Notícias do Informe
14.771 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 11/03/2016 12:00:43
O Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) realizará, no dia 22 de março, a partir das 14 horas, na sala 404, a aula inaugural do curso de Especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento, coordenado pelos pesquisadores Rosália Maria de Oliveira e Paulo Roberto de Abreu Bruno. A atividade terá como tema Vigilância da Qualidade da Água e contará com as exposições de Guilherme Franco Netto, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, e do analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Maricá Leandro Viana Guerra. A pesquisadora do DSSA Bianca Dieile da Silva mediará o debate. A atividade é aberta ao público e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 11/03/2016 11:26:27
Carlos Lessa, economista e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), fala sobre o cenário de saúde brasileiro e a situação política e econômica do país.
Notícia
Publicado em: 11/03/2016 10:42:35
No dia 14 de março, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública O cuidado centrado no paciente (na pessoa?) nos serviços de saúde: as estratégias utilizadas pelos governos, por Patricia Helena Goulart Gomes, na sala 404 da ENSP, a partir das 14 horas.
Notícia
Publicado em: 11/03/2016 10:13:02
Nesta segunda feira, 28 de março, duas dissertações de mestrado acadêmico em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 10/03/2016 15:14:15
Mais uma vez, a pesquisa sobre Paciente Informado, do pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), André Pereira Neto ganha espaço na mídia. Desta vez, o Blog do Noblat, coluna da Globo.com, sob a responsabilidade do jornalista Ricardo Noblat, foi quem abordou o tema. Com o título Internet: o bom, o ruim e o apavorante, a nota fala sobre o desafio de filtrar e ordenar o turbilhão de informações ao qual temos acesso todos os dias. E citou a pesquisa liderada por André Pereira para ilustrar o tema.
Notícia
Publicado em: 10/03/2016 14:40:52
A já consagrada pesquisa sobre dengue e sites de saúde de André Pereira Neto - coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) - integra o recém-lançado Portfólio Rede de Pesquisa no Território de Manguinhos - uma parceria entre academia, serviços de saúde e sociedade civil. A publicação é uma iniciativa da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz) e traz diversos projetos desenvolvidos em unidades da Fiocruz, equipes de saúde e população do território de Manguinhos. No Portfólio, André Pereira ressaltou que a metodologia utilizada integrou os conhecimentos acadêmico e empírico.
Notícia
Publicado em: 10/03/2016 11:25:20
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece gratuitamente treinamentos on-line no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes. Os treinamentos, realizados diariamente em turnos distintos, são oferecidos por área do conhecimento. São várias possibilidades à disposição dos usuários do Portal. Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes dos editores e das sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.
Notícia
Publicado em: 10/03/2016 10:47:36
A revista Cadernos de Saúde Pública de fevereiro de 2016 (volume 32 número 2) traz, na seção Perspectivas, um debate sobre a relação dos negócios da mídia e a comunicação da saúde. O coordenador do Programa Radis, da ENSP, Rogério Lannes Rocha, lembra um caso emblemático de jornalismo contrário ao interesse público: a cobertura dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo sobre o maior desastre socioambiental do país, que atingiu o município mineiro de Mariana e todo o Vale do Rio Doce, provocado pela mineradora Samarco, de propriedade da brasileira Vale e da anglo-australiana BHP Billiton. O rompimento das barragens de Fundão e Santarém, em 05/11/15, liberou 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, que desceram arrastando tudo que encontravam pelo caminho. Os primeiros atingidos foram os trabalhadores, depois a população do distrito de Bento Rodrigues (destruído pela lama) e outros quatro distritos de Mariana. A prefeitura contabilizou 631 desabrigados e, até 16/12/15, o total de 17 mortos (a maioria, trabalhadores da mineração) e dois desaparecidos. Para Lannes, o jornalismo de algumas empresas de comunicação, além de não investigar causas e responsabilidades do desastre e dar tardia e insuficiente atenção ao desolamento existencial e estado de depressão das populações atingidas, ignorou outros aspectos caros à saúde coletiva, como a forma de utilização pelas companhias de mineração de recursos escassos, como terra e água, e o modo como elas tratam a força de trabalho e as populações nas regiões onde atuam.
