Busca do site
menu

Notícias: APPEnsp

3.128 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 07/06/2017 10:56:07
Na primeira edição do Prêmio Adauto Araújo para os melhores trabalhos da ENSP, na 25ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2017), dois deles saíram vencedores. A aluna Thamyris Perez de Souza e a orientadora Ana Cecília Amado Xavier de Oliveira foram premiadas pelo trabalho intitulado Regulação do Citocromo P4502A6 pelo óxido nítrico em células de hepatocarcinoma humano; e a aluna Yasmim Furtado de Souza e a orientadora Lilian Miranda receberam o prêmio por Noções de saúde segundo usuários com transtorno mental: uma revisão bibliográfica. No evento, ocorrido em 2/6, estiveram presentes o vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, o pesquisador emérito Luiz Fernando Ferreira, o diretor da ENSP, Hermano Castro, a vice-diretora de Pesquisa da Escola, Sheila Ferraz, a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Maria de Fátima Baptista, além da esposa e filha do pesquisador que dá nome ao prêmio, Amélia e Elisa, respectivamente. Todos afirmaram a relevância da condecoração para a iniciação científica, fundamentalmente do pesquisador e ex-diretor da ENSP Adauto Araújo. Luis Fernando disse ser um mestre realizado, já que Adauto, como seu discípulo, superou-o. Hermano lembrou como Adauto estimulava a entrada de jovens na academia desde a graduação. Já Rodrigo destacou a importância de os jovens duvidarem, questionarem e crescerem na área da pesquisa. Sheila, idealizadora do prêmio, considerou difícil a escolha dos melhores trabalhos devido à sua alta qualidade nessa RAIC.
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 16:05:31
Na segunda-feira, 12 de junho, o Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP promoverá mais um debate em comemoração de seus vinte anos de atuação. A palestra Vulnerabilidade: interface nas pesquisas com seres humanos contará com a participação do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Fermin Roland Schramm, da pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) Ângela Maria Coimbra, e da pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maria Elisabeth Lopes Moreira. A atividade, marcada para as 9 horas no salão internacional da Escola, será aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 15:48:56
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente - celebrado em 5 de junho -  a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca dá prosseguimento as atividades da Semana do Meio Ambiente com o lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, na quinta-feira, 8 de junho. A 32ª edição do relatório reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. O lançamento do relatório, elaborado pela Pastoral da Terra, terá a coordenação do pesquisador da ENSP e coordenador do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, Ary Miranda. A atividade está marcada para às 12h30, na Tenda ENSP. Além do lançamento do relatório haverá também mais um edição da tradicional Feira Agroecológica Josué de Castro, das 9 às 14 horas, com a comercialização de alimentos orgânicos, ou seja, produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou mudanças genéticas, para evitar danos à saúde de quem os consome e à natureza. Participe!
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 15:14:04
Já está disponivel, no Canal da ENSP no Youtube, o vídeo do debate #DemarcaçãoJá - sobre os Retrocessos nos Direitos Indígenas no Brasil, que aconteceu em 30 de maio, na Escola. Promovido pela ENSP, em parceria com o Grupo Temático Saúde Indígena da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Museu do Índio, o debate buscou aprofundar a discussão sobre o retrocesso nos direitos dos povos e populações indígenas integrantes do Estado Brasileiro. Confira a cobertura completa do evento no Informe ENSP e assista aos vídeos. 
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 12:28:03
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) organizou a Semana do Meio Ambiente. Durante dois dias a Escola promoverá oficinas, rodas de conversas, exposições e palestras que pretendem discutir os mais diversos temas ligados ao meio ambiente. Dando início as atividades, na quarta-feira, 7 de junho, serão realizadas sete oficinas artesanais, uma palestra sobre alimentação saudável, duas rodas de conversa - uma sobre impactos ambientais nos rótulos e outra sobre território e sustentabilidade - além de uma exposição de livros relacionados a sustentabilidade, e a tradicional ação do projeto Livro em Movimento, que consiste na doação e troca de livros para promoção de cultura. As atividades são abertas a todos os interessados e toda programação ocorrerá na Tenda ENSP, localizada na portaria principal da Escola. Participe!  
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 11:29:23
No dia 13 de junho, apresentação de dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública e defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública na ENSP. Confira!
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 11:19:41
O Catálogo 2016 - 2017, que acaba de ser lançado, traz cerca de 430 títulos já lançados pela Editora Fiocruz nos seus quase 25 anos de existência, inclusive os já esgotados. Os títulos são listados por classificação temática e também organizados em fichas completas, que trazem a reprodução da capa e o resumo do conteúdo. Para facilitar a busca, no final o leitor encontra ainda uma lista de todos os títulos em ordem alfabética e com a indicação das páginas das respectivas fichas. Além dos livros já lançados, a publicação traz uma relação dos lançamentos programados para 2017.
Notícia
Publicado em: 02/06/2017 16:20:59
Em duas horas de exibição, a trajetória do grupo indígena Guarani-Kaiowá, nação que ocupou toda a região pampeira e do cerrado sul-americano e que tem sido invisibilizada e dizimada desde que os europeus começaram a desbravar a região, a partir do século XVIII, é contada com força e riqueza de imagens e histórias pelo cineasta Vincent Carelli no filme "Martírio". A exibição fez parte das atividades do evento #DemarcaçãoJá, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)  e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) durante o dia 30 de maio. Mesmo a extensa duração do filme não fez esmorecer o público, composto por pesquisadores e estudantes da ENSP/Fiocruz e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ), além de jornalistas e demais interessados.
Notícia
Publicado em: 02/06/2017 16:03:38
“Nesta hora que estamos aqui conversando, alguém deve estar matando um índio, só que nós só vamos saber muito mais tarde, quando o índio já estiver morto. É a cobiça da terra, a cobiça do subsolo e a cobiça das riquezas naturais”, comentou alguém num auditório repleto de expectativa pelo início do debate #DemarcaçãoJá – sobre os Retrocessos nos Direitos Indígenas no Brasil que aconteceu no dia 30 de maio, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). A frase é de Noel Nutels, sanitarista que adotou a causa indígena, e a teria dito na CPI do índio, em 1968. Tristemente atual.
Notícia
Publicado em: 02/06/2017 14:50:06
Paulo Amarante, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e vice-presidente da Associação Brasileira de Coletiva (Abrasco), referência em saúde mental, defende a substituição definitiva do modelo biomédico, institucionalizante e hospitalocêntrico de internação compulsória pela Atenção Psicossocial, com financiamento público adequado. Para ele, é preciso uma mudança cultural sobre o que é saúde e sobre qual o papel do Estado em nossa sociedade. 
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 16:42:25
No dia 6 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública Fatores associados ao estado nutricional de crianças quilombolas menores de 5 anos na Região Nordeste do Brasil, por Félix de Jesus Neves, a partir das 9 horas, na sala 602 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 16:18:42
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) dará início a mais um ciclo de gestão em sua Direção. Reeleito para o quadriênio 2017-2021, o diretor Hermano Castro será reconduzido ao cargo na nesta terça-feira, 6 de junho. A cerimônia de posse será marcada pela conferência O Desafio da Conjuntura e Saúde no Brasil, que contará com a participação da professora e pesquisadora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV), a cientista política Sonia Fleury. A conferência será coordenada pelo pesquisador e coordenador do Laboratório de Estudos em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP, Paulo Amarante. A cerimônia de posse, aberta a todos os interessados, está marcada para as 13h30 no auditório térreo da Escola, seguida da conferência às 14 horas. Assista a cerimônia on-line através do link http://webconf2.rnp.br/ensp1. 
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 13:55:46
Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema ambiente. O marco da data teve como principal objetivo a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente aos que dizem respeito à preservação. Dessa forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais, com a intenção de transformar pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. Muitos anos se passaram, e a luta pela preservação do meio ambiente continua. Para celebrar a data, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), por intemédio de seu Serviço de Gestão Sustentável, realizará, nos dias 7 e 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A atividade, aberta a todos os interessados, contará com circuito de oficinas, exposição de livros e rodas de conversa, além do lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, a 32ª edição do documento que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. Toda programação ocorrerá na Tenda ENSP, localizada na portaria principal da Escola. 
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 13:25:30
Disponível on-line, a matéria de capa da edição n°177 de junho de 2017 da Revista Radis constata a situação da região cortada pela transposição do rio São Francisco. A repórter Ana Cláudia Perez e o fotógrafo Sérgio Eduardo de Oliveira registraram depoimentos de quem convive com a pouca água e o rico bioma do semiárido. "Diante da obra controversa, pelo seu alto custo, impacto socioambiental, restrições de acesso aos canais e a possibilidade do uso humano da água ficar em segundo plano em relação à apropriação pela indústria e o agronegócio, muitos expressam um sentimento dúbio de desalento e esperança." Como destaca a repórter, "no sertão, nada é apenas o que parece. O solo ressequido também dá boas cacimbas; um dia nublado com um céu de chumbo, em vez de assustar, fica "bonito pra chover"; e aquela vegetação exuberante pode ser somente a "seca verde", fenômeno que ocorre quando as chuvas são mal distribuídas - até muda a paisagem, mas não significa um bom inverno." 
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 15:26:22
A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso de atualização Emissários Submarinos de Esgotos: avaliações de impacto na saúde e meio ambiente - 2017. Oferecido na modalidade presencial, a proposta visa apresentar os sistemas de disposição oceânica como possível alternativa para o destino final de efluentes domésticos em regiões costeiras. Segundo o coordenador Renato Castiglia, pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, a formação inclui uma abordagem que engloba diferentes áreas de conhecimento referentes a noções básicas de oceanografia, diluição, dispersão e degradação do efluente em águas costeiras. As inscrições seguem abertas até 1º de agosto e devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu.