Notícias: Cooperação SUS
870 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 07/12/2012 12:16:58
Pierre Lefèvre, pesquisador sênior do Instituto de Medicina Tropical da Antuérpia, Denise Barros e Denise Oliveira, coordenadoras do Programa de Formação em Alimentação e Nutrição da ENSP, em parceria com a Fiocruz Brasília, falam sobre o novo Curso Internacional de Atualização em Planejamento Participativo e Abrangente e da tradução da metodologia importada da Antuérpia.
Notícia
Publicado em: 04/12/2012 13:57:40
O Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde está com inscrições de alunos abertas até o dia 8 de fevereiro de 2013. Para concorrer a uma das vagas, é necessário ser conselheiro municipal ou estadual de saúde, ser indicado pelo respectivo conselho de saúde, possuir conhecimentos básicos de informática, ter um e-mail e disponibilidade de dez horas semanais para desempenhar as atividades propostas. O curso é uma parceria entre a Vice-Direção de Cooperação e Escola de Governo da ENSP/Fiocruz, a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
Notícia
Publicado em: 14/11/2012 13:49:43
Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública lançará o projeto Acreditação Pedagógica dos Cursos Lato Sensu. Segundo a coordenadora do grupo de trabalho de acreditação pedagógica da Rede de Escolas, Rosa Souza, a acreditação é um procedimento de verificação externa e uma forma pactuada de gerenciamento coletivo da qualidade. O lançamento acontecerá no dia 17 de novembro, durante a realização do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, às 11h30, na sala 302 da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.
Notícia
Publicado em: 09/11/2012 13:04:35
O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) será uma das unidades básicas de saúde do município do Rio de Janeiro que participarão da campanha Fique por Dentro. A atividade tem por objetivo realizar coleta de sangue para testagem de sífilis e HIV, coleta de exame ginecológico (Papanicolau), vacinação, prevenção de câncer de boca, com auxílio da Equipe de Saúde Bucal, e realizar atividades educativas de prevenção. Além do Centro de Saúde, a Clínica Victor Valla e o CSE Manguinhos - unidades que também integram o Território Escola Manguinhos - participarão da campanha. As unidades ficarão abertas das 8 às 17 horas durante todo o sábado (9/11) e contarão com a presença de vários profissionais de saúde que atenderão os pacientes. A atividade será aberta a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 07/11/2012 15:47:13
Para intensificar a cooperação da academia com a gestão pública no que se refere ao enfrentamento dos problemas gerados pelas relações entre juventude, crack e outras drogas e à promoção das condições de vida deste importante segmento da população brasileira, foi realizado, na ENSP, um encontro que discutiu polêmicas, alternativas e políticas públicas na área. O encontro reuniu especialistas e profissionais da academia, da gestão e da sociedade organizada e será transformado em livro, que abordará as mais importantes discussões e apontamentos sobre a temática. O principal consenso deste seminário aponta na direção da intersetorialidade. Segundo os participantes, a questão é polissêmica, multifacetada e multicausal. Portanto, não é possível obter sucesso sem envolver áreas como a segurança pública, assistência social, saúde e outras.
Notícia
Publicado em: 07/11/2012 14:55:59
"Este seminário promove um casamento entre academia e gestão. A aliança que sacramenta este casamento é o viés metodológico, ou seja, a metodologia como reflexão sobre o método. Essa é uma das chaves para o entendimento desta problemática, englobando todos os aspectos clínicos e epidemiológicos existentes nela", destacou o mediador da terceira mesa do seminário Juventude, Crack e outras Drogas: Polêmicas, Alternativas e Políticas Públicas, Fernando Bessa, pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP. Além da terceira mesa, intitulada Abordagens clínicas e epidemiológicas, a parte da tarde do seminário contou com mais um debate, Desafios para a saúde pública e para o SUS, que teve por objetivo discutir os principais problemas enfrentados pelo setor saúde na problemática das drogas.
Notícia
Publicado em: 31/10/2012 11:42:53
A Assessoria Técnica de Gestão Estratégica e Participativa da Subsecretaria Geral de Saúde do Rio de Janeiro está organizando o IV Seminário Estadual de Saúde da População Negra. A atividade será realizada em 7 de novembro, das 8 às 17 horas, e terá como público-alvo gestores dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Entre os objetivos do seminário estão: estimular a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em âmbito local; discutir estratégias de combate ao racismo institucional no SUS; e destacar a relevância da utilização/preenchimento do quesito raça/cor para a produção de informações epidemiológicas acerca da saúde desta população. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até às 18 horas de quinta-feira (1°/11) pelo email gestao.participativa@saude.rj.gov.br.
