Notícias: APPEnsp
3.128 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 25/07/2017 13:20:41
Cerca de 4,7 bilhões de pessoas - 63% da população mundial - estão protegidas por pelo menos uma medida de controle do tabaco, número que quadruplicou desde 2007, quando apenas 1 bilhão de indivíduos estavam resguardados do cigarro por políticas integrais. O avanço é destaque do novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a epidemia de tabagismo, divulgado na quarta-feira (19). Apesar dos progressos, a agência da ONU alerta: a indústria do tabaco continua prejudicando os esforços dos governos para implementar plenamente intervenções que são capazes de salvar vidas e reduzir os custos trazidos pelo consumo de cigarros.
Notícia
Publicado em: 25/07/2017 13:12:47
No dia 3 de agosto, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá duas atividades para marcar o 35º ano do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante. Na primeira delas, na parte da manhã, às 9 horas, haverá a aula inaugural Guerra às Drogas e Pós-Democracia, a ser proferida pelo doutor em Direito e membro da Associação dos Juízes pela Democracia Rubens Casara, no salão internacional da ENSP. No segundo momento, às 14 horas, haverá exibição de vídeos inéditos sobre Michel Foucault, no debate Encontro com Foucault: loucura e desrazão, que terá participação do filósofo e professor da UFF André Queiroz. Os eventos são abertos e não há necessidade de inscrição prévia. Em caráter experimental, a ENSP transmitirá on-line a atividade por meio do link http://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=34455.
Notícia
Publicado em: 24/07/2017 12:36:33
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) receberá, nesta quarta-feira, 26 de julho, o representante da Wellcome Trust, João Rangel de Almeida. A visita, marcada para 14 horas no salão internacional da Escola, tem o intuito de estreitar a cooperação entre as instituições. Na opinião do diretor da ENSP, Hermano Castro, é uma oportunidade para apresentação de propostas de pesquisas e outras possibilidades de parceria com a instituição internacional. O encontro é voltado aos membros do Conselho Deliberativo, ao Colegiado de Pesquisa e Ensino, bem como aos demais interessados.
Notícia
Publicado em: 24/07/2017 11:46:32
Era uma visita domiciliar de rotina. Mas a agente comunitária de saúde Haíla Rangel Pimenta percebeu que o gatinho ao pé da mesa tinha uma grande ferida no olho esquerdo. Durante o café, ela também notou uma lesão no braço da dona da casa, algo como um pequeno furúnculo - pelo menos foi assim que a senhora tentou desconversar naquele dia. Háila não se convenceu e marcou uma consulta da moradora com a médica do Posto de Saúde da Família Maria Cristina, em Mesquita, município da Baixada Fluminense, onde atua desde 2010. O atendimento revelou esporotricose - micose que pode afetar homens e animais, especialmente os felinos. "Voltei à comunidade com o enfermeiro, conversei com o restante da equipe, fizemos pesquisas. No dia seguinte, estávamos com uma palestra pronta. Depois, saímos colando cartazes alertando sobre os cuidados e acabamos descobrindo inúmeros outros casos na região", lembra Háila.
Notícia
Publicado em: 24/07/2017 11:35:50
O último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a epidemia mundial de tabagismo, publicado na quarta-feira, 19 de julho de 2017, revela um aumento no número de países que implementaram políticas de controle do tabaco, que vão desde proibições de publicidade até áreas livres do fumo. Aproximadamente 4,7 bilhões de pessoas - 63% da população mundial - estão protegidas por ao menos uma medida integral de controle do tabaco, número que quadruplicou desde 2007, quando só um bilhão de pessoas (15% da população mundial) estavam protegidas. As estratégias para aplicar essas ações têm salvado milhões de pessoas de uma morte prematura. No entanto, a indústria do tabaco continua prejudicando os esforços dos governos para implementar plenamente as intervenções de vida e de economia de custos, de acordo com o novo relatório da OMS sobre a epidemia mundial de tabaco 2017.
Notícia
Publicado em: 20/07/2017 13:53:13
O Programa Institucional de Saúde e Ambiente, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), promoverá o VI Seminário Nacional de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. O seminário tem por objetivo avaliar os progressos alcançados pela instituição, identificar lacunas e definir estratégias para o enfrentamentos dos desafios futuros. "A relações entre saúde, ambiente e desenvolvimento acompanham a trajetória da Fiocruz desde sua origem. No contexto da Rio-92, esse campo incorporou o conceito de sustentabilidade resultando no fortalecimento da produção técnico científica da instituição", explica Guilherme Franco Netto, assessor em Ambiente da VPAAPS, no texto de apresentação do evento. Em sua abertura, a atividade contará com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Marco Menezes, e do diretor da ENSP, Hermano Castro. O seminário será dividido em dois blocos, que compreenderão mesas-redondas, exposições, debates e oficinas de trabalho. Os interessados em participar do seminário devem se inscrever on-line.
Notícia
Publicado em: 19/07/2017 12:36:25
A edição de julho de 2017 (vol.22 n.7) da revista Ciência & Saúde Coletiva faz uma análise das relações entre desenvolvimento, desigualdades e cooperação internacional em saúde. Na opinião de José Paranaguá de Santana, do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde/Fiocruz, e Fernando Pires-Alves, do Observatório História e Saúde/Casa de Oswaldo Cruz, que assinam o editorial da publicação, os problemas associados às desigualdades entre países em diferentes condições de desenvolvimento poderiam ser atenuados mediante a cooperação internacional. Entretanto, uma apreciação crítica remete a dois paradoxos. "O primeiro contrassenso diz respeito à sinergia mais desenvolvimento, mais desigualdade, pois as disparidades internacionais crescem com o avanço científico, tecnológico e econômico global, separando poucos países beneficiários plenos do desenvolvimento dentre os demais, afetados de modo iníquo por esse processo. O segundo paradoxo se revela na tensão entre solidariedade internacional e interesses nacionais nos setores científico e tecnológico, econômico, industrial e financeiro que, efetivamente, definem os acordos geopolíticos e militares entre países."
