Notícias: Fique por Dentro
1.731 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 24/03/2015 17:47:23
Alcance. Cure. Trate a todos: essas são as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), em conjunto com a estratégia StopTB, para marcar o Dia Mundial da Tuberculose, neste 24 de março. Considerada pela OMS como um dos problemas de saúde mais importantes do mundo, com 9 milhões de novos casos e cerca de 1,5 milhão de mortes a cada ano, a tuberculose no Brasil vem apresentando boas respostas às ações de controle nas duas últimas décadas, apesar de a velocidade de queda anual dos casos ainda não ser a esperada. Na opinião de Margareth Dalcolmo, pesquisadora da ENSP/Fiocruz e consultora da OMS para o tema, a implementação de quatro pilares pelo governo brasileiro vêm contribuindo para essa uma boa resposta: a adoção do teste rápido molecular para diagnóstico; a criação do Sistema de Monitoramento de Vigilância Epidemiológica da Resistência; o estímulo à produção científica e a participação crescente da sociedade civil.
Notícia
Publicado em: 23/03/2015 12:59:35
Até 2030, o planeta enfrentará um déficit de água de 40%, a menos que seja melhorada dramaticamente a gestão desse recurso precioso. Essa é a principal conclusão do Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Água 2015: “Água para um mundo sustentável”, lançado na sexta-feira (20/3) em Nova Déli (Índia), em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março).
Notícia
Publicado em: 20/03/2015 12:12:13
A Opas/OMS está convocando a indústria de alimentos para reduzir o sal em seus produtos, especialmente entre os consumidos por crianças, além de restringir a publicidade de alimentos voltados para o público infantil com elevadas quantidades de sódio. Durante a Semana Mundial pela Conscientização do Sódio, celebrada entre 16 e 22 março, a Organização também alerta às famílias para 'fugirem do sódio escondido', incentivando o preparo de alimentos em casa e com ingredientes frescos. "Não basta que apenas a indústria promova essa redução. É importante que sejam feitas ações educativas para conscientizar a população das consequências do excesso de consumo de sal e, ao mesmo tempo, propor alternativas mais saudáveis como preparações culinárias caseiras, evitando os alimentos processados", alertou a nutricionista do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP Ana Lúcia Fittipaldi.
Notícia
Publicado em: 10/03/2015 14:12:29
O decreto de convocação da 15ª Conferência Nacional de Saúde, assinado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dia 16 de dezembro de 2014. Com o tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas e eixo Direito do povo brasileiro, a 15ª Conferência Nacional de Saúde será realizada, em Brasília/DF, de 23 a 26 de novembro de 2015.
Notícia
Publicado em: 05/03/2015 12:07:49
O novo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde será apresentado, no dia 24 de março, em evento realizado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), em parceria com o programa de História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE), ambos da UFRJ. Denominado Conhecer e comer: caminhos para redescobrir a comida de verdade − perspectiva do Guia Alimentar para a População Brasileira, o encontro tem o objetivo não só de apresentar e debater o Guia, mas também de produzir diálogo sobre o modo de produção, distribuição e consumo de alimentos saudáveis e de qualidade.
Notícia
Publicado em: 05/03/2015 10:47:47
No sábado, 7 de março, o Centro d, e Saúde Escola Germano Sinval Faria e a Clínica da Família Victor Valla realizam vacinação contra HPV para meninas de 9 a 13 anos, de 8h às 17 horas. Para se vacinar é necessária a apresentação de caderneta de vacinação e um documento com foto.
Notícia
Publicado em: 02/03/2015 12:00:25
Em nota, pesquisador da ENSP Marcelo Firpo faz homenagem ao engenheiro, pesquisador, guerreiro e militante das causas ambientais e sociais, Oswaldo Sevá, que participou da fundação do Centro de Estudos da Saude do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP). Sevá faleceu no dia 28 de fevereiro.
Notícia
Publicado em: 26/02/2015 14:03:14
Doença de Chagas, dengue e raiva fazem parte do grupo de enfermidades que afetam 1,5 bilhão de pessoas pobres. Para diminuir os casos, a agência da Oorganização das Nações Unidas calcula serem necessários US$ 3 bilhões por ano até 2020.
