O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Notícias: Assistência

798 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 12:29:13
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), promoveu, no dia 23 de março, uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Durante o encontro, os participantes afirmaram que a TB é um desafio global, chegando a superar a Aids como doença de maior letalidade no mundo. "A tuberculose não avançou, ela parou no tempo. O Brasil está no rol dos 30 países que carregam mais de 80% da carga global da doença".
Notícia
Publicado em: 03/04/2018 15:20:10
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), promoveu, no dia 23 de março, uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Durante o encontro estiveram presentes Rivaldo Venâncio, representando a presidência da Fiocruz; Hermano Castro, diretor da ENSP; Jesus Pais Ramos, coordenador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga; Pablo Dias Fortes, pesquisador do Hélio Fraga; Otávio Maia Porto, coordenador Fio-TB/Fiocruz; e Carlos Basília, coordenador do Observatório Tuberculose Brasil/ENSP/Fiocruz. Na ocasião, o ativista e coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basília, lembrou que a doença ainda é um desafio global e lamentou o fato da tuberculose superar a Aids como doença de maior letalidade no mundo. "A tuberculose não avançou, ela parou no tempo. O Brasil está no rol dos 30 países que carregam mais de 80% da carga global da doença", lamentou.
Notícia
Publicado em: 22/03/2018 16:26:40
A psicóloga, doutora em saúde coletiva e pesquisadora da ENSP, Tatiana Wargas, fala a respeito do impacto da conjuntura política do país sobre a vida dos brasileiros e as recentes alterações nas políticas de Atenção Básica e de Saúde Mental
Notícia
Publicado em: 22/03/2018 13:09:33
Vai ser realizada hoje, 22/3, às 14h, a exibição do filme Pra frente Brasil, seguida de um debate com Cristina Capistrano, filha do desaparecido político David Capistrano. A atividade intitulada Cine Saúde é promovida pelo Laboratório Internet, Saúde e Sociedade, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Segundo o coordenador do Laiss/CSEGSF e idealizador do projeto, André Pereira Neto, a atividade será mensal e tem como objetivo discutir temas que estão em ampla discussão na sociedade ligados à temática da saúde. A exibição acontecerá na sala Mário Sayeg, localizada perto da entrada do Centro de Saúde.
Notícia
Publicado em: 19/03/2018 16:38:51
Em alusão à "Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose", o Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da ENSP/Fiocruz, promoverá uma série de atividades com intuito de estimular gestores, acadêmicos, parlamentares e diferentes instâncias da sociedade civil organizada a desenvolverem ações que possam dar visibilidade, mobilizar e incentivar o enfrentamento desse problema de saúde pública. No dia 21 de março, uma ação em parceria com as secretarias municipais de saúde (SMS), educação (SME) e Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) apresentará o projeto "Práticas Educativas na área da Tuberculose", seguido da palestra "A Escola integrada à Saúde". No dia 23, o CRPHF receberá o do pesquisador da ENSP e coordenador da Pós em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego, para proferir o debate "Ética, Formação e Prática em Saúde", no auditório 1, a partir das 9 horas. Em 2018, o Dia Mundial da Tuberculose (24/3) dará ênfase ao compromisso de cada indivíduo para dar fim à TB, com o tema Líderes para um Mundo Livre da Tuberculose. Acesse a campanha (em espanhol) aqui.
Notícia
Publicado em: 12/03/2018 14:52:46
O Icict recebeu nos dias 1 e 2 de março, a visita de representantes do Ministério da Saúde, Unesco e das coordenações locais da pesquisa Divas – DIversidade e VAlorização da Saúde (ou em seu nome oficial: Estudo de abrangência nacional de comportamentos, atitudes, práticas e prevalência de HIV, Sífilis e Hepatites B e C entre travestis e mulheres trans), coordenada por Francisco Inácio Bastos, do Laboratório de Informação e Saúde (LIS)/Icict, e por Monica Malta, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), ambos da Fiocruz. A pesquisa, financiada pela Unesco e pelo Ministério da Saúde, ouviu cerca de 2.800 travestis e mulheres trans em doze capitais, entre 2016 e 2017, e teve como principal finalidade descrever o perfil sócio-demográfico e comportamental, os conhecimentos, atitudes e práticas relacionadas à infecção pelo HIV/Aids e demais IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), além de estimar as taxas de prevalência de HIV, sífilis e hepatite B e C para cada rede social acessada nestes municípios.
Notícia
Publicado em: 12/03/2018 14:27:40
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), por meio do edital de cursos internacionais de curta duração, irá promover o curso internacional sobre sinalização bacteriana, que acontecerá de 19 a 23 de março, das 9 às 16h, na sala 6 do Pavilhão Cardoso Fontes, em Manguinhos. O curso que será coordenado pelo chefe da pesquisa do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), Caetano Antunes. Segundo ele, a base do curso é um capítulo de livro recentemente publicado, no qual ele foi o autor sênior.
