Busca do site
menu

Notícias: Parcerias

423 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 20/07/2018 14:32:12
A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (APS) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) divulgou um documento em que expressa a sua posição frente ao contexto de necessidades históricas do SUS e da Estratégia Saúde da Família, agravado nos dois  últimos anos com a ruptura democrática no país. Essa é a contribuição da Rede para a formulação de uma agenda política estratégica para a APS no SUS. A pesquisadora da ENSP, Ligia Giovanella, é integrante do comitê gestor da Rede de Pesquisa.
Notícia
Publicado em: 18/07/2018 01:32:42
A laicidade do Estado brasileiro é tema de profundo debate e embate num país com mais de 200 milhões de habitantes que reúne as mais diversas matrizes religiosas e filosóficas. Para debater a questão, os pesquisadores da ENSP Sergio Rego e Pablo Dias Fortes, junto com Marisa Palácios, participaram da publicação Embates em torno do Estado Laico com o artigo Bioética laica: zonas de atrito com as religiões na prática em saúde. Confira.
Notícia
Publicado em: 03/07/2018 10:44:05
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) receberá, nesta quarta-feira, 4 de julho, o ônibus do programa Justiça Itinerante. A iniciativa é conduzida na Fiocruz pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP e pela Coordenação de Cooperação Social. 
Notícia
Publicado em: 07/05/2018 12:41:49
Na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de maio, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) promoverá o seminário Saúde no trabalho e estratégias sindicais: experiências francesa e brasileira. A atividade, realizada no âmbito da Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, contará com a participação de sociólogos e sindicalista franceses, além de pesquisadores da Fiocruz, para discutir a reestruturação produtiva que afeta o mundo do trabalho desde do final década de 70, trazendo a dessindicalização massiva que afeta todas as centrais sindicais francesas, particularmente a Confederação Geral do Trabalho (CGT). O seminário, aberto aos interessados e sem necessidade de inscrição prévia, é coordenado pela pesquisadora do Cesteh, Simone Oliveira.
Notícia
Publicado em: 02/05/2018 13:58:42
A Fiocruz firmou recentemente um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para a instalação de ônibus do programa Justiça Itinerante nas dependências da Fundação em Manguinhos, no Rio de Janeiro, quinzenalmente. Os primeiros atendimentos na instituição serão realizados em 9 de maio, das 9 às 15h. A iniciativa é conduzida na Fiocruz pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (Dihs/ENSP/Fiocruz) e pela Coordenação de Cooperação Social.
Notícia
Publicado em: 12/03/2018 14:27:40
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), por meio do edital de cursos internacionais de curta duração, irá promover o curso internacional sobre sinalização bacteriana, que acontecerá de 19 a 23 de março, das 9 às 16h, na sala 6 do Pavilhão Cardoso Fontes, em Manguinhos. O curso que será coordenado pelo chefe da pesquisa do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), Caetano Antunes. Segundo ele, a base do curso é um capítulo de livro recentemente publicado, no qual ele foi o autor sênior.
Notícia
Publicado em: 08/03/2018 16:15:14
A Unitaid, organização inovadora que utiliza mecanismos para expandir o acesso a tratamentos e diagnósticos para o HIV/Aids, tuberculose e malária, e a Fiocruz promoveram, nos dias 1º e 2 de março, o seminário Acesso e Inovação em Saúde, que teve por objetivo explorar as áreas de comum atuação e interesse para identificar potenciais novos projetos para colaboração nessas enfermidades. O evento, em dois dias, teve o seu início (a manhã do dia 1º/3) aberto ao público. Depois da abertura, houve discussões específicas reunindo pesquisadores da Fiocruz e representantes da Unitaid. As apresentações iniciais ficaram a cargo do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, do diretor-executivo adjunto da Unitaid, Philippe Duneton, e do ex-diretor da Unitaid Jorge Bermudez, que atualmente é o chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 28/02/2018 16:05:16
Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) para turma de 2018. Os cursos oferecem total de 36 vagas, sendo 20 destinadas ao doutorado e 16 ao mestrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de abril, exclusivamente pelo site do programa. O PPGBIOS é realizado pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A coordenação geral do PPGBIOS está a cargo do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Sergio Rego. As aulas são presenciais, e o curso gratuito.
