Notícias: APPEnsp
3.128 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 14/07/2017 12:22:41
O Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cep/ENSP) dará continuidade às comemorações de seus 20 anos de atuação com uma sessão do Cinebioética no dia 1º de agosto. Será exibido o filme A vida imortal de Henrietta Lacks. Após a sessão, haverá debate com o professor da Universidade da Região de Joinville (Univille) Paulo Henrique França. A atividade, aberta aos interessados, está marcada para as 13 horas no salão internacional da ENSP e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 14/07/2017 11:56:02
A relação da saúde com o mundo do trabalho e os processos produtivos tais como se apresentam hoje, bem como com o desequilíbrio e a poluição ambiental, que têm contribuído para a mudança climática, a crise hídrica e o consequente aumento e reincidência de doenças, será analisada no evento de lançamento do número temático Saúde, Trabalho e Ambiente da revista Saúde em Debate, dia 24 de julho, às 10h, no salão internacional da ENSP. O evento busca divulgar a produção do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública relativa a essa temática, por meio da revista, editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). A realização do debate resulta de parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, o Cebes e o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), que fará a transmissão on-line pelo blog cee.fiocruz.br.
Notícia
Publicado em: 14/07/2017 11:12:35
Paulo Amarante, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), vice-presidente da Associação Brasileira de Coletiva (Abrasco), e presidente honoris causa da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) alerta quanto aos malefícios das drogas prescritas, em especial os antidepressivos, que podem ser mais prejudiciais do que aquilo que buscam combater.
Notícia
Publicado em: 13/07/2017 14:34:39
Logo de início, um chamado à responsabilidade: falando diante de uma plateia de egressos do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador, oferecido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), Paulo Buss, atual diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz e ex-diretor da ENSP e da Fundação, lembrou da importância da atividade de vigilância, para ele um dos pilares da concepção de uma saúde verdadeiramente pública, voltada para os problemas da população. Em seguida, Buss proferiu sua aula, intitulada Determinação da Saúde e Agenda 2030: Onde estamos hoje? Em sua fala, a discussão sobre o papel estratégico da Organização Mundial da Saúde (OMS), no sentido de conclamar os estados membros das Nações Unidas a cumprirem o acordado nesse conjunto de propostas que, em tese, ambicionam tornar o planeta um lugar melhor para todos viverem.
Notícia
Publicado em: 13/07/2017 13:24:03
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) promoverá, nesta terça-feira, 25 de julho, a aula aberta do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador. Com o tema Os ataques à saúde mental de quem trabalha: o assédio moral, a atividade contará com a participação da professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Terezinha Martins. A palestra será no salão internacional da ENSP, a partir das 13 horas. Não é necessária inscrição prévia, e o evento é aberto a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 13/07/2017 10:35:54
O Seminário As Relações da Saúde Pública com a Imprensa teve início nesta quarta-feira (12/7) com o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Luis Castiel. O conferencista criticou a forma como as epidemias são divulgadas pela mídia, sempre com caráter alarmista, que amplia o medo, o mal-estar e o sofrimento da população. A relação do mosquito com o medo tem origem no nome. Em grego a palavra Aedes é traduzida como odioso, desagradável. Castiel destacou a percepção de exageros e uso de figuras de linguagens usadas pelos pesquisadores ao falar sobre o Aedes Aegypti e reproduzidas pela imprensa. Para ele, o uso dessas palavras só assusta ainda mais a população, fazendo com que incorporem a ideia de que o mosquito não pode ser controlado e assim não solucionando o problema.
Notícia
Publicado em: 12/07/2017 17:55:59
"Uma desconstrução de todos os direitos trabalhistas adquiridos ao longo de setenta e quatro anos." Foi dessa forma que os pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca reagiram à aprovação do texto da Reforma Trabalhista, por 50 votos sim, 26 não e 1 abstenção, nesta terça-feira (11/7/2017), no Senado Federal. A reforma não moderniza nem cria empregos, não retirará os trabalhadores da informalidade, engessará o movimento sindical e promoverá maior precariedade do trabalho, concluem os especialistas. "A argumentação para aprovação do texto da reforma não é baseada em evidências ou fatos reais. Todas as justificativas são baseadas em hipóteses", alega o pesquisador Luiz Carlos Fadel.
Notícia
Publicado em: 12/07/2017 15:35:44
Estão abertas, até 4 de setembro, as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional Controle do Aedes aegypti: Teoria, História, Obstáculos, Novas Tecnologias e Perspectivas, que tem por objetivo aprimorar o senso crítico dos profissionais acerca das adequações, limitações e possibilidades dos diferentes métodos, técnicas e ferramentas disponíveis para o controle do Aedes aegypti. A iniciativa visa buscar ações factíveis, possíveis e eficazes, em consonância com as diferentes realidades sócio-ambientais brasileiras. Segundo o coordenador do curso, Eduardo Dias Wemelinger, o atual cenário de tríplice epidemia viral que tem como principal vetor o Aedes aegypti, a ausência de vacinas e a incapacidade dos programas de controle de vetores em evitar a expansão das epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya nas cidades brasileiras impõem a necessidade de preparar melhor os profissionais envolvidos no controle de vetores. Ao todo, 30 vagas serão oferecidas. Acesse o edital.
