O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Pesquisa vai implementar estratégia de qualificação da atenção nutricional em Minas Gerais

ícone facebook
Publicado em:31/03/2025
Por Danielle Monteiro

As estratégias de formação e de uso do monitoramento e da avaliação ajudam a aprimorar a atenção alimentar e nutricional voltada a grupos sociais vulnerabilizados?’ A pergunta motivou a ENSP a desenvolver o projeto de pesquisa ‘Fortalecimento do Monitoramento e Avaliação como estratégia de aprimoramento das ações de alimentação e nutrição para os mais vulnerabilizados na Atenção Primária em Saúde no norte de Minas Gerais’. Financiado pelo Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde (PMA/Fiocruz), o estudo pretende implementar uma estratégia de qualificação do monitoramento e avaliação da atenção nutricional na Atenção Primária em Saúde em municípios do norte do estado.

“A ideia é fortalecer práticas de monitoramento e avaliação com foco na equidade e nos grupos em situação de maior vulnerabilidade”, explica a pesquisadora colaboradora da ENSP e coordenadora adjunta da pesquisa, Santuzza Vitorino.

Como parte do projeto de pesquisa, será promovido o curso autoinstrucional online de ‘Formação em Monitoramento e Avaliação para o controle social no SUS’, elaborado pela ENSP com o intuito de capacitar e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde. Com carga horária de 60 horas, a atividade será voltada a conselheiros municipais de Montes Claros, assim como a profissionais de setores afins e que atuam diretamente com a temática da segurança alimentar e nutricional. Os grupos mais vulnerabilizados da sociedade também estão convidados a participar. O curso será promovido por meio do Campus Virtual da Fiocruz. Também está prevista a realização de oficinas virtuais, voltadas exclusivamente aos conselheiros municipais participantes dos dois momentos da pesquisa, que incluem o curso autoinstrucional e oficinas reflexivas presenciais. 

As indicações dos conselheiros de Montes Claros que participarão da pesquisa encerram nesta segunda-feira (31), mas as inscrições no curso autoinstrucional online de ‘Formação em Monitoramento e Avaliação para o controle social no SUS’ podem ser feitas a qualquer momento. 


As oficinas reflexivas presenciais, voltadas aos representantes do controle social de diversos setores de Montes Claros, vão acontecer entre março e outubro. Também podem participar profissionais de setores afins e relacionados diretamente à temática da segurança alimentar e nutricional, além de grupos vulnerabilizados. Os participantes vão identificar necessidades em saúde, analisar desigualdades e desenvolver habilidades para políticas de equidade. A ideia é promover debates e construir políticas públicas mais inclusivas para o município.

A primeira oficina reflexiva presencial será realizada em 14 de maio, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Unimontes, em Montes Claros. O encontro vai contar com a participação das pesquisadoras da ENSP e coordenadoras do projeto de pesquisa, Marly Cruz e Santuzza Vitorino.

Tanto o curso autoinstrucional quanto as oficinas virtuais e presenciais vão resultar nas bases para a Política Municipal de Equidade e seu plano de monitoramento. As atividades serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS-MOC), a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).







Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS Pesquisa

Nenhum comentário para: Pesquisa vai implementar estratégia de qualificação da atenção nutricional em Minas Gerais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.