Busca do site
menu

Notícias: Cooperação SUS

870 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 09/11/2016 17:28:31
Já está disponível no Portal Proqualis a página Melhoria de Qualidade, que tem busca dar acesso à informação confiável em língua portuguesa acerca da 'Ciência da Melhoria' para realizar mudanças bem-sucedidas no cuidado de saúde. “Destacamos como desafios para uma instituição de saúde implementar estratégias de melhoria: vontade para mudar o status quo para um que seja melhor e essa vontade deve vir principalmente da liderança da organização; desenvolver ideias que vão melhorar os processos e resultados e ter a capacidade de aplicar ferramentas e técnicas que permitam a execução destas ideias. Estes componentes vontade-ideias-execução compõem um modelo para execução de melhorias bastante discutido pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI). É necessário utilizar um método estruturado para produzir o efeito desejado, de modo que os recursos investidos alcancem o seu objetivo e os profissionais envolvidos fiquem satisfeitos”, explicam os responsáveis pela página,  Camila Lajolo, médica, assessora técnica científica do Proqualis, gerente médica corporativa de qualidade e segurança do paciente da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) e Ademir J. Petenate, doutor em estatística, professor do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sócio da EDTI Projetos de Melhoria e Inovação e consultor do Institute for Healthcare Improvement (IHI).
Notícia
Publicado em: 31/10/2016 15:50:26
O Centro Colaborador em Vigilância Sanitária, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, da ENSP, está envolvido com a realização de várias atividades no 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, que será realizado em Salvador, de 26 a 30 de novembro. As pesquisadoras do Cecovisa fazem parte da comissão científica e, também, desenvolveram um grande projeto a fim de participar desse encontro, que inclui a realização do curso pré-simpósio Filmes na visa: uma possibilidade de reflexão crítica e de diálogo para os processos de trabalho; a exposição fotográfica Visa em Foto e a oficina Vigilância Sanitária e Eventos de Grande Massa. Segundo a pesquisadora do Cecovisa Vera Pepe, além da troca de experiências, no simpósio, há uma rica produção de conhecimentos e de produtos que qualificam as pesquisas, o ensino e a prática da vigilância sanitária no país. A exposição fotográfica receberá imagens sobre a temática até 6 de novembro, e o curso pré-simpósio tem inscrições abertas até 18/11. 
Notícia
Publicado em: 27/10/2016 16:46:24
Os resultados da pesquisa Crack e Exclusão Social apontam para o fato de que o uso de crack é consequência, e não causa da exclusão social. A pesquisa foi encomendada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Cidadania (Senad/MJ) devido ao contexto de consumo da droga no país, evidenciado pelos resultados da Pesquisa Nacional sobre Crack, desenvolvida pela Fiocruz. De acordo Leon Garcia, psiquiatra e diretor de Articulação e Projetos da Senad à época em que a pesquisa foi solicitada, percebeu-se a necessidade de entender a relação sociológica do tema. Após a realização de duas centenas de entrevistas com usuários e profissionais de saúde mental, a pesquisa mostrou que o uso do crack piora a situação de pessoas que não têm laços familiares, moradia, trabalho e estudo, mas que esses problemas chegaram antes da dependência na substância. “Em 2009, o país começou a discutir a questão do crack; porém, essa discussão se deu muito mais em relação ao tema da segurança pública. Isso trouxe respostas de forças repressivas e a consequente repressão de direitos dos usuários da droga. As cenas de uso - apresentadas na Pesquisa Nacional - mostravam a profunda relação de miséria em que essas pessoas vivem. Existe uma associação enorme entre miséria e abuso de drogas lícitas e ilícitas, que estimula ainda mais a desigualdade social no Brasil”, afirmou Leon.
Notícia
Publicado em: 14/10/2016 13:41:01
Novos dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no relatório global sobre tuberculose de 2016 mostram que os países precisam se mover mais rapidamente para prevenir, detectar e tratar a doença com o objetivo de cumprir as metas globais. Governos concordaram sobre as metas para acabar com a epidemia de tuberculose tanto na Assembleia Mundial da Saúde quanto na Assembleia Geral das Nações Unidas, no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - incluindo uma redução de 90% nas mortes por tuberculose e uma diminuição de 80% nos casos da doença até 2030 em comparação com 2015.
