Busca do site
menu

Notícias: Pesquisa

1.055 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 15/02/2017 15:13:54
Viver com esquizofrenia: estudo de caso em uma comunidade virtual. Este foi o título da tese de doutorado da aluna do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) e pesquisadora da ENSP, Vera Frossard, que recebeu menção honrosa no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2016 . O trabalho de Vera foi um dos seis finalistas entre 89 inscritos na categoria doutorado. Ele teve como objetivo analisar grupos de ajuda mútua que se formam na internet, que, segundo ela, são um novo fenômeno em saúde. 
Notícia
Publicado em: 14/02/2017 15:43:59
Estudo da aluna de mestrado em Saúde Pública da ENSP, Lorena Cristina Ramos Vianna, aponta a Vigilância em Saúde do Trabalhador como instância privilegiada na transformação da relação saúde-trabalho.
Notícia
Publicado em: 13/02/2017 15:59:14
Buscando cada vez mais estreitar laços entre docentes e discentes, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) reformulou, entre os anos de 2014 e 2015, seu Projeto Político Pedagógico (PPP), no qual estão presentes valores e princípios que orientam a formação institucional. O documento - que teve seus valores e princípios pactuados - encontra-se aberto à discussão e aceita contribuições. Segundo a Vice-diretora de Ensino da ENSP, Tatiana Wargas, o Projeto Político Pedagógico de uma Escola sela o compromisso entre a instituição, professores e alunos em relação aos objetivos dos cursos ofertados por ela. "A ideia é que o PPP expresse aquilo que a instituição de ensino tem como premissa. A ENSP, enquanto Escola de Pós-graduação em Saúde Pública, precisa delimitar seu papel dentro da Pós, saber de que formação em Saúde Pública está-se falando e, principalmente, saber que tipo de formação estamos oferecendo aos nossos alunos", explicou Tatiana.
Notícia
Publicado em: 02/02/2017 15:47:48
Com o objetivo de promover acesso às análises e o uso compartilhado de equipamentos no âmbito dos laboratórios da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), foi criada ao final de 2016 a Rede de Plataformas Tecnológicas da ENSP. Uma Plataforma Tecnológica representa uma área tecnológica avançada, com infraestrutura principal e de suporte, organizada no sentido de oferecer acesso às tecnologias para a comunidade científica. O coordenador de Serviços Laboratoriais da ENSP, Sergio Rabello, explica que uma Rede de Plataformas pode iniciar-se pela oferta de equipamentos multiusuários - em sua forma mais simples - até constituir uma infraestrutura centralizada, formada por um conjunto de serviços especializados, com equipamentos de última geração e grande porte.
Notícia
Publicado em: 01/02/2017 15:52:25
A pós-graduanda do programa de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz Laís Picinini Freitas recebeu Menção Honrosa no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2016, na categoria mestrado. A dissertação "Atenção aos pacientes indígenas com tuberculose do Distrito Sanitário Especial Indígena Mato Grosso do Sul (DSEI-MS)" teve o objetivo de analisar a atenção ao paciente indígena com TB e explorar fatores associados ao relato de reação adversa ao medicamento e ao abandono do tratamento no DSEI do MS. O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS completou 15 anos em 2016. Nesta edição, foram inscritos 89 trabalhos na categoria doutorado, 111 em mestrado, 36 monografias de especialização ou residência e 109 artigos publicados.
Notícia
Publicado em: 27/01/2017 14:27:29
Em cooperação com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, a Fiocruz realizará, no dia 31/1, terça-feira, um painel sobre a febre amarela e o monitoramento de primatas em território fluminense. 
Notícia
Publicado em: 25/01/2017 11:40:46
Marcia Chame, pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP e coordenadora do Centro de Informação em Saúde Silvestre e do Programa Institucional Biodiversidade & Saúde da Fiocruz, fala sobre o aumento do número de casos de febre amarela e aponta particular importância à questão da degradação do ambiente. 
Notícia
Publicado em: 25/01/2017 11:20:15
Com o objetivo de fortalecer as capacidades formativas em saúde nas áreas de fronteiras entre Brasil e Uruguai, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca sediou uma oficina de trabalho em atenção primária em saúde, cujo objetivo foi debater o programa de formação direcionado a gestores de saúde municipais localizados nas zonas fronteiriças dos dois países em questão. 
Notícia
Publicado em: 24/01/2017 11:35:46
A edição de janeiro de 2017, vol. 22 nº 1, da revista Ciência & Saúde Coletiva, disponível on-line, é um número temático que tem por objetivo dar visibilidade às pesquisas qualitativas desenvolvidas no campo das práticas em saúde, dada a pouca valorização desse método por grande parte dos profissionais de saúde, principalmente os médicos. 
Notícia
Publicado em: 19/01/2017 11:55:15
A EAD e os processos de formação na área da Saúde será o tema da próxima edição da revista Educação a Distância EmRede. A nova edição está sendo elaborada em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (Cdead) da ENSP e recebe artigtos até 15/3. 
Notícia
Publicado em: 10/01/2017 17:36:05
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba (Inhem) assinaram um plano de trabalho em Saúde Ambiental para o biênio 2017/2018. O acordo foi firmado em novembro de 2016 na ENSP, com a presença do vice-diretor do Inhem, Adolfo Perez. Além desse plano de trabalho, foi discutida a participação de profissionais cubanos no III Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública e, ainda, a realização de um seminário satélite que vai ao encontro do tema saúde ambiental. 
Notícia
Publicado em: 10/01/2017 16:18:15
Foi com esse questionamento que o pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), André Pereira, iniciou a apresentação do Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet, conferido ao blog Tuberculose: Circulando a Informação, vinculado ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde. Em todas as vertentes, a resposta obtida foi a mesma, seja nas pesquisas realizadas, conversas informais e até mesmo da plateia presente ao encontro: utilizar um buscador de informações na internet. Segundo ele, isso confere ao usuário da rede grande empoderamento. No entanto, a enorme quantidade de informações também pode representar um risco. Afinal, como saber qual é confiável? Durante o evento, também foi lançado o livro Qualidade da Informação em Sites de Tuberculose: Análise da Segunda Experiência Inovadora, uma iniciativa do Laiss/CSEGSF/ENSP, disponível para download. Assista, na íntegra, as apresentações desse encontro no canal da ENSP, no youtube. 
Notícia
Publicado em: 03/01/2017 13:12:44
Ao final de 2016, o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Daps/ENSP) organizou o seminário Desafios da Regionalização e Conformação de Redes de Atenção em Contexto de Desigualdades Territoriais. A atividade reuniu pesquisadores da ENSP e outras instituições de ensino e pesquisa que debateram, entre outros assuntos, desigualdade e fragmentação de políticas e sistemas de saúde, desigualdade e diversidade territorial, desafios de governança regional no SUS, além de desafios da integração na atenção básica. O primeiro dia do evento, 12 de dezembro, contou com a participação de Asa Cristina Laurell, umas das pesquisadoras mais representativas da corrente da medicina social latino-americana, que apresentou uma reflexão sobre as redes de atenção nos sistemas de saúde latino-americanos. 
Notícia
Publicado em: 22/12/2016 10:24:04
O Brasil possui a sexta maior frota de bicicletas do mundo, sendo o veículo de transporte individual mais utilizado no país. São aproximadamente 48 milhões de bicicletas, ficando o Brasil atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos da América, Japão e Alemanha. As bicicletas dividem com o modo pedestre a maioria dos deslocamentos normais de 90% do total de municípios brasileiros. Apesar dessa realidade, a infraestrutura necessária para o uso das bicicletas no país não está disponível em todos os locais. Poucos estudos, porém, abordam a temática envolvendo os acidentes com ciclistas, bem como os fatores que colaboram ou evitam essa ocorrência. Menos ainda se sabe sobre acidentes de trânsito envolvendo ciclistas, apesar de serem frequentes em vários países, causando mortes e incapacidades, principalmente em crianças e adultos jovens. Sobre o tema, os pesquisadores da ENSP Carlos Augusto Moreira de Sousa e Patrícia Constantino; e Camila Alves Bahia, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, produziram o artigo Análise dos fatores associados aos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas atendidos nas capitais brasileiras, em que apontam o fato de que, em 86 serviços de urgência e emergência do Brasil, foram contabilizados 55.950 atendimentos em 2014, e os acidentes configuram 15.499 deles, dos quais 1.652 referem-se aos ciclistas, representando 10,7% do total por tipo de transporte.
Notícia
Publicado em: 21/12/2016 17:19:38
Ao dar continuidade ao Seminário Desafios da regionalização e conformação de redes de atenção em contexto de crise e de desigualdades territoriais, o segundo dia de debates aprofundou discussões acerca das políticas públicas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), assim como tratou dos desafios da integração regional de políticas, serviços e práticas. Um dos palestrantes do evento, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner, expôs uma série de dificuldades do SUS e comentou que, em uma proposta de superação, todas essas questões devem ser enfrentadas. O encontro contou, ainda, com a apresentação de mais cinco pesquisadores. Todas as palestras estão disponíveis, na íntegra, no canal da ENSP, no youtube. Assista.