Notícias: Cooperação SUS
870 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 20/03/2013 16:00:27
Nesta quinta-feira (21/3), a Associação Terrapia inicia o primeiro ciclo, deste ano, dos Seminários de Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente. A atividade pretende desenvolver habilidades práticas com o alimento vivo, estimular reflexões teóricas sobre o meio ambiente interno e externo, além de fomentar estratégias naturais de cuidado com a saúde e a natureza. Desde 1997, ano de sua fundação, o Terrapia é um espaço de referência na alimentação viva com o objetivo de disseminar princípios e hábitos de vida ecológicos e difundir práticas de alimentação e vida saudáveis. Em 2012, o projeto contou com 2.400 participantes em seus seminários de alimentação viva e mais de 3.250 nos eventos promovidos. Os seminários são semanais, gratuitos, abertos ao público e realizados na horta do Terrapia, localizada no campus Manguinhos.
Notícia
Publicado em: 20/03/2013 15:59:26
A ENSP inaugura, na próxima segunda-feira (25/3), o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP). O objetivo do Cetab é trabalhar a temática do tabaco associado às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), especialmente no âmbito do sedentarismo, da alimentação inadequada e do uso prejudicial do álcool. Para celebrar a inauguração, será realizada uma conferência com o presidente da Academia Nacional de Medicina, Marcos Moraes, que irá proferir a palestra Os desafios do controle do tabagismo no Brasil. A atividade, marcada para as 10 horas, no salão internacional da ENSP, será aberta ao público e transmitida pela internet.
Notícia
Publicado em: 15/03/2013 12:13:19
A ENSP quer saber o que a sociedade pensa a respeito do pacote de medidas que está sendo discutido pelo governo brasileiro com os representantes dos planos de saúde. Esse pacote visa à redução de impostos e ao aumento de subsídios para expandir a assistência médica suplementar para os segmentos C e D da população. Um dia após a notícia ter sido veiculada pelo jornal Folha de S.Paulo (Cotidiano, 27/2), várias instituições e entidades saíram em defesa do SUS, por meio de notas na internet e em jornais de grande circulação, repudiando o pacote, considerado como “mais um golpe contra o sistema público de saúde brasileiro”. Com o objetivo de refletir coletivamente sobre o tema, a Escola convida todos para o debate virtual em seu blog Saúde em Pauta.
Notícia
Publicado em: 05/02/2013 12:50:20
O câncer de mama, o segundo mais frequente no mundo, é o de maior incidência entre as mulheres e responde por 22% dos novos casos anuais. Se diagnosticado e tratado a tempo, o prognóstico é relativamente bom. No Dia Nacional da Mamografia (5/2), números do Ministério da Saúde revelam que, no primeiro semestre de 2012, mais de 1 milhão de mulheres entre 50 e 69 anos fizeram o exame por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso representou um aumento de 41% em comparação ao mesmo período de 2010. Apesar dos avanços, pesquisas realizadas na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) apontam a renda familiar per capita e a idade das mulheres como obstáculos para a realização da mamografia.
Notícia
Publicado em: 04/02/2013 09:54:17
Melhorar a qualidade da atenção básica, investir em infraestrutura, com construção, reforma e ampliação das unidades de saúde, e humanizar o atendimento à população. Esses são alguns dos desafios que os secretários municipais de saúde terão pelos próximos quatro anos. Cerca de 2 mil secretários, das 435 regiões de saúde existentes no país, estiveram presentes no encontro Acolhimento Nacional aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde nos dias 31/1 e 1/2, em Brasília. “A cada desafio, lembrem que vocês não estão sozinhos na tarefa de garantir uma saúde com qualidade aos brasileiros. Transforme sua gestão em uma marca histórica do Sistema Único de Saúde no seu município”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que fez a palestra de abertura do encontro no dia 31/1.
Notícia
Publicado em: 25/01/2013 12:23:41
O Centro de Estudos Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi/DSS) da ENSP, por meio do Portal de Determinantes Sociais e do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz/Pernambuco), acaba de dar um grande passo para a melhoria da qualidade de vida da população do Nordeste. O Cepi lançou, na última quinta-feira (24/1), o Portal DSS Nordeste. O espaço, assim como o Portal Nacional sobre DSS publicará notícias, dados, opiniões, entrevistas, experiências, resumos de artigos, documentos e outras matérias de interesse sobre os determinantes sociais referentes ao Nordeste. Segundo Alberto Pellegrini, coordenador do Cepi, a iniciativa procura criar um espaço de debate sobre a situação de saúde e das políticas relacionadas aos determinantes sociais da saúde na região, a partir de diferentes perspectivas.
Notícia
Publicado em: 23/01/2013 12:08:08
Apresentar a situação do Programa Saúde na Escola (PSE) em Manguinhos. Esse foi um dos objetivos da I Oficina de Planejamento Integrado do Programa, realizada nos dias 22 e 23/1, na ENSP. O primeiro dia foi dedicado ao tema Saúde na Escola: a perspectiva de um ambiente saudável potencializador de agentes sociais, com a presença de vários participantes. No segundo dia, foi a vez do tema O trabalho pedagógico centrado na construção do saber - participativo, prazeroso e significativo, com a professora Mariza Medeiros.