Notícia
Publicado em: 14/10/2016 13:07:04
José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e membro titular da Academia Nacional de Medicina, fala sobre os impactos da judicialização para a universalidade e a equidade do Sistema Único de Saúde.         
Notícia
Publicado em: 06/10/2016 14:38:12
A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Isabela Santos, assina artigo na última edição da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis), intitulado 'A solução para o SUS não é um Brazilcare'. O texto fala sobre a proposta de planos de saúde acessíveis e sua relação com os enfrentamentos que o Sistema Único de Saúde vem sofrendo desde sua criação. Segundo Isabela, o artigo tem o intuito de contribuir para o debate sobre o tamanho do SUS e das políticas públicas diante da solução apresentada pelo atual governo de cortar os gastos sociais. "Esse artigo reforça o porquê de a criação de planos acessíveis não ser a melhor solução para resolver o problema da saúde pública", afirmou a pesquisadora. O texto foi publicado no volume 3, número 10 da Reciis.
Notícia
Publicado em: 06/10/2016 10:56:25
A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), espaço de diálogo permanente entre instituições de ensino de saúde no Brasil, com Secretária Executiva sediada na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) publicou reportagem sobre a PEC 241, seus impactos na saúde e recente tentativa de suavização da proposta, procurando reduzir a resistência ao texto. Confira a reportagem na íntegra.
Notícia
Publicado em: 06/10/2016 10:46:28
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e os Ministérios da Saúde do Brasil e de Cuba oficializaram a renovação por mais três anos do Programa Mais Médicos. A assinatura de um termo de ajuste com o Brasil e de um convênio de cooperação com Cuba foi feita no marco do 55º Conselho Diretor da OPAS, em Washington D.C., nos Estados Unidos. De acordo com a Diretora Regional da OPAS/OMS, Carissa F. Etienne, o Mais Médicos é um grande exemplo de parceria internacional bem-sucedida. “Não surpreende que o programa tenha despertado o interesse de outros países da região”. Ela também agradeceu ao Brasil e à Cuba a oportunidade que significou para a OPAS “servi-los no processo” que tornou possível a existência do programa. Para Carissa F. Etienne, a iniciativa contribuiu para “assegurar que a população brasileira tivesse acesso a uma atenção básica de saúde de qualidade”.
Notícia
Publicado em: 05/10/2016 10:34:19
Instância colegiada que reúne a Presidência e as Diretorias das unidades da Fundação Oswaldo Cruz, o Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz torna pública a carta aberta PEC 241 e os impactos sobre os direitos sociais, a saúde e a vida. O documento alerta a sociedade, o governo federal e o Congresso Nacional a respeito dos efeitos negativos da Proposta de Emenda à Constituição 241/2016, assim como os de outros projetos em curso no Legislativo, que "conformam um projeto de revisão dos preceitos constitucionais de garantia do direito universal à saúde e desenvolvimento da cidadania, implicariam danos significativos à saúde e à vida das pessoas".
Notícia
Publicado em: 29/09/2016 15:16:10
O sarampo está eliminado no Brasil. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) entregou na terça-feira (27/9) ao Ministério da Saúde, durante a 55ª Reunião do Conselho Diretor da OPAS, em Washington, Estados Unidos, o certificado da eliminação da doença. No evento, a região das Américas foi declarada como zona livre de sarampo, a primeira em todo o mundo. “O Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde atuaram fortemente durante décadas para a eliminação do sarampo e outras doenças imunopreviníveis. Este reconhecimento demonstra a eficiência do trabalho integrado feito pelo monitoramento e a vigilância dentro do Sistema Único de Saúde do Brasil”, comentou o secretário Executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi.
