Notícias: Efemérides
68 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 30/05/2022 09:14:02
Em 2021, o número exorbitante de óbitos maternos ligados à pandemia
denunciou fragilidades do sistema de saúde, principalmente da atenção
obstétrica de emergência. “Naquele ano, a taxa de mortalidade atingiu,
aproximadamente, 110 óbitos por 100 mil nascidos vivos. Nos anos
anteriores, a taxa estava entre 60/66 óbitos/100 mil, ou seja, quase
duplicamos a taxa de morte materna” alertou a pesquisadora ENSP, Maria
do Carmo Leal, que lidera o estudo Nascer no Brasil. Foi lançada, em 25
de maio, recomendação com 10 passos para redução da mortalidade materna
no Brasil, que tem três principais causas: hemorragia, hipertensão
arterial e infecções. Em alusão ao Dia Nacional de Luta de Redução da Mortalidade Materna (28/5), o Informe ENSP produziu um vídeo com a pesquisadora.
Notícia
Publicado em: 18/05/2022 14:01:09
Neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a pesquisadora da ENSP/Fiocruz Laís Silveira Costa gravou podcast alertando para os números, a naturalização e o desconhecimento das situações de violência sexual em crianças e adolescentes. De acordo com a ativista pelos direitos da Pessoa com Deficiência, dados da violência sexual contra crianças no Brasil apresentados pelo Atlas da Violência de 2021, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e pela Childhood Brasil revelam que 70% dos registros de violência no sistema de saúde referem-se ao estupro de menores.
Notícia
Publicado em: 17/05/2022 16:58:38
O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Laps/ENSP), está promovendo o Projeto Economia Solidária e Saúde Mental, com o objetivo de desenvolver estratégias que permitam a qualificação dos usuários e dos profissionais das Redes de Atenção Psicossocial para a construção de experiências de geração de renda pautadas nos pilares da solidariedade, autogestão e protagonismo do sujeito em sofrimento psíquico como pressuposto fundamental.
Notícia
Publicado em: 17/05/2022 11:11:25
No dia 17 de maio de 1990, uma decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) representou um importante passo na luta pelos direitos do movimento LGBTI+. Naquele ano, a organização internacional retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. A data ficou conhecida como o Dia Internacional contra a Homofobia. Desde então, são 32 anos de luta por conquistas e garantias de direito. E, ao que tudo indica, o caminho ainda é longo. Entenda o porquê.
Notícia
Publicado em: 25/04/2022 08:09:28
Abril é considerado o mês de conscientização sobre a segurança, a saúde e a prevenção de acidentes no trabalho: é o abril verde. O mês foi escolhido por conta de duas datas importantes, o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4). O objetivo é propagar informações segura e qualificadas que possam instruir os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. Para alertar sobre a data, diversas instituições e entidades realizam ações ao longo do mês para alertar os trabalhadores sobre a importância da prática consciente do trabalho sem adoecimentos e perda, já que dados do Ministério Público do Trabalho apontam que os números de acidente de trabalho e mortes acidentais voltaram a crescer no ano de 2021. Confira aqui
Notícia
Publicado em: 25/04/2022 07:31:53
As meningites têm distribuição mundial e são consideradas um grave
problema de saúde pública pelo potencial de transmissão, patogenicidade e
relevância social, registrando mais de 24 mil casos nos últimos 13 anos
só no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até
2030, as metas são eliminar epidemias de meningite bacteriana - a forma
mais letal da doença - e reduzir as mortes em 70%, além de reduzir pela
metade o número de casos. Estima-se que, no total, a estratégia global
para derrotar a doença, lançada em 2021, pode salvar mais de 200 mil
vidas anualmente e reduzir significativamente as incapacidades causadas
pela doença. A vacinação protege contra o tipo mais grave da meningite.
Notícia
Publicado em: 18/04/2022 10:35:09
O 17 de abril é marcado como o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo. Os movimentos sociais do campo escolheram a data por remeter ao massacre de Eldorado dos Carajás, que aconteceu em 17 de abril de 1996 e vitimou 21 trabalhadores rurais no município de Eldorado dos Carajás (PA). Para Fernando Carneiro, pesquisador da Fiocruz Ceará, quando celebramos a luta camponesa reforçamos a dívida social e histórica que o Brasil tem em relação ao seu povo, no sentido de democratizar o acesso a terra, garantindo a produção de alimentos saudáveis - sem uso de agrotóxicos - baseada na agroecologia.
Notícia
Publicado em: 07/04/2022 17:04:25
Nesta quinta-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, será o lançamento da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022. O objetivo do evento é chamar a atenção para a importância de uma saúde pública e universal. Toda sociedade brasileira está convidada a participar do ato de lançamento da Conferência, às 17 horas, com transmissão pela TV Abrasco. Em 2022 o tema do Dia Mundial da Saúde é Nosso planeta, nossa saúde.
