Notícias: Cooperação SUS
799 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 19/05/2016 14:45:13
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por intermédio do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep), está desenvolvendo ações de vigilância em saúde nos municípios de Aperibé, Cantagalo, Itaocara, Pirapetinga e Santo Antônio de Pádua, localizados na área de influência da Usina Hidrelétrica Itaocara. A atuação baseia-se na elaboração do diagnóstico epidemiológico e entomológico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti nos últimos dez anos (entre 2006 e 2015). A iniciativa é coordenada pelo pesquisador Luciano Toledo, que participou de um workshop com os secretários de Saúde dos cinco municípios envolvidos, e o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES/RJ, Mario Sergio Ribeiro, na quarta-feira (18/5).
Notícia
Publicado em: 16/05/2016 12:13:52
Na quinta-feira, 19 de maio, a Vice-Direção de Pesquisa e Inovação e o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) realizarão a primeira Oficina do Teias - Escola Manguinhos. Na ocasião, serão apresentados projetos desenvolvidos por pesquisadores da ENSP que possuem aplicação direta no território de Manguinhos por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Ao todo dez projetos serão expostos por seus respectivos coordenadores e acontecerá também uma breve contextualização do que é o Teias, seguida de uma apresentação sobre a Estratégia de Saúde da Família no território de Manguinhos enquanto lugar da pesquisa e uma videoconferência sobre Gestão do Conhecimento e Translação na Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. A oficina é o primeiro de três encontros que ocorrerão ao longo do ano. Neste primeiro momento a atividade é voltada apenas para profissionais e coordenadores. Posteriormente será realizada uma oficina aberta a todos os interessados para apresentação dos projetos contemplados.
Notícia
Publicado em: 13/05/2016 13:22:29
Avançar na construção de uma unidade de propósitos, a partir de um consenso mínimo acerca da análise da situação atual, dos princípios e diretrizes programáticos e da ação política em articulação com outros grupos e movimentos que estão se posicionando criticamente e buscando saídas, é um dos objetivos do Seminário Saúde, política e economia em tempos de crise: pela construção de um programa de lutas unificado para a saúde pública, organizado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes). A atividade, marcada para o dia 17 de maio, contará com a participação de diversos pesquisadores da ENSP e pretende contribuir para o desenvolvimento de um projeto de nação, um projeto para o país, com base em valores como solidariedade e justiça social, que orientem as políticas de curto e médio prazos. O seminário acontecerá no auditório do Núcleo Estadual do Rio de Janeiro (Nerj), a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 12/05/2016 13:28:49
A Residência Multiprofissional em Saúde da Família realizou, de 2 a 6 de maio, a 11ª edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Ao longo de uma semana de intensas discussões, estiveram em pauta a atual conjuntura do país, a Política de Saneamento no Brasil, as contradições entre a expansão da Estratégia de Saúde da Família e o modelo assistencial, a Política de Saúde Mental e a Política Nacional de Residência, além da tradicional formatura do curso. No primeiro dia de atividades, o debate contou com a participação do deputado federal Chico Alencar e da historiadora Virginia Fontes. Sob a coordenação da pesquisadora da ENSP Sandra Venâncio, os palestrantes refletiram acerca do momento pelo qual passa o país. Segundo "Chico", estamos vivendo uma crise de destino na sociedade, uma crise civilizatória. Sobre o dia de votação na Câmara dos Deputados, em 17 abril, na opinião do deputado, aquele momento expressou a política dominante no Brasil, que, infelizmente, é a política da família como elemento de amálgama para a reprodução de mandatos, e não das Estratégias de Saúde da Família.
Notícia
Publicado em: 09/05/2016 16:36:10
Os participantes que ainda não conseguiram postar seus depoimentos no 3º Encontro das Pontas do Sus terão até dia 10 de maio para fazê-lo, e assim obter seu certificado para constar dos anais do evento, que também incluiu uma atividade presencial, realizada no dia 14 de abril, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). A iniciativa, que já recebeu mais de 30 depoimentos ao longo do mês de abril, faz parte do projeto de pesquisa "Unindo as pontas do SUS: Co-laboração entre pesquisas para produção da saúde nas relações com a sociedade", apoiada pela Faperj, e coordenada pelos pesquisadores Nilton Bahlis dos Santos e Maria das Mercês Navarro, da ENSP, Marcio Melo, do IOC, e Paula Bonato, do Museu da Vida/COC.
Notícia
Publicado em: 06/05/2016 16:26:33
No final de abril, membros do Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM), da ENSP/Fiocruz, e do Projeto Arquitetando Intersubjetividades entregaram aos representantes do Núcleo de Terras e Habitação (NUTH), da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Relatório PAC Manguinhos: problemas não resolvidos e recomendações. Elaborado em diálogo com os moradores da região, no período de dezembro de 2015 a março de 2016, o documento sistematiza os problemas enfrentados no que diz respeito às urgências da localidade no campo da habitação, saneamento, mobilidade e lazer, além de apontar recomendações que possam subsidiar ações da Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 05/05/2016 12:11:18
Ao longo de uma semana temas como ameaça à democracia, política de saneamento, expansão da Estratégia de Saúde da Família, e a Política de Saúde Mental foram discutidas no XI Ciclo de Detabes - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Encerrando a atividade, na sexta-feira, 6 de maio, será realizada a mesa Política Nacional de Residência: como garantir a formação de propostas substitutivas de mão de obra, tendo como conferencista convidada a pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) Laura Feuerwerker. O encontro contará com Alice Mariz, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), como debatedora e será coordenado pela pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha. Marcada para 9 horas, a última mesa acontecerá no auditório térreo da Escola. Encerrando a semana, será realizada também a tradicional formatura da turma 2014-2016 da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A solenidade está marcada para às 14 horas.