Notícia
Publicado em: 12/07/2017 15:28:48
Dados de 77 países mostram que a resistência aos antibióticos está tornando a gonorreia - uma infecção comum transmitida sexualmente - muito mais difícil e, às vezes, impossível de tratar. “As bactérias que causam gonorreia são particularmente inteligentes. Toda vez que usamos uma nova classe de antibióticos para tratar a infecção, as bactérias evoluem para resistir a eles”, disse Teodora Wi, médica, da área de reprodução humana, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS registra resistência generalizada a antibióticos mais antigos e mais baratos. Alguns países - particularmente os de alta renda, onde a vigilância é melhor - estão encontrando casos de infecção que não podem ser tratados por nenhum antibiótico conhecido.
Notícia
Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador lança novo site buscando estreitar relação com a sociedade
Publicado em: 11/07/2017 16:50:03
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) lançou na quinta-feira, 6 de julho, seu mais novo projeto: o Webcesteh. O novo site busca levar a sociedade informações de qualidade e atualizadas sobre a Saúde do Trabalhador no Brasil, além de estreitar cada vez mais os laços com os trabalhadores e com a sociedade em geral. Para a coordenadora do Centro, Katia Reis, mais do que ampliar o espectro do campo da Saúde do Trabalhador, o espaço virtual busca também marcar posição sobre as grandes discussões nacionais que envolvem o tema. O Webcesteh apresenta à sociedade a história, a finalidade e as diretrizes do Centro da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca voltado ao estudo da Saúde do Trabalhador. Fundado em 1985, o Cesteh/ENSP atua nas áreas de Saúde, Trabalho e Ambiente, desenvolvendo atividades de Pesquisa, Ensino e Serviços.
Notícia
Publicado em: 11/07/2017 14:24:02
A revista Cadernos de Saúde Pública (volume 33 número 6), de junho de 2017, está disponível on-line enfocando o debate sobre crise política e suas repercussões no campo econômico e social, com reflexos na saúde e no Sistema Único de Saúde (SUS), que aconteceu durante a 3ª edição do Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em Natal, Rio Grande do Norte, no início de maio de 2017. Alcides Miranda, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Cipriano Maia de Vasconcelos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, relatam, no editorial, a denúncia sobre o processo de desconstrução do SUS e de restrição das políticas de inclusão social perpetradas pelo atual governo, que tem descontinuado programas e projetos, restringido o financiamento, via Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do congelamento dos gastos, e manifestado o seu compromisso com as políticas de privatização da atenção à saúde, a exemplo do "planos populares de saúde".
Notícia
Publicado em: 11/07/2017 11:39:01
Desde o lançamento do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), em 20 de junho, a Comissão Organizadora local já se reuniu duas vezes. O primeiro encontro aconteceu na tarde do mesmo dia do lançamento e reuniu o grupo formado pela Abrasco, Fiocruz, Instituto de Saúde Coletiva da UFF, Instituto de Medicina Social da UERJ, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O segundo encontro aconteceu no dia 3 de julho, no campus da Fiocruz, local do Congresso.
Notícia
Publicado em: 10/07/2017 14:03:56
A Escola Nacional de Saúde Pública prorrogou as inscrições, até 14/8/2017, para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2018-2020). O curso, que tem por objetivo promover o desenvolvimento de atributos à equipe multiprofissional de saúde de nível superior (assistente social, cirurgião-dentista, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista e psicólogo) para atuar nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), oferece 35 vagas. Os interessados devem se inscrever na Plataforma Sigals (www.sigals.fiocruz.br).
Notícia
Publicado em: 10/07/2017 11:07:42
Um estudo liderado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com o Instituto Pasteur, na França, aponta para o potencial de re-emergência de transmissão urbana de febre amarela no Brasil, reforçando a importância de medidas preventivas, como a vacinação e o controle vetorial. Em laboratório, os cientistas mediram a eficiência de mosquitos urbanos e silvestres do Rio de Janeiro quanto ao potencial de transmitir o vírus da febre amarela. Os dados apontam que os insetos fluminenses das espécies Aedes aegypti, Aedes albopictus, Haemagogus leucocelaenus e Sabethes albipirvus são altamente suscetíveis a linhagens virais tanto do Brasil, quanto da África. A competência vetorial dos mosquitos Aedes também foi verificada em Manaus e, em menor grau, em Goiânia. A capacidade de transmissão desses vetores foi confirmada ainda para a cidade de Brazzaville, capital do Congo.
Notícia
Publicado em: 10/07/2017 10:58:42
As estratégias para o desenvolvimento de um SUS mais igualitário, universal e sustentável no Brasil foram discutidas no segundo dia do seminário Saúde sem dívida e sem mercado, em 28/6/2017. Realizado a partir de uma parceria entre o Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ceensp/Ensp/Fiocruz) e o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), o evento reuniu, no auditório térreo da ENSP, a pesquisadora Eleonor Conill, da UFSC e do Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde (OIAPSS), e o economista Francisco Funcia, assessor do Conselho Nacional de Saúde para orçamento do SUS, consultor da FGV e professor da USCS, que fizeram parte da mesa "Correlação de forças e o SUS sem dívida e sem mercado".