O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Notícias: Artigos

397 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 04/11/2021 12:51:28
A fome é uma questão persistente e estrutural no Brasil, ocupando espaço na agenda política de tempos em tempos, em especial em momentos de crise política. Mas quando se torna interessante denunciar a fome? Quem enuncia o problema e de que modo? O artigo de Fernanda Ribeiro dos Santos de Sá Brito, da UFRJ; e Tatiana Wargas de Faria Baptista, da ENSP, publicado em Cadernos de saúde Pública, discute os diferentes usos retóricos e sentidos associados à fome no debate político brasileiro no período de 1986 a 2015 e lança luz sobre a reatualização do debate a partir de 2016. Elas alertam que retirar a pauta da fome do lugar de visibilidade fragiliza a luta política e institucional da segurança alimentar e nutricional e não avança na construção de um projeto de justiça social para o país.
Notícia
Publicado em: 18/10/2021 11:54:56
É urgente fortalecer as ações de vigilância epidemiológica na tuberculose multirresistente (TB-MDR), estabelecer e monitorar núcleos de vigilância hospitalar e as rotinas de notificação de TB nos hospitais, rever etapas operacionais, além de unificar os diversos sistemas de informação tornando-os mais ágeis e integrados. A doença causou mais de 1 milhão de mortes em 2019. O alerta é do estudo Fatores associados à subnotificação de casos de tuberculose multirresistente no Estado do Rio de Janeiro, Brasil: relacionamento probabilístico entre sistemas de informação, dos pesquisadores Marcela Lopes Bhering da Silva, da ENSP/fiocruz; e Patrícia Durovini, Paulo Mota e Afrânio Lineu Kritski, da UFRJ.
Notícia
Publicado em: 12/10/2021 07:52:15
Dados demonstram que 54% dos adultos e 33,5% das crianças sofrem com excesso de peso e obesidade. O consumo insuficiente de frutas e verduras e o aumento do consumo de ultraprocessados, somados ao baixo perfil de atividade física, contribuem para a crescente prevalência de excesso de peso e obesidade e da incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Um estudo, publicado no Cadernos de Saúde Pública, analisou as ideias em disputa em torno das atribuições do Estado na prevenção e controle da obesidade infantil no Brasil. 11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, e a ENSP reforça a discussão sobre o tema.
Notícia
Publicado em: 01/10/2021 11:13:46
Neste 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso, as pesquisadoras Maria Cecília Minayo e Patrícia Constantino, do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli, da ENSP/Fiocruz, produziram um texto - exclusivo para o Informe ENSP - sobre o inédito Estudo censitário sobre os idosos nas prisões do Estado do Rio de Janeiro. No texto, coordenadoras da pesquisa, que tem apoio do Ministério Público Estadual e financiamento da Faperj, expõem a situação de invisibilidade dos idosos encarcerados, comentam sobre o regime que não leva em conta sua condição física e mental e suas necessidades de cuidados e apontam sugestões de acordo com o Estatuto do Idoso. O Sumário Executivo da pesquisa será lançado em breve.
Notícia
Publicado em: 21/09/2021 17:13:32
Amazônia ribeirinha, Amazônia de fronteira, Amazônia indígena, urbana, de assentamentos, do agronegócio, do narcotráfico, Amazônia preservada, Amazônia super explorada. Longe de ser um espaço homogêneo, na Amazônia brasileira subsistem diversas formas de ocupação. Destacando alguns elementos da teoria social de Boaventura de Souza Santos, o artigo de Michele Rocha El Kadri, do Instituto Leônidas e Maria Deane; e Carlos Machado de Freitas, da ENSP, discute como o problema do tempo linear e da escala dominante no pensamento hegemônico vem servindo para invisibilizar os territórios amazônicos na organização das ações públicas de saúde. 
Notícia
Publicado em: 15/09/2021 10:55:32
Começou, nesta terça-feira (14/09), a 76ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (AGNU, no seu acrônimo em português), como ocorre anualmente na sede principal da ONU, em Nova York. O tema da Assembleia deste ano é Construindo resiliência por meio da esperança: Para se recuperar da Covid-19, reconstruir a sustentabilidade, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas. A agenda a ser cumprida pela AGNU é ampla e complexa. Leia artigo sobre o tema, assinado pelo diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, e o assessor do Cris, Santiago Alcázar!
Notícia
Publicado em: 23/08/2021 14:54:47
Em todo o mundo, populações rurais dispõem de menor oferta, utilização e acesso a serviços de saúde e apresentam os piores indicadores de saúde, quando comparadas às populações urbanas. Na região amazônica brasileira, desafios estruturais e políticos para a implantação de políticas públicas de saúde são intensificados frente à diversidade regional: áreas de cheia e vazante dos rios, alta dispersão populacional, precárias condições de trafegabilidade, presença de populações tradicionais com necessidades específicas, como indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Para as autoras do artigo, sendo da ENSP, Juliana Gagno Lima, Lígia Giovanella e Márcia Cristina Rodrigues Fausto, o conjunto ampliado de práticas dos agentes sugere ser este um relevante ator para promover cuidados, facilitar acesso da população à rede de atenção à saúde e um elo real entre populações rurais e serviços de saúde em municípios rurais remotos.
