Segurança do Paciente: sessão on-line debaterá a implementação de seus núcleos

A implementação do NSP e a elaboração do Plano de Segurança do Paciente são exigências em vigor desde 2013, instituídas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde. O pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP e membro do Proqualis Walter Mendes, foi o indicado pela Fiocruz como representante da Fundação para esse comitê. O também pesquisador da ENS Victor Grabois, que é coordenador do Proqualis, é seu suplente.
Segundo Helaine Capucho, a proposta do webinar é apresentar a estratégia utilizada para implementação do NSP para a rede de hospitais universitários e os principais resultados obtidos até agora.
A Ebserh registrou em 2015, um índice de 24% de crescimento da implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) nos hospitais universitários federais filiados à rede. O percentual foi mensurado através de um indicador que permite ao Serviço de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente avaliar e monitorar a adesão dos hospitais às ações do programa de segurança do paciente e à legislação pertinente. O índice é monitorado desde 2014 em toda a rede e organizado por filial, por região e por complexidade do hospital. Um resultado importante foi a taxa de avanços na implantação dos protocolos de segurança do paciente que alcançou 156% na rede.
O link de participação no webinar será disponibilizado no Portal Proqualis, a partir do dia 15/03.
A ENSP e o Programa Nacional de Segurança do Paciente
O Programa Nacional de Segurança do Paciente tem como objetivo o monitoramento e a prevenção de danos na assistência à saúde. Ele visa diminuir a ocorrência de eventos adversos em pacientes internados, como erros em procedimentos cirúrgicos, incorretas administrações de medicamentos e quedas. Além do desenvolvimento de Protocolos de Segurança do Paciente, o programa prevê a criação de Núcleos de Segurança do Paciente nos serviços de saúde, tanto públicos quanto particulares, e a notificação de eventos adversos associados à assistência do paciente, bem como a chamada pública do setor produtivo da saúde para proposição de medidas de ampliação da segurança dos pacientes em serviços de saúde.
Para dar proficiência a esse trabalho, o programa estabeleceu um comitê de implementação, composto de representantes da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Fiocruz.
O Proqualis foi o responsável pela coordenação do desenvolvimento de uma das principais ações desse novo programa: os protocolos de segurança do paciente com foco nos problemas de maior incidência. Ao todo, foram desenvolvidos seis protocolos que tratam dos seguintes temas: Cirurgia segura; Prática de higiene das mãos em serviços de saúde; Prevenção de úlceras por pressão; Prevenção de quedas em pacientes hospitalizados; Identificação do paciente; e Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Esses protocolos visam orientar profissionais na ampliação da segurança do paciente nos serviços de saúde.
Nenhum comentário para: Segurança do Paciente: sessão on-line debaterá a implementação de seus núcleos
Comente essa matéria: