Notícias: Cooperação SUS
798 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 24/07/2014 16:38:44
O serviço de farmácia hospitalar é responsável por diversas atividades com forte impacto na assistência à saúde. As variadas necessidades dos pacientes requerem que as mesmas desempenhem uma série de atividades de modo organizado. As funções do farmacêutico hospitalar, por sua vez, exigem comprometimento com os resultados dos seus serviços e não somente com o fornecimento de medicamentos. Com o intuito de avaliar os serviços de farmácia de seis hospitais estaduais do Rio de Janeiro, as pesquisadoras do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP Cláudia Garcia Serpa Osório-de-Castro e Maria Auxiliadora Oliveira, em parceira com pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Faculdade de Farmácia da UFF, realizaram uma pesquisa, cujo resultado demonstra que o armazenamento é atualmente um dos piores problemas destes locais.
Notícia
Publicado em: 24/07/2014 11:53:28
A regionalização é um processo técnico-político relacionado à definição de recortes espaciais para fins de planejamento, organização e gestão de redes de ações e serviços de saúde. Segundo a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP Luciana Dias Lima, por seus significados e pelas relações existentes entre regiões e redes de atenção no país, o avanço do processo de regionalização pode interferir positivamente no acesso à saúde, pois permite observar os determinantes sociais de saúde no modo como estes se expressam no território; estabelecer portas de entrada e hierarquia tecnológica com base em parâmetros de necessidade e utilização dos recursos disponíveis; disponibilizar recursos sociais e políticos que incentivem o compartilhamento de responsabilidades entre os governos e a participação da sociedade nesse processo, entre muitos outros benefícios. E você, o que pensa sobre a importância da regionalização para o avanço do SUS? Responda a pergunta e participe do mais novo tema do Blog Saúde em Pauta. Escreva! Dê sua opinião!
Notícia
Publicado em: 14/07/2014 16:19:00
A OMS considera o tabagismo uma doença pediátrica pois 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos e quanto mais cedo iniciam o uso do tabaco, mais rápido se tornam dependentes. Uma das estratégias praticadas pela indústria para atrair os jovens é a utilização de aditivos que conferem aroma e sabor aos produtos derivados do tabaco, com o intuito de torná-los mais atraentes e palatáveis. Neste contexto, a Anvisa proibiu o uso desses aditivos, com o objetivo de reduzir a experimentação e iniciação por crianças e jovens. Para compreender e relatar o processo de proibição dos aditivos nos produtos derivados do tabaco no Brasil, as pesquisadoras do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP), Vera da Costa e Silva, Silvana Rubano Turci e Valeska Carvalho Figueiredo, desenvolveram um artigo que aponta que indústria do tabaco tem procurado ao máximo adiar a entrada em vigor da Resolução da Anvisa que proíbe os aditivos no país.
Notícia
Publicado em: 02/07/2014 12:48:22
Fruto da pesquisa nacional 'Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil', o novo site Região e Redes: caminho da universalização da saúde no Brasil está no ar. Seu principal objetivo é avaliar, sob a perspectiva de diferentes abordagens teórico-metodológicas, os processos de organização, coordenação e gestão envolvidos na conformação de regiões e redes de atenção à saúde, além de seu impacto para melhoria do acesso, efetividade e eficiência das ações e serviços no SUS. A pesquisa tem caráter multicêntrico, é coordenada pela USP e conta com quase cem pesquisadores de diversas instituições no Brasil, entre eles, representantes da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 27/05/2014 15:48:34
Controle da Tuberculose: uma proposta da integração do ensino-serviço é tema de uma publicação produzida pela ENSP, por meio da Educação a Distância da Escola em parceria com o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF). A coletânea, organizada pela médica sanitarista Maria José Procópio de Oliveira, foi publicada pela Editora Fiocruz. O livro é voltado aos trabalhadores da saúde e traz conteúdos e debates atualizados para o controle e a assistência da tuberculose, uma das doenças infecciosas que mais causam mortes no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos 22 países com alta carga de tuberculose e onde o enfrentamento da doença deve ser considerado prioridade.
Notícia
Publicado em: 23/05/2014 11:35:05
Tania Celeste Nunes, pesquisadora da ENSP, fala sobre a história da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, sua saída da condução da Secretaria Executiva da Rede, os projetos e perspectivas futuras.
Notícia
Publicado em: 14/05/2014 14:52:01
De 19 a 21 de maio, acontecerá na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), o 10º Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. O objetivo do evento é fazer um balanço das atividades da Rede em 2013, discutir as principais pautas e os projetos aprovados pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que serão implementados em 2014 e 2015. Durante a atividade, haverá a eleição dos novos membros do Grupo de Condução, além da mudança na Coordenação da Secretaria Executiva da Rede.
