Eventos sobre Dia Mundial da Tuberculose aliam educação à pratica em saúde

O evento na quarta-feira (21/3) faz parte da Mostra ENSP de Mobilização na Luta Contra a Tuberculose, coordenado pela Equipe de Ensino do CRPHF/ENSP/Fiocruz e a pesquisadora Sandra Rangel. A mesa de abertura está marcada para as 9 horas, e terá participação do chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, Jesus Pais Ramos, da pesquisadora Glória Motta e de representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Às 10h, a Glória Motta (CRPHF/ENSP/Fiocruz) apresentará o projeto "Práticas Educativas na área da Tuberculose". Na mesa seguinte, as pesquisadoras Nancy Chagas e Suzanne Pereira Leite, ambas também do CRPHF/ENSP/Fiocruz, estarão na mesa "A Escola integrada à Saúde". A Mostra ENSP é aberta ao público.
Formação e ética em saúde
Na sexta-feira, 23 de março, o CRPHF debaterá 'Ética, Formação e Prática em Saúde', em palestra do pesquisador da ENSP e coordenador do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego. O evento acontecerá no auditório 1 do Hélio Fraga, a partir das 9 horas, é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Segundo o pesquisador do CRPHF, Pablo Dias Fortes, "o intuito é refletir sobre um tema de vital integridade para o Sistema Único de Saúde (SUS), perante o compromisso de aprimorar a capacidade de julgamento em relação às decisões que constituem o cotidiano dos serviços de saúde".
Além da palestra, o evento contará com presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, do diretor da ENSP, Hermano Castro; do coordenador do Centro de Referência, Jesus Pais Ramos; do pesquisador e chefe substituto do Serviço de Pesquisa do Hélio Fraga, Pablo Dias Fortes; do coordenador do Fio-TB/Fiocruz, Otávio Maia Porto; e do coordenador do Observatório Tuberculose Brasil/ENSP/Fiocruz, Carlos Basília.

Confira abaixo a programação completa do evento.
9h - Mesa de Abertura
Nísia Trindade Lima - Presidente da Fiocruz
Hermano Albuquerque de Castro - Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca ENSP/Fiocruz
Jesus Pais Ramos - Coordenador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP/Fiocruz
Pablo Dias Fortes - Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP/Fiocruz
Otávio Maia Porto – Coordenador Fio-TB/Fiocruz
Carlos Basília - Observatório Tuberculose Brasil/ENSP/Fiocruz
10h - Palestra: 'Ética, Formação e Prática em Saúde'
Palestrante: Sérgio Rego (Pesquisador ENSP/Fiocruz)
Coordenação: Pablo Dias Fortes - Centro de Referência Professor Hélio Fraga ENSP/Fiocruz
11h - Debate com o palestrante
Dia Mundial 2018
A campanha deste ano se concentra em construir um compromisso para acabar com TB; não só a nível político com os Chefes de Estado, mas em todos os níveis: prefeitos, governadores, parlamentares, líderes comunitários e as pessoas afetadas pela tuberculose; bem como defensores da sociedade civil, profissionais de saúde, médicos ou enfermeiros, organizações não governamentais e outros parceiros.

Nenhum comentário para: Eventos sobre Dia Mundial da Tuberculose aliam educação à pratica em saúde
Comente essa matéria: