Busca do site
menu

Notícias: Efemérides

71 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 21/03/2022 15:07:25
Hoje, 21/3, é dia dede luta das pessoas com síndrome de Down (SD). De acordo com o Censo de 2010, cerca de 24% da população total têm algum tipo de deficiência. Dentre estas brasileiras e brasileiros estão as 2.611.536 pessoas que possuem deficiência intelectual, das quais estima-se que mais de 300 mil pessoas tenham SD. Neste dia de celebração, a Frente Nacional das Mulheres com Deficiência destaca a importância de falar sobre as múltiplas e interseccionais lutas mobilizadas pelas pessoas com deficiência e apoiadores. Dentre elas, aquela voltada à visibilização e enfrentamento à violência. Confira.
Notícia
Publicado em: 21/03/2022 14:28:27
Eleita primeira repórter com síndrome de down no Brasil, Fernanda Honorato é atriz, digital influencer e ativista pela causa das pessoas com deficiência. O engajamento na luta em prol da inclusão dessas pessoas fez com que Fernanda recebesse o convite para escrever o capítulo “Violência contra a mulher com deficiência intelectual”, no instant book “Itinerário de reflexões e práticas de acessibilidade e inclusão: a potência do Fórum Interinstitucional”, produzido pela Rede PMA, por iniciativa de Projeto realizado pela ENSP/Fiocruz, IdeiaSUS e Cogepe/Fiocruz. A publicação é coordenada pelas pesquisadoras Laís Silveira Costa, Annibal Coelho de Amorim, Sônia Gertner, Kátia Machado e Gilvan Mariano. Em texto produzido para este 21/3, Dia Internacional da Síndrome de Down, Fernanda Honorato fala sobre o que é ser uma mulher com deficiência no Brasil, as formas de violência e a luta para dar voz às mulheres com deficiência. Confira.
Notícia
Publicado em: 21/03/2022 07:39:43
O Dia Mundial da Água, 22/3, é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação desse recurso para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta. Mas a água também gera problemas. Petrópolis, cidade do Rio de Janeiro atingida por um forte temporal, há mais de um mês, que matou 233 pessoas, é um exemplo disso. A pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, engenheira Rafaela Facchetti, concedeu entrevista ao Informe ENSP, em que avalia a situação da cidade. Ela é autora de um estudo sobre as causas e agravos das inundações do município, e explica questões como ocupação desordenada,  desigualdade social, leniência do poder público e mal uso do dinheiro público. Confira!
Notícia
Publicado em: 03/03/2022 15:33:01
A obesidade é considerada um grave problema de saúde pública uma vez que acomete milhões de pessoas em todo o mundo e vem crescendo vertiginosamente a cada ano, em todas as faixas etárias e em todas as classes sociais. Ela impacta negativamente a saúde ao representar um aumento no risco de desenvolver diversas doenças como alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Acidente Vascular Cerebral, além de ser considerada um fator de risco para o agravamento dos casos de Covid-19.
Notícia
Publicado em: 25/02/2022 15:32:35
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição. As doenças raras podem ser degenerativas ou proliferativas e a condição para essa classificação é que ela afete até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. O Dia Mundial e o Dia Nacional das Doenças Raras é lembrado sempre no último dia de fevereiro. Para esclarecer as características e os desafios dessas doenças, o pesquisador da ENSP Cláudio Cordovil Oliveira, que é membro do grupo internacional de pesquisadores do projeto Social Pharmaceutical Innovation (SPIN), produziu o texto “Doenças raras: qual a coisa certa a fazer?”. Confira.
Notícia
Publicado em: 24/02/2022 11:26:45
Com o objetivo de conscientizar a sociedade acerca da deficiência auditiva e promover cuidados auditivos, o dia 3 de março foi escolhido para ser o Dia Mundial da Audição. A data, cuja temática é tratada como questão de saúde pública, é lembrada todos os anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em 2022, trouxe o tema “Para ouvir por toda a vida, ouça com cuidado!”. Para falar um pouco mais sobre essa questão, o Informe ENSP convidou a pesquisadora e fonoaudióloga que atua no Serviço de Fonoaudiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Marcia Soalheiro. No texto, a pesquisadora ressalta as ações realizadas pela OMS, principalmente a respeito do relatório mundial sobre audição, o qual teve participação de diversas instituições do mundo, dentre elas, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 21/02/2022 15:05:45
No dia 28 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial de Combate às LER/DORT – Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Saiba a respeito das síndromes que mais acometem os trabalhadores brasileiros. 