Notícia
Publicado em: 31/10/2012 09:04:17
O convênio da ENSP, por meio da Educação a Distância, com a Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação (UAB/MEC), supera as expectativas de demanda em todo o território nacional a cada edição realizada. Neste ano, a terceira versão da parceria disponibilizou 1.100 vagas, distribuídas em 4 cursos, e recebeu o total de 4.191 inscrições. Apenas a especialização em Gestão em Saúde - o curso mais antigo da Escola em EAD - foi responsável por cerca de 2.500 inscrições. Segundo Clayre Lopes, coordenadora desta formação, os números que representam a grande procura traduzem a enorme necessidade brasileira por qualificação de recursos humanos, em especial na Região Nordeste do país.
Notícia
Publicado em: 30/10/2012 14:38:40
Drogas: mitos e verdades é o tema da segunda edição dos "Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental", uma série de publicações periódicas destinadas aos temas importantes da atenção básica em saúde, desenvolvida pelo Grupo de Saúde Mental do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Abrangência do Comperj. A segunda edição do "Cadernos" é organizada pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo Sabroza, do departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP.
Notícia
Publicado em: 26/10/2012 10:47:42
Graciela Ubach, diretora-geral da Secretaria do Ministério da Saúde Pública do Uruguai, foi entrevistada pelo Informe ENSP. Ela explicou o processo de criação da Escola de Saúde Pública do país, que tem o apoio da ENSP e de outras instituições. Graciela falou ainda sobre o sistema de saúde e o quadro sanitário uruguaios.
Notícia
Publicado em: 23/10/2012 11:27:46
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), por meio do Departamento de Ciências Sociais (DCS), recebeu o psiquiatra e pesquisador espanhol Manoel Desviat, importante pensador na liderança política da reforma psiquiátrica espanhola para realização de ações voltadas à formação e prática dos profissionais que atuam na área de saúde mental. Desviat, que foi consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Brasil durante muitos anos, atualmente é editor da revista Átopos. Os pesquisadores do DCS/ENSP Nilson do Rosário Costa e Paulo Fagundes, que estão à frente da visita do psiquiatra ao Brasil, destacaram a importância da troca de experiências e as possibilidades futuras de cooperação internacional em saúde mental com a Espanha. Desviat ficará na ENSP durante esta semana, período em que a Escola lançará o livro Acciones de salud mental en la comunidad.
Notícia
Publicado em: 15/10/2012 14:59:41
Celebrando 30 anos do curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, a ENSP recebeu, na quinta-feira (11/10), o psiquiatra italiano Ernesto Venturini para a palestra Saúde Mental e Direitos Humanos: o crime louco. Ernesto é internacionalmente reconhecido por seu engajamento na luta antimanicomial em seu país de origem e ressaltou a importância de trabalhar também os temas direitos humanos e saúde mental. Ele afirmou que os pacientes psiquiátricos fazem parte de uma categoria que sofre muito preconceito. Na maioria das vezes, são ridicularizados e excluídos. Na ocasião, foi lançado também o livro O crime louco, de autoria de Venturini – disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 11/10/2012 11:58:44
A pesquisadora visitante do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP Vera Luiza da Costa e Silva irá representar a Escola em eventos internacionais na Suíça, Inglaterra, Espanha e Bósnia sobre o tabaco. Serão aproximadamente 30 dias. Vera é especialista no tema e participou de muitas pesquisas a respeito do cigarro. Uma delas avaliou o uso de sabores e sua influência na iniciação e no processo de conversão do iniciante em fumante regular. Além disso, apontou que os estudantes que optavam por marcas de cigarros com sabor e odor consumiam maior número de cigarros e com maior frequência. Dessa forma, portanto, mais propensos a desenvolverem dependência à nicotina. A pesquisadora trabalha ainda com a questão da prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e os determinantes sociais da saúde, ambos utilizando o tabagismo como exemplo, e pretende tomar parte nos eventos promovendo a troca de experiências brasileiras no cenário internacional.
Notícia
Publicado em: 08/10/2012 16:36:27
Criado na ENSP em 1982, o curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial foi pioneiro na formação de quadros para a reforma psiquiátrica brasileira e ajudou a construir conceitos e políticas para essa área. Na intenção de celebrar as três décadas de curso, a Escola Nacional de Saúde Pública recebe o psiquiatra italiano Ernesto Venturini, que irá proferir a palestra Saúde Mental e Direitos Humanos: o crime louco. O evento, coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante, acontecerá no dia 11 de outubro, às 9h30, no salão internacional da ENSP. A atividade será aberta aos interessados, com transmissão ao vivo pela internet.
Notícia
Publicado em: 05/10/2012 14:00:31
"Saúde não significa apenas ausência de doença, ela está totalmente relacionada ao bem-estar social". Assim conceituou a coordenadora do Teias, Elyne Engstrom, na abertura do segundo dia de atividades do seminário Inovação em Atenção Primária à Saúde. Na manhã de quinta-feira (4/10), realizou-se o terceiro dos quatro painéis programados para os dois dias do evento. Com o tema Promoção da saúde e o desafio da intersetorialidade, foram apresentadas experiências exitosas das ações que integram o Teias, como a Academia Carioca da Saúde, a Vigilância do Ambiente, Água e Saúde, além da atuação da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, com foco na gestão participativa.