Notícia
Publicado em: 29/09/2016 14:17:25
Fábio Araújo, gerente de lanchonete em São Paulo, conta que no fim do dia passa na favela para comprar uma pedra para fumar. “No dia seguinte, tenho responsabilidade de ir trabalhar”. Poliana Alessandra dá café da manhã para os filhos e os manda para a escola antes de varrer as ruas - trabalho que conseguiu por intermédio do programa De Braços Abertos, que promove redução de danos para usuários de drogas na região conhecida como “cracolândia” (ver Radis 158). Diego de Paula chegou à capital paulista com sonhos de uma vida diferente. Atualmente, dorme em um abrigo e reflete sobre solidão e isolamento social. Três personagens reais que fogem do estereótipo de “zumbis”, amplamente associado aos usuários da droga, têm seus depoimentos registrados no documentário Crack - Repensar, lançado em julho.
Notícia
Publicado em: 26/09/2016 12:47:10
Cerca de 1.500 crianças e adolescentes tiveram as cadernetas de vacinação atualizadas neste sábado (24/9), em Manguinhos, na 23ª edição da festa de vacinação Fiocruz pra Você. Este ano, pela primeira vez, a população pôde contar não só com a vacina contra poliomielite, mas também com mais oito outros imunizantes contra difteria, tétano, caxumba, rubéola, sarampo, hepatite B, HPV, coqueluche e varicela. Outra novidade foi o fato de que adolescentes de até 14 anos também puderam contar com essas imunizações. Mais de 10 mil pessoas visitaram o campus da Fiocruz no Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 05/09/2016 14:04:11
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública (CRPHF/ENSP) deu início a mais um curso de Especialização em Pneumologia Sanitária. Seu objetivo é capacitar profissionais de saúde de nível superior para analisar, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, além de desenvolver vigilância epidemiológica no âmbito da tuberculose. A solenidade de abertura do curso, realizada no dia 29 de agosto, contou com a presença do diretor da ENSP, Hermano Castro, que reforçou o fato de o curso fazer parte da história da instituição, na qual passaram diversos dirigentes e políticas públicas com a intenção de enfrentar a tuberculose.
Notícia
Publicado em: 29/08/2016 14:33:11
Celebrado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 para conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Trinta anos após a instituição da data, muitos progressos foram alcançados, no âmbito da implementação de políticas para controle do tabaco, com o objetivo de reduzir o sofrimento e mortes em decorrência de seu uso. No entanto, ainda há muito a ser feito para impedir a propagação do produto, que é a principal causa de óbito evitável no planeta. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência do fumo, e esse valor saltará para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial. Segundo os pesquisadores do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP), ao longo desses anos, medidas como aumento de preços, proibição da propaganda e do consumo de tabaco foram fundamentais para diminuição do impacto do tabaco na vida das pessoas. "Estamos celebrando também 10 anos de ratificação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil (CQCT). Muito já foi conquistado, mas é preciso seguir em frente e avançar ainda mais", reforçaram.
Notícia
Publicado em: 24/08/2016 13:52:52
No Brasil, a convivência público-privado, no âmbito do financiamento e da prestação dos cuidados em saúde, ganha nítidos contornos na assistência hospitalar. Se por um lado é histórica a dependência do sistema público de saúde do cuidado hospitalar prestado por organizações privadas, com ou sem fins lucrativos, por outro, a consolidação do mercado de planos de saúde privados ampliou a área de atuação do prestador privado. As possíveis combinações entre as fontes de pagamento de internações adotadas pelos hospitais brasileiros, denominadas arranjos de financiamento, podem afetar os resultados do cuidado. Alguns estudos buscam associar a razão de mortalidade hospitalar padronizada (RMHP) a melhorias na qualidade. Pensando nisso, os pesquisadores da ENSP, Iuri da Costa Leite e Monica Martins, em parceria com a pesquisadora da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Juliana Pires Machado, elaboraram o artigo Variação do desempenho hospitalar segundo fontes de pagamento nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa aponta iniquidades no resultado do cuidado e destaca o fato de que os esforços voltados para a melhoria da qualidade de serviços hospitalares, independentemente das fontes de pagamento, são prementes.