Notícia
Publicado em: 18/02/2022 10:43:09
A justiça social é um princípio civilizatório ligado à convicção de que todo ser humano merece o direito de viver dignamente. Seus principais eixos de atuação são o combate à pobreza e a luta contra qualquer tipo de discriminação que impeça os indivíduos de desfrutarem de uma vida boa e segura. Segundo Pablo Dias Fortes, coordenador do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da ENSP e pesquisador do Departamento de Direitos Humanos e Saúde, o conceito de justiça social é baseado no respeito que devemos uns aos outros na qualidade de seres mais ou menos vulneráveis, ou seja, cujas diferentes necessidades orientem também as políticas públicas na correção das desvantagens individuais e coletivas.
Notícia
Publicado em: 17/02/2022 18:14:03
A dependência de drogas lícitas ou ilícitas é considerada uma doença e um problema de saúde pública em escala internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, aproximadamente 275 milhões de pessoas consumiram drogas no mundo inteiro no último ano, sendo que 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de substâncias. Para alertar e conscientizar a população sobre os malefícios decorrentes do uso problemático de substâncias, foi criado o Dia Nacional de 'Combate' às Drogas e Alcoolismo, celebrado em 20 de fevereiro. Saiba mais!
Notícia
Publicado em: 02/02/2022 15:29:26
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), visando mobilizar pessoas e organizações mundiais para reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, fundamentais para o controle da doença e, assim, disseminar informações e levar questões atuais sobre a doença à população em geral. Nesta sexta-feira, às 10h, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) vai promover o debate on-line Somos Iguais e Diferentes: a Importância da Equidade no Controle do Câncer. Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.
Notícia
Publicado em: 07/01/2022 10:35:44
Em 11 de janeiro, celebra-se o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. Para o coordenador do Programa de Saúde e Ambiente da Fiocruz, Guilherme Franco Netto, a data oferece dupla oportunidade: denunciar os danos causados pelos agrotóxicos à saúde e à natureza e anunciar que outras formas de produzir alimentos e conviver com a natureza são possíveis.  
Notícia
Publicado em: 04/01/2022 11:24:25
Em 2 de janeiro é comemorado o Dia do Sanitarista. Foi nessa data que, em 1920, Carlos Chagas conseguiu aprovar, no Congresso Nacional, o que pode ser considerado nosso primeiro Código Sanitário. A vice-diretora da Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP), Marismary Horsth De Seta, assina artigo em comemoração à data. Confira!
Notícia
Publicado em: 03/01/2022 08:08:27
A ENSP/Fiocruz, compreendendo o papel do sanitarista para potencializar o SUS e reconhecendo a lacuna que existe na formação desses profissionais no país, sob coordenação nacional da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública – RedEscola, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação da Saúde (SGTES/MS),  formou 1.013 sanitaristas no curso de Especialização em Saúde Pública, entre 2020 e 2021. Em cenário da pandemia de Covid-19, é uma ótima notícia em comemoração ao Dia do Sanitarista, celebrado em 2 de janeiro! A coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da RedEscola, Rosa Souza, relata as iniciativas em prol da formação desse profissional essencial à saúde pública.
Notícia
Publicado em: 02/12/2021 07:16:06
Rampas, piso tátil, barras de apoio. Acessibilidade não é só isso. Envolve também estratégias de comunicação e, até mesmo, a forma como nos portamos frente às diferenças. Entre os vários grupos sociais vulneráveis, a pessoa com deficiência (visual, auditiva, motora, mental ou intelectual) enfrenta mais riscos com a pandemia da Covid-19, que determinou o distanciamento social desde meados de março de 2020. No Brasil, são cerca de 16 milhões com deficiência, segundo censo do IBGE, com dados revistos em 2017. Em 5/12, celebrou-se o Dia Nacional da Acessibilidade. O IdeiaSUS/Fiocruz, em parceria com o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência, o Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP e a Universidade Federal de Goiás, organizou a publicação Diálogos sobre acessibilidade, inclusão e distanciamento social: territórios existenciais na pandemia, de livre acesso e reprodução. Saiba mais!
Notícia
Publicado em: 19/11/2021 09:32:06
A dengue, doença febril grave, causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos, tem como transmissor o Aedes aegypti. O penúltimo sábado de novembro é considerado o Dia Nacional de Combate à Dengue. A data, que este ano caiu no dia 20, foi instituída pela Lei nº 12.235/2010, com o objetivo de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações de combate ao vetor da doença, por meio de campanhas educativas e de comunicação social. A recomendação principal é eliminar todos os recipientes que acumulem água. Uma cartilha elaborada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) auxilia a checar semanalmente os criadouros. Confira!