Notícia
Publicado em: 23/02/2018 14:47:25
O curso Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul: comunicação, ecologia e reforma psiquiátrica nas lutas por saúde - oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict, e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP em parceria com a Universidade de Coimbra (Portugal) -, promoverá aulas abertas à comunidade Fiocruz. Temas como a introdução às epistemologias do Sul; a ecologia de saberes e linha abissal; e a democracia e o papel da saúde coletiva serão abordados em três palestras que contam com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais. As aulas estão marcadas para os dias 27 de fevereiro e 2 de março, e acontecerão na ENSP e no Icict, ambos localizados no campus Manguinhos da Fiocruz. Confira a programação e participe.  
Notícia
Publicado em: 18/12/2017 16:17:10
O pesquisador Sergio Koifman, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), foi homenageado (in memoriam) pela Universidade Federal do Acre (Ufac) durante a inauguração das instalações que atenderão os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e Produção Vegetal da universidade acriana. Falecido em 2014, Koifman foi um dos responsáveis pela criação do primeiro mestrado em Saúde Coletiva na região Norte do país, desenvolvido por meio da associação temporária promovida pela Capes, e coordenou o programa de pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente - que serviu de base para a parceria. "Não somente eu, mas toda família está extremamente honrada com a homenagem da reitoria da Ufac. A proposta do Sergio sempre foi extramuros, sempre esteve atrelada à qualidade do ensino, da pós-graduação. É bonito observar como os alunos incorporaram a filosofia de vida acadêmica dele. A grande contribuição dessa parceria está em mostrar que é possível fazer. Essa é a grande lição", orgulhou-se a pesquisadora Rosalina Koifman, viúva do professor Sergio.
Notícia
Publicado em: 13/12/2017 17:10:36
No dia 5 de dezembro, a equipe de trabalho da pesquisadora Marly Marques da Cruz, docente do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP/Fiocruz) e integrante do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/Densp), reuniu-se com representantes do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) para apresentar o andamento dos projetos de pesquisa sobre Zika e HIV/Aids. Tais ações fazem parte do Acordo de Cooperação firmado entre ENSP/Fiocruz/Fiotec e CDC, com a parceria do Ministério da Saúde de Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. 
Notícia
Publicado em: 07/12/2017 12:20:54
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Assessoria de Direitos Humanos e de Minorias (ADHM/MPRJ), assinou, na terça-feira (5/12), convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a realização de pesquisas visando à melhoria das condições de saúde nas prisões do Estado. Inicialmente, o plano de trabalho priorizará duas linhas de pesquisa: a saúde materno-infantil, incluindo atenção pré-natal, parto e assistência às crianças, e o estudo de óbitos da população carcerária, com a identificação de suas causas.
Notícia
Publicado em: 30/11/2017 11:41:58
Nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, o Ministério Público do Rio de Janeiro promoverá o seminário Violência Obstétrica no Brasil: gestação e parto no cárcere, em iniciativa que marcará o convênio da cooperação técnica firmada entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o MP-RJ. O objetivo é contribuir, através de pesquisas e assessoria técnica, para melhoria das condições de saúde nas prisões do Estado do Rio de Janeiro. As pesquisadoras da ENSP Maria do Carmo Leal e Alexandra Roma Sanchez, coordenadoras da pesquisa Nascer nas Prisões, participarão da atividade.
Notícia
Publicado em: 09/10/2017 14:53:04
Com roteiro construído coletivamente por alunos da rede pública do Rio de Janeiro, pesquisadores e ativistas ambientais, o documentário "É Rio ou Valão?" teve na tarde da última terça-feira (3/10) o seu lançamento oficial. Financiado com recursos do edital Capes-ANA, o produto audiovisual venceu o certame em 2015 com a proposta de ser uma ferramenta educacional para colégios do ensino médio do Estado do Rio. O filme passou por uma fase de testagem junto a instituições escolares previamente selecionadas, e teve sua versão final exibida no auditório do Museu da Vida, no Campus Manguinhos da Fiocruz, no começo da semana. "É Rio ou Valão?" trata dos processos de degradação ambiental identificados na sub-bacia do canal do Cunha, uma das mais poluídas da Baía de Guanabara. Para falar sobre o assunto, o documentário investiga as dinâmicas e interações vivas estabelecidas entre população local, governança dos territórios, políticas públicas de saneamento (ou a ausência delas), passando pelo impacto provocado pela atividade de grandes indústrias, e pelos usos populares dos recursos hídricos nessas nas sub-bacias hidrográficas.
Notícia
Publicado em: 03/10/2017 12:33:38
A Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) está promovendo a revisão da atual Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Serão realizadas cinco oficinas, uma por região do país. Considerando o papel protagonista das Escolas de Saúde Pública na formação para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no direcionamento das ações para a educação na saúde, o Ministério convida toda a Redescola a participar das oficinas.