Notícia
Publicado em: 04/05/2016 12:17:33
As discussões do XI Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estartégia de Saúde da Família seguem na quinta-feira, 5 de maio, com a mesa A política de saúde mental em xeque ou em choque? A nomeação do psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho para o cargo de coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e o repúdio de diversos especialistas do campo norteará o debate. O quarto dia de atividades contará com a conferência do pesquisador do Instituto de Psiquiatria da UFRJ Pedro Gabriel Delgado e do superintendente de Saúde Mental da Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Hugo Faguntes, como debatedor. O encontro, marcado para às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, será coorddenado pela pesquisadora da ENSP Fátima Rocha.
Notícia
Publicado em: 03/05/2016 15:55:44
No dia em que a tragédia ocorrida no município de Mariana, em Minas Gerais, causada pelo rompimento da barragem da Mineradora Samarco, completa seis meses, pesquisadores, profissionais de órgãos governamentais (defesa civil, saúde e meio ambiente), movimentos sociais e representantes dos moradores das regiões afetadas se reunirão para discutir os impactos sofridos e as ações realizadas durante o semestre. O encontro tem como um de seus organizadores o pesquisador da ENSP e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (ENSP/Fiocruz), Carlos Machado de Freitas. Léo Heller, coordenador do grupo de pesquisa de Direitos Humanos e Políticas Públicas em Saúde e Saneamento do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), responsável por conduzir as ações relacionadas à tragédia em toda a Fundação também participará das discussões. O seminário será realizado nos dias 5 e 6 de maio em Mariana.
Notícia
Contradições entre a expansão da ESF e o modelo assistencial pautam terceiro dia do Ciclo de Debates
Publicado em: 03/05/2016 11:53:51
O terceiro dia de atividades do XI Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família debaterá as Contradições entre a expansão da Estratégia de Saúde da Família e o modelo assistencial. Para falar sobre o assunto, o evento terá como conferenciasta o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e como debatedor o pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense Aluísio Gomes. O debate, marcado para às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, será coordenado pela pesquisadora da ENSP Roberta Gondim.
Notícia
Publicado em: 02/05/2016 13:36:42
Dando continuidade às discussões do XI Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, na terça-feira, 3 de maio, será debatida a Política de saneamento no Brasil: um desafio para a saúde. O descaso sucessivo dos governos com o saneamento básico e as consequências desse fato na proliferação do Aedes aegypti e no aumento das epidemias de dengue, zika e chikungunya pautarão o debate. O encontro contará com a conferência do pesquisador da Universidade Federal da Bahia Luíz Roberto Santos Moraes e terá como debatedor Pedro Pequeno, da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro. A mesa será coordenada pelo pesquisador Jorge Valadares, da ENSP/Fiocruz. O debate acontece no auditório térreo da ENSP, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 27/04/2016 16:31:36
A 11ª edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família acontecerá entre os dias 2 e 6 de maio na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Neste ano, o evento discutirá as consequências da atual conjuntura política do país e a possibilidade do retrocesso democrático e dos direitos dos cidadãos, bem como a formação do profissional de saúde, os desafios das políticas de saneamento e saúde mental e a expansão da ESF. Como já ocorre em anos anteriores, o Ciclo de Debates coincide com o início da 12ª turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A primeira mesa, no dia 2/5, receberá o deputado federal Chico Alencar, às 9 horas, no auditório térreo da ENSP.
Notícia
Publicado em: 25/04/2016 17:27:13
Começou nesta segunda-feira, 25/4, no Rio de Janeiro, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, incluindo o H1N1. A primeira etapa é voltada para grupos prioritários: portadores de insuficiência renal e de doença renal crônicas, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). De acordo com o secretário de Saúde da cidade, Daniel Soranz, a meta é vacinar 1 milhão e 200 mil pessoas e, assim, reduzir o número de internações, complicações e óbitos. A ENSP, por intermédio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, também participa da campanha. O foco da unidade de saúde são nove comunidades que integram o complexo de Manguinhos. No entanto, a responsável técnica pela imunização no CSEGSF, Slete Ferreira da Silva, convocou toda a população para estar presente no Dia D de vacinação, que ocorrerá no próximo sábado, 30/4, quando começará a Campanha Nacional. Confira o podcast do secretário.
Notícia
Publicado em: 20/04/2016 16:20:40
Walter Mendes e Victor Grabois, pesquisadores da ENSP e integrantes do Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), falam sobre os três anos de atuação no PNSP e as perspectivas do Programa.
Notícia
Publicado em: 20/04/2016 13:09:53
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade de Nova de Lisboa, Portugal, na modalidade a distância. A formação é voltada para profissionais de nível superior nas áreas da saúde ou afins, que exerçam ou pretendam exercer funções em instituições de saúde nos diferentes níveis de cuidado: atenção primária, hospitalar, cuidado continuados; tanto no setor público como no privado em Portugal, Brasil, países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops) e em Timor-Leste. As inscrições vão até o dia 15 de maio e o curso oferece um total de 20 vagas.