Notícia
Publicado em: 19/07/2017 12:07:28
O SUS está diante de um novo desafio na prevenção ao HIV/aids: incorporar o medicamento utilizado na pré-exposição ao vírus, que começa a ser oferecido na rede pública para populações consideradas sob maior risco de contrair o HIV. O método conhecido como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) consiste no uso diário de um medicamento antirretroviral - o Truvada - para prevenir a infecção pelo vírus. Para entender o impacto que esta nova estratégia terá na política de prevenção à aids no Brasil, Radis conversou com alguns especialistas e ativistas dedicados ao tema, que apontam que a adoção da PrEP no SUS é um passo importante, mas que ainda precisa ser expandido para toda a população. A utilização da PrEP já vinha sendo estudada e recomendada por especialistas como um método complementar de prevenção ao HIV.
Notícia
Publicado em: 19/07/2017 12:01:42
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) premiaram cinco experiências bem-sucedidas de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Feita durante a abertura do 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado de 12 a 15 de julho, em Brasília, a homenagem reconheceu iniciativas de cada uma das regiões do Brasil.
Notícia
Publicado em: 18/07/2017 12:15:46
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá, no dia 27 de julho, aula aberta do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador com o tema Estratégias de Vigilância em Saúde do Trabalhador relacionadas ao amianto, silíca e benzeno: Por onde caminhamos? A atividade contará com a participação de Regina Dal Castel Pinheiro, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Catarina (Cerest/SC), Fátima Sueli Neto Ribeiro, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Simone Alves do Santos, diretora técnica da Divisão de Saúde do Trabalhador, do Centro de Vigilância Sanitária e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/SP). A atividade, marcada para às 13h30, no salão internacional da ENSP, é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. O pesquisador do Cesteh/ENSP Luiz Carlos Fadel mediará o debate, que será coordenado pelas pelas também pesquisadoras do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador, Ana Maria Cheble Braga e Simone Oliveira.
Notícia
Publicado em: 18/07/2017 11:49:16
As camisinhas masculinas distribuídas gratuitamente pelo Ministério da Saúde terão nova embalagem até o final deste ano. Nesta segunda-feira (17), a Pasta, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou um concurso público direcionado aos estudantes de design gráfico, desenho industrial, arquitetura e publicidade. O objetivo é escolher uma nova identidade visual para os preservativos. As inscrições deverão ser feitas pelo site http://embalagemcamisinha.aids.gov.br, até 11 de setembro.
Notícia
Publicado em: 17/07/2017 16:09:43
Os pesquisadores Paulo Amarante e Fernando Freitas, do Laboratório de Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública (Laps/ENSP/Fiocruz), participaram do lançamento da versão em português do livro Anatomia de uma epidemia: pílulas mágicas, drogas psiquiátricas e o aumento assombroso da doença mental, do jornalista americano Robert Whitaker. O evento ocorreu no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e teve a participação do grupo Harmonia Enlouquece, da Cooperativa de Usuários da Praia Vermelha e registro da Tv Pinel, que produzirá um documentário sobre a iniciativa.
Notícia
Publicado em: 17/07/2017 14:40:25
Qual o limite para o uso da força policial militar? A pergunta intitula a dissertação da aluna de mestrado em Saúde Pública, Marcelle Braga Barbosa, psicóloga da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação da pesquisadora Fátima Regina Cecchetto. "Minha prática se sustenta no 'entre' o 'dentro' e o 'fora'. Estou dentro do Quadro de Oficiais Policiais Militares, com minhas insígnias e patentes. E fora de seu círculo, com meu sigilo profissional e minha escuta livre de ordenamentos disciplinares e hierarquizações. E foi desse lugar de 'entre' que pude colher a fala de um paciente que deu título ao trabalho de pesquisa", disse Marcelle. Ela relata que esse paciente metaforizou a linha que demarca a legalidade de suas ações como uma "corda bamba" pela qual caminha no seu dia a dia profissional. "As noções de força e violência policial também comportariam uma tensão, uma vez que se encontram na fronteira entre o legal e o ilegal, entre a coercitividade e a proteção de direitos?", indaga.
Notícia
Publicado em: 17/07/2017 11:58:33
A Editora Fiocruz teve seu Conselho Editorial renovado com a chegada de cinco novos conselheiros editoriais. Na primeira reunião do novo Conselho, em junho, o vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e também novo diretor da Editora, Manoel Barral Netto, ressaltou a importância dos conselheiros, representantes de diferentes áreas da saúde pública, “dando uma composição variada ao Conselho”.
Notícia
Publicado em: 17/07/2017 11:28:34
Mulheres têm o dobro de chances de desenvolver transtorno causado pela violência, apontam estudos. Na matéria veiculada pelo Portal de Notícias G1, em 14/7, Maria Cecília de Souza Minayo, pesquisadora e coordenadora científica do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), disse que as mulheres sofrem mais, principalmente as que são mães ou perderam filhos por causa da violência. "O que percebo nas conversas que tenho com mulheres que moram em algumas comunidades do Rio é que muitas sofrem de uma tristeza profunda, têm insônia, vivem com uma memória constante do sofrimento e umas transformam suas dores em ódio", relata a especialista.