Busca do site
menu

Notícias: APPEnsp

3.128 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 18/09/2017 11:47:31
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizará, na quarta-feira, 20 de setembro, mais uma atividade do projeto ‘Encontros do Cesteh’. Reunido pela segunda vez em 2017, agora, o debate será sobre o Observatório Regional de Tecnologias em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade: avaliação de impacto à saúde na construção de um complexo portuário no litoral do Estado do Rio de Janeiro - municípios de Maricá e Saquarema. A atividade, marcada para as 12 horas na sala 32 do Cesteh/ENSP, contará com a apresentação da pesquisadora do Centro, Ana Maria Braga, e será aberta a todos os interessados. 
Notícia
Publicado em: 15/09/2017 12:49:59
A Fiocruz promoveu, na segunda-feira (11/9), a roda de conversa Novo modelo de transferência de recursos na Saúde – Uma reflexão, no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz). O objetivo do evento foi discutir as novas mudanças no financiamento da saúde, a partir do projeto SUS Legal, proposto pelo Ministério da Saúde. As reflexões foram feitas a partir de uma das primeiras medidas do projeto, que foi aprovada na Comissão Intergestora Tripartite. Os repasses, antes realizados em seis blocos temáticos, passam a ser feitos em duas modalidades: custeio e investimento.  
Notícia
Publicado em: 13/09/2017 14:52:32
Terminam nesta sexta-feira, até 6 de outubro, as inscrições para o Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola. O objetivo do curso é formar profissionais de ensino para a apropriação crítica de tecnologias educacionais digitais na prática docente, contribuindo para que atuem como mediadores da relação educação-saúde no espaço escolar, seja qual for a área do conhecimento alvo de sua prática pedagógica. Realizado na modalidade a distância, o curso é voltado para professores nas diferentes áreas do conhecimento com experiência docente comprovada e habilidades no manuseio de ferramentas digitais, e profissionais da saúde que desenvolvem atividades no ensino. A coordenação geral é da pesquisadora, Elomar Castilho Barilli, e coordenação adjunta da pesquisadora Rosely Magalhães de Oliveira, ambas da ENSP. Acesse o edital e saiba mais sobre o curso.   
Notícia
Publicado em: 13/09/2017 13:06:05
Jennifer Braathen Salgueiro, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cep/ENSP/Fiocruz), fala sobre o contexto atual do Cep/ENSP, dos riscos da aprovação do Projeto de Lei do Senado 200/2015, além das atividades comemorativas dos 20 de atuação do Comitê de Pesquisa da ENSP.
Notícia
Publicado em: 13/09/2017 11:23:52
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) completou 63 anos de luta pela universalização da saúde pública no Brasil. Com o tema Democracia e Saúde. Saúde é Democracia, a Escola debateu o cenário nacional trinta anos depois da Constituinte. Durante três dias -  de 4 a 6 de setembro -, a ENSP recebeu convidados e organizou debates sobre a atual conjuntura do país. A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP), por meio de seu Núcleo Audiovisual, produziu uma vídeo-reportagem sobre as atividades comemorativas. Confira o vídeo e acompanhe todas as matérias do aniversário na seção 63 Anos ENSP.
Notícia
Publicado em: 13/09/2017 11:12:54
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), por intermédio de seu Grupo Temático de Saúde Mental, coordenado pelo pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp/Fiocruz), Paulo Amarante, assina o manifesto de docentes e pesquisadores brasileiros da saúde em defesa da Reforma Psiquiátrica e de uma política de Saúde Mental digna e conteporânea. Leia o manifesto na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 13/09/2017 01:36:52
No segundo dia de celebração do aniversário de 63 anos (5/9), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) inaugurou o primeiro laboratório do país destinado a estudar como a privação do sono impacta a saúde do trabalhador. Vinculado ao Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador, o Laboratório do Sono é coordenado pela pesquisadora Liliane Reis. Após a inauguração, o professor Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), da USP, falou sobre o sono na sociedade brasileira. Ele explicou o que leva o indivíduo a dormir, criticou a privação de sono da sociedade atual e detalhou como se caracteriza a apneia do sono. "Para falarmos em saúde do trabalhador, bem-estar e ausência de medo, temos que falar do sono", admitiu o convidado.