Notícia
Publicado em: 23/01/2013 11:46:35
O debate em torno do consumo de crack em todo o país e a repercussão gerada na imprensa pela chamada 'epidemia' do uso nas grandes cidades motivaram os pesquisadores Paulo Amarante, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e coordenador do Grupo Temático de Saúde Mental da Abrasco, e Luis Eugenio de Souza, presidente da Abrasco, a escreverem um artigo sobre as medidas de repressão tomadas como 'solução' para o consumo. O texto, que defende a abordagem do crack como questão de saúde pública, aponta que o passo inicial para o enfrentamento deve ser a identificação das determinações sociais do problema. "Exatamente aí é que se vê o maior equívoco e a maior contradição do enfrentamento. É uma questão de saúde, e não de segurança pública."
Notícia
Publicado em: 21/01/2013 14:18:34
Promover um espaço de integração, conhecimento e troca de experiências. Esse é o principal objetivo da I Oficina de Planejamento Integrado do Programa Saúde na Escola no Território de Manguinhos. A atividade, a ser realizada na ENSP, visa à construção e proposição de projetos e pactos integradores que contribuam para uma atuação mais articulada entre as áreas da educação, saúde e assistência social, enfocando o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes do território de Manguinhos. A oficina é uma promoção do Teias-Escola Manguinhos, uma iniciativa de cogestão da saúde entre a ENSP e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de janeiro, às 12h30, no salão internacional da ENSP. É preciso inscrição para participar da oficina.
Notícia
Publicado em: 16/01/2013 13:33:02
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) está com mais de 8 mil vagas disponíveis para cursos na modalidade a distância. As inscrições para as 41 vagas do curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana são voltadas para os Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) dos municípios paulistas de Indaiatuba, Cruzeiro e Franco da Rocha. Já o curso livre nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde (Quali Conselhos), composto de momentos presenciais e a distância, apresenta 8 mil vagas. O curso é dirigido para conselheiros municipais e estaduais de saúde de todo o país indicados pelos respectivos conselhos em que atuam.
Notícia
Publicado em: 20/12/2012 14:45:05
"A questão do agrotóxico é complexa: não pela substância em si, mas sim por ser esse produto um componente relacionado à lógica internacional do capitalismo", esclareceu o pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Ary Miranda. A apresentação do pesquisador fez parte do seminário de encerramento, ocorrido em 19/12, das atividades de ensino e pesquisa do Cesteh neste ano. Abrindo a mesa Como anda o uso de agrotóxico no Brasil: os aspectos legais e os impactos na saúde e no meio ambiente, Ary Miranda, também coordenador do debate, disse que as consequências sofridas hoje no Brasil são provenientes de um deslocamento do processo de produção de commodities agrícolas do hemisfério norte para o hemisfério sul.
Notícia
Publicado em: 14/12/2012 15:39:46
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, realizou a Oficina de Gestão da Informação Digital em Rede. A atividade foi parte do 9º Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, na manhã do dia 13/12. O objetivo da oficina foi apresentar os recursos e as ferramentas multimídias existentes no site da Rede e capacitar os participantes para a alimentação do sistema por meio do compartilhamento dos recursos educacionais.
Notícia
Publicado em: 14/12/2012 12:40:23
Perspectivas do Programa Quali Conselhos, pactuação da agenda de trabalho de 2013 e avaliação dos processos nacionais de formação na Rede foram os principais temas discutidos durante o 9º Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. O último dia da reunião, 13/12, contou com a consolidação dos apontamentos para o próximo ano e o lançamento do manual Compartilhamento de recursos educacionais para a Rede de Escolas e Centros Formadores. Os representantes das instituições participaram de um treinamento para a utilização dessa nova ferramenta que compartilhará seus materiais educacionais com a Rede REA e o Campus Virtual em Saúde Pública.
Notícia
Publicado em: 12/12/2012 13:25:37
"É preciso investir num processo de educação voltado para a necessidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e formar os profissionais para atuação nas redes que foram lançadas ou estejam sendo implementadas por meio de um pacto tripartite. Também é preciso investir em educação permanente para o SUS e até na regulação profissional, definindo melhor quantas especialidades são necessárias para o sistema." Esses são alguns dos desafios apresentados por Mônica Sampaio, diretora do departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. Ela proferiu uma palestra durante o 9° Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, que termina no dia 12 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 11/12/2012 11:10:39
O Programa Teias-Escola Manguinhos, em parceria com a Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, acaba de realizar o curso Formadores em Medicina de Família e Comunidade Leonardo Euract. Fruto de uma cooperação técnica com a European Academy of Teachers in General Practice (Euract) e o mestrado profissional em Atenção Primária à Saúde, o curso formou 30 alunos, entre eles médicos e profissionais de equipes multiprofissionais. Seu objetivo foi qualificar e ampliar a atuação desses profissionais que atuam como preceptores na rede municipal de atenção primária de saúde do Rio de Janeiro.