Notícia
Publicado em: 13/08/2021 08:16:13
Diferente da pandemia, a crise climática não poderá contar com nenhum remédio ou vacina. A opinião é dos pesquisadores Luiz Galvão, pesquisador sênior do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/ Fiocruz); e Paulo Buss, ex-diretor da ENSP e coordenador do Cris/Fiocruz. Segundo a Organização das Nações Unidas, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas é “um código vermelho para a humanidade”, pois trouxe evidências de que as emissões de gases, a partir da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento, estão sufocando o planeta e colocando bilhões de pessoas em risco. Confira!
Notícia
Publicado em: 09/08/2021 09:51:33
Hoje, dia 9 de agosto, é o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Para celebra a data, o Informe ENSP convidou o pesquisador titular do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Paulo Basta.  O pesquisador, em seu texto, falou sobre a homologação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, além de falar das lutas históricas e contemporâneas desses povos. Leia o texto na íntegra.
Notícia
Publicado em: 27/07/2021 11:12:26
No Brasil, mais da metade das novas infecções por HIV, em 2018, ocorreu entre as populações mais vulneráveis: profissionais do sexo, pessoas que usam drogas, homens gays e outros Homens que fazem Sexo com Homens (HSH), pessoas trans, pessoas privadas de liberdade, e seus parceiros. O artigo Barreiras de acesso para HSH à testagem e tratamento do HIV no município de Curitiba, parte de uma pesquisa mais ampla, de Vanda Lúcia Cota, sob orientação de Marly Marques da Cruz, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública da ENSP, revelou que as estratégias do projeto 'A Hora é Agora' (AHA) convergiram para aumentar a visibilidade do Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) entre os HSH e também aumento da testagem, abordagem mais adequada ao aconselhamento e atendimento.
Notícia
Publicado em: 26/07/2021 09:40:09
O mais novo livro do pesquisador Luiz Vianna Sobrinho, O Ocaso da Clínica: A Medicina de Dados, foi resenhado pela pesquisadora da ENSP, Maria Angelica Borges dos Santos, para o Cadernos de Saúde Pública. A obra traz um conjunto de reflexões sobre a saga da medicina nos últimos 50 anos, da emergência da medicina social, traduzida na Declaração de Alma-Ata e no Sistema Único de Saúde (SUS), até a consolidação da medicina de mercado e, mais recentemente, da medicina dos dados, baseada na inteligência artificial. Confira!
Notícia
Publicado em: 20/07/2021 14:38:07
Moradores de áreas rurais representam cerca da metade da população mundial, têm menos acesso a cuidados e apresentam as piores condições de saúde quando comparados com populações urbanas. Na maioria dos países, áreas rurais enfrentam dificuldades com transporte e comunicação, desigualdades de financiamento à saúde, além de escassez e distribuição desigual de profissionais de saúde, com as piores condições de trabalho. Em áreas rurais e remotas, a APS muitas vezes é o único recurso à saúde, por isso seu fortalecimento é a chave para enfrentar as iniquidades nessas áreas. É do que trata o artigo com a participação da pesquisadora da ENSP, Lígia Giovanella, Atenção primária à saúde em áreas rurais: acesso, organização e força de trabalho em saúde em revisão integrativa de literatura.
Notícia
Publicado em: 15/07/2021 10:55:00
A docente e pesquisadora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, a convite do Informe ENSP, redigiu um texto em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho
Notícia
Publicado em: 08/07/2021 07:33:38
Os quilombolas constituem parte das minorias étnico-raciais do país. Um artigo com a participação do pesquisador da ENSP, James R. Welch, ao avaliar estado nutricional e déficit estatural de crianças quilombolas do nordeste brasileiro, constatou que essa população apresenta condições de saúde desfavoráveis, reflexo de um processo histórico de grandes desvantagens socioeconômicas, como falta de acesso à atenção básica e precárias condições de saneamento.
Notícia
Publicado em: 05/07/2021 14:38:34
Um estudo que objetivou estimar a prevalência de uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) e explorar o fluxo lógico esperado do potencial impacto dos DEF na iniciação de cigarro convencional, alerta sobre o possível impacto negativo da disseminação desses dispositivos sobre a exitosa experiência do Brasil no combate ao tabagismo. Em artigo publicado no Cadernos de Saúde Pública, os pesquisadores Neilane Bertoni e André Salém Szklo revelam que mais da metade dos indivíduos que já utilizaram DEF na vida, ou que usam atualmente, nunca usaram cigarros convencionais. “Os achados vão em sentido oposto ao argumento da indústria do tabaco de que o público-alvo dos DEF são fumantes adultos”. Outro fator preocupante apontado pela pesquisa é que usuários de dispositivos apresentaram maior consumo abusivo de álcool.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.