Notícia
Publicado em: 20/02/2018 16:19:24
A chuva forte que caiu no Rio de Janeiro na madrugada da última quinta-feira, 15 de fevereiro, destruiu casas, invadiu lojas e deixou um rastro de lama e destruição pelas ruas do território de Manguinhos. Muitos moradores perderam tudo que tinham e estão desalojados, com dificuldades para cozinhar, estocar medicamentos que precisam de refrigeração etc. Os relatos dão conta de uma completa inoperância dos agentes públicos para buscarem solução para os problemas. Para tentar amparar as vítimas da enchente com donativos e serviços de saúde, foi criado o grupo SOS Manguinhos, do qual participam agentes comunitários de saúde (ACS) do território. O Centro de Saúde Germano Silva Faria, da ENSP, cumprindo seu papel de ser a interface de troca entre a Escola e a comunidade vizinha, está recebendo as doações e buscando estratégias de ação no campo a saúde.  
Notícia
Publicado em: 05/02/2018 14:55:02
Artigo assinado pelos pesquisadores Jorge Bermudez, da Escola Nacional de Saude Pública Sergio Arouca da Fiocruz (ENSP/Fiocruz), e Viroj Tangcharoensathien, ministro da Saúde Pública da Tailândia, publicado no âmbito da 142ª Sessão do Conselho Executivo Organização Mundial de Saúde (OMS), realizado em Genebra no período de 22 a 27/01/2018, conclama líderes políticos e especialistas da área da Saúde a enfrentar os desafios relacionados ao acesso a medicamentos. No texto, Desafios globais em acesso a medicamentos para 2018 (Desafios globales en materia de acceso a medicamentos para el año 2018, em espanhol, e Heading off Global Action on Access to Medicines in 2018), os pesquisadores destacam que os serviços de saúde são inacessíveis a mais da metade da população mundial e que 3,5 bilhões de pessoas estão excluídas do acesso aos medicamentos essenciais.
Notícia
Publicado em: 15/01/2018 13:06:11
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) integra, por demanda da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o esforço para esclarecimento do surto de hepatite A na comunidade do Vidigal, na Zona Sul da cidade. De acordo com a secretaria, 75 casos da doença foram confirmados. O Instituto concluiu a análise de amostras de água coletadas na comunidade. De acordo com os laudos informados à secretaria de saúde, e tornados públicos pela instância no quarta-feira (10/1), três das 10 amostras recebidas foram positivas. A atividade foi conduzida pelo Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental e pelo Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia do IOC.
Notícia
Publicado em: 12/01/2018 15:40:54
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) criou uma seção especial para divulgar as últimas notícias sobre a febre amarela, acesse o banner na página principal do Portal ENSP e saiba mais.
Notícia
Publicado em: 12/01/2018 15:02:55
Akira Homma, consultor científico sênior da Fiocruz e presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos, unidade responsável pela produção da vacina, explica que a dose fracionada terá um quinto do volume pleno, mas concentração de vírus ainda é muito maior do que a exigida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de mil unidades internacionais. Ele lembra ainda que um estudo da própria Fiocruz provou que a vacina diluída, em concentração 50 vezes menor, produz alta imunidade contra o vírus da doença.
Notícia
Publicado em: 12/01/2018 14:51:16
A estratégia anunciada pelo Ministério da Saúde (MS), na última terça-feira (8/1), de fracionar a vacina de febre amarela para três estados brasileiros teve como base um estudo da Fiocruz, realizado pelo seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que comprova que a dose reduzida da vacina gera uma proteção equivalente à da dose padrão por oito anos. Durante o anúncio do ministro da Saúde, Ricardo Barros, a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, reforçou a importância estratégica da Fundação nas áreas de produção, pesquisa e vigilância. “A Fiocruz tem o papel não apenas de produzir as vacinas de febre amarela, mas também de produzir o conhecimento científico necessário para tomadas de decisão e atuar em estratégias de vigilância, que são fundamentais para o debate de novos estudos”, explicou.
Notícia
Publicado em: 12/01/2018 12:50:41
Entre fevereiro e março deste ano, 76 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia irão realizar campanha de vacinação com doses fracionadas e padrão contra a febre amarela. O objetivo é evitar a expansão do vírus para áreas próximas de onde há circulação atualmente. No total, 19,7 milhões de pessoas destes municípios deverão ser vacinadas na campanha, sendo 15 milhões com a dose fracionada e outras 4,7 milhões com a dose padrão. A adoção do fracionamento das vacinas é uma medida preventiva que será implementada em áreas selecionadas, durante período determinado de 15 dias.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.