O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Abril Verde: Eventos buscam alertar trabalhadores e trabalhadoras segurança, a saúde e a prevenção de acidentes no trabalho

ícone facebook
Publicado em:25/04/2022
Abril é considerado o mês de conscientização sobre a segurança, a saúde e a prevenção de acidentes no trabalho: é o abril verde. O mês foi escolhido por conta de duas datas importantes, o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4). O objetivo é propagar informações segura e qualificadas que possam instruir os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. 

Para alertar sobre a data, diversas instituições e entidades realizam ações ao longo do mês para alertar os trabalhadores sobre a importância da prática consciente do trabalho sem adoecimentos e perda, já que dados do Ministério Público do Trabalho apontam que os números de acidente de trabalho e mortes acidentais voltaram a crescer no ano de 2021. 

É o que mostra a série SmartLab Trabalho descente 2022, uma iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT) com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reuni dados e informações para a tomada de decisão de diversas organizações e entidades. 

Segundo informações da plataforma por meio do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, no período de dez anos (2012-2021) somaram o total de 22.954 mortes no mercado de trabalho formal brasileiro. No ano passado, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, um aumento de 30% em relação a 2020, segundo dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. 
Nesse mês a Rádio do MPT, no seu podcast Prosa de Trabalho, falou sobre o tema escolhido para o Abril verde deste ano, “O Trabalhador não é invisível” onde explica os trabalhadores sobre a conscientização da saúde e segurança no trabalho, além de salientar aos empregadores a importância da emissão da Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT). 



Covid:19 e as implicações na vida dos trabalhadores

O dia 28 de abril foi escolhido para ser o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. Em alusão a data, diversas instituições têm preparado atividades para os trabalhadores e trabalhadoras. 
A Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVST) e o Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador (PST) realizaram a palestra “Pós Covid-19: Implicações e Desafios na Saúde do Trabalhadores”, às 8h30, na Câmara Municipal de Limeira. A palestra será realizada pelo mestre em saúde coletiva pela Unesp/FMB Alessandro José Nunes da Silva. 



Já no dia 25 de abril, será realizado o Ato Híbrido Alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho no youtube do DIESAT. 



Conheça o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh)

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), criado em 10 de dezembro de 1985, integra a estrutura da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e atua nas áreas de Saúde, Trabalho e Ambiente, desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Serviço.

A área de Ensino é responsável pela formação de recursos humanos para o campo da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Por meio de cursos de pós-graduação e estágios, o Cesteh forma pesquisadores, professores e técnicos para atuação e fortalecimento do campo da Saúde do Trabalhador, no âmbito do SUS e de outras instituições.

O Cesteh desenvolve pesquisas de caráter integrador e interdisciplinar abordando temas tradicionais no campo, como estudos clássicos em setores industriais que geram exposição com risco à saúde dos trabalhadores e consequências socioambientais (benzeno, amianto, mercúrio, chumbo, agrotóxicos, entre outros), além de pesquisas sobre relações de produção e gênero, formação e comunicação em saúde do trabalhador, saúde de profissionais da saúde e da educação, até temas emergentes como nanotecnologia, cronobiologia, alterações genéticas e desastres ambientais.

Nos Serviços, o Cesteh conta com o Ambulatório de Saúde do Trabalhador e o Laboratório de Toxicologia como referências no campo da Saúde do Trabalhador. Esses estão articulados com outros setores das políticas públicas e da sociedade para enfrentar os problemas e doenças relacionadas ao trabalho. Seus profissionais, com formação em diferentes áreas do conhecimento, participam de diversas atividades de ensino e pesquisa.

Fonte: Portal do Cesteh 


Nenhum comentário para: Abril Verde: Eventos buscam alertar trabalhadores e trabalhadoras segurança, a saúde e a prevenção de acidentes no trabalho
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.