Notícia
Publicado em: 04/04/2022 11:18:31
Apesar do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, 2/4, ter sido
estabelecido em 2007 com o objetivo de difundir informações para a
população sobre o transtorno e assim reduzir a discriminação e o
preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno, ainda há
muito a caminhar. O autismo é um transtorno crônico, mas que conta com
esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o
diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Envolve a
intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos,
fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da
imprescindível orientação aos pais ou cuidadores. É altamente
recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um
programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é
igual a outra. Num artigo publicado na revista Radis, Flavia
Neves, escritora, educadora e empreendedora, que é autista, faz um
grave relato sobre o uso de eletrochoque em autistas. Confira!
Notícia
Publicado em: 25/03/2022 12:00:03
No dia 31 de março é celebrado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, data que nos lembra da importância de debater sobre as práticas e políticas alimentares e nutricionais em diversos níveis e aspectos. Esse tema torna-se ainda mais relevante diante dos momentos de crise pelos quais passamos, tanto na escala nacional como na global. Certamente, a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia impactaram, em grande medida, nas condições de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em diversos territórios. As possibilidades de acesso a alimentos de qualidade e a manutenção de práticas saudáveis e seguras em matéria de nutrição, estão extremamente comprometidas para um número cada vez maior de pessoas.
Notícia
Publicado em: 24/03/2022 10:49:44
O dia 24 de março é lembrado como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Para ENSP, a data é muito importante para divulgar a existência e magnitude da doença, além de conscientizar a população sobre a importância de prevenir, diagnosticar e tratar precocemente a tuberculose. Neste sentido, o Hélio Fraga, departamento da ENSP referência para o SUS no tratamento da tuberculose e outras micobacterioses, se destaca há mais de três décadas. O Centro de Referência atua diariamente na luta contra a TB, em especial, nos compromissos de eliminação da doença até 2035.
Notícia
Publicado em: 21/03/2022 17:46:02
O projeto Covid 19 - Atenção para todos, contemplado pelo edital Fiocruz - Covid-19: Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais junto a populações vulneráveis, promoveu o desenvolvimento de dois kits de comunicação sobre a Covid-19 e a vacinação. Os materiais e conteúdos foram produzidos a partir dos princípios do desenho universal, incluindo proposta metodológica para a apresentação e mediação junto às pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. A iniciativa, que faz parte do Movimento Down, teve início em 2020.
Notícia
Publicado em: 21/03/2022 15:07:25
Hoje, 21/3, é dia dede luta das pessoas com síndrome de Down (SD). De acordo com o Censo de 2010, cerca de 24% da população total têm algum tipo de deficiência. Dentre estas brasileiras e brasileiros estão as 2.611.536 pessoas que possuem deficiência intelectual, das quais estima-se que mais de 300 mil pessoas tenham SD. Neste dia de celebração, a Frente Nacional das Mulheres com Deficiência destaca a importância de falar sobre as múltiplas e interseccionais lutas mobilizadas pelas pessoas com deficiência e apoiadores. Dentre elas, aquela voltada à visibilização e enfrentamento à violência. Confira.
Notícia
Publicado em: 21/03/2022 14:28:27
Eleita primeira repórter com síndrome de down no Brasil, Fernanda Honorato é atriz, digital influencer e ativista pela causa das pessoas com deficiência. O engajamento na luta em prol da inclusão dessas pessoas fez com que Fernanda recebesse o convite para escrever o capítulo “Violência contra a mulher com deficiência intelectual”, no instant book “Itinerário de reflexões e práticas de acessibilidade e inclusão: a potência do Fórum Interinstitucional”, produzido pela Rede PMA, por iniciativa de Projeto realizado pela ENSP/Fiocruz, IdeiaSUS e Cogepe/Fiocruz. A publicação é coordenada pelas pesquisadoras Laís Silveira Costa, Annibal Coelho de Amorim, Sônia Gertner, Kátia Machado e Gilvan Mariano. Em texto produzido para este 21/3, Dia Internacional da Síndrome de Down, Fernanda Honorato fala sobre o que é ser uma mulher com deficiência no Brasil, as formas de violência e a luta para dar voz às mulheres com deficiência. Confira.
Notícia
Publicado em: 21/03/2022 07:39:43
O Dia Mundial da Água, 22/3, é uma data criada pela Organização das
Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de alertar a população sobre
a importância da preservação desse recurso para a manutenção de todos
os ecossistemas no planeta. Mas a água também gera problemas.
Petrópolis, cidade do Rio de Janeiro atingida por um forte temporal, há mais de um mês, que matou 233 pessoas, é um exemplo disso. A pesquisadora do
Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, engenheira Rafaela
Facchetti, concedeu entrevista ao Informe ENSP, em que avalia a
situação da cidade. Ela é autora de um estudo sobre as causas e agravos
das inundações do município, e explica questões como ocupação
desordenada, desigualdade social, leniência do poder público e mal uso
do dinheiro público. Confira!