Notícia
Publicado em: 26/02/2015 12:21:02
Estudos clínicos usando remédios antivirais preventivos mostraram uma alta eficácia na redução de casos de infecção do vírus HIV entre homens que fazem sexo com homens. O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) parabenizou, na quarta-feira (25/2), o anúncio dos resultados, apresentados na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Seattle, nos Estados Unidos. O estudo, realizado no Reino Unido, envolvendo 500 homens que fazem sexo com outros homens e com alto risco de infecção, descobriu que aqueles que tomavam uma pílula de tenofovir e emtricitabine eram 86% menos propícios a contraírem o HIV do que os que não participavam do estudo. Os mesmos resultados foram obtidos na França e Canadá, onde os participantes tomaram quatro pílulas, duas antes e duas depois do ato sexual.
Notícia
Publicado em: 19/02/2015 10:51:45
As comissões de Direito Ambiental (CDA) e de Bioética e Biodireito (CBB) da OAB/RJ receberam, na última semana, membros da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que recentemente se manifestaram criticamente à forma como a Coordenação-Geral da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a produção de mosquitos geneticamente modificados para o combate ao Aedes Aegypti , inseto transmissor do vírus da dengue. Na reunião, os pesquisadores Hermano Castro, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz); Lia Giraldo da Silva Augusto, professora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Carlos dos Santos Silva, que é secretário executivo da Abrasco, relataram estar sofrendo pressão da empresa Oxitec, que produz os mosquitos, em razão de uma nota técnica que a associação teria soltado sobre a questão.
Notícia
Publicado em: 10/02/2015 11:13:15
Com o objetivo de chamar a atenção para a importância do uso do preservativo, o Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira (9/2) ação de prevenção contra aids nos aplicativos de celular Tinder e Hornet. A estratégia, que tem como público-alvo os jovens, a população gay e HSH (homens que fazem sexo com homens), foi anunciada nesta segunda-feira pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante a divulgação da Campanha de Prevenção às DST e Aids do Carnaval 2015, no Rio de Janeiro. Também foram apresentados os resultados regionais da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP).
Notícia
Publicado em: 02/02/2015 10:33:50
O Sala de Convidados debate as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP) na terça-feira (3/2), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. As PDP são parcerias desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para o setor da saúde e indústria, que visam estimular a produção nacional de medicamentos e vacinas. A pasta tem uma série de acordos com instituições públicas e privadas com o objetivo de produzir medicamentos, equipamentos e materiais estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Notícia
Publicado em: 12/01/2015 10:02:18
Na quarta-feira (7/1) ocorreu o primeiro encontro de 2015 do Grupo Antitabagismo na Gaiola do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, oferecendo tratamento para o problema a partir do que é preconizado pelo SUS. A atividade faz parte do programa Ambientes Livres de Tabaco da ENSP. As próximas reuniões acontecerão nos dias 4 de fevereiro e 4 de março, respectivamente. Veja como participar.
Notícia
Publicado em: 05/01/2015 13:21:27
O ministro da Saúde Arthur Chioro anunciou, no dia 15 de dezembro, a assinatura do Decreto da presidenta Dilma Rousseff, convocando a 15ª Conferência Nacional de Saúde para o ano de 2015. O anúncio foi durante a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador (a), que aconteceu no mesmo mês, em Brasília. A Conferência Nacional de Saúde terá como tema Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas e como eixo: ‘Direito do povo brasileiro’.
Notícia
Publicado em: 23/12/2014 11:27:56
Quais temas vão dominar a agenda dos debates públicos no campo da saúde em 2015? E, por outro lado, quais questões deveriam ser debatidas, mas provavelmente vão permanecer envoltas em silêncio? O ano que começa em poucos dias já desponta como arena para a discussão de pontos importantes - e polêmicos - para a saúde. Em novembro, acontece a 15ª Conferência Nacional de Saúde, espaço primordial para os debates sobre os rumos do SUS, que nesta edição tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Além disso, o financiamento para a saúde, um gargalo cada vez mais premente, promete ser um tema dominante. Um desafio diretamente ligado à sustentabilidade do SUS e à sua capacidade de promover, de fato, o direito à saúde.