Notícia
Publicado em: 09/05/2014 09:55:34
No dia 12 de maio, o mestrado profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador dará início a um ciclo de apresentações das defesas das dissertações resultantes da primeira turma do curso. Esta formação teve início em maio de 2012, a partir de uma demanda da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde para capacitação dos profissionais que estão na ponta do serviço, além dos integrantes da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast). A turma contou com 18 alunos, dos quais 12 farão suas apresentações nos dias 12, 13, 14 e 15 de maio, nas dependências do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). As defesas englobam variados temas voltados para a saúde do trabalhador e suas apresentações serão abertas a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 07/05/2014 16:06:33
"Podemos pensar em formações em que o serviço também possa se certificar? Pensar na qualificação de trabalhadores envolvidos na residência, como docentes e preceptores? Podemos pensar em um SUS-escola em que os serviços de saúde sejam de fato espaços de formação?" Estas e outras provocações foram trazidas para discussão durante a primeira mesa do IX Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, coordenadada pela pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha. Durante a abertura do Ciclo, realizada em 5/5, Maria Alice apontou ainda que o efetivo desenvolvimento de uma política para as residências multiprofissionais em saúde é urgente e de extrema importância.
Notícia
Publicado em: 29/04/2014 16:42:33
De 5 a 9 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública realiza a nona edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2014, a atividade contará com cinco mesas de discussão, além da tradicional formatura do curso de Residência Profissional em Saúde da Família (turma 2012). Os temas envolvem as políticas e os princípios estratégicos que norteiam as ações de atenção básica no país. As palestras do Ciclo de Debates ocorrem sempre às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, e são abertas a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 03/04/2014 12:12:40
No sábado, 5 de abril, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e a Clínica da Família Victor Valla realizarão atividades de promoção e prevenção da saúde. O evento faz parte da campanha proposta pela Prefeitura do Rio de Janeiro que acontecerá nesta data em diversas Unidades Básicas de Saúde. Durante todo o dia as unidades oferecerão a coleta de preventivo ginecológico para pessoas cadastradas que estejam com o exame papnicolau atrasado.
Notícia
Publicado em: 19/03/2014 16:05:12
O auditório da Representação no Brasil da Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) sediou, em fevereiro de 2014, o I Fórum Internacional sobre Cobertura e Sistemas Universais de Saúde. O evento foi organizado pela Secretaria da Gestão Estratégica e Participativa do Ministério de Saúde, representada pelo Secretario Luiz Odorico Monteiro de Andrade, pelo Grupo Técnico de Desenvolvimento de Sistemas Universais de Saúde da União das Nações Sul-Americanas, representado por Henri Jouval, coordenador do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde e pelo Representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquín Molina.
Notícia
Publicado em: 10/03/2014 12:11:46
A Anvisa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) irão selecionar pesquisadores interessados em apresentar propostas para a realização do Censo Nacional dos Trabalhadores de Vigilância Sanitária - 2014. A Chamada CNPq/Anvisa 04/2014 foi publicada no Diário Oficial da União do dia 28 de fevereiro.
Notícia
Publicado em: 19/12/2013 10:57:01
O campo da saúde pública e a formação do sanitarista foi o tema da palestra realizada no âmbito da formatura do curso mais tradicional da ENSP e que faz parte da sua grade curricular há 58 anos: a especialização em Saúde Pública. Na ocasião, 52 profissionais receberam o título de especialista em Saúde Pública e estão capacitados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o professor do curso e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Escola, José Inácio Jardim Motta, é importante que os alunos compreendam que a saúde é também uma prática social. A palestra contou, ainda, com a participação da coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, Tania Celeste Matos Nunes.
Notícia
Publicado em: 16/12/2013 16:44:34
Com a intenção de oferecer mais conforto, acolhida e carinho às mães com bebês pequenos que frequentam o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, foi inaugurada a Sala de Apoio à Amamentação. O espaço é destinado às mulheres que amamentam, irão amamentar ou precisam de auxílio. Nele será oferecido apoio e suporte profissional sobre as dúvidas ou problemas relacionados à amamentação. Antes de sua inauguração, a agente comunitária de saúde Norma de Souza animou os participantes com a apresentação de uma paródia de amamentação da música Vida de Empreguete, que fala da importância do leite materno. Na ocasião, a chefe do Centro de Saúde, Emilia Correia, lembrou que essa iniciativa vem sendo sonhada há quatro anos e sua realização somente foi possível por meio da colaboração de muitos trabalhadores do Centro de Saúde e de diversos parceiros, como o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e o Banco de Leite Humano (BLH).