Notícia
Publicado em: 10/03/2016 10:10:56
O Ministério da Saúde passa a adotar, a partir desta quarta-feira (09), novos parâmetros para medir o perímetro cefálico e identificar casos suspeitos de bebês com microcefalia. Para menino, a medida será igual ou inferior a 31,9 cm e, para menina, igual ou inferior a 31,5 cm. A mudança está de acordo com a recomendação anunciada recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e tem como objetivo padronizar as referências para todos os países, valendo para bebês nascidos com 37 ou mais semanas de gestação.
Notícia
Publicado em: 10/03/2016 10:01:36
Em um país ameaçado pelo vírus zika, pôr um exército na rua para perseguir e matar o Aedes aegypti de nada adianta se não for atacado um grave problema de saúde pública: a falta de saneamento básico garantido a toda a população. Esse cenário, no entanto, ainda está longe de ser alcançado em curto prazo. As causas, bem como os caminhos para que se chegue lá serão abordados no quarto debate on-line da série Futuros do Brasil, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, em 17/3/2016, das 14h às 16 horas.
Notícia
Publicado em: 10/03/2016 09:53:10
No dia 11 de março, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Dinâmica populacional de cães irrestritos: revisão sistemática da literatura e estudo de campo com capturas, marcações, esterilizações e recapturas, por Vinícius Silva Belo, na sala 405 da ENSP, a partir das 14 horas.
Notícia
Publicado em: 09/03/2016 16:45:40
No Brasil, em cada quatro mulheres, mais de uma apresenta sintomas de depressão no período de 6 a 18 meses após o nascimento do bebê. A constatação é do estudo Factors associated with postpartum depressive symptomatology in Brazil: The Birth in Brazil National Research Study, 2011/2012, realizado pela pesquisadora Mariza Theme, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e publicado na edição de abril do Journal of Affective Disorders. A prevalência desse distúrbio no país foi mais elevada que a estimada pela OMS para países de baixa renda, em que 19,8% das parturientes apresentaram transtorno mental, em sua maioria a depressão.
Notícia
Publicado em: 09/03/2016 11:39:05
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retoma suas atividades em 2016 debatendo o Estado da arte sobre a epidemia do Zika vírus: o que já sabemos e o que ainda precisamos saber, na terça-feira, 15 de março, às 14 horas, no auditório térreo da ENSP. A atividade contará com a presença do diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, da pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Maria Elizabeth Lopes Moreira, e da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Patricia Carvalho de Serqueira. O Ceensp será coordenado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, Leticia de Oliveira Cardoso. A atividade, aberta a todos os interessados, não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 08/03/2016 16:03:53
Seguro, para quem tem dinheiro, legalizado para homens - ainda que metaforicamente proibido por lei, é praticado todos os dias. O aborto, tema de disputas políticas, jurídicas e religiosas, é um dos grandes tabus nacionais. Uma das perspectivas mais importantes para se discutir o assunto, a da saúde pública, muitas vezes, é ignorada. No Dia Internacional da Mulher, muitas delas e alguns homens aderiram a uma campanha, nas redes sociais, pela legalização do aborto. No Brasil, só existem três hipóteses legais para a interrupção voluntária da gravidez: em vítimas de estupro, em caso de risco de morte para a mãe e quando o feto é anencéfalo. A proibição, para todos as demais situações, é a perfeita tradução da hipocrisia nacional. Na prática, um milhão de abortos são realizados ilegalmente, por ano, no país. Ao fechar as portas da saúde para as mulheres que não desejam dar continuidade à sua gestação, os homens que fazem as leis abrem as janelas por onde entram o aborto inseguro, as sequelas físicas e emocionais e, em alguns casos, a morte. A Revista Radis de março trouxe uma grande reportagem sobre o tema. No texto, o aborto é discutido à luz da saúde pública, com dados comparativos sobre o que ocorre no Brasil e em países onde as leis são menos restritivas à prática. O Silêncio Ensurdecedor do Aborto é o título da reportagem, que pode ser acessada em anexo.
Notícia
Publicado em: 08/03/2016 10:44:37
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e a Rede de Laboratórios de Diagnóstico de Arbovírus (Relda) das Américas anunciaram um acordo no final de fevereiro, em Porto Rico, sobre novas diretrizes comuns para o processo de identificação e confirmação de casos de suspeita de zika. A OMS, junto com a comunidade científica, busca desenvolver exames mais precisos para detectar o vírus. “Com a dengue e a chikungunya circulando na região, diagnosticar o zika é um grande desafio”, afirmou María Guadalupe Guzmán, presidente da Relda, em encontro organizado pela OMS na capital de Porto Rico, San Juan.