nesta quarta-feira-feira (30/3), do Seminário de Redes em Defesa da Saúde e dos Direitos Sociais, realizado em Brasília. O evento tem por objetivo reunir especialistas de instituições acadêmicas, movimentos populares e pastorais sociais para refletir e debater ações comuns frente aos desafios para avanço e consolidação dos direitos sociais básicos como saúde e saneamento. 
Notícia
Publicado em: 22/03/2016 14:19:16
Notificando cerca de 6 milhões de novos casos e levando a óbito mais de 1 milhão de pessoas por ano em todo o mundo, a tuberculose preocupa cada dia mais. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos mundiais da doença. A incidência de tuberculose resistente a medicamentos agrava ainda mais esse tenebroso cenário. O que não se pode esquecer é que essa doença tem cura e seu tratamento é gratuito em toda a rede pública do Brasil. Pensando em estratégias de sensibilização e difusão de informações, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) - instituição nacional de referência do SUS para tuberculose e outras pneumopatias -, em parceria com demais unidades da Fiocruz, programou atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. A semana contempla palestras, exibição de documentários, exposição e iluminação especial no Castelo da Fiocruz, localizado no campus Manguinhos. Confira a programação e participe! 
Notícia
Publicado em: 21/03/2016 15:47:06
Em 1988, com a publicação da Constituição Brasileira, a saúde passou a ser um bem de todos e dever do Estado. Desde então, pesquisadores de diferentes áreas estudam, militam, empenham-se, realizam e idealizam um Sistema Único de Saúde que seja, de fato, equitativo, integral e universal no que tange a atenção à saúde. Muitos têm sido os percalços: esgotamento de investimentos; rotatividade de recursos humanos em decorrência da precarização do vínculo; e a recente, perigosa e controversa Agenda Brasil, proposta encaminhada ao Palácio do Planalto pelo Senado que ameaça os princípios da Constituição, em especial o direito universal à saúde. A favor do fortalecimento da nossa democracia, a comunidade ENSP, persistente na luta pelos direitos universais à saúde, comemora o dia do #OrgulhoSUS nesta segunda-feira, 21 de março.
Notícia
Publicado em: 17/03/2016 15:39:27
Notificando cerca de 6 milhões de novos casos e levando a óbito mais de 1 milhão de pessoas por ano em todo o mundo, a tuberculose preocupa cada dia mais. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos mundiais da doença. A incidência de tuberculose resistente a medicamentos agrava ainda mais esse tenebroso cenário. O que não se pode esquecer é que essa doença tem cura e seu tratamento é gratuito em toda a rede pública do Brasil. Pensando em estratégias de sensibilização e difusão de informações, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) - instituição nacional de referência do SUS para tuberculose e outras pneumopatias - , em parceria com demais unidades da Fiocruz, programou uma semana de atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. A semana contempla palestras, exibição de documentários, exposição e iluminação especial no Castelo da Fiocruz, localizado no campus Manguinhos. Confira a programação, que ocorrerá entre os dias 21 e 24 de março. Participe!
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 13:58:24
O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) - com o qual a ENSP e seus pesquisadores mantêm estreita relação por meio do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa -, vai promover um webinar sobre a implementação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e a elaboração do Plano de Segurança do Paciente. O encontro, marcado para o dia 21 de março, às 10h, será proferido pela chefe do Serviço de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Helaine Capucho. Para assistir a esse seminário on-line, os interessados deverão acessar o Portal Proqualis e localizar o link de participação, a partir do dia 15/3.
Notícia
Publicado em: 04/03/2016 15:51:31
A pesquisa Modelo de Serviços Farmacêuticos aos Pacientes Portadores de Diabetes Mellitus: dispensação e seguimento farmacoterapêutico foi desenvolvida por pesquisadores da ENSP, no âmbito da Rede do PDTSP-Teias, do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Fiocruz. Seus resultados foram divulgados no portfólio, lançado recentemente pela Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz), Rede de Pesquisa no Território de Manguinhos - uma parceria entre academia, serviços de saúde e sociedade civil. A coordenação desse projeto ficou a cargo da pesquisadora da ENSP Vera Lucia Luiza e utilizou uma metodologia de pesquisa-ação, ou seja, que interage com a realidade.
Notícia
Publicado em: 02/03/2016 15:35:46
O Brasil recebeu na quarta-feira (2/3) reconhecimento especial da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da revista científica britânica The Lancet como referência mundial em aleitamento materno. O país tem posição de destaque em relação a nações de alta renda como Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Espanha e China, em função das políticas públicas adotadas há pelo menos 30 anos. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano possui 292 unidades em todo o mundo - implantadas em 21 países das Américas, Europa e África - das quais 72,9% estão no Brasil (213).
Notícia
Publicado em: 19/02/2016 15:57:52
O Portfólio Rede de Pesquisa no Território de Manguinhos - uma parceria entre academia, serviços de saúde e sociedade civil, que acaba de ser lançado na Fiocruz, traz diversos projetos integrados e liderados por pesquisadores da ENSP. O trabalho é resultado de uma das redes do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Fundação: o PDTSP/Teias. Além das pesquisas da Escola, o Portfólio destaca uma série de trabalhos desenvolvidos em outras unidades da Fiocruz, equipes de saúde e a população do território de Manguinhos, localizado no entorno da Fundação. A Rede PDTSP-Teias, uma parceria entre a Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR) e a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), é coordenada pela pesquisadora da ENSP Isabela Santos.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.