Notícia
Publicado em: 12/09/2017 16:29:11
No dia 13 de setembro, defesa de tese de doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva Juízos morais dos profissionais de saúde: uma análise a partir de dilemas éticos relacionados ao valor da vida, por Flávia Orind Ferreira, a partir das 9h30 na sala 403 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 12/09/2017 15:49:09
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a International Association for Suicide Prevention (Iaps) instituíram 10 de setembro como o Dia Mundial para Prevenção do Suicídio. Em 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV) iniciou a campanha Setembro Amarelo de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além de suas formas de prevenção. Segundo a OMS, o suicídio é um grande problema de saúde pública, e cerca de 75% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda. Em 2014, o Brasil era o oitavo país, nas Américas, em número de suicídios. Para debater a relação entre suicídio, psicanálise e saúde pública, o Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica, desenvolvido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), promoveu a aula aberta A morte pode esperar: suicídio, psicanálise e saúde pública. A atividade contou com a apresentação da coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio, Soraya Carvalho. Confira, no Canal da ENSP, no Youtube, a palestra na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 12/09/2017 15:16:20
Promover saúde, cuidar da população, na integralidade da atenção, e desenvolver ensino, pesquisa e tecnologia em saúde pública são atributos do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria há exatos 50 anos. Na semana de 28 a 31 de agosto, durante a celebração do seu quinquagésimo aniversário, usuários, moradores, trabalhadores e estudantes foram presenteados com ações de cidadania, acesso à justiça, exposições e homenagens a ex-chefes e servidores aposentados. Mesmo diante do contexto de ataque às políticas públicas, desmonte do Sistema Único de Saúde e violência no território, houve tempo para enaltecer o trabalho desenvolvido com 45 mil moradores de Manguinhos. A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP), por meio de seu Núcleo Audiovisual, diponibilizará, em breve, uma vídeo-reportagem sobre as atividades comemorativas aos 50 anos do Centro de Saúde.  
Notícia
Publicado em: 11/09/2017 16:49:17
Um estudo publicado na revista Nature Scientific Reports, com participação da pesquisadora Sandra Hacon, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, mostrou com detalhamento inédito os danos na saúde ocasionado pela fumaça das queimadas na floresta Amazônica, cujos efeitos podem se estender por toda América do Sul. Este estudo, fruto de uma colaboração de pesquisadores da USP, UFRN, ENSP/Fiocruz e UFRJ mostrou como a exposição à fumaça causa danos ao material genético e morte das células pulmonares.
Notícia
Publicado em: 11/09/2017 15:38:50
Que dilemas enfrenta hoje a esquerda no Brasil? Em meio a uma conjuntura de retrocessos no que diz respeito aos direitos sociais conquistados, como buscar uma saída? Com a intenção de promover uma profunda reflexão sobre o atual momento vivido em nosso país, a ENSP convidou para falarem na abertura de sua semana de aniversário o teólogo e escritor Leonardo Boff e Guilherme Boulos, integrante da Coodenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST).  Em cada uma das palestras, uma análise conjuntural de fôlego, buscando sempre um novo viés para se olhar a atual crise e, principalmente, buscar novas ideias e possibilidades para sua superação.
Notícia
Publicado em: 11/09/2017 14:03:37
Disponível on-line, a edição n°180 de setembro de 2017 da revista Radis destaca o drama da migração forçada, suas implicações na saúde e as perspectivas de futuro dos refugiados no Brasil. Para a Radis, a expulsão de milhões de pessoas de seus territórios em função de guerras, perseguições políticas, étnicas, religiosas, de gênero ou orientação sexual, problemas econômicos e socioambientais é a questão humanitária mais aguda no planeta, a somar-se às questões crônicas de desigualdade, miséria e injustiça social. O editor Adriano De Lavor, autor da reportagem de capa, com arte do design Felipe Plauska, fala sobre vidas dilaceradas por desagregação familiar e ruptura com vínculos territoriais e culturais, com relatos de luta pela vida e superação. Além dos refugiados, ele ouviu pesquisadores e profissionais que se especializaram nesse acolhimento, embora não exista política pública definida para a situação.
Notícia
Publicado em: 06/09/2017 13:52:43
Nesta segunda-feira, 11 de setembro, o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública (Cep/ENSP) realizará a última atividade comemorativa aos seus 20 anos de atuação. A partir das 13 horas, o salão internacional da Escola será palco do encontro dos ex-coordenadores do Comitê, que estarão reunidos para falar sobre as perspectivas para o futuro. A atividade integra um ciclo de encontros comemorativos do Cep/ENSP, é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. 
Notícia
Publicado em: 06/09/2017 11:24:28
Mais que promover saúde em uma área deflagrada, ser a zona de troca entre as teorias do campo da Saúde Pública e a prática cotidiana do cuidado. Essa é a missão, há cinquenta anos, encarada pelos profissionais do Centro de Saúde Germano Sinval Faria. Na celebração de seu aniversário, estiveram reunidos, na ENSP, autoridades da Fiocruz, representantes do Conselho Nacional de Saúde e também da população que vive nas comunidades de Manguinhos. Uma ocasião festiva, mas também de profunda reflexão sobre os rumos do país, sobretudo no tocante às decisões políticas que retiram direitos, aumentam a exploração dos trabalhadores, promovem a mortande de jovens pobres e negros e contra as quais a Saúde Pública se torna uma trincheira de combate. A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP), por meio de seu Núcleo Audiovisual, diponibilizará, em breve, uma vídeo-reportagem sobre as atividades comemorativas aos 50 anos do Centro de Saúde.