Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 07/04/2016 10:55:30
Pesquisadores do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) e de outras instituições e profissionais da área estiveram reunidos, por dois dias, para o lançamento do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco e Workshop sobre o artigo 5.3 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (CQCT/OMS). Na ocasião, foi lançada a primeira plataforma digital, criada por uma instituição pública da área de saúde que objetiva demonstrar a interferência da indústria do fumo nas políticas públicas de controle do tabaco. A ferramenta, que permitirá colaborações externas, armazenará documentos que demonstram a influência da indústria nos processos políticos e legislativos, promovendo parcerias com lobistas para obter decisões que contemplem seus interesses. Segundo a pesquisadora Silvana Turci, do Cetab/ENSP, o observatório é mais um instrumento para confirmar a atuação da indústria do tabaco na tentativa de comprometer as ações que resultem em políticas efetivas de controle.
Notícia
Publicado em: 06/04/2016 15:32:28
Durante o seminário que discutiu, ao longo do último dia 29 de março, o caso TKCSA, a siderúrgica que vem sendo acusada de causar danos à saúde e ao ambiente na região de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, foi algumas vezes chamada simplesmente de TK - parte da sigla que se refere ao grupo alemão Tyssenkrupp. Noutras ocasiões, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais se referiram à fábrica como CSA, que significa Companhia Siderúrgica do Atlântico. Embora as duas abreviações da sigla estejam corretas, elas não são precisas num aspecto crucial: não apontam a Vale como uma das proprietárias da siderúrgica. A menção ao nome da megamineradora brasileira ganha importância quando se lembra que a Samarco, dona da barragem que se rompeu no ano passado em Minas Gerais e causando um dos maiores acidentes ambientais da história do Brasil, também é de propriedade da Vale. Dispostos a analisar a atividade da TKCSA dentro do contexto maior da produção mundial de commodities e as consequentes injustiças ambientais decorrentes do modelo adotado na América Latina, uma das mesas da parte da tarde no seminário questionou, diante dos desastres que temos assistido, a validade desse modelo. A discussão foi precedida de uma mesa que abordou outros aspectos econômicos e jurídicos do caso TKCSA.
Notícia
Publicado em: 06/04/2016 15:04:50
A emergência provocada pela epidemia do vírus zika requer sensibilidade, diálogo e criatividade no que diz respeito à ética em pesquisa. Essas foram as principais reflexões suscitadas pela antropóloga e pesquisadora da Universidade de Brasília (UNB) Débora Diniz durante o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, na segunda-feira (4/4), na ENSP. "A epidemia não segue o ritmo normal da ciência; ela provoca diferentes exigências éticas, clama por outros princípios e demanda três aspectos: entender o que se passa, informar e prevenir." A atividade, sob a coordenação do pesquisador da ENSP Sergio Rego, também teve participação de Jorge Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que destacou a agilidade do comitê na concessão de pareceres sobre as pesquisas do tema.
Notícia
Publicado em: 06/04/2016 13:13:23
Muitas mulheres passam por experiências traumáticas com o nascimento dos filhos, preferindo até esquecer esse momento único, que deveria ficar eternizado na memória. Algumas delas nem sabem, mas tal situação tem nome: violência obstétrica. O programa Ligado em Saúde, do Canal Saúde, conversou com a pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal sobre essa importante questão. Compreende-se por violência obstétrica um conjunto de atitudes, consideradas abusivas e desrespeitosas, praticadas contra as mulheres ou bebês no decorrer do parto.
Notícia
Publicado em: 05/04/2016 16:26:36
Há seis anos, começava a funcionar, em Santa Cruz, um bairro pobre e afastado do Rio de Janeiro, a Companhia Siderúrgica do Atlântico. Fruto de uma parceria entre o grupo alemão Tyssenkrupp e a brasileira Vale, a TKCSA chegou envolta em discursos laudatórios, que destacavam sua capacidade de geração de empregos e as benesses que traria para a comunidade local. No dia seguinte à inauguração da fábrica, porém, uma chuva de prata caiu sobre a Baía de Sepetiba. Era o primeiro indício de que, em vez do prometido progresso, a siderúrgica trazia consigo o atraso de um modelo de produção predatório que sacrifica a vida em nome do lucro. Os danos à saúde, causados pela poluição, a diminuição da atividade pesqueira e outros impactos causados pela TKCSA foram registrados em um extenso relatório organizado pela Fiocruz. Elaborado em 2011, o texto foi reapresentado num grande seminário, no dia 29 de março. Organizado em parceria com a Defensoria do Estado do Rio de Janeiro, a ONG PACS e a UFRJ, o evento serviu para discutir a flexibilização da legislação ambiental, que tem permitido à TKCSA funcionar sem licença ambiental com base em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Notícia
Publicado em: 05/04/2016 15:31:16
No dia 6 de abril, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente Polimorfismos metabólicos e alterações clínicas relacionadas à exposição ao benzeno em trabalhadores de postos de combustíveis da cidade do Rio de Janeiro, por Simone Mitri Nogueira, na sala 411 da ENSP, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 05/04/2016 15:25:01
Já estão disponíveis no Canal da ENSP, no YouTube, todas as 36 falas apresentadas no debate Tribuna livre: em defesa da democracia e dos direitos sociais. Realizado em 30 de março, na ENSP, o evento buscou dar voz aos que estão preocupados com a atual conjuntura política e econômica do país e arregaçam as mangas em defesa do estado democrático de direito. Os vídeos trazem os mais variados posicionamentos de pesquisadores, parlamentares, estudantes, moradores da periferia, militantes de movimentos sociais e entidades que lutam por direitos no Brasil. Confira.
Notícia
Publicado em: 05/04/2016 11:19:41
Nos dias 6 e 7 de abril, acontece no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa o Seminário Internacional Dádiva, Cultura e Sociedade. O objetivo é articular pesquisadores e interessados no assunto e fortalecer sua institucionalidade no interior das ciências sociais. As inscrições devem ser feitas no local do evento.
Notícia
Publicado em: 04/04/2016 16:28:44
No dia 5 de abril, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Cuidados de compaixão: regulação da maconha medicinal nos Estados Unidos da América, por André de Oliveira Kiepper, na sala 2 do salão internacional da ENSP, a partir das 14 horas.
Notícia
Publicado em: 04/04/2016 13:14:13
Foi com um auditório lotado de alunos, gestores, acadêmicos e profissionais de saúde que o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Paulo Amarante promoveu a abertura do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na cidade de Aracaju, em Sergipe, na quinta-feira (31/3). Fruto da parceria entre a ENSP e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a especialização formará quadros para a rede de saúde mental do município. Amarante proferiu a palestra Perspectivas e desafios da Reforma Psiquiátrica Brasileira em tempos de crise, na qual apontou os desafios do campo a partir da nova coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e destacou as conquistas ao longo de mais de três décadas da Reforma Psiquiátrica brasileira.
Notícia
Publicado em: 04/04/2016 11:25:49
Na quarta-feira, 6 de abril, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana promoverá mais um encontro da Roda de Conversa do Cesteh. Com o tema O olhar de gênero sobre a saúde das trabalhadoras e trabalhadores: desigualdades e discriminações no trabalho, a atividade contará com a participação das pesquisadoras da unidade Vanda D'Acri, Marcia Agostini e Simone Oliveira. A moderação ficará a cargo de Letícia Masson, do Serviço de Gestão do Trabalho da ENSP. O encontro está marcado para às 12 horas, na sala 32 do Cesteh, e é aberto a todos os interessados. 
Notícia
Publicado em: 04/04/2016 11:14:37
Em novembro do ano passado uma barragem de rejeitos de mineração, da mineradora Samarco, se rompeu em Mariana (MG) causando o maior desastre ambiental da história do país. Uma quantidade equivalente a 20 mil piscinas olímpicas de lama formou uma tsunami que devastou o subdistrito de Bento Rodrigues e deixou pelo menos 18 mortos. A lama com os rejeitos de minério atingiu o Rio Doce e seguiu até o mar, matando a fauna e flora, prejudicando os que tiravam seu sustento do rio e deixando cidades inteiras sem abastecimento de água pelo caminho. Para debater a relação entre desastres ambientais e saúde, o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Marcelo Firpo; o engenheiro geotécnico do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (Ensp/Fiocruz), Marcelo Araújo; e a advogada da ONG Justiça Global, Raphaela Lopes vão participar do programa Sala de Convidados do Canal Saúde.
Notícia
Publicado em: 04/04/2016 11:08:44
O Conselho Deliberativo da Fiocruz divulgou manifesto de preocupação diante do grave quadro político do país, com iminente ameaça às regras democráticas. Para a Fiocruz, "saúde e democracia são elementos essenciais da vida cidadã na afirmação da Nação e soberania". O texto vem ao encontro ao que a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, uma das unidades da Fundação, debateu através de sua Tribuna Livre, no dia 30 de março, quando pesquisadores, parlamentares, estudantes, moradores da periferia, militantes de movimentos sociais e entidades reafirmaram seus compromissos com a legalidade democrática e princípios que norteiam o Estado Democrático de Direito. Confira, na íntegra, o manifesto da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 04/04/2016 10:22:23
Já está disponível no canal da ENSP no YouTube o segundo de uma série de vídeos trazendo os depoimentos dos participantes do evento Tribuna livre: em defesa da democracia e dos direitos sociais, organizado pela ENSP no dia 30 de março. O encontro foi uma oportunidade de dar voz aos que estão preocupados com a atual conjuntura política e econômica do país e arregaçam as mangas em defesa do estado democrático de direito. O vídeo traz as participações de Roberto Lehrer, reitor da UFRJ; José Bezerra, morador de Manguinhos; Ligia Bahia, da UFRJ; e Eliomar Coelho, deputado estadual do Psol/RJ.
Notícia
Publicado em: 01/04/2016 15:13:26
No dia 4 de abril, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Quantos gritos cabem em um silêncio?' a visão dos professores da Rede de Educação do município do Rio de Janeiro sobre trabalho, saúde e ação sindical, por Lais Oliveira de Souza, na sala 408 da ENSP, a partir das 14 horas.