Notícias: Assistência
878 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 18/03/2013 15:43:38
Moradores das comunidades do território de Manguinhos estão sofrendo graves problemas em decorrência da forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro em 5 de março e nos dias subsequentes. Como o bairro está localizado em um local vulnerável, a tempestade não trouxe novidades, já que as enchentes são recorrentes nele. No entanto, segundo relato de moradores, muitos dos quais são trabalhadores da Fiocruz, as condições pioraram nos últimos anos. A ENSP, por meio de sua Assessoria de Cooperação Social (ACS) e reafirmando seu compromisso com o território, pretende mobilizar, em parceria com técnicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), o maior número de pessoas para uma campanha em prol das vítimas das chuvas em Manguinhos.
Notícia
Publicado em: 15/03/2013 12:13:19
A ENSP quer saber o que a sociedade pensa a respeito do pacote de medidas que está sendo discutido pelo governo brasileiro com os representantes dos planos de saúde. Esse pacote visa à redução de impostos e ao aumento de subsídios para expandir a assistência médica suplementar para os segmentos C e D da população. Um dia após a notícia ter sido veiculada pelo jornal Folha de S.Paulo (Cotidiano, 27/2), várias instituições e entidades saíram em defesa do SUS, por meio de notas na internet e em jornais de grande circulação, repudiando o pacote, considerado como “mais um golpe contra o sistema público de saúde brasileiro”. Com o objetivo de refletir coletivamente sobre o tema, a Escola convida todos para o debate virtual em seu blog Saúde em Pauta.
Notícia
Publicado em: 01/03/2013 11:42:38
Mais de 9,2 milhões de estudantes de escolas públicas serão avaliados para diagnóstico precoce de hanseníase e verminoses em 800 municípios brasileiros. De 18 a 22 de março, agentes comunitários e profissionais do Programa Saúde da Família visitarão as regiões de maior incidência da doença em busca de sinais e sintomas.
Notícia
Publicado em: 26/02/2013 12:07:54
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP), realizará um projeto em parceira com o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Intitulado Políticas públicas para o enfrentamento das diferentes realidades de exposição a fatores de risco de doenças crônicas não transmissíveis nas regiões de saúde do Estado de São Paulo, o projeto analisará dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), com o intuito de propor políticas de enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) para as diferentes regiões do Estado de São Paulo.
Notícia
Publicado em: 20/02/2013 15:34:35
Um projeto coordenado por pesquisadores da ENSP/Fiocruz, por meio do Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM), foi contemplado por edital que visa apoiar pesquisas científicas e tecnológicas que contribuam para o monitoramento, a avaliação e o aprimoramento dos Programas Minha Casa, Minha Vida e Aceleração do Crescimento (PAC). Intitulado Políticas públicas, moradia, saneamento e mobilidade: uma análise participativa do PAC Manguinhos RJ na perspectiva da promoção da saúde e da justiça ambiental, o projeto consiste em uma análise do PAC Urbanização de Assentamentos Precários - chamado PAC Favelas - nos complexos de Manguinhos, Alemão e Rocinha, considerando as intervenções referentes aos aspectos ambientais e seus desdobramentos sobre a ocupação do território e da moradia.
Notícia
Publicado em: 15/02/2013 09:08:07
Em 2012, a Clínica da Família Victor Valla encerrou as atividades do ano com 16.825 usuários e 5.232 famílias cadastradas, distribuídas em seis equipes da Estratégia Saúde da Família. Segundo o gerente da clínica, Alex Mello, a clínica centrou-se, em 2012, na qualificação da atenção prestada à população de Manguinhos. "Houve um trabalho intenso pela educação permanente, linhas de cuidado com a saúde da criança, atenção ao pré-natal, vigilância da tuberculose, saúde mental e acolhimento. Foram realizadas inúmeras oficinas de trabalho com as equipes e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, além de apoiadores do Teias Manguinhos", disse.
Notícia
Publicado em: 05/02/2013 12:50:20
O câncer de mama, o segundo mais frequente no mundo, é o de maior incidência entre as mulheres e responde por 22% dos novos casos anuais. Se diagnosticado e tratado a tempo, o prognóstico é relativamente bom. No Dia Nacional da Mamografia (5/2), números do Ministério da Saúde revelam que, no primeiro semestre de 2012, mais de 1 milhão de mulheres entre 50 e 69 anos fizeram o exame por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso representou um aumento de 41% em comparação ao mesmo período de 2010. Apesar dos avanços, pesquisas realizadas na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) apontam a renda familiar per capita e a idade das mulheres como obstáculos para a realização da mamografia.
Notícia
Publicado em: 31/01/2013 10:56:45
Com a chegada do verão, começam também as preocupações em relação às doenças de pele, como miliária (brotoeja), micoses, acnes, queimaduras solares e, principalmente, câncer de pele, conforme alerta a coordenadora do Serviço de Dermatologia Ocupacional da ENSP, Maria das Graças Mota Melo. Usar roupas leves, passar protetor solar todos os dias, hidratar-se e evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas são algumas das principais dicas dos dermatologistas para adultos, crianças e trabalhadores expostos diariamente ao sol.
