Notícias: Assistência
878 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 24/04/2018 10:49:54
A Fiocruz participará, nos dias 4 e 5 de maio, o Encontro Territorial sobre Política de Drogas, Violência e Saúde, na Maré (Rio de Janeiro). O objetivo deste encontro é dar visibilidade a interconexão entre saúde, violência e política de drogas. As violências sistemáticas associadas à atual política de drogas e impactam a rotina da cidade - principalmente as favelas e áreas periféricas - atingindo a saúde física e mental dos moradores e trabalhadores destes territórios.
Notícia
Publicado em: 19/04/2018 14:52:17
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), promoveu mais uma sessão do projeto 'Encontros do Cesteh'. Realizado em 18 de abril, o encontro abordou a comunicação e informação em pesquisas e serviços de saúde. Para discutir o tema a atividade contou com a participação da coordenadora de Comunicação Institucional da Escola Nacional de Saúde Pública, Rita Mattos. Em sua fala a coordenadora da CCI/ENSP destacou que a comunicação é uma ferramenta estratégica para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O debate contou com a participação dos trabalhadores do Cesteh e foi mediado pelo técnico do laboratório de Toxicologia do Cesteh/ENSP, Leandro Carvalho.
Notícia
Publicado em: 11/04/2018 17:11:45
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoveu o debate A crise na saúde do município do Rio de Janeiro: onde estamos e para onde vamos? O evento, realizado em 10 de abril, deu seguimento à discussão iniciada em novembro de 2017, ocasião em que o município sofria com demissões, salários atrasados, falta de insumos, medicamentos, exames complementares e a ausência de contratos de manutenção e limpeza na área de saúde. Sob a coordenação do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, o evento contou com a participação dos representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/RJ), do Tribunal de Contas do município do Rio de Janeiro, e da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Rio. As apresentações estão disponíveis no canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 05/04/2018 15:53:49
O Curso de Especialização em Saúde Pública, reconhecido por acompanhar a trajetória da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, promoveu, no dia 2 de abril, a aula inaugural E a saúde? Adoecer e morrer em tempos de crise e austeridade. O encontro contou com a participação do atual diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz e ex-diretor da ENSP e da Fundação, Paulo Buss, do epidemiologista e especialista em avaliação de políticas públicas, Romulo Paes Sousa, e da pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (Demqs/ENSP), Joice Andrade. A mesa foi coordenada pela vice-diretora de Ensino da Escola, Lúcia Dupret. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 14:44:13
A conjuntura da saúde no Rio de Janeiro estará mais uma vez em discussão na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocuz), no dia 10 de abril, no evento A crise na saúde do município do Rio de Janeiro: onde estamos e para onde vamos? A atividade, coordenada pelo Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, receberá gestores, políticos e profissionais de saúde e está marcada para as 9h, no auditório térreo.
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 12:29:13
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), promoveu, no dia 23 de março, uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Durante o encontro, os participantes afirmaram que a TB é um desafio global, chegando a superar a Aids como doença de maior letalidade no mundo. "A tuberculose não avançou, ela parou no tempo. O Brasil está no rol dos 30 países que carregam mais de 80% da carga global da doença".
Notícia
Publicado em: 03/04/2018 15:20:10
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), promoveu, no dia 23 de março, uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Durante o encontro estiveram presentes Rivaldo Venâncio, representando a presidência da Fiocruz; Hermano Castro, diretor da ENSP; Jesus Pais Ramos, coordenador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga; Pablo Dias Fortes, pesquisador do Hélio Fraga; Otávio Maia Porto, coordenador Fio-TB/Fiocruz; e Carlos Basília, coordenador do Observatório Tuberculose Brasil/ENSP/Fiocruz. Na ocasião, o ativista e coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basília, lembrou que a doença ainda é um desafio global e lamentou o fato da tuberculose superar a Aids como doença de maior letalidade no mundo. "A tuberculose não avançou, ela parou no tempo. O Brasil está no rol dos 30 países que carregam mais de 80% da carga global da doença", lamentou.
Notícia
Publicado em: 22/03/2018 16:26:40
A psicóloga, doutora em saúde coletiva e pesquisadora da ENSP, Tatiana Wargas, fala a respeito do impacto da conjuntura política do país sobre a vida dos brasileiros e as recentes alterações nas políticas de Atenção Básica e de Saúde Mental
Notícia
Publicado em: 22/03/2018 13:09:33
Vai ser realizada hoje, 22/3, às 14h, a exibição do filme Pra frente Brasil, seguida de um debate com Cristina Capistrano, filha do desaparecido político David Capistrano. A atividade intitulada Cine Saúde é promovida pelo Laboratório Internet, Saúde e Sociedade, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Segundo o coordenador do Laiss/CSEGSF e idealizador do projeto, André Pereira Neto, a atividade será mensal e tem como objetivo discutir temas que estão em ampla discussão na sociedade ligados à temática da saúde. A exibição acontecerá na sala Mário Sayeg, localizada perto da entrada do Centro de Saúde.
Notícia
Publicado em: 19/03/2018 16:38:51
Em alusão à "Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose", o Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da ENSP/Fiocruz, promoverá uma série de atividades com intuito de estimular gestores, acadêmicos, parlamentares e diferentes instâncias da sociedade civil organizada a desenvolverem ações que possam dar visibilidade, mobilizar e incentivar o enfrentamento desse problema de saúde pública. No dia 21 de março, uma ação em parceria com as secretarias municipais de saúde (SMS), educação (SME) e Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) apresentará o projeto "Práticas Educativas na área da Tuberculose", seguido da palestra "A Escola integrada à Saúde". No dia 23, o CRPHF receberá o do pesquisador da ENSP e coordenador da Pós em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego, para proferir o debate "Ética, Formação e Prática em Saúde", no auditório 1, a partir das 9 horas. Em 2018, o Dia Mundial da Tuberculose (24/3) dará ênfase ao compromisso de cada indivíduo para dar fim à TB, com o tema Líderes para um Mundo Livre da Tuberculose. Acesse a campanha (em espanhol) aqui.
Notícia
Publicado em: 12/03/2018 14:52:46
O Icict recebeu nos dias 1 e 2 de março, a visita de representantes do Ministério da Saúde, Unesco e das coordenações locais da pesquisa Divas – DIversidade e VAlorização da Saúde (ou em seu nome oficial: Estudo de abrangência nacional de comportamentos, atitudes, práticas e prevalência de HIV, Sífilis e Hepatites B e C entre travestis e mulheres trans), coordenada por Francisco Inácio Bastos, do Laboratório de Informação e Saúde (LIS)/Icict, e por Monica Malta, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), ambos da Fiocruz. A pesquisa, financiada pela Unesco e pelo Ministério da Saúde, ouviu cerca de 2.800 travestis e mulheres trans em doze capitais, entre 2016 e 2017, e teve como principal finalidade descrever o perfil sócio-demográfico e comportamental, os conhecimentos, atitudes e práticas relacionadas à infecção pelo HIV/Aids e demais IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), além de estimar as taxas de prevalência de HIV, sífilis e hepatite B e C para cada rede social acessada nestes municípios.
Notícia
Publicado em: 12/03/2018 14:27:40
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), por meio do edital de cursos internacionais de curta duração, irá promover o curso internacional sobre sinalização bacteriana, que acontecerá de 19 a 23 de março, das 9 às 16h, na sala 6 do Pavilhão Cardoso Fontes, em Manguinhos. O curso que será coordenado pelo chefe da pesquisa do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), Caetano Antunes. Segundo ele, a base do curso é um capítulo de livro recentemente publicado, no qual ele foi o autor sênior.
Notícia
Publicado em: 20/02/2018 16:19:24
A chuva forte que caiu no Rio de Janeiro na madrugada da última quinta-feira, 15 de fevereiro, destruiu casas, invadiu lojas e deixou um rastro de lama e destruição pelas ruas do território de Manguinhos. Muitos moradores perderam tudo que tinham e estão desalojados, com dificuldades para cozinhar, estocar medicamentos que precisam de refrigeração etc. Os relatos dão conta de uma completa inoperância dos agentes públicos para buscarem solução para os problemas. Para tentar amparar as vítimas da enchente com donativos e serviços de saúde, foi criado o grupo SOS Manguinhos, do qual participam agentes comunitários de saúde (ACS) do território. O Centro de Saúde Germano Silva Faria, da ENSP, cumprindo seu papel de ser a interface de troca entre a Escola e a comunidade vizinha, está recebendo as doações e buscando estratégias de ação no campo a saúde.
Notícia
Publicado em: 05/02/2018 14:55:02
Artigo assinado pelos pesquisadores Jorge Bermudez, da Escola Nacional de Saude Pública Sergio Arouca da Fiocruz (ENSP/Fiocruz), e Viroj Tangcharoensathien, ministro da Saúde Pública da Tailândia, publicado no âmbito da 142ª Sessão do Conselho Executivo Organização Mundial de Saúde (OMS), realizado em Genebra no período de 22 a 27/01/2018, conclama líderes políticos e especialistas da área da Saúde a enfrentar os desafios relacionados ao acesso a medicamentos. No texto, Desafios globais em acesso a medicamentos para 2018 (Desafios globales en materia de acceso a medicamentos para el año 2018, em espanhol, e Heading off Global Action on Access to Medicines in 2018), os pesquisadores destacam que os serviços de saúde são inacessíveis a mais da metade da população mundial e que 3,5 bilhões de pessoas estão excluídas do acesso aos medicamentos essenciais.
Notícia
Publicado em: 15/01/2018 14:02:41