Notícia
Publicado em: 30/01/2013 13:32:59
Comemorado em 30 de janeiro, o Dia da Não Violência foi instituído em razão da morte do líder indiano pacifista Mahatma Gandhi, que foi brutalmente assassinado, em 30 de janeiro de 1948, por um indivíduo que nunca aceitou seus ideais. Desde então, o mundo celebra a data como o Dia Mundial da Não Violência. Para comemorar a data, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) promoverá, na quinta-feira (31/1), das 9 às 12 horas, na sala de espera, diversas ações educativas para sensibilizar e conscientizar a população sobre o sentido da solidariedade, da paz e dos direitos humanos. A atividade é aberta ao público e visa, principalmente, à participação dos moradores do Complexo de Manguinhos e pacientes do Centro de Saúde Escola.
Notícia
Publicado em: 30/01/2013 10:23:25
Na madrugada de domingo (27/1), uma tragédia chocou o país: um incêndio em uma boate da cidade de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, provocou a morte de ao menos 231 jovens. Aos sobreviventes ainda resta o perigo de contrair a pneumonia química, uma doença perigosa que, se não tratada, pode levar à morte. Com o intuito de esclarecer sobre a enfermidade, o pneumologista e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Hermano Albuquerque de Castro, concedeu entrevista à Agência Fiocruz de Notícias (AFN), na qual fala sobre os sintomas, riscos e tratamento para a doença. Castro também é o atual presidente da Comissão de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
Notícia
Publicado em: 28/01/2013 12:20:23
O foco na sensibilização dos profissionais de saúde ainda é uma das principais estratégias utilizadas pelo Ministério da Saúde no combate à hanseníase. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hanseníase é um problema de saúde pública. Na tentativa de controle e erradicação da doença, foram estabelecidas algumas metas, entre elas a queda da incidência da hanseníase para um indivíduo a cada 10 mil habitantes. Durante o encontro promovido pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da ENSP, em parceria com o Ambulatório Souza Araújo, do Instituto Oswaldo Cruz (ASA/IOC/Fiocruz), a assistente social do ASA Juliana Ribeiro Gomes ressaltou que é preciso capacitar melhor os profissionais de saúde, a fim de que tenham um olhar mais apurado para os sinais mais precoces e sutis da doença.
Notícia
Publicado em: 25/01/2013 12:23:41
O Centro de Estudos Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi/DSS) da ENSP, por meio do Portal de Determinantes Sociais e do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz/Pernambuco), acaba de dar um grande passo para a melhoria da qualidade de vida da população do Nordeste. O Cepi lançou, na última quinta-feira (24/1), o Portal DSS Nordeste. O espaço, assim como o Portal Nacional sobre DSS publicará notícias, dados, opiniões, entrevistas, experiências, resumos de artigos, documentos e outras matérias de interesse sobre os determinantes sociais referentes ao Nordeste. Segundo Alberto Pellegrini, coordenador do Cepi, a iniciativa procura criar um espaço de debate sobre a situação de saúde e das políticas relacionadas aos determinantes sociais da saúde na região, a partir de diferentes perspectivas.
Notícia
Publicado em: 23/01/2013 12:08:08
Apresentar a situação do Programa Saúde na Escola (PSE) em Manguinhos. Esse foi um dos objetivos da I Oficina de Planejamento Integrado do Programa, realizada nos dias 22 e 23/1, na ENSP. O primeiro dia foi dedicado ao tema Saúde na Escola: a perspectiva de um ambiente saudável potencializador de agentes sociais, com a presença de vários participantes. No segundo dia, foi a vez do tema O trabalho pedagógico centrado na construção do saber - participativo, prazeroso e significativo, com a professora Mariza Medeiros.
Notícia
Publicado em: 23/01/2013 11:53:12
O próximo domingo, 27 de janeiro, é o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Há dez anos, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP (CSEGSF), em parceria com o Ambulatório Souza Araújo, do Instituto Oswaldo Cruz (ASA/IOC/Fiocruz), realiza campanhas voltadas para a sensibilização e atualização dos profissionais de saúde na assistência aos moradores de Manguinhos. Este ano, o encontro acontecerá no dia 24 de janeiro, quando ocorrerão palestras e a exibição de diversos vídeos sobre a doença. O início das atividades está marcado para 13h30, na sala M do CSEGSF/ENSP. Ele é voltado para profissionais da equipe de Saúde da Família e outros profissionais de saúde, mas está aberto para a participação de todos os interessados no tema, não havendo necessidade de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 23/01/2013 11:46:35
O debate em torno do consumo de crack em todo o país e a repercussão gerada na imprensa pela chamada 'epidemia' do uso nas grandes cidades motivaram os pesquisadores Paulo Amarante, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e coordenador do Grupo Temático de Saúde Mental da Abrasco, e Luis Eugenio de Souza, presidente da Abrasco, a escreverem um artigo sobre as medidas de repressão tomadas como 'solução' para o consumo. O texto, que defende a abordagem do crack como questão de saúde pública, aponta que o passo inicial para o enfrentamento deve ser a identificação das determinações sociais do problema. "Exatamente aí é que se vê o maior equívoco e a maior contradição do enfrentamento. É uma questão de